Autor Tópico: Ética profissional e pessoal  (Lida 5211 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #30 Online: 01 de Julho de 2016, 08:01:38
Só complementando:

Para um gay: "Não faço porquê é gay."

Para um político a favor da pena de morte: "Não faço porquê não aceito o discurso político a favor da pena de morte."

São casos hipotéticos, mas consegue perceber a diferença nestes casos?
Nao sendo profissional do ramo, e nao tendo necessidades financeiras(contas a pagar),
tudo pode ser escolhido.
Nos casos hipoteticos poderiamos acrescentar
Eu nao bebo nem fumo, entao Nunca farei casamentos onde tiver fumantes e alcool!!! :hysterical:
Eu sou Natureba, nunca farei eventos corporativos de frigorificos.
nao gosto de ver sangue, nunca farei corporativos de w.shops de medicina.
A relaçao e infinita...
Existem muitas formas de discriminar, mas nada tem a ver com etica.
Isto nao e exclusivo da fotografia, e uma problematica do ser humano. :ok: :ok:
« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 08:04:10 por agalons »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 01 de Julho de 2016, 08:36:46
Nao sendo profissional do ramo, e nao tendo necessidades financeiras(contas a pagar),
tudo pode ser escolhido.
Nos casos hipoteticos poderiamos acrescentar
Eu nao bebo nem fumo, entao Nunca farei casamentos onde tiver fumantes e alcool!!! :hysterical:
Eu sou Natureba, nunca farei eventos corporativos de frigorificos.
nao gosto de ver sangue, nunca farei corporativos de w.shops de medicina.
A relaçao e infinita...
Existem muitas formas de discriminar, mas nada tem a ver com etica.
Isto nao e exclusivo da fotografia, e uma problematica do ser humano. :ok: :ok:

Isso é diferente das posições que coloquei como exemplo, mas enfim... tem que entender meu comentário dentro do contexto do tópico, assim fica mais claro. :)
« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 08:37:30 por bruno_sfc »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #32 Online: 01 de Julho de 2016, 09:21:51
Ideologia política é diferente de opção sexual. Uma pessoa pode ser liberal sem ter um discurso opressor, e também pode ser hétero e respeitar pessoas LGBT; não acha? Mas pode também ser um liberal com discurso facista, ou hétero com discurso de ódio/homofóbico. Preconceito é crime, falta de ética é diferente — inclusive é o que está sendo debatido nesse tópico.
[...]

Sim, por isso é uma questão complicada.
A linha que separa o respeito da ofensa quase não existe mais na cabeça de muitas pessoas.
Seguir determinados partidos ou religiões não significa que concorde com todas as suas ideias. Entretanto a "rotulação" é inevitável.

É um assunto tão amplo e engloba vários outros. Depois da sua resposta para o meu post, fui verificar se eu que estava fugindo do assunto, mas ao ler os posts dos últimos colegas, tenho a certeza que não.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 01 de Julho de 2016, 09:29:47
Sim, por isso é uma questão complicada.
A linha que separa o respeito da ofensa quase não existe mais na cabeça de muitas pessoas.
Seguir determinados partidos ou religiões não significa que concorde com todas as suas ideias. Entretanto a "rotulação" é inevitável.

É um assunto tão amplo e engloba vários outros. Depois da sua resposta para o meu post, fui verificar se eu que estava fugindo do assunto, mas ao ler os posts dos últimos colegas, tenho a certeza que não.

Pois é!

Não estava fugindo do assunto, não! Eu só respondi com algumas observações que considero importantes. Inclusive, acho que o diálogo/comunicação com respeito pode nos poupar de muitas situações que não trazem benefício para nenhum dos lados. Abri o tópico com um pouco de receio, pois já vi alguns outros tópicos menos polêmicos que acabaram de maneira desprezível, mas gostei de ouvir opiniões diferentes, pontos de vistas interessantes, e até repensei algumas ideias que achei que já estavam definidas na minha cabeça. :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 01 de Julho de 2016, 09:43:12
Ok... Vamos simplificar para o papo ficar mais direto.

Se vc eh PTista mas nunca teve uma oportunidade de fotografar para uma campanha do PT. Mas aparece uma oportunidade de fotografar para uma campanha do PSDB, pq se bem sucedida pode se tornar uma de sucesso fazendo campanhas politicas.


Segundo exemplo.

Se vc adora um churrasco, mas aparece uma oportunidade de fotografar para uma campanha vegana falando supostos malecicios do consumo de carne diariamente.


Terceiro exemplo.

Se vc eh crente, e aparece uma oportunidade de fotografar uma campanha para uma paroquia catolica para vender santinhos em que o dinheiro sera revertido para caridade.


Quarto exemplo


Se vc trabalha fritando batatinhas no McDonald's ganhando salario minio e sem perspectivas de conseguir outro emprego, sabe que de acordo com o standard de qualidade McDonald's, o oleo deve ser trocado a cada uma semana. E sabe que de acordo com o standard de saude ao consumidor, o oleo deveria ser trocado toda vez que ele fica negro mesmo antes de dar uma semana. Mas o seu gerente manda vc trocar o oleo a cada duas semanas, para no final do mes tal pequena economia se resumir em maior lucro, e consequentemente maior percentagem de ganhos financeiros para o chefe.

Vc continuaria trabalhando em tal estabelecimento, ou servindo as batatinhas sem falar nada para os clientes?


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #35 Online: 01 de Julho de 2016, 10:10:29
Interessante esse tópico!

Eu não fotografaria um ensaio nu, por exemplo.
Não por ter algo contra (definitivamente não!), mas pq eu ficaria extremamente constrangida.
Então não aceitaria esse tipo de trabalho. Não tem nada a ver com ética, e sim com gostos pessoais.

Eu não fotografaria um político cuja ideologia vai de encontro com o que penso.
Um cara de extrema direita, por exemplo.
Nem alguém declaradamente homofóbico, machista, racista, etc.
Mas não sei se tem a ver com ética também. São minhas convicções.

Mas aí, lendo o post do CROIX, lembrei de um fato que me aconteceu quando eu trabalhava de balconista num supermercado. Uma vez uma peça da bacon, que ficava pendurada, encheu de larvas de moscas.
Pensem numa cena horrível.
Minha chefe pegou o bacon, tirou os bichos e me deu para cortar em cubos, embalar, e colocar para vender.
Eu via as pessoas comprando aquilo e não podia falar nada. Eu precisava do emprego. Tinha 18 anos e ajudava minha avó.
Me pergunto: eu agi com falta de ética?  :ponder:
« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 10:11:11 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #36 Online: 01 de Julho de 2016, 10:14:27
Se vc eh PTista mas nunca teve uma oportunidade de fotografar para uma campanha do PT. Mas aparece uma oportunidade de fotografar para uma campanha do PSDB, pq se bem sucedida pode se tornar uma de sucesso fazendo campanhas politicas.

Vamos deixar mais interessante esse exemplo e vamos trocas "PSDB" por "Jair Bolsonaro".


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #37 Online: 01 de Julho de 2016, 10:16:15
Vamos deixar mais interessante esse exemplo e vamos trocas "PSDB" por "Jair Bolsonaro".
Eu não fotografaria ele.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 01 de Julho de 2016, 10:31:47
Interessante esse tópico!

Eu não fotografaria um ensaio nu, por exemplo.
Não por ter algo contra (definitivamente não!), mas pq eu ficaria extremamente constrangida.
Então não aceitaria esse tipo de trabalho. Não tem nada a ver com ética, e sim com gostos pessoais.

Eu não fotografaria um político cuja ideologia vai de encontro com o que penso.
Um cara de extrema direita, por exemplo.
Nem alguém declaradamente homofóbico, machista, racista, etc.
Mas não sei se tem a ver com ética também. São minhas convicções.

Mas aí, lendo o post do CROIX, lembrei de um fato que me aconteceu quando eu trabalhava de balconista num supermercado. Uma vez uma peça da bacon, que ficava pendurada, encheu de larvas de moscas.
Pensem numa cena horrível.
Minha chefe pegou o bacon, tirou os bichos e me deu para cortar em cubos, embalar, e colocar para vender.
Eu via as pessoas comprando aquilo e não podia falar nada. Eu precisava do emprego. Tinha 18 anos e ajudava minha avó.
Me pergunto: eu agi com falta de ética?  :ponder:

Na tua historia do bacon, entra o ingrediente "Necessidade", que e muito amplo, e valido.
Em 21 anos de oficio de fotografia de eventos, fiz infinidade de eventos Corporativos cheios de pilantras de toda classe.
Tambem eventos sociais da "Elite", cheios de piratas, drogados e vagabundas,etc.
Eu simplesmente era um dos fotografos do evento e nao o Rei da Moral.
E so realizar um trabalho, falta de etica estrita entre fotografos
poderia ser fazer um frila e se vender no evento de uma pessoa que te da serviço,"pasar a perna"! (exemplo).
O tema ETICA, e otimo, levariamos a vida conversando disso! :ok:
« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 10:33:31 por agalons »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 01 de Julho de 2016, 11:45:22
Existe uma diferenca entre fotografar alguem e fotografar uma campanha par alguem, ao qual eu me referi.

Por exemplo.
Eu nao me importo em fazer um servico para um racista, para uma feminista que fala que todos os homens nao prestam, para um ex-detento por estrupo, para um ex-traficante, para um lider politico extremamente radical seja de direita ou esquerda. Se me chamarem para fazer retratos, fotos de familia, casamento, etc, eu prestaria o servico igualmente como qualquer outro cliente. A intolerancia do outro, por mais de eu nao goste da intolerancia dele, nao me torna intolerante. A segregacao do outro nao me torna segregador, etc.

Mas se um racista me contacta para fotografar uma campanha que promove racismo, por exemplo, ai ja eh outra historia pq eu nao quero colaborar ou fazer parte de tal campanha.

Mas se eu dependo do trabalho da campanha para pagar meu aluguel no final do mes. Nesse caso eu diria "trabalho eh trabalho".

Eu ja trabalhei em muitas empresas e em diversas funcoes. E ja fui obrigado a fazer muita coisa que eu era 100% contra, para sobreviver financeiramente. Muitas dessas empresas possuem clientes muito fieis que tem uma confianca inabalavel na marca, pq confundem o mundo da propaganda e publicidade com a vida real. Infelizmente.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #40 Online: 01 de Julho de 2016, 14:29:02
Confesso que não li todos os posts  :D :assobi:
Mas li quase todos. Uma discussão realmente interessante e pertinente.
Porém as variáveis são muitas para se chegar a uma conclusão...
O próprio conceito de "o que faz mal" para cada um é individual. Acho que aí está o ponto crucial. Você vai se sentir mal ao ter seu nome associado a certa marca, campanha, ideia ou conceito?
Se vai. Não é antiético deixar de fazer.
Até por que não há um termo de conduta (ética) referente aos fotógrafos - já que a profissão não tem uma regulamentação, conselho, sindicado...
Nesse caso, a ética pessoal é que prevalece.. daí amigos, cada um tem a sua.
Não confundam ética com legislação nem com moral.. São coisas distintas.
Legalmente, não se pode rejeitar um cliente por sua ideologia, orientação sexual, classe social, cor ou credo.
Eticamente, sim.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #41 Online: 01 de Julho de 2016, 16:06:36
A maioria aqui sabe que não sou petista.  :D
Se eu fosse chamado para tirar fotos de membros do partido, tiraria sem problemas. Até o jean willis, se me pagasse, tiraria. Bolsonaro idem.

Se me convidassem a participar dos atos como militante, ai a coisa mudaria.




kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #42 Online: 01 de Julho de 2016, 18:30:40
Existe uma diferenca entre fotografar alguem e fotografar uma campanha par alguem, ao qual eu me referi.

Por exemplo.
Eu nao me importo em fazer um servico para um racista, para uma feminista que fala que todos os homens nao prestam, para um ex-detento por estrupo, para um ex-traficante, para um lider politico extremamente radical seja de direita ou esquerda. Se me chamarem para fazer retratos, fotos de familia, casamento, etc, eu prestaria o servico igualmente como qualquer outro cliente. A intolerancia do outro, por mais de eu nao goste da intolerancia dele, nao me torna intolerante. A segregacao do outro nao me torna segregador, etc.

Mas se um racista me contacta para fotografar uma campanha que promove racismo, por exemplo, ai ja eh outra historia pq eu nao quero colaborar ou fazer parte de tal campanha.

Mas se eu dependo do trabalho da campanha para pagar meu aluguel no final do mes. Nesse caso eu diria "trabalho eh trabalho".

Eu ja trabalhei em muitas empresas e em diversas funcoes. E ja fui obrigado a fazer muita coisa que eu era 100% contra, para sobreviver financeiramente. Muitas dessas empresas possuem clientes muito fieis que tem uma confianca inabalavel na marca, pq confundem o mundo da propaganda e publicidade com a vida real. Infelizmente.

Muito bom! Concordo!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #43 Online: 01 de Julho de 2016, 18:38:45
Existe uma diferenca entre fotografar alguem e fotografar uma campanha par alguem, ao qual eu me referi.

Por exemplo.
Eu nao me importo em fazer um servico para um racista, para uma feminista que fala que todos os homens nao prestam, para um ex-detento por estrupo, para um ex-traficante, para um lider politico extremamente radical seja de direita ou esquerda. Se me chamarem para fazer retratos, fotos de familia, casamento, etc, eu prestaria o servico igualmente como qualquer outro cliente. A intolerancia do outro, por mais de eu nao goste da intolerancia dele, nao me torna intolerante. A segregacao do outro nao me torna segregador, etc.

Mas se um racista me contacta para fotografar uma campanha que promove racismo, por exemplo, ai ja eh outra historia pq eu nao quero colaborar ou fazer parte de tal campanha.

Mas se eu dependo do trabalho da campanha para pagar meu aluguel no final do mes. Nesse caso eu diria "trabalho eh trabalho".

Eu ja trabalhei em muitas empresas e em diversas funcoes. E ja fui obrigado a fazer muita coisa que eu era 100% contra, para sobreviver financeiramente. Muitas dessas empresas possuem clientes muito fieis que tem uma confianca inabalavel na marca, pq confundem o mundo da propaganda e publicidade com a vida real. Infelizmente.

Assim de facil!!!!,  :clap: :clap: :clap:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 01 de Julho de 2016, 19:13:49
Confesso que não li todos os posts  :D :assobi:
Mas li quase todos. Uma discussão realmente interessante e pertinente.
Porém as variáveis são muitas para se chegar a uma conclusão...
O próprio conceito de "o que faz mal" para cada um é individual. Acho que aí está o ponto crucial. Você vai se sentir mal ao ter seu nome associado a certa marca, campanha, ideia ou conceito?
Se vai. Não é antiético deixar de fazer.
Até por que não há um termo de conduta (ética) referente aos fotógrafos - já que a profissão não tem uma regulamentação, conselho, sindicado...
Nesse caso, a ética pessoal é que prevalece.. daí amigos, cada um tem a sua.
Não confundam ética com legislação nem com moral.. São coisas distintas.
Legalmente, não se pode rejeitar um cliente por sua ideologia, orientação sexual, classe social, cor ou credo.
Eticamente, sim.

Ética não é sinônimo de fazer o que gostamos e nem os que nos faz bem, alias, está muito mais ligado ao conflito do que é certo mas que não queremos ou gostamos.

Particularmente não consigo conceber um profissional que seja ético e ao mesmo tempo viole leis ligadas a sua profissão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs