Autor Tópico: Fotos internas  (Lida 7029 vezes)

Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Online: 08 de Abril de 2005, 20:38:47
Leo, Ivan e demais amigos do fórum,

Hoje eu fiz minha primeira tentativa de fotografar para uma pessoa que não fosse para mim. Fui convidado para fotografar uma obra que uma amiga arquiteta fez e gostaria de colocar no portifólio.

Para isso me preparei um pouco. Comprei um tripé decente, li e vi algumas fotos de arquitetura (principalmente de interiores), aquele tópico sobre fotos de decoração onde o Ivan mostra a estrutura de composição da imagem final. Bem, acredito que a composição da foto ficou adequada, mas tive um problema sério e pediria a ajuda de vcs: por ser um restaurante a luz predominante era fraca, mas tinha uma sanca sobre o bar que usava lâmpadas fluorescentes com fluxo luminoso muito maior. Como não usei flash para tentar preservar ao máximo a iluminação original, a baixa velocidade estourou a iluminação fria.

O que fazer nestas situações?

Obrigado,

Melão

PS.: vou colocar as outras fotos em seguida!
Visitem meu flickr


scuds

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://fotolog.terra.com.br/scuds
Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2005, 20:57:19
Primeiro de tudo, qual camera vc está utilizando?
Você poderia (dependendo da câmera) aumentar o ISO. DLSRs geralmente mantém um nível de ruído baixo em ISOs altos. Não sei se seria seu caso pois nao sei qual sua camera.
Você poderia também utilizar uma abertura maior, possibilitando também um tempo de exposição menor (nao estouraria a luz).
Outra tentativa que eu faria, seria utilizar um flash com rebatedor, jogando a luz para o teto, ou um difusor.

Se vc puder postar os dados do arquivo EXIF também seria interessante para ver as configurações da camera na hora que vc tirou a foto.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2005, 21:17:04
Scud,

Eu usei uma Fuji FinePix S5000. Em geral a abertura era grande. Esta primeira foto, por exemplo, estava com abertura f/3.6. Utilizei o ISO 200 para tentar evitar a demasiada quantidade de ruído.

Aproveitando o tópico coloco mais algumas fotos.



« Última modificação: 08 de Abril de 2005, 21:17:42 por Melão »
Visitem meu flickr


scuds

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://fotolog.terra.com.br/scuds
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2005, 21:48:16
Pois então, nao sei qual a característica da sua máquina, em relação aos ruídos, mas vc poderia tentar aumentar o ISO para vere se consegue uma velocidade maior do obturador (menor exposição).
Na minha humilde opinião, as fotos ficaram legais, mesmo com a luz fria estourada no teto.

O ruído parece estar bem fraco, mesmo a ISO 200, então acho que vc poderia aumentar e tentar um ISO mais alto. Se ficar muito granulado, de uma passada no NEATIMAGE (conhece este programa) para eliminar ou pouco do ruído, e depois talvez USM (unsharpen mask)no photoshop!

EDITANDO: é SCUDS heheh, vc esqueceu do ultimo "S"  B)  
« Última modificação: 08 de Abril de 2005, 22:02:43 por scuds »


Surtão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://surtao.fotopic.net
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2005, 21:56:03
Situação complicadinha essa hein?
Luz fria ? Captar o clima do ambiente? Sem estourar? Com digital ? Hummm...sei não...
Se o estouro for inaceitável, talvez vc pudesse tentar um digital blending, só que não pode ter movimento ( tipo as pessoas da foto).
De repente pode funcionar.

Abraço...
Maurício Mourad
Pirassununga-SP - Brasil

Canon S-45 + CF 512 + lentes close-up + difusor p/ flash + mini tripé

http://surtao.fotopic.net
http://olhares.com/surtao


scuds

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://fotolog.terra.com.br/scuds
Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2005, 22:03:43
Citar
...talvez vc pudesse tentar um digital blending...
Digital blending? Could you translate it into portuguese? hehehe
Não conheço isso......


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2005, 22:05:46
Tb não.
Visitem meu flickr


Surtão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://surtao.fotopic.net
Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2005, 22:21:53
No site do Ricciard tem um artigo explicando. Dê uma olhada , é bem legal :Digital Blending

Abraço...
Maurício Mourad
Pirassununga-SP - Brasil

Canon S-45 + CF 512 + lentes close-up + difusor p/ flash + mini tripé

http://surtao.fotopic.net
http://olhares.com/surtao


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2005, 22:41:29
Só com digital blending, pois o ISO não adiantaria nada, pois diminuir a exposição e aumentar a sensibilidade produziria o mesmo estourado.

As pessoas não são problema para o digital blending porque a área do estouro é imóvel. A foto-mãe fica sendo esta com esta exposição, e a foto com menor exposição para preservar a luz fica sendo aproveitada só na parte do teto com uma transição administrada.

Ditgital blending em sua forma mais simples é tirar duas fotos com exposições diferentes, Uma para pegar os detalhes das baixas luzes, outra para pegar os detalhes das altas luzes. Depois atrávés de uma infinidade de métodos, alguns muito minuciosos outros razoavelmente expeditos, as duas fotos são juantadas com a foto feita para as altas luzes dando os detalhes nas regiões estouradas.

Mas as suas fotos estão excelentes. Muito bem compostas, muito bem fotometradas, sem reparos a fazer. Ali não tinha jeito, e você fez de modo que está admissível. Se quiser reptir com digital blending, melhor, mas não precisa pois estão muito boas. Só na primeira o estourado é mais chocante.

Agora, um bom acochambro é você pegar a área estourada, colocar um gradiente de cinza e dar um blur controlado para parecer que há diferenças de luz mais ricas. Não é válido numa foto artística, mas é muito válido em uma foto utilitária.

O engraçado é que são das melhores entre as fotos suas que vi. Trabalhar por encomenda faz bem, e você abordou de forma muito consciente. Parabéns.
« Última modificação: 08 de Abril de 2005, 22:43:11 por Ivan de Almeida »


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2005, 22:47:40
Ivan,

Vc salvou minha primeira sessão de fotos! ahahahahahahahahahah

Mais uma vez, obrigado (mestre: isso baixo pra vc não se sentir envergonhado ahahahah)

Abraço,

Melão
Visitem meu flickr


scuds

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://fotolog.terra.com.br/scuds
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2005, 23:02:04
Citar
No site do Ricciard tem um artigo explicando. Dê uma olhada , é bem legal :Digital Blending

Abraço...
Pode-se conseguir o mesmo efeito, ou até melhor usando DODGE e BURN.
É só brincar de Ansel Adams com o photoshop!

Ao mesmo tempo que vc pode corrigir a exposição das fotos (claras ou escuras demais) vc pode adicionar uma dramaticidade imensa a ela:
exemplo:


Não tenho o original (nem fui eu quem tirou esta foto) mas eu ja vi o original e era muito escuro. O efeito foi conseguido somente através de DODGE e BURN.

E o grande Ansel Adams agradece direto de seu túmulo, se todos nós usássemos esta ferramenta adequadamente! LoL
« Última modificação: 08 de Abril de 2005, 23:03:36 por scuds »


scuds

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://fotolog.terra.com.br/scuds
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2005, 23:04:29
Citar
Só com digital blending, pois o ISO não adiantaria nada, pois diminuir a exposição e aumentar a sensibilidade produziria o mesmo estourado.

As pessoas não são problema para o digital blending porque a área do estouro é imóvel. A foto-mãe fica sendo esta com esta exposição, e a foto com menor exposição para preservar a luz fica sendo aproveitada só na parte do teto com uma transição administrada.

Ditgital blending em sua forma mais simples é tirar duas fotos com exposições diferentes, Uma para pegar os detalhes das baixas luzes, outra para pegar os detalhes das altas luzes. Depois atrávés de uma infinidade de métodos, alguns muito minuciosos outros razoavelmente expeditos, as duas fotos são juantadas com a foto feita para as altas luzes dando os detalhes nas regiões estouradas.

Mas as suas fotos estão excelentes. Muito bem compostas, muito bem fotometradas, sem reparos a fazer. Ali não tinha jeito, e você fez de modo que está admissível. Se quiser reptir com digital blending, melhor, mas não precisa pois estão muito boas. Só na primeira o estourado é mais chocante.

Agora, um bom acochambro é você pegar a área estourada, colocar um gradiente de cinza e dar um blur controlado para parecer que há diferenças de luz mais ricas. Não é válido numa foto artística, mas é muito válido em uma foto utilitária.

O engraçado é que são das melhores entre as fotos suas que vi. Trabalhar por encomenda faz bem, e você abordou de forma muito consciente. Parabéns.
Auto bracketing na camera?

Diferentes nomes para mesmas situações........


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2005, 23:06:20
O Melão;

Acho que só arquiteto deveria fazer foto de arquitetura -risos. Os outros não "entendem" o que é importante, e às vezes saem boas fotos, mas sem mostrarem aquela dureza geométrica da qual tanto gostamos  :D . As suas têm isso, e é o "olho arquiteto" auxiliando o fotógrafo.

Agora, esse mesmo olho pode funcionar em qualquer motivo...



Scuds

O auto braketing pode ser a fonte das fotos para o digital blending, mas o digital blending sempre usa mais de uma foto. Não é questão de acertar a exposição, pois a latitude das luzes do ambiente e a necessidade de mostrar tudo inviabiliza uma fotometria única.

Então se feito o braketing a pessoa tem de aproveitar a foto mais exposta como correta e a menso exposta como fornecedora de detalhes de altas luzes. Pode ser com braketing, mas o braketing não é o digital blending, é só a fonte do material para fazê-lo.

Digamos que esse contexto precise de 10 pontos de fotometria, mas a cãmera só tem 5. Os outros cinco precisam ser obtidos em outra foto.
« Última modificação: 08 de Abril de 2005, 23:11:14 por Ivan de Almeida »


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2005, 23:08:32
Seguindo os passos do Ricciardi

Visitem meu flickr


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2005, 23:13:09
Ivan,

Engraçado que a minha amiga qdo viu as prévias das fotos disse exatamente isso. "Ai Melão vc que é arquiteto pegou uns ângulos muito bons do ambiente" ahahahahahahahahahahahahahahahah

Scuds,

Fantástica foto, mas acho q são casos diferentes.
« Última modificação: 08 de Abril de 2005, 23:14:10 por Melão »
Visitem meu flickr