Autor Tópico: Alguém é adepto ao Wide&Close up?  (Lida 4157 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.767
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 02 de Julho de 2016, 14:39:06
Meu sonho era conseguir fazer fotos assim em eventos, mas é apontar a camera as pessoas mudam e perde a espontaneidade.

Estou treinando em tirar as fotos, sem levar a camera ao rosto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 02 de Julho de 2016, 14:45:24
Meu sonho era conseguir fazer fotos assim em eventos, mas é apontar a camera as pessoas mudam e perde a espontaneidade.

Estou treinando em tirar as fotos, sem levar a camera ao rosto.

Tirar fotos sem levar ao rosto é sensacional!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 02 de Julho de 2016, 15:15:16
acabou de sair do varal:



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #18 Online: 02 de Julho de 2016, 20:08:32
Mas isso tambem.

Eu fiz esse na semana passada. 20mm distancia focal em formato 6x6.

Pode nao parecer mas eles estao a um braco de distancia da camera. E meu braco eh curto.

Ja essa eu fiz mes passado com lente 28mm em camera formato 35mm:


acho que agora estamos na mesma página  :ok: Gostei dessas fotos. Acho que é só nesse fórum mesmo que as pessoas acham meio desagradável. Usei parâmetro errado talvez  :ponder: A percepção e a conclusão que cheguei foi pela dificuldade em achar reações positivas entre fotógrafos nas rede sociais, fóruns, grupo de fb, etc. Não quis dar a entender que é raro e que quase ninguém faz. Acho que a minha colocação não foi boa. Usar Wide pra retrato/rua não é incomum. Obviamente que não fui o primeiro e nem o único a fazer isso. Seria babaquice da minha parte afirmar tal coisa   :ok:

Quando digo pouco, é pouco comparado com o resto das fotografias. Pouco pode ser (supondo) 10 milhões de fotos neste estilo em um banco de dados com 100 milhões. 10 milhões é coisa pra cacete. É muita gente tirando foto assim. Só que não tanto comparado com o cenário geral. Foi mais ou menos nessa idéia que escrevi o texto. Por isso que "raro" não foi a melhor palavra pra elaborar o tópico

O CROIX tem razão, está cada vez mais comum o uso na fotografia...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não que seja cada vez mais comum. Sempre foi comum mas não de maneira tão íntima. Foi essa a questão levantada. Fisheye, GoPro, e lentes wide sempre foram populares pra tirar foto.

Só que com uma Gopro ou qualquer fisheye vc não conseque intimidade através da fotografia mesmo que vc entre na "bolha" da pessoa fotografada. Vc pode tirar a foto quase encostando no nariz que o corpo todo aparece ainda. Não era exatamente essa idéia e errei ao postar fotos com a 15mm. Vacilo meu hehe

Acho que fui infeliz em adicionar fotos da 15mm. Minha idéia é mais próxima da X100T. Onde a pessoa preenche mais espaço que o background. Com uma Gopro e uma fisheye isso não é possível. A pessoa sempre vai aparecer pequena não importa o quanto vc tente  :no: Se desse eu até apagava as primeiras imagens

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #19 Online: 02 de Julho de 2016, 20:10:53
acabou de sair do varal:



essa, por exemplo, não encaixa bem com a definição que estava propondo.

Expliquei melhor no post anterior o que estava querendo buscar.

A palavra chave seria intimidade. Dar essa percepção de intimidade através da foto e não no ato de fotografar. Com um 15mm colada na cara da pessoa não vai passar intimidade através da imagem por mais que vc esteja quase encoxando a pessoa no ato de clicar

Para fazer isso com uma tele é muito mais fácil preencher todo o espaço da imagem com uma pessoa.

Acabei colocando uns exemplos ruins que confundiram o pessoal. Falha minha  :assobi:


cortei alguns exemplos ruins pra mostrar o que estou querendo dizer

18.5mm (28mm equiv. X100T+Wideconverter)





23mm (35mm equiv. X100T)




« Última modificação: 02 de Julho de 2016, 20:17:29 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #20 Online: 02 de Julho de 2016, 20:14:25
Tem um grande fotógrafo brasileiro, Tiago Santana, cearense, da região do Cariri,  ele retrata a religiosidade do nordestino na figura do Padre Cicero, a romaria,  a vida do sertanejo de Crato, Juazeiro do Norte, Canindé e outras cidades do nordeste. A marca dele como fotografo, além de ser bastante adepto a fotografia de filme, é fotografar com lentes grandes angulares, ele chega muito próximo da pessoa e cria aquelas distorções sensacionais, as fotos dele sempre te leva a pensar em todo contexto da fotografia como enquadramento, composição, história, está sempre muito próximo ao assunto,  as fotos deles são espetaculares...

https://www.fotospot.com.br/catalogo/secao/fotos-fine-art/tiago-santana/

Lindo demais isso aí.  :clap:

Meu sonho era conseguir fazer fotos assim em eventos, mas é apontar a camera as pessoas mudam e perde a espontaneidade.

Estou treinando em tirar as fotos, sem levar a camera ao rosto.

Tem gente que torce o nariz. Eu gosto de fazer isso de vez em quando   :clap: Vale a pena fazer uma aqui ou ali enquanto vc faz as demais no olho
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 02 de Julho de 2016, 20:15:08
Poste novos, eu entendi, mas também dei uma zuadinha com o lance da GoPro.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 02 de Julho de 2016, 20:18:58
lee. antes eu era bem "conservador" em relação a retratos, só usava teles pra isso. Mas ao longo do tempo eu fui diminuindo cada vez mais os ângulos - e também a distância. A dificuldade é bem maior, mas os resultados me agradam cada vez mais.

Atualmente, a lente que mais uso em eventos é a 16-35, tenho gostado demais dela, e tenho chegado cada vez mais perto dos fotografados, rsrs. Vou pescar alguns retratos que fiz com ela e bem de perto e posto aqui.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.767
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 03 de Julho de 2016, 00:08:41
lee. antes eu era bem "conservador" em relação a retratos, só usava teles pra isso. Mas ao longo do tempo eu fui diminuindo cada vez mais os ângulos - e também a distância. A dificuldade é bem maior, mas os resultados me agradam cada vez mais.

Atualmente, a lente que mais uso em eventos é a 16-35, tenho gostado demais dela, e tenho chegado cada vez mais perto dos fotografados, rsrs. Vou pescar alguns retratos que fiz com ela e bem de perto e posto aqui.

Usa aquela capa de invisibilidade de Harry Potter ou o Um anel? rsrsrsr
Com 50mm, já estou inibindo o pessoal. :(
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 03 de Julho de 2016, 06:39:46
Nesse aspecto em trazer o visualizador da imagem junto ao fotografado, defato lentes muito grande angulares assim como lente lete angulares, torna o fotografado distante, como uma mensagem de alguem a parte do visualizador. Mesmo com enquadramento fechado, o que no caso das lentes ultra grande angukar causa distorcoes que fazem a pessoa nao parecer mais humanas.

Por exemplo:









Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 03 de Julho de 2016, 18:00:09
Usa aquela capa de invisibilidade de Harry Potter ou o Um anel? rsrsrsr
Com 50mm, já estou inibindo o pessoal. :(


Rsrs, muitas pessoas se intimidam sim, mas algumas nem percebem. Varia bastante, mas acho que sempre rende umas boas fotos. Não sei se tem algum segredo, acho que o negócio é ficar sempre ali, pertinho, clicando, uma hora eles se acostumam e nem percebem mais.


Mas mesmo quando percebem, dependendo de como for, também rende boas fotos.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #26 Online: 04 de Julho de 2016, 08:40:25
nos casamentos eu gosto de usar a lente em 24mm na pista de dança, nem coloco no olho só estico o braço na cara das pessoas, e como eu tenho 2m de altura as vezes levanto a câmera e faço umas meio de cima tb, essa até acabou cortando os braços deles






« Última modificação: 04 de Julho de 2016, 08:41:44 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 04 de Julho de 2016, 09:35:05
nos casamentos eu gosto de usar a lente em 24mm na pista de dança, nem coloco no olho só estico o braço na cara das pessoas, e como eu tenho 2m de altura as vezes levanto a câmera e faço umas meio de cima tb, essa até acabou cortando os braços deles



Tanto com 35mm, como agora com FF, sempre uso na pista uma 20-35,
geralmente de perto em 20, para deformar as imagens,
muitas vezes rende otimos resultados, :ok: :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.767
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 04 de Julho de 2016, 10:29:28
Eu gosto bastante daquelas de perto com as pessoas conversando, parece que vc está dentro da cena qd vê a foto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #29 Online: 04 de Julho de 2016, 17:10:33
lee. antes eu era bem "conservador" em relação a retratos, só usava teles pra isso. Mas ao longo do tempo eu fui diminuindo cada vez mais os ângulos - e também a distância. A dificuldade é bem maior, mas os resultados me agradam cada vez mais.

Atualmente, a lente que mais uso em eventos é a 16-35, tenho gostado demais dela, e tenho chegado cada vez mais perto dos fotografados, rsrs. Vou pescar alguns retratos que fiz com ela e bem de perto e posto aqui.

Com certeza é mais difícil. Tbm tem o problema de incomodar o espaço afinal estamos invadindo o espaço das mesmas.

Na fotografia de rua ainda dá pra contornar se o seu equipamento for discreto... e essas lentes costumam ser menores que uma tele. A da X100 é praticamente uma pancake! Tem gente que até por curiosidade ao invés de virar a cara ou cobrir o rosto com as mãos.

Acho que em eventos as pessoas já esperam isso. Do fotógrafo circular por aí clicando então não sei se ficariam tão incomodadas assim viu. Ainda mais com uma câmera um pouco mais discreta  :ponder: Eu não tive problemas com isso quando participei de um ou dois eventos (freela na época da faculdade hehe)

Eu gosto bastante daquelas de perto com as pessoas conversando, parece que vc está dentro da cena qd vê a foto.
É essa a idéia  :ok:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com