Autor Tópico: Autorização de uso de imagens pelo Facebook  (Lida 3252 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Junho de 2016, 19:20:24
Tenho visto vários fotógrafos renomados, publicarem o texto abaixo, para evitar o uso indevido de imagens dos perfis pelo FB.

Será verdade ou só mais um boato???


"EU TAMBÉM NÃO AUTORIZO!!! A partir de 28 de junho de 2016, não dou permissão ao Facebook ou as entidades associadas ao Facebook para usar minhas imagens, informação ou publicações, tanto do passado como do futuro. Por esta declaração, dou aviso ao Facebook que é estritamente proibido divulgar, copiar, distribuir ou tomar qualquer outra ação contra mim com base neste perfil e / ou seu conteúdo. O conteúdo deste perfil é informação privada e confidencial.
Nota: O Facebook é agora uma entidade pública. Todos os membros devem publicar uma nota como esta.
Se preferir, pode copiar e colar esta versão. Se não publicar uma declaração pelo menos uma vez, estará tacitamente permitindo o uso de suas fotos, bem como a informação contida nas atualizações de status do perfil. Não compartilhe. Você tem que copiar e colar."
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2016, 20:25:19
Tbm ja vi, porém, sendo o Facebook publico, privado ou o raio que o parta, nada revoga os direitos estabelecidos pela lei dos direitos autorais.

Essa historia de publicar foto e ficar escrevendo que é proibido isso e aquilo não resolve nada, o que resolve é um advogado.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2016, 20:26:56
Ta com cara de boato, nem leio tudo quando vejo, but, porém, todavia vossa pessoa é mais confiável resolvi ler

Como assim o FB é uma entidade publica?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2016, 20:57:43
Tempos atraz apareceu algo assim e era boato, mas desta vez vi Clicio Barroso e Jose Bassit publicando isso... achei que poderia ser verdade...
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2016, 21:30:44
fake e inócuo.
me espanta os fotógrafos citados terem caído nisso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2016, 08:32:41
Sempre vejo essas publicações e acho que são falsas. Parecem mais aquelas correntes do antigo orkut.

Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2016, 09:04:09
A autorização do uso de imagens deve estar especificada em algum lugar do contrato de adesão (quem lê?!?), e à partir do momento que você clica em "aceito", não adianta publicar nada que diga o contrário. A única solução seria excluir sua conta no Facebook, caso não concorde com o uso de suas imagens...


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2016, 09:18:30
Isso não existe. O que vale são os termos que você aceita ao se cadastrar na rede social. Mas, claro, isso não pode estar acima da legislação brasileira.

De qualquer forma, postar isso na linha do tempo só ajuda a espalhar bobagem.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2016, 09:37:44
A autorização do uso de imagens deve estar especificada em algum lugar do contrato de adesão (quem lê?!?), e à partir do momento que você clica em "aceito", não adianta publicar nada que diga o contrário. A única solução seria excluir sua conta no Facebook, caso não concorde com o uso de suas imagens...

E olha lá... quando vc exclui sua conta ela não é propriamente "excluída", ela fica desativada e tudo o que vc postou e fez ainda fica guardado pra sempre. E essas coisas estão lá nos termos de uso que a gente leu com cuidado e aceitou conscientemente  :hysterical: :hysterical: :doh:

Fora também do boato (que eu acho que é verdade pq já vi gente do FB afirmando) é que tudo o que vc DIGITA, seja no chat ou em comentários ou em timeline, fica guardado. Mesmo que vc não dê o ENTER pra enviar a mensagem  :shock:
« Última modificação: 29 de Junho de 2016, 09:38:46 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2016, 11:12:45
Fake

Como o colega acima descreveu, o que vale é o que está no contrato que o usuário aceitou ao fazer o cadastro. Se não leu, problema dele.
Não vejo o Face utilizar imagens ou infos dos usuários para benefício próprio. O que vejo são outros usuários ou empresas fazendo o uso delas, mas ai é um problema diferente desses textos que andam compartilhando por ai.