Autor Tópico: Ética profissional e pessoal  (Lida 5260 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 30 de Junho de 2016, 10:11:51
Tomando esse tema como exemplo. Embora insatisfeito, eu teria feito o ensaio da mesma forma. Aí ainda é um limite que eu consigo tolerar. Mas eu jamais fotografaria, por exemplo, uma campanha exaltando a homofobia, ou algo do tipo.

Aproveitando seu comentário...

No caso de uma marca que faz declarações homofóbicas, mas não tem campanhas que exaltam a homofobia?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 30 de Junho de 2016, 10:14:38
Não vejo diferença nenhuma no seu exemplo de politico.
Discriminação do mesmo jeito, só mudou a opção sexual para opção politica.

Vejo de outra forma... Não existe discriminação política, e sim opção/ideologia. No caso de raça e opção sexual na prestação de um serviço é discriminação, sinto muito.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2016, 10:17:36
Não vejo diferença nenhuma no seu exemplo de politico.
Discriminação do mesmo jeito, só mudou a opção sexual para opção politica.

Só complementando:

Para um gay: "Não faço porquê é gay."

Para um político a favor da pena de morte: "Não faço porquê não aceito o discurso político a favor da pena de morte."

São casos hipotéticos, mas consegue perceber a diferença nestes casos?
« Última modificação: 30 de Junho de 2016, 10:31:39 por bruno_sfc »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #18 Online: 30 de Junho de 2016, 10:18:29
Ontem mesmo comentei isso com uns colegas. Eu aceito qualquer tipo de trabalho, desde que não seja algo que sou ideologicamente contra. Tenho minhas convicções pessoais do que acho certo e errado (que não cabem ser ditas aqui), e não aceitaria algum trabalho que fosse contra essas minhas convicções.

Ainda não tive essa experiência, mas já pensei muito sobre o assunto.

Eu estava aqui tentando expressar justamente isso que você comentou, faço das suas as minhas palavras!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 30 de Junho de 2016, 10:19:08
Sobre isso seu comentário não deixa dúvidas. Eu gostaria de saber sua resposta sobre as situações que coloquei: "Por exemplo, se você não consome o alimento A, mas consome B, faria fotos para campanhas publicitárias do alimento A? Se você não concorda com a postura de mercado da marca C, cobriria um evento da marca C? Se você não tem identificação ideológica com a pessoa pública D, ainda sim faria um retrato dessa pessoa?"

Acho que depende muito de cada caso, mas dentro desses termos "não consome", "não concorda" e "não tem identificação", acho que eu não teria grandes problemas em fotografar. Agora se fossem coisas que sou contra, daí é um pouco diferente...

Pra me manter nos seus exemplos, e levando ao extremo apenas para exemplificar, não faria campanha publicitária se o alimento A fosse carne de onça pintada, não cobriria evento da marca C se eles usassem trabalho escravo, não faria um retrato da pessoa D se ela constantemente fizesse apologia ao racismo, machismo, homofobia, etc...


No caso de uma marca que faz declarações homofóbicas, mas não tem campanhas que exaltam a homofobia?

Depende do nível das declarações e de quem as fez. Se for uma pessoa que fez as declarações, é uma coisa; agora se é uma postura assumida da marca, mesmo que não faça campanhas, é bem diferente...


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2016, 10:21:17
Acho que depende muito de cada caso, mas dentro desses termos "não consome", "não concorda" e "não tem identificação", acho que eu não teria grandes problemas em fotografar. Agora se fossem coisas que sou contra, daí é um pouco diferente...

Pra me manter nos seus exemplos, e levando ao extremo apenas para exemplificar, não faria campanha publicitária se o alimento A fosse carne de onça pintada, não cobriria evento da marca C se eles usassem trabalho escravo, não faria um retrato da pessoa D se ela constantemente fizesse apologia ao racismo, machismo, homofobia, etc...


Depende do nível das declarações e de quem as fez. Se for uma pessoa que fez as declarações, é uma coisa; agora se é uma postura assumida da marca, mesmo que não faça campanhas, é bem diferente...

Pois é! É um assunto muito delicado justamente por essas variáveis.

De qualquer forma, seu comentário ajudou nessa digressão que sugeri, e você também se fez muito claro. :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2016, 10:25:35
Pois é! É um assunto muito delicado justamente por essas variáveis.

Sim, muito delicado! Até por isso acho que é sempre uma decisão pessoal mesmo. E não digo que minhas opiniões sobre o assunto estão lacradas, pode ser que ano que vem eu pense diferente, e não vejo problemas com isso.
« Última modificação: 30 de Junho de 2016, 10:40:52 por Humberto Yoji »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 30 de Junho de 2016, 11:17:38
O problema é o conflito entre o legal e o pessoal.

Se você não faz fotografia de alimentos, ninguém pode reclamar após uma negativa sua.
Mas se você faz e passa a escolher quem vai você vai fotografar,  está sujeito a ser acusado de discriminação e pouco vai importar o motivo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 30 de Junho de 2016, 16:08:27
Dizem por ai que nao existe ma publicidade.

O quanto isso eh verdade e tem de imoralidade?


Em geral, quando dependemod do trabalho, do dinheiro, principalmente quando a grana nao esta sobrando aos montes ou quando se tem dividas, financiamento, projetos em andamento, etc, somos coagidos pela situacao financeira. Nao me refiro aqui unicamente a fotografia mas trabalho em geral.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 30 de Junho de 2016, 17:11:59
Dizem por ai que nao existe ma publicidade.

O quanto isso eh verdade e tem de imoralidade?


Em geral, quando dependemod do trabalho, do dinheiro, principalmente quando a grana nao esta sobrando aos montes ou quando se tem dividas, financiamento, projetos em andamento, etc, somos coagidos pela situacao financeira. Nao me refiro aqui unicamente a fotografia mas trabalho em geral.

Mas o desafio não é manter a integridade dentro dessas situações? Buscar não se corromper pelo dinheiro independente da posição em que se encontra? Tentar achar um equilíbrio ético/moral entre o trabalho e decisões pessoais?

O problema é o conflito entre o legal e o pessoal.

Se você não faz fotografia de alimentos, ninguém pode reclamar após uma negativa sua.
Mas se você faz e passa a escolher quem vai você vai fotografar,  está sujeito a ser acusado de discriminação e pouco vai importar o motivo.

A possibilidade de escolha não é inerente ao trabalho? Ainda mais na posição de fotógafo independente?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 30 de Junho de 2016, 17:47:27
Mas o desafio não é manter a integridade dentro dessas situações? Buscar não se corromper pelo dinheiro independente da posição em que se encontra? Tentar achar um equilíbrio ético/moral entre o trabalho e decisões pessoais?


Eu falei em termos gerais e nao especificadamente em fotografia.
Eh importante manter a integridade, mas para quem?

Digamos que vc tem um publico que ja eh o suficiente para pagar suas contas. Aparece mais tarde uma oportunidade para fazer um trabalho para umaempresa que o publico abomina. Por outro lado, pode ser a oportunidade de sua vida para conquistar um novo publico que torne seu trabalho com retorno financeiro maior e seu nome melhor estabelecido em um mercado.

Vc vai visar seu primeiro publico, o segundo publico ao qual o primeiro eh contra, ou a sua oportunidade no mercado.



Uma modelo que adora cachorros e vivia fazendo campanha sobre cachorros, doacao, cuidados, etc. Fez uma vez uma sessao de foto onde dava de mama para um cachorro bebe. Com o fucinho dele na tocando o mamilo dela.

Ao ser publicada a foto, muitas pessoas e algumas organizacoes ficaram falando mal, achando absurdo ficar esfregando o fucinho do cachorro em uma parte intima de uma mulher que eh modelo para fotos sensuais e eroticas normalmente.

Ela ganhou muitos inimigos. Mas por outro lado, as pessoas falaram tanto dela que ela ficou mais conhecida e conseguiu mais trabalhos como modelo.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #26 Online: 30 de Junho de 2016, 18:04:06
Se o fotógrafo se recusar a trabalhar num casamento ou evento, pq o(a) contratante(a) não tem compartilha a mesma ideologia política, opção (ou orientação, não sei a diferença) sexual, time de futebol X ou por causa de religião, isso é crime ou falta de ética?

E se o fotógrafo aceitar mesmo contrariado, mas faz um serviço com má vontade e com resultados muito abaixo do esperado, tbm não seria falta de ética?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 30 de Junho de 2016, 19:18:56
Eu falei em termos gerais e nao especificadamente em fotografia.
Eh importante manter a integridade, mas para quem?

Digamos que vc tem um publico que ja eh o suficiente para pagar suas contas. Aparece mais tarde uma oportunidade para fazer um trabalho para umaempresa que o publico abomina. Por outro lado, pode ser a oportunidade de sua vida para conquistar um novo publico que torne seu trabalho com retorno financeiro maior e seu nome melhor estabelecido em um mercado.

Vc vai visar seu primeiro publico, o segundo publico ao qual o primeiro eh contra, ou a sua oportunidade no mercado.



Uma modelo que adora cachorros e vivia fazendo campanha sobre cachorros, doacao, cuidados, etc. Fez uma vez uma sessao de foto onde dava de mama para um cachorro bebe. Com o fucinho dele na tocando o mamilo dela.

Ao ser publicada a foto, muitas pessoas e algumas organizacoes ficaram falando mal, achando absurdo ficar esfregando o fucinho do cachorro em uma parte intima de uma mulher que eh modelo para fotos sensuais e eroticas normalmente.

Ela ganhou muitos inimigos. Mas por outro lado, as pessoas falaram tanto dela que ela ficou mais conhecida e conseguiu mais trabalhos como modelo.

Mas o que eu disse também se aplica em termos gerais.

O que eu quis abordar no tópico não são estratégias de divulgação ou de novas oportunidades de negócios. Pensei mais pontualmente nas decisões em situações conflitantes eticamente entre a postura profissional e a ideologia pessoal.

Se o fotógrafo se recusar a trabalhar num casamento ou evento, pq o(a) contratante(a) não tem compartilha a mesma ideologia política, opção (ou orientação, não sei a diferença) sexual, time de futebol X ou por causa de religião, isso é crime ou falta de ética?

E se o fotógrafo aceitar mesmo contrariado, mas faz um serviço com má vontade e com resultados muito abaixo do esperado, tbm não seria falta de ética?

Ideologia política é diferente de opção sexual. Uma pessoa pode ser liberal sem ter um discurso opressor, e também pode ser hétero e respeitar pessoas LGBT; não acha? Mas pode também ser um liberal com discurso facista, ou hétero com discurso de ódio/homofóbico. Preconceito é crime, falta de ética é diferente — inclusive é o que está sendo debatido nesse tópico.

No segundo caso, é falta de profissionalismo.
« Última modificação: 30 de Junho de 2016, 19:20:16 por bruno_sfc »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #28 Online: 30 de Junho de 2016, 21:33:24
Putz, eu nem li todos os posts do tópico , é que eu to no celular e meu computador morreu a alguns dias, pois bem....
Em primeiro lugar, preconceito não é crime, discriminação que é.
Pré- conceito pertence ao campo do pensamento, discriminar, é um ato e pertence ao campo da ação,

Ética não é o mesmo que moral,
Ética é um processo da educação das ações humanas e é imutável ao longo da sua história
Moral é influenciado pelos costumes e varia ao longo do tempo e de  povos diferentes

Não existe essa coisa de ética profissional x pessoal, só existe a ética

Vcs estão confundindo coisas como gosto pessoal, opinião e ideologia, e diga-se de passagem que Marx abominava as ideologias, elas são as coisas mais perigosas para ser humano,



bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 30 de Junho de 2016, 22:56:40
Não existe essa coisa de ética profissional x pessoal, só existe a ética

Vcs estão confundindo coisas como gosto pessoal, opinião e ideologia, e diga-se de passagem que Marx abominava as ideologias, elas são as coisas mais perigosas para ser humano,

Se a gente for analisar a etimologia da palavra, pode ser que não exista ética profissional e ética pessoal; mas dentro do universo sociológico (e psicológico) as duas definições existem.

Marx criticava a ideologia como ferramenta sociopolítica, mas ideologia também tem outros aspectos que não cabem serem discutidos nesse tópico.

De qualquer forma, seus comentários são interessantes e abrem outras possibilidades de questionamentos para o tema. Mas sugiro que em uma outra oportunidade leia o tópico todo, assim poderá compreender o contexto da digressão entre ética profissional e pessoal.
« Última modificação: 30 de Junho de 2016, 23:12:37 por bruno_sfc »