Autor Tópico: Foco Errado da 85mm 1.8  (Lida 9933 vezes)

N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Junho de 2016, 23:48:28
Olá amigos, preciso da ajuda dos universitários.

Tenho um 5D clássica e há poucos meses comprei um 85mm 1.8 pois muito vi e ouvi falar da nitidez dessa dupla.

Não fotografo muito, sou um amador que esporadicamente usa a câmera, e nas poucas fotos que fiz com ela não vi nada de mais, quanto eu imaginava.

Mas o que me deixou encucado mesmo foi essa foto do meu sobrinho onde eu tinha uma situação consideravelmente tranquila pra tirar a foto, joguei em 1.8 pq queria um bokeh bonito e foquei nos olhos dele, fora m várias fotos e nenhuma saiu com foco cravado.

Sem título by Paulo Nesso, no Flickr

Sem título by Paulo Nesso, no Flickr


Foi então que fui pesquisar por um assunto que eu já tinha visto por cima, mas nunca senti necessidade de fazer: O ajuste fino de foco. Dei uma olhada e acabei gostando do método desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WlNjGGb81A4

Pra minha surpresa a 5Dc não tem esse recurso, mas fiz o teste com as minhas lentes pra verificar a precisão do foco. O resultado foi que a 17-40 f4 e a 50 f1.8 se saíram muito bem, entretanto a 85 erra feio o foco, na verdade o foco fica 2 linhas acima da onde eu fiz o foco na câmera.

Sendo assim, lhes pergunto:

- isso caracteriza um problema na lente?
- Caso não, há algo que eu possa fazer pra acertar esse AF?


Ah, eu uso o ponto de foco central da câmera.

Agradeço desde já!
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2016, 09:05:15
Pode ser um probleminha com o conjunto lente/câmera, eu tive algo parecido, não chegava a inutilizar uma foto quando usava minha antiga 5D (roubada) e a Sigma 30mm, parece que sempre tinha um back focus ali...agora estou com outra 5D e uso essa lente nela com resultados fantásticos de foco, porém estou me decepcionando com minha 50mm 1.8, se bem que ela ta travando o anel de foco as vezes, talvez seja hora da STM entrar em cena hehe... 8-)
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2016, 09:09:49
Na ultima foto o foco está no olho esquerdo, vc focou no direito?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2016, 09:17:43
Nesso, você fez as fotos do seu sobrinho na mão né? Da pra notar que na primeira o foco está a frente, na chupeta e na segunda o foco está atras na orelha e aba do chapéu, a impressão que tenho é que você se ou seu sobrinho se moveram durante o clique, a abertura de 1.8 estando próximo ao assunto tem uma Profundidade de campo muito pequena, a ponto da sua respiração mover o plano focal.
Sugiro a você fazer mais testes e fotografar mais sem se preocupar com isso, para conhecer a lentes e suas nuances, depois você corre atrás disso se realmente for um problema.

Nota: Essa calibração técnica de foco nunca funcionou comigo, na pratica nunca bate, sempre calibro em campo, com fotos "reais".


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2016, 10:15:32
Na ultima foto o foco está no olho esquerdo, vc focou no direito?

Realmente não me lembro amigo, faz uns dias que fiz a foto. Mas vc tem razão, como o rosto dele está um pouco "virado", pode ser essa a causa... mas pra mim o foco dessa foto está no cabelo/chapéu  :ponder:


Nesso, você fez as fotos do seu sobrinho na mão né? Da pra notar que na primeira o foco está a frente, na chupeta e na segunda o foco está atras na orelha e aba do chapéu, a impressão que tenho é que você se ou seu sobrinho se moveram durante o clique, a abertura de 1.8 estando próximo ao assunto tem uma Profundidade de campo muito pequena, a ponto da sua respiração mover o plano focal.
Sugiro a você fazer mais testes e fotografar mais sem se preocupar com isso, para conhecer a lentes e suas nuances, depois você corre atrás disso se realmente for um problema.

Nota: Essa calibração técnica de foco nunca funcionou comigo, na pratica nunca bate, sempre calibro em campo, com fotos "reais".

Sim, foram feitas na mão.

Vou seguir suas dicas e fotografar mais, mas realmente é muito estranho o teste do livro, vc faz o foco em uma palavra e o foco fica nítido duas linhas acima  :(
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2016, 10:30:32
Usei a 5Dc com a 85/1.8 por dez anos e nunca tive problema de foco impreciso.

Teste com o sensor de foco central e a câmera montada em um tripé. Se ficar bom, o problema é foco no lugar errado ou técnica errada.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2016, 10:44:32
Usei a 5Dc com a 85/1.8 por dez anos e nunca tive problema de foco impreciso.

Teste com o sensor de foco central e a câmera montada em um tripé. Se ficar bom, o problema é foco no lugar errado ou técnica errada.

Já falei 2000 vezes e ninguem me dá ouvidos só porque não sou profissa. A lente para full frame é cropada no APS-C, logo o ponto central que vemos no espelho é diferente do que o sensor vê. Por favor façam o teste, foquem a EF no ponto alto, mantenham o obturador pressionado e depois levem a camera até o ponto central. Antes de criticar e dizer que falo M...., primeiro façam o teste, do jeito de voces e depois do meu jeito e postem o  resultado. Não perco foto em f/2.0 na 50mm.
« Última modificação: 28 de Junho de 2016, 10:49:03 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2016, 10:54:01
Já falei 2000 vezes e ninguem me dá ouvidos só porque não sou profissa. A lente para full frame é cropada no APS-C, logo o ponto central que vemos no espelho é diferente do que o sensor vê. Por favor façam o teste, foquem a EF no ponto alto, mantenham o obturador pressionado e depois levem a camera até o ponto central. Antes de criticar e dizer que falo M...., primeiro façam o teste, do jeito de voces e depois do meu jeito e postem o  resultado. Não perco foto em f/2.0 na 50mm.


Desculpe mas não é não. O crop é referenciado no centro do eixo ótico. Usei (e uso) várias objetivas FF em câmeras APS e batem todas perfeitamente, e em todos os pontos de foco, seja com Pentax, Nikon ou Canon


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2016, 11:02:31
Usei a 5Dc com a 85/1.8 por dez anos e nunca tive problema de foco impreciso.

Teste com o sensor de foco central e a câmera montada em um tripé. Se ficar bom, o problema é foco no lugar errado ou técnica errada.

Foi exatamente assim que os meus testes foram feitos.

Na cropada o erro é menor, uma linha, mas ainda tá errado.
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2016, 11:03:14
A parte do chapeu em foco esta no mesmo plano do olho.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2016, 11:08:40
A parte do chapeu em foco esta no mesmo plano do olho.....

E não foi o que eu disse, se tivesse baixado o foco, estaria no lugar certo. Será que ninguem vai fazer o teste prá mim?
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2016, 11:12:29
E não foi o que eu disse, se tivesse baixado o foco, estaria no lugar certo. Será que ninguem vai fazer o teste prá mim?

Amigo, desculpe. Não entendi o que vc quis dizer, pode explicar melhor por favor?
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2016, 11:26:50
Amigo, desculpe. Não entendi o que vc quis dizer, pode explicar melhor por favor?

Seguinte: vc usa o ponto de foco do alto onde quer focar. Segura o obturador apertado para manter o foco. Aí vc desce até o ponto central  e clica.
Percebi isso focando uma caixa de fósforo e as letrinhas minusculas estavam legíveis, daí em diante, em aberturas maiores que f/2.8 só faço assim.
O pessoal me questiona, mas ninguem faz o maldito teste para dizer se estou certo ou errado.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2016, 11:36:34
Seguinte: vc usa o ponto de foco do alto onde quer focar. Segura o obturador apertado para manter o foco. Aí vc desce até o ponto central  e clica.
Percebi isso focando uma caixa de fósforo e as letrinhas minusculas estavam legíveis, daí em diante, em aberturas maiores que f/2.8 só faço assim.
O pessoal me questiona, mas ninguem faz o maldito teste para dizer se estou certo ou errado.

Faço o foco usando o ponto superior e depois reenquadro? Ou mudo o ponto de foco?

Desculpa a ignorância  :doh:
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2016, 11:36:54
Só tenho essa foto aqui em 50mm em f2. Eu desafio qualquer um a tirar uma foto de filhote de labrador nessa abertura  :D :D :D :D :D

https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/27959941145

« Última modificação: 28 de Junho de 2016, 11:37:51 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount