Autor Tópico: Primeiro ensaio - Dúvidas de edição  (Lida 1643 vezes)

LeSantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
  • A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado
Online: 28 de Junho de 2016, 20:54:12
Olá, Amigos!

Fiz este final de semana o meu primeiro ensaio fotográfico. Foi um ensaio FREE, de estudo e aprendizado, com um casal de amigos grávidos. Sou amador, mas o propósito é um dia me tornar profissional.

De incio tive muita dificuldade, fiquei ansioso e as coisa demoraram a começar da certo, mesmo os "clientes" sendo grandes amigos meu. A primeira lição que aprendi é que na prática é muito, muito mais difícil que na teoria.

O nervosismo também me atrapalhou bastante e somente após chegar em casa eu pude notar diversos deslizes nas composições. Não é fácil... Agora estou quebrando a cabeça com várias dúvida na finalização das imagens e por isso posto aqui pra vocês opinarem. Gostaria muito ouvir críticas no sentido me fazer enxergar o que está errado.

1 Nesta estou realmente em dúvida se exagerei... a intenção era um ar mais fantasioso, mas sem perder a suavidade. A caixa d'água só notei em casa :(


2 Aqui a luz direta do Sol atrapalhou bastante e tentei salvar a deixando estourado de propósito na edição. Dúvida se está aceitável.


3


4


5


6


7 Considerando a 7 e a 8 fico em dúvida se posso misturar cor e PB em um mesmo ensaio. E também se este BP está aceitável e se pelo menos estou no caminho? Aliás essa questão coerência entre as imagens é uma grande incógnita pra mim. 


8 Considerando a 7 e a 8 fico em dúvida se posso misturar cor e PB em um mesmo ensaio. E também se este BP está aceitável e se pelo menos estou no caminho? Aliás essa questão coerência entre as imagens é uma grande incógnita pra mim.


9


10


11 Mesma questa da 7 e 8... Coerência e o PB.


Se quiserem perguntar algo terei o maior prazer em responder. Lembrando que minha intenção com este post é o exercício do aprendizado. Obrigado!
« Última modificação: 28 de Junho de 2016, 20:57:14 por LeSantana »
"A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado".

Nikon D5100 :::::: AF-S NIKKOR 18-55 mm 1:3.5-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 55-200 mm 1: 4-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 50 mm 1:1.8 G


LeSantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
  • A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2016, 22:31:48
Notei que as fotos estão estourando na largura, mas não encontrei o link para alterar o post... alguém pode me orientar como corrigir?
"A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado".

Nikon D5100 :::::: AF-S NIKKOR 18-55 mm 1:3.5-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 55-200 mm 1: 4-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 50 mm 1:1.8 G


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2016, 23:39:19
Isso que eu ia dizer. As fotos ficaram cortadas, não deu pra avaliar legal. Existe um tamanho máximo que pode ser postado, da uma olhada nisso.

O ensaio parece estar muito bom, mas vamos ver com as fotos ajustadas  :ok:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2016, 23:48:02
Encontrei, tamanho máximo 800 pixels no lado maior  :ok:

Regra 3.1:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=17842.0


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2016, 00:13:40
Interessante é q na pre-visualizaçao as fotos aparecem corretamente, mas depois de publicadas ficam cortadas..
« Última modificação: 29 de Junho de 2016, 00:20:08 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


LeSantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
  • A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2016, 00:24:25
Encontrei, tamanho máximo 800 pixels no lado maior  :ok:

Regra 3.1:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=17842.0

Obrigado, Alexandre!

Queria editar, mas sumiu o link para modificar... Deve ser porque editei uma vez para corrigir o erros de digitação. Peço desculpas pela falha.

O único jeito por enquanto É CTRL + Clique para abri em uma nova aba.
"A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado".

Nikon D5100 :::::: AF-S NIKKOR 18-55 mm 1:3.5-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 55-200 mm 1: 4-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 50 mm 1:1.8 G


LeSantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
  • A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2016, 00:26:38
Interessante é q na pre-visualizaçao as fotos aparecem corretamente, mas depois de publicadas ficam cortadas..

Notei que clicando em "citar" abre uma página onde é possível visualizar as imagens por completo. Mas claro que na próxima me atentarei ao tamanho máximo  :(
"A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado".

Nikon D5100 :::::: AF-S NIKKOR 18-55 mm 1:3.5-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 55-200 mm 1: 4-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 50 mm 1:1.8 G


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2016, 09:04:17
Cara em geral as fotos estão boas, tirando alguns elementos do fundo o local que escolheu é bonito, tem fotos interessantes como a 1 e 4, mas outras como a 7 parecem estar meio fora de foco. Não gostei da foto 10. O maior problema na minha opinião é o tratamento, você precisa diminuir os highlights urgentemente cara, esses estourados atrapalham demais! Coloca contraste e clarity e aumenta as sombras, as fotos estão em sua maioria superexpostas... E eu particularmente não gostei muito do seu P&B não, prefereria algo com mais contraste...


LeSantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
  • A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2016, 11:45:30
thiagomb, agradeço de coração pelas suas criticas. Isso ajuda muito!

No P&B eu realmente não sei o que estou fazendo. Preciso buscar referências disso.

Com exceção da questão do foco na foto 7 e os elementos de fundo, os outros aspectos citados por você, foram intencionais, mas claro que isto não quer dizer que estou fazendo certo (rsrs)... Por isso a sua opinião é tão importante pra mim. Obrigado!

 
"A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado".

Nikon D5100 :::::: AF-S NIKKOR 18-55 mm 1:3.5-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 55-200 mm 1: 4-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 50 mm 1:1.8 G


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2016, 12:25:13
No geral estão muito boas, gostei!!! Acho que vc está no caminho certo!!!  :clap: :clap: :clap:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2016, 13:10:16
Tudo bem  Lesantana?

Também gostei do ensaio, alguns pequenos erros pontuais que o pessoal já citou, mas no geral acho que o casal de amigos irá gostar.

Ps: na foto 1 eu talvez tentaria cortar as laterais e enquadrar e deixar a foto no sentido retrato... elimina a caixa dagua e da mais atenção a ela..  talvez em P&B também fique bacana  :ok:


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2016, 16:10:33
Eu particularmente não gosto de fotos estouradas, gosto de sombras, mas hoje em dia não vejo como um problema, pode ser o seu estilo, tem vários fotógrafos que fazem isso e tem um público que se identifica.
Deixo como referência os presets do Mastin Labs, pesquise sobre ele e se achar interessante pode adquirir para editar suas fotos: https://mastinlabs.com/products/mastin-labs-fuji-pro-pack/

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


LeSantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
  • A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado
Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2016, 16:26:49
Tudo bem  Lesantana?

...Ps: na foto 1 eu talvez tentaria cortar as laterais e enquadrar e deixar a foto no sentido retrato... elimina a caixa dagua e da mais atenção a ela..  talvez em P&B também fique bacana  :ok:

Opa, xará... Tudo ótimo!

Em retrato não dá enquadramento. Mesmo alterando para 5x7 ainda corta o final da cauda.

Experimentando... A minha primeira dúvida aqui é quanto as proporções. Há algum inconveniente em sair do 10x15 para outras como nesse caso em 5x7?

Outro detalhe é na luz do rosto que me parece ter perdido a naturalidade, pois originalmente está bem escuro e tive que clarear na marra.

Rique_Leli_Pierre-335-2 by Leandro Santana, no Flickr
"A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado".

Nikon D5100 :::::: AF-S NIKKOR 18-55 mm 1:3.5-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 55-200 mm 1: 4-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 50 mm 1:1.8 G


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2016, 16:49:00
Gostei muito das fotos.
As imagens foram postadas em um tamanho grande. Tenta diminuir isso para melhor visualização do povo!  :clap:

Abraços! :ok:


LeSantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
  • A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado
Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2016, 18:11:57
Eu particularmente não gosto de fotos estouradas, gosto de sombras, mas hoje em dia não vejo como um problema, pode ser o seu estilo, tem vários fotógrafos que fazem isso e tem um público que se identifica.
Deixo como referência os presets do Mastin Labs, pesquise sobre ele e se achar interessante pode adquirir para editar suas fotos: https://mastinlabs.com/products/mastin-labs-fuji-pro-pack/

Obrigado pela dica, Brupikk... Olhei as fotos e gostei desse estilo.
« Última modificação: 29 de Junho de 2016, 18:14:07 por LeSantana »
"A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado".

Nikon D5100 :::::: AF-S NIKKOR 18-55 mm 1:3.5-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 55-200 mm 1: 4-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 50 mm 1:1.8 G