Autor Tópico: Estreando a 85 mm de verdade!  (Lida 2629 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 27 de Junho de 2016, 23:56:37
Espero que gostem e estou esperando por críticas construtivas pois só assim para continuar a melhorar....

1.
20160611-THA_0490 by Thales Souto, no Flickr

2.
20160611-THA_0497 by Thales Souto, no Flickr

3.
20160611-THA_0504 by Thales Souto, no Flickr

4.
20160611-THA_0507 by Thales Souto, no Flickr

5.
20160611-THA_0505 by Thales Souto, no Flickr
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2016, 08:35:55
Legal, Thales!  85mm é vida! :D

Não sei se porque quase todos começamos com 50mm em cropada (85mm equivalente), mas pra mim a 85 da Canon na 5D é o melhor combo retrateiro disparado em termos de custo/benefício. Imagino que uma D700 torne a brincadeira ainda melhor...

Quanto as fotos, gosto mais do estilo da primeira, com um cenário mais limpo e um momento mais expressivo da pequena!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2016, 08:39:30
Boa, Thales. Alguns comentários, espero que ajude:

1. A exposição para o fundo ficou perfeita, enquanto estourou o rosto da garotinha. Poderia deixar a luz batendo na cabeça dela por trás, fazendo uma luz de recorte do fundo e não tirando a nitidez do rosto nem deixando os olhos dela como ofuscados. A pose também poderia melhorar. Parece uma interação com um adulto, mas não vemos a cena toda, não dá pra fazer a leitura completa.

2. Quanto a composição, ficou muito espaço sem informação no lado esquerdo da foto. A história está na mulher (sua esposa?) soprando as bolhinhas e elas estão em direção à direita, a leitura se dá dela para as bolhas. Não teria porque deixar tanto espaço do lado esquerdo. Também senti uma leve falta de contraste e poderia reduzir a saturação dos vermelhos, tiraria então o tom avermelhado no rosto dela.

3. Esta sem muitos comentários, apenas o rosto está muito vermelho. Basta comparar com a cor da pele no ombro ou pescoço. Valeria também arriscar com a luz vindo por trás, formando um recorte no cabelo. Mas não é crítica a luz como está, apenas uma sugestão a também ser explorada.

4. Nesta comentar apenas sobre o enquadramento. Senti muito espaço acima e à direita. As duas juntas tem uma forma triangular, que é uma composição muito agradável, mas sinto que valorizaria mais retirando os espaços vazios que mencionei, centralizando um pouco mais.

5. Nesta última não tem muito o que comentar. Ficou bacana a forma que usou o corrimão como linha guia, sem falar que as diagonais dão um bom peso composicional. A exposição e luz também estão bacanas.

Só um último comentário: a luz do sol é magistral, mas trabalhar com ela como nessas condições, sem nuvens e ela no alto é um senhor desafio. Nessas condições as vezes é melhor fotografar numa sombra, seja de um prédio ou árvore ou ainda usar aquele rebatedor 5-1 que possui um difusor interno. Recomendo fortemente.

Espero que tenha ajudado. Abraço!
« Última modificação: 28 de Junho de 2016, 08:42:18 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2016, 08:50:38
Oi Thales

Gostei do resultado numa FF. Embora tenha achado o tom da pele muito rosado.

Maravilha de desfoque na foto 4!


FabriciodeCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2016, 09:09:10
Oi Thales, bom dia. Se poder, posta alguma foto de corpo inteiro em 1.8 e 2.8 pra gente ver o desfoque.
Obrigado.  :ok:
Canon 6D Mark II - EF 24-105 F4 II IS USM
Canon 80D - EF 85 MM F1.8 - Flash 430EX II


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2016, 10:42:05
Thales, adorei as fotos, na verdade pode parecer impressão minha, mas às vezes acho que você se preocupa demais com a nitidez e aspectos técnicos da fotografia e esquece um pouquinho da composição. Ex: na foto 1 poderia ter colocado a neném mais pra direita, dando espaço pra onde aponta o dedo. De resto suas fotos como sempre são impecáveis na minha humilde opinião.  :ok:


Uma dúvida: Será que essa lente ficaria boa assim numa DX ?
« Última modificação: 28 de Junho de 2016, 10:43:37 por cfcsosa »


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2016, 11:03:33
Thales, adorei as fotos, na verdade pode parecer impressão minha, mas às vezes acho que você se preocupa demais com a nitidez e aspectos técnicos da fotografia e esquece um pouquinho da composição
Eu ia escrever exatamente isso. Em todos os tópicos do autor vejo fotos nítidas, mas nada além disso que chame a atenção. Acho que falta composição, tratamento e uma série de outras coisas,  que vão além dessa busca incessante por nitidez. Mas cada um tem um objetivo na fotografia, então..



« Última modificação: 28 de Junho de 2016, 11:08:34 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2016, 11:12:41
Eu gostei das imagens!!! Apenas sugiro que vc tome cuidado com o reflexo no óculos...


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2016, 11:41:23
Estão todas excelentes em minha opinião, mas ficou tão bom que a gente quer perfeito, né? Aí eu concordo com o comentário do reflexo nos óculos: a foto de sua esposa está muito bonita, mas o olhar é logo desviado para vc lá no reflexo... Vc tem que fazer outra igual a essa, com um reflexo que distraia menos... :ok:


faloure

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
  • Navegador de Ilusões
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2016, 11:42:33
Imagens bonitas!
Apenas dois detalhes ficaram um pouco estranho nas fotos 2 e 3 as duas tonalidades distintas na pele do rosto, metade superior magenta, metade inferior puxada para o amarelo. E o reflexo nas lentes do óculo.
Parabéns pelo novo brinquedo!
Nikon D5100 ~ Dx Nikkor 35mm F/1.8G ~ Nikkor 50mm F/1.8G ~ Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2016, 12:37:01
Cara, esse tom de pele é que não gostei mesmo...


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2016, 18:49:36
Thales, deixe-me tomar a liberdade de aproveitar seu tópico para mostrar ao pessoal o resultado do uso da AF-S 85mm F/1.8G numa câmera cropada de entrada (no caso a D5300). Imagino que alguns terão essa curiosidade, por não possuir full frame.

Antes de qualquer coisa só quero deixar claro que a fotografia para mim é hobby e que minha preocupação maior é em capturar os momentos, registrar emoção e expressões, mesmo que em algumas situações outros aspectos pequem um pouco, mas vamos lá. A maior parte das minhas fotos são de crianças (geralmente parentes ou filhos de amigos).

f/2.8 | 1/320s | ISO 100


f/3.5 | 1/320s | ISO 500


f/3.5 | 1/160s | ISO 280


f/3.5 | 1/320s | ISO 125


f/2.8 | 1/250s | ISO 200


f/4.5 | 1/500s | ISO 500


Enfim, minha lente favorita disparado (embora eu ame a 50mm também).
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2016, 20:41:31
Obrigado a todos que comentaram. Algumas réplicas em relação ao que pessoal comentou.

Sobre o tom de pele eu vou dar uma olhada novamente pois costumo ser bem criterioso com isso. Pode ter sido o perfil Standard que puxei da calibração da máquina que pode ter ficado assim. Mas tinha reflexos dos azulejos vermelho por perto, talvez daí a dificuldade de conseguir acertar o WB.

Sobre o reflexo no óculos não deu para não evitar e não quis "fotoshopar" com receio de que ficasse uma caca.

Na foto da minha filha apontando para alguma coisa, consegui esse enquadramento direto, sem cropar. Depois fiquei pensando na pós que se tivesse enquadrado ela mais a direita talvez ficasse mais interessante.

Sobre a nitidez, eu tenho esse cuidado de ter as imagens paradinhas e bem focadas. Há quem não goste mas eu já passei dessas fase se só procurar isso. Mas foram fotos despretensiosas.
As que fiz nesse final de semana em um piquenique no entardecer ficaram mais artísticas e depois posto o resultado por aqui.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2016, 22:11:18
PQP !!!
Essa 85mm ein  :eek:

Thales, as fotos são bacanas, não tem um "teor artístico apurado" mas são ótimas fotografias da família  ;)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2016, 20:00:35
PQP !!!
Essa 85mm ein  :eek:

Thales, as fotos são bacanas, não tem um "teor artístico apurado" mas são ótimas fotografias da família  ;)
Valeu Rodu.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales