Autor Tópico: Cliente com PÉSSIMO gosto para roupas, e agora???  (Lida 2584 vezes)

bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Online: 01 de Julho de 2016, 08:26:24
Bom dia pessoal! Gostaria de compartilhar uma situação que está acontecendo comigo e saber se já aconteceu com vocês e a solução que encontraram.

Comecei a fazer alguns trabalhos "remunerados" (não digo profissionais pois não acho justo me comparar à um  à um fotógrafo profissional, ainda). E surgiu uma questão um tanto "delicada". Vou fotografar uma mulher que tem um péssimo gosto para moda. E não estou exagerando, os looks que ela mostrou para a minha esposa, para fazer o ensaio, são uma tragédia. E o pior, é o tipo de pessoa que não aceita nenhuma sugestão. Por isso estou em uma "sinuca de bico". Tento falar para ela que as roupas não são adequadas? Ou deixo assim e faço o meu melhor como fotógrafo, afinal ela acha as roupas bonitas?

Gostaria de saber se isso já aconteceu com vocês e o que fizeram...

Grande abraço!


Gabriel_cwb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2016, 09:00:11
Relaxa, isso é o que mais acontece. Uma vez fui fazer um ensaio de casal o cara foi com uma camisa de time de futebol...  :aua:
Tem outro casal que o cara veio pro ensaio de boné, a mulher dele mandou ele tirar o boné e no fim das contas tive que emprestar um gel ainda pro abençoado dar um jeito na juba.
O que vc pode fazer é enviar um email "padrão" com dicas para ensaio para o cliente antes do ensaio, dentre as dicas vc coloca dicas de roupas, sem estampas grandes, etc.   


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2016, 09:02:46
E o pior, é o tipo de pessoa que não aceita nenhuma sugestão.

Você mesmo já deu sua resposta.

Se ela não aceita sugestão, vai piorar as coisas você querer falar algo.

Faça o melhor que puder, e atente para uma coisa, cliente com mal gosto para se vestir, provavelmente terá mal gosto para fotografia também. Se as fotos ficarem muito brega, não assina, entrega e boa.


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2016, 09:13:27
Relaxa, isso é o que mais acontece. Uma vez fui fazer um ensaio de casal o cara foi com uma camisa de time de futebol...  :aua:
Tem outro casal que o cara veio pro ensaio de boné, a mulher dele mandou ele tirar o boné e no fim das contas tive que emprestar um gel ainda pro abençoado dar um jeito na juba.
O que vc pode fazer é enviar um email "padrão" com dicas para ensaio para o cliente antes do ensaio, dentre as dicas vc coloca dicas de roupas, sem estampas grandes, etc.   

Essa dica do e-mail realmente é muito boa. Vou montar um com "dicas para um bom ensaio" rsrs... Acho que problemas como esse são inevitáveis...


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2016, 09:16:59
Você mesmo já deu sua resposta.

Se ela não aceita sugestão, vai piorar as coisas você querer falar algo.

Faça o melhor que puder, e atente para uma coisa, cliente com mal gosto para se vestir, provavelmente terá mal gosto para fotografia também. Se as fotos ficarem muito brega, não assina, entrega e boa.
Foi isso o que falei para a minha esposa. Se eu não gostar das fotos é só não usar no portfólio. O ensaio vai ser dia 09/07. Depois posto algumas fotos para vocês verem o resultado...


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2016, 10:07:33
Bruno,
Tente explicar para ela como as cores podem influenciar no resultado, pode ser que ajude.
Acredito que se vc mostrar para ela bons exemplos de roupas em ensaios, tudo com muita educação e sutiliza, provavelmente ela vai melhorar. Mesmo que seja pouco já pode ser muito para as fotos.

Outra coisa, nesses casos você quem terá que saber como compor a sua cena com os elementos que tem.
Se você colocar uma pessoa com uma roupa florida verde em um muro grafitado, por exemplo, pode não ficar muito legal ne... :D
Canon


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2016, 10:27:27
Bruno,
Tente explicar para ela como as cores podem influenciar no resultado, pode ser que ajude.
Acredito que se vc mostrar para ela bons exemplos de roupas em ensaios, tudo com muita educação e sutiliza, provavelmente ela vai melhorar. Mesmo que seja pouco já pode ser muito para as fotos.

Outra coisa, nesses casos você quem terá que saber como compor a sua cena com os elementos que tem.
Se você colocar uma pessoa com uma roupa florida verde em um muro grafitado, por exemplo, pode não ficar muito legal ne... :D
Nós vamos fazer o ensaio no Parque Eólico da Serra do Rio do Rastro. Lá os campos nessa época do ano são meio amarelados, então o look em tons pastéis cairia como uma luva. Tentei explicar isso para ela, inclusive mostrando exemplos de fotos, mas não teve conversa. Vou tentar compor bem com a paisagem, que é muito bonita, para tirar um pouco a atenção da roupa...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2016, 10:29:29
Eu penso o seguinte. Se ela tem mal gosto pra roupas, mas ela sempre se veste assim, não tem porque não fotografar ela assim. Você vai fazer um ensaio dela, tem que mostrar como ela é. Se ela não é muito aberta a sugestões, não tem porque criar polêmica.  ;)


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2016, 10:39:33
Eu penso o seguinte. Se ela tem mal gosto pra roupas, mas ela sempre se veste assim, não tem porque não fotografar ela assim. Você vai fazer um ensaio dela, tem que mostrar como ela é. Se ela não é muito aberta a sugestões, não tem porque criar polêmica.  ;)
Exatamente, eu tentei dar a sugestão, mas quando vi que ela tinha a mente fechada não forcei a barra, senão iria pesar um pouco o clima e iria acabar prejudicando o ensaio.
Ela tem que se achar bonita, e o conceito de beleza é muito relativo né... Então vamos ver o que vai dar  :)


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2016, 10:46:13
é o tipo de trabalho q vc faz e deixa bem escondido depois. Nem usa para colocar no seu portfolio. Afinal no seu site vc bota o que vc quer e não o que o cliente quer :/ Faz parte
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2016, 10:49:42
Ela tem que se achar bonita, e o conceito de beleza é muito relativo né... Então vamos ver o que vai dar  :)

Ela tem que se achar bonita e ela tem que se reconhecer nas fotos, tem que ser como ela é. Se ela sempre usa esse tipo de roupa, talvez ela prefira se ver assim nas fotos.


Afinal no seu site vc bota o que vc quer e não o que o cliente quer :/ Faz parte

Isso!


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2016, 11:55:41
Silhueta neles jovem  :D :D :D
Essa você poderá postar sem problemas
Canon


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2016, 12:54:29
cara,nw venha fotografar aqui no japao kkkkk
« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 12:54:56 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2016, 20:40:30
O ensaio vai ser dia 09/07. Depois posto algumas fotos para vocês verem o resultado...
Só cuidado para não expor seus clientes.
Você gostaria que alguém fizesse um tópico falando que você se veste mal, e ainda postasse uma foto sua?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2016, 21:05:28
Eu penso o seguinte. Se ela tem mal gosto pra roupas, mas ela sempre se veste assim, não tem porque não fotografar ela assim. Você vai fazer um ensaio dela, tem que mostrar como ela é. Se ela não é muito aberta a sugestões, não tem porque criar polêmica.  ;)



 :D :D :D


Concordo com o Teté!