Autor Tópico: [AJUDA] Still comida  (Lida 1478 vezes)

LeFaver

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Online: 02 de Julho de 2016, 01:35:59
Bom dia pessoal,
Preciso muito de uma alma cheia de luz que tenha experiência em fotografia de comida para me ajudar!

Still é uma área que não tenho experiência como fotógrafa, só como assistente e bem pouco.
Mas rolou uma oportunidade linda e não posso fazer feio.
Tirei umas dúvidas quanto à valores com uma amiga que já trabalha na área, mas ainda tenho muitas dúvidas que estão me deixando mega insegura.
Se tratando de cupcakes e bolos médios.
Ex.: 
Improvisar loucamente, usar criatividade ou levar um estúdio portátil pro cliente?  (casa dele, não tem loja física ainda)
Trazer para a minha casa?  (já me deram essa ideia)
Luz natural ou artificial?
Tenho pesquisado e estudado bastante sobre e vejo que praticamente todas são com fundos naturais, do ambiente em questão.
Como vai ser ou na minha ou na casa do cliente, como eu poderia me virar com relação a fundo e composição?

Se ninguém puder me ajudar, mas tiver algum material bom e explicativo de referência, eu seria muito grata.
É indicação de amigos, a empresa é simples e não receberei muito, mas isso JAMAIS vai me fazer relaxar. Quero sempre dar o meu melhor.

Obrigada pela atenção  :)


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2016, 02:22:56
Se o fundo for problema tira ela da equação e tenta ver uma mesa ou um pedaço de chapa que sirva de base para as suas fotos

http://blog.kitchenaid.com/10-tips-food-photography/

Flash vc teria que ter um sistema montado. Com rebatedor, entre outras coisas pra espalhar e suavizar as luzes. Só um único flash e mais nada fica complicado.

Vc pode partir pro rústico ou algo mais refinado. Não sou muito fã de fundo branco pra comida. Questão de gosto. Maioria curte









Quer inspiração visual? Assiste Chef's Table. O programa é lindo (série original da netflix)

https://www.youtube.com/watch?v=qKqj85oo2wI
« Última modificação: 02 de Julho de 2016, 02:23:18 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2016, 10:33:29
Como falaram, se o fundo for problema tira da equacao.

Mas se quiser um fundo, nada impede de vc ir em alguma loja de bolos e perguntar se permitem que vc use alguns espacos em um horario que nao seja incoveniente, ou ate mesmo a cozinha.

Se forem legais vao tentar achar um horario que vc possa usar o espaco sem pedir nada em troca. E dependendo da/o dona/o do estabelecimento, ate deixam vc usar alguns dos bolos e acessorios de cozinha deles na sua foto. E dependendo do caso vc ate ganha mais um cliente para trabalhar apos esse trabalho.

Se forem oportunistas vao tentar usar a oportunidade para ganhar um dinheiro extra, e vc ve se o cliente esta disposto a pagar o custo que cobrarem.

Se forem mal humorados vao dizer nao... Entao vc tenta na proxima loja de bolos.



Sabe aquelas pessoas que tem preconceito social, e nao se veem no mesmo ciclo de quem trabalha servindo mesas ou em estabelecimentos como McCafe. Essas pessoas muitas vezes ajudam bastante a te dar acesso a estabelecimentos onde trabalham, para usar como ambiente fotografico. Entao, quanto mais amplo os seus contatos, mais chances de oportunidades de enriquecer suas fotos. :)

Nunca se sabe quando vc vai precisar do contato com um caminhoneiro para tirar fotos com uns caminhoes. Ou de um porteiro para ajudar a vc conseguir aquelas fotos legais na garagem, escadas ou portaria de um predio. De um marcineiro para usar o atelie dele como cenario, etc...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2016, 12:39:11
Trazer para a minha casa?  (já me deram essa ideia)
Luz natural ou artificial?
Tenho pesquisado e estudado bastante sobre e vejo que praticamente todas são com fundos naturais, do ambiente em questão.
Como vai ser ou na minha ou na casa do cliente, como eu poderia me virar com relação a fundo e composição?
Obrigada pela atenção  :)

Prezada LeFAver, bem vinda ao fórum.

Esse tipo de fotografia é bem difícil viu??? Pra ficar bom não é mole não e tem que ficar atento a todos os detalhes.

Falando principalmente de bolos, mas serve tbm para os cupcakes:

Capricho na decoração:
Se vc deseja fazer uma produção mais caprichada precisa estudar bem as composições, a iluminação e gastar uma grana ai com a decoração e acessórios. Texturas e cores da superfície da mesa, pratos, talheres, guardanapos, toalhas, copos, xícaras, e demais itens são importantes pra mesa ficar bem bonita. Observando as fotos dos grandes fotógrafos vai perceber que essa questão ai com texturas e cores é complexa, principalmente pra quem tem um budget curto, então, atenção à paleta de cores e às texturas, e para não perder muito tempo com sua produção, tente não sair muito daquilo que é comum no mercado. Mas vc pode tbm tentar fazer algo mais simples, com os fundos que vc mencionou, que podem até ser toalhas e tecidos, sem necessidade de decoração, neste caso os fundos coloridos ajudam a destacar as qualidades de um bolo, mas se vc não consegue encontrar algumas cores, vai no basicão fundo branco e os tons de cinza e tons de creme, que são mais fáceis de encontrar.

O fotógrafo profissinalzão mesmo, que tem dinheiro pra fazer a produção, vai fazer um planejamento bem detalhado daquilo que ele vai fotografar, vai arrumar mesas maravilhosas, mandar fazer tintas pra pintar as madeiras e paredes com as cores que combinam, vai comprar pratos, toalhas e demais pertences do cenário especificamente para aquela produção.

Um bolo é como uma mulher que vai para o baile, pra ela ficar bonita tem que se arrumar bem e tem que levar um belo acompanhante pra tudo ficar bonito e combinando.

Levar pra sua casa/estúdio é complicado:
Os bolos tem as coberturas, que derretem, escorrem, e ficam em alguns casos rapidamente feias e desestruturadas. O bolo entorta e pode ficar todo empenado e desmontado no transporte.
Para fazer algumas fotos do bolo inteiro, melhor que a base seja de isopor, sobre ela o confeiteiro coloca a cobertura, assim tudo fica mais simétrico e certinho, porque normalmente a estrutura de um bolo normal, perante as lentes, é toda torta e cheia de imperfeições.
Se vc quiser uma foto do pedaço de bolo cortado, ai não tem jeito ser de isopor, neste caso, procure analisar pela lente da câmera a posição do bolo, o melhor ângulo e a posição da decoração para fazer o corte no lugar certo evitando as coisas tortas. Escolha a dedo as frutas, o jeitão do chocolate ralado e demais itens que vão enfeitar o bolo, se forem feias e sem um padrão de uniformidade bem definido fica feio demais, bem como tem o tempo exato de vc fazer a foto, porque se demorar demais o escorrido do creme, do recheio ou do chantily não vai ficar legal na foto.
Existem várias técnicas de se fazer uma cobertura fake bem colorida que vai ficar melhor na foto do que a cobertura real comum.
A não ser que seja a sua intenção, procure deixar todo o cenário limpinho, sem sujeira na mesa, sem respingos nos pratos, etc...
Outra coisa tbm é que na cozinha do confeiteiro ele tem todas as ferramenta e recursos que precisa para consertar os bolos e resolver os problemas que vão surgindo.

Foco seletivo:
Cuidado com o foco e profundidade de campo. Antigamente o pessoal usava câmeras de GF que tinham movimentos para compensar os problemas da profundidade de campo muito pequena. Eu pessoalmente acho feio uma visualização de um produto com profundidade de campo muito curta, mas com os equipamentos DSLR que temos hoje fica difícil contornar algumas situações.

Objetiva macro:
Aqui se encontra o valor de uma boa objetiva macro 1:1 mas se não tiver, tenta com outra que não distorça muito a sua foto. Esqueça as GA's, o ideal aqui é algo por volta de 100mm, no mínimo acima de 50mm.

Reflexos:
Cuidado com os reflexos da louça nos talheres, etc... essa questão ai tem que ser bem controlada. Prepara ai o filtro polarizador as tapadeiras, rebatedores, os tecidos difusores e cabanas para esconder e tratar esses os reflexos indesejados que por muitas vezes pode atrapalhar bastante as fotos. Vc vai precisar de uma área grande para trabalhar, tira os moveis da sala de seu cliente, e procure ficar bem a vontade com bastante espaço, pra montar os seus equipamentos, cabanas e tapadeiras pra não apanhar muito com os reflexos.

Edição, Photoshop:
Prepare-se para tratar as sua laminas com muito capricho e esmero. Sem tratamento as fotos vão ficar sem vida, então tente puxar ao máximo as possibilidades que esses sftws de atualmente podem te entregar.

Referencias:
Tenho visto muito trabalho bacana de fotógrafos brasileiros nesta área. Se vc pegar os catálogos de grandes redes de supermercados vai ver muita foto boa, ótima maneira de inspiração. (tipo Pão de Açúcar, Carrefour, etc...)
Tbm tem revistas nas bancas com produção de primeira, ex o encarte da revista Claudia Cozinha, e outras especificas de culinária.


Alguns fotógrafos que me inspiram:
Repare nestes sites a preocupação com as cores, texturas e decoração, sim, tem um segredo importante para se observar ai:

http://www.alessandroguerani.com/food.html  e ele tbm tem um blog http://www.foodografia.com/

http://www.katiequinndavies.com.au/category/food-one/

http://www.johncullenphotographer.com/foodarchive

http://annawilliams.com/PORTFOLIO-LINK/FOOD/

http://www.rickgaylestudio.com/
Rick Gayle tem várias vídeo aulas por ai, veja uma aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=RD6zQQDgFUs


Esse blog tem vários artigos bacanas, muita coisa pra se ver:
https://nicolesyblog.com/category/photography/food/


Apesar de não ter citado nenhum brasileiro, mas tem vários fotógrafos ótimos maravilhosos tbm por aqui.

Já escrevi demais, tá ficando comprido o post, nem vou falar de iluminação/luz que é outro assunto imenso pra não ficar cansativo. Tentei ai dar uma pincelada geral no assunto com alguns detalhes que julguei interessante. Boa sorte pra vc, vai em frente e conforme as duvidas forem aparecendo pode contar com os colegas daqui.

Abraços!!!
« Última modificação: 02 de Julho de 2016, 13:13:36 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.