Autor Tópico: Dúvida sobre fotômetro Canon AE-1  (Lida 5915 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 13 de Julho de 2012, 14:36:12
Bom.. recebi uma Canon AE-1 essa semana e estou fazendo uns testes com filme pra ver se ela está legal quanto parece..

Mas fiquei com uma dúvida sobre o fotômetro dela.. Li um manual que baixei na internet mas a dúvida não foi completamente sanada..

No canto direito do visor fica um fotometro vertical, com uma escala de aberturas e agulha...

Ele tem um pontinho central, na frente do 5.6 que imaginei ser o "zero" do fotometro.. mas depois descobri que esse é o zero do medidor de carga da bateria.

Aí vem a dúvida.. como fucniona esse fotômetro? se numa certa velocidade a agulha bater no 2, tenho que usar abertura f/2 ??? ou por exemplo, se escolher abertura f/4 tenho que ajustar a velocidade até a agulha apontar pro 4 ??

Acho que já devo ter estragado umas 5 fotos fazendo o fotometro bater no centro (5.6).. quero entender isso antes de dar continuidade..


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2012, 14:45:46
Pelo que vc falou é isso mesmo.

Dei uma pesquisada no youtube e veja oq encontrei http://www.youtube.com/watch?v=3enURkuGwlU

Acho que ajuda a entender.

Se você quiser utilizar uma abertura que não corresponde ao que o fotometro indica, basta acertar a velocidade.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2012, 16:12:37
é... to achando que é isso mesmo.. não vejo outra explicação...

Fiz 10 fotos até agora, todas tentando zerar o fotômetro no meio.. ou seja, sub-expus um tanto, super-expus outro tanto e acho que não acertei nenhuma! hehehe

Só percebi isso quando vi que virando a abertura na lente o fotômetro não se alterava, senão tinha ido o filme todo zerando no meio.. cheguei a pensar que algo estava quebrado..

Mas agora vai.. tem mais 26 poses no filme.. rs


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2012, 16:29:45
O negócio é esse ae que vc explicou mesmo.

Pra determinada velocidade, ele vai apontar a abertura e aí vc coloca a lente nesse abertura.

Na minha Praktica, o fotometro é diferente.
Tem uma ponta de seta pra cima, uma ponta de seta pra baixo e uma bolinha no meio.

Pra cima está sub, pra baixo está super, no meio está OK. Eu sempre deixo um pouco mais puxado pra baixo.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2012, 18:06:50
O negócio é esse ae que vc explicou mesmo.

Pra determinada velocidade, ele vai apontar a abertura e aí vc coloca a lente nesse abertura.

Na minha Praktica, o fotometro é diferente.
Tem uma ponta de seta pra cima, uma ponta de seta pra baixo e uma bolinha no meio.

Pra cima está sub, pra baixo está super, no meio está OK. Eu sempre deixo um pouco mais puxado pra baixo.

Abcs

Mundando a abertura e/ou a velocidade a seta na Praktica desce ou sobe né dimi?


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2012, 08:31:40
Luciano, tenho uma AE-1 Program, e o funcionamento é esse mesmo que vc falou, a diferença da minha pra sua é que o fotômetro da minha é com led e não agulha...
Quando for fotografar vc deve abrir o diafragma de acordo com a abertura indicada pela agulha.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2012, 13:30:09
Mundando a abertura e/ou a velocidade a seta na Praktica desce ou sobe né dimi?
:ok:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2012, 16:24:43
Luciano, tenho uma AE-1 Program, e o funcionamento é esse mesmo que vc falou, a diferença da minha pra sua é que o fotômetro da minha é com led e não agulha...
Quando for fotografar vc deve abrir o diafragma de acordo com a abertura indicada pela agulha.

Valeu Marcio... :ok: :ok:


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2012, 23:32:49
Particularmente eu prefiro este fotometro onde ele indica a velocidade do que o que indica somente com setas... não que seja ruim, mas eu sou mais acostumado com a indicação de velocidades pois a Yashica FXD do meu pai é assim e meus primeiros cliques foram nela, acho mais pratico pois a maquina já indica de forma bem direta a velocidade necessária, e voce não tem necessidade de ficar girando o dial de velocidade até zerar o fotometro...
Alias essa é uma caracteristica desse tipo de fotometro que eu gosto muito por não ter essa de zerar, pois dependendo da abertura vc consegue usar com qualquer velocidade, ou vice versa... Quando bati fotos com a do meu pai lembro que tinha situações em que eu podia escolher entre maior velocidade ou maior exposição... tudo dependendo da abertura... ou seja não tem zero... a maquina consegue fazer a correta exposição desde que a velocidade não fique menor que 1/2 ou maior que 1/1000...

Já os fotometros com setas evitam alguns erros que poderiamos cometer usando esse sistema mais "livre", a minha Yashica electro 35 é assim com setas e como ela ainda tem setas em cima do corpo não precisando olhar no visor para ver a exposição, posso fotometrar antes mesmo de focar a imagem... e é bem mais rapido...

Parabéns pela maquina Luciano...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


BIOMETRO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2016, 18:17:05
Beleza galera!

Acabo de comprar uma Canon FTb QL e, aproveitando o assunto tratado neste tópico, venho pedir uma ajuda a vocês.

Minha dúvida também é sobre a fotometria nesta analógica. A câmera possui duas agulhas, ambas do lado direito do viewfinder, uma com uma bolinha que ajusta a abertura do diafrágma e a outra (tipo uma agulha mesmo, pontiaguda) regula a velocidade do obturador.

Sempre que aponto para um assunto a agulha de velocidade se posiciona, dependendo da quantidade de luz no ambiente, no meio, mais para cima(-velocidade) ou mais para baixo(+velocidade).

Minha dúvida é: 1) devo ajuntar a agulha com a bolinha (o diafragma), a abertura, de forma que a agulha de velocidade se posicione no interior da bolinha? 2) posso compor nova velocidade/abertura ou abertura/velocidade, sempre mantendo as agulhas alinhadas de forma que assim a exposição estará correta? 3) caso queira compensar a exposição seria melhor trabalhar coma agulha da velocidade, o que vocês acham?

Valeu pessoal.
Canon: EOS 70D | EF 24-105mm f4L USM | EF 50mm f1.8


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2016, 22:01:46
Beleza galera!

Acabo de comprar uma Canon FTb QL e, aproveitando o assunto tratado neste tópico, venho pedir uma ajuda a vocês.

Minha dúvida também é sobre a fotometria nesta analógica. A câmera possui duas agulhas, ambas do lado direito do viewfinder, uma com uma bolinha que ajusta a abertura do diafrágma e a outra (tipo uma agulha mesmo, pontiaguda) regula a velocidade do obturador.

Sempre que aponto para um assunto a agulha de velocidade se posiciona, dependendo da quantidade de luz no ambiente, no meio, mais para cima(-velocidade) ou mais para baixo(+velocidade).

Minha dúvida é: 1) devo ajuntar a agulha com a bolinha (o diafragma), a abertura, de forma que a agulha de velocidade se posicione no interior da bolinha? 2) posso compor nova velocidade/abertura ou abertura/velocidade, sempre mantendo as agulhas alinhadas de forma que assim a exposição estará correta? 3) caso queira compensar a exposição seria melhor trabalhar coma agulha da velocidade, o que vocês acham?

Valeu pessoal.

1. Sim, deves posicionar a agulha "dentro" da bolinha.
2. Sim
3. Acho que tanto faz, mexer na A ou na V
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4