Autor Tópico: Fotos internas  (Lida 7012 vezes)

Ivan de Almeida

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Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2005, 23:15:07
Você agora ganhou detalhes nos pratos, mas a luz de cima ficou ainda mais dura e a foto ficou sem contraste. Provavelmente fazendo um merge dos labels e aplicando curves, volta a ficar luminosa sem perder detalhes nos pratos. Já na iluminação indireta precisaria de uma foto para aquela luz, ieso é, medir aquela luz e fotografar 2 pontos mais exposto.

Ivan


scuds

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Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2005, 23:17:13
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Scuds

O auto braketing pode ser a fonte das fotos para o digital blending, mas o digital blending sempre usa mais de uma foto. Não é questão de acertar a exposição, pois a latitude das luzes do ambiente e a necessidade de mostrar tudo inviabiliza uma fotometria única.

Então se feito o braketing a pessoa tem de aproveitar a foto mais exposta como correta e a menso exposta como fornecedora de detalhes de altas luzes. Pode ser com braketing, mas o braketing não é o digital blending, é só a fonte do material para fazê-lo.

Digamos que esse contexto precise de 10 pontos de fotometria, mas a cãmera só tem 5. Os outros cinco precisam ser obtidos em outra foto.
Por isso que disse: vc pode conseguir o mesmo efeito, e até conseguir uma dramaticidade maior, teno uma fotos sob-exposta e ajustar ela com dodge e burn. Levels e curves também para corrigir alguns detalhes, mas os dois brushes que mencionei antes dão conta do recado quas que 100%!


Melão

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Resposta #17 Online: 08 de Abril de 2005, 23:24:42
Ivan e Scuds,

Eu estou me sentindo um "prego" neste tal Photoshop. Não consigo acertar tais efeitos e técnicas.

Vou me aplicar mais.

Gostaria de saber como é aquela sugestão do gradiente de cinza

 
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scuds

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Resposta #18 Online: 09 de Abril de 2005, 01:53:57
Um approach um pouco diferente a foto mais vai lá.
Veja que, a luz que ficou estourada não tem salvação com o tratamento da imagem, ela pode ser apenas "amenizada"
A dica da escala de cinza, vc pode ver na foto (não fiz exatamente isto massssss).
Apliquei uma FILL LAYER com 50% de cinza sobre a foto toda, e a layer como mode OVERLAY. Ela acentua um pouco os tons escuros e diminui os HIGHLIGHTS. Pode ver como a luz estourada ficou um pouco mais "escura" mas mesmo assim estourada. Ficou bem "duh" na verdade mas foi uma passada de uns 5 minutos no PS somente.
Se vc tivesse sub-exposto a foto, vc poderia até acentuar um pouco a luz, dando noção de preenchimento, e ao mesmo tempo "clarear" areas escuras, e dar mais forma aos objetos, acentuando o contraste de cor. Tudo que apliquei a foto foi DODGE, BURN e FILL LAYER (como descrito acima). E uma passada de USM (sharpening is always a good idea, isn't it?)
Se a foto sub-exposta tivesse sido tratada desta forma, ela teria um impacto muito maior, pois é bem fácil corrigir um pouco de "falta" de luz, do que se ver livre dela, após a foto já "tirada".

A imagem tratada por mim: versus a sua original:


Ivan de Almeida

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Resposta #19 Online: 09 de Abril de 2005, 09:20:27
Scuds

Essa diferença de luz não dá para corrigir levantando as baixas luzes. É muito grande.

De modo geral não gosto de subexpor fotos e levantar depois. É uma solução aparentemente fácil, mas profundamente danosa para a imagem, pois os tons baixos médios e baixos são cerca de 50% dos tons totais, e os tons altos os outros 50%. Os tons baixos, por sua vez, são apenas 12,5% dos tons totais. Quando elevamos os tons médios e baixos estamos comprimindo a faixa das altas luzes, mais rica tonalmente e esticando a faixa das baixas e médias, mais pobre tonalmente. O resultado? Um foto empobrecida em tons, com transições ásperas, que pode até funcionar para WEB, mas não funciona para impressão, exceto se isso for extremamente sutil e leve, e nesse caso não resolve para uma luz como essa.

A estratégia de levantar as luzes foi minha primeira estratégia quando comecei a tratar fotos. Depois à medida em sentia necessidade de mais qualidade fui mudando.

Minha estratégia hoje, por isso, é oposta. Eu exponho sempre o máximo possível para fazer a captura acontecer na faixa das altas luzes (só vigiando o estouro com fotometria pontual). Depois, se preciso REBAIXO a foto. De preferência fazendo tudo isso na conversão de RAW para TIFF.

Enfim, cada um tem seu método e sua abordagem. Minha abordagem visa a máxima qualidade da impressão e só secundariamente a exibição WEB (a WEB aceita tudo, qualquer tratamento agressivo.


 


Melão

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Resposta #20 Online: 09 de Abril de 2005, 10:27:28
Eu tirei as fotos em RAW e até cheguei a fazer duas conversões para tentar o BLENDING. Uma normal e outra subexpondo bastante para diminuir ao máximo o estouro da iluminação fluorescente.

Acontece que diminui pouca coisa. É algo que deveria ter pensado melhor no ato de fazer a foto. Está sendo uma experiência fantástica, pois é difícil encontrar determinadas situações em exercícios não reais. Neste, talvez, eu tivesse que ter tirado duas fotos mesmo. Uma bem escura fotometrando só a sanca e outra normal fotometrando o resto do ambiente.

Mas vou aprendendo com os erros e com as dicas de vcs.

Abraço

Melão
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Ivan de Almeida

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Resposta #21 Online: 09 de Abril de 2005, 11:13:10
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Neste, talvez, eu tivesse que ter tirado duas fotos mesmo. Uma bem escura fotometrando só a sanca e outra normal fotometrando o resto do ambiente.

Exatamente.

Fotometrava a sanca, anotava a fotometria num papel.

Fazia o enquadramento correto, fotometrava o ambiente como você fez, disparava, colocava a câmera na fotometria anotada antes e disparava novamente. Tripé sólido e manipulação cuidadosíssima da câmera, de preferência variando somente velocidade. Disparo no temporizador.

A latitude das luzes do ambiente é extrema. Por um lado o ambiente é escuro, por outro a sanca muito brilhante. Até para o prato você tem latitude em RAW, mas pra a sanca não tem.

Basta ver como a parede branca de pedra portuguesa está distante da sanca em termos de fotometria. A parede branca está num tom médio-claro.


FernandoPaes

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Resposta #22 Online: 27 de Abril de 2005, 13:53:08
Topico Interessante...

Mesmo não entendendo nada de arquitetura a discussão é pertinente e enriquecedora.... Melão, não sei se voce vai tirar mais fotos.... Se sim, a gente aguarda os bons resultados!

Abraço,
Fernando
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Resposta #23 Online: 27 de Abril de 2005, 14:12:51
Bom, melão, acho que depois do workshop vc já sacou os esquemas da luz dessa foto né? :)
 
Leo Terra

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mauvanju

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Resposta #24 Online: 27 de Abril de 2005, 14:14:44
Melão, parabéns pelas fotos....

Qual setup da câmera vc usou? Tipos: fotometria SPOT?, AF, CF, ou manual? ISO?
WB? ...
Também vou usar a S5000 para fotos de arquitetura!

Abrçs,

Maurício


Melão

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Resposta #25 Online: 27 de Abril de 2005, 17:27:14
Fernando e Leo,

O workshop serviu pra esclarecer bastante a questão da latitude e fotometria, coisa que eu já vinha tentando perseguir (vide tópico sobre FOTOMETRIA )

Maurício,

A configuração da primeira foto

ISO 200
Abertura f/3.6
Velocidade 1/4s
Distância Focal 6mm
Modo Manual
Sem Flash
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