Autor Tópico: Dúvida do live view/view finder  (Lida 2283 vezes)

Mauricio Y

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Fotografias
Online: 18 de Julho de 2018, 14:56:30
Olá! 

Tenho uma OMD EM10 Mii, tenho uma dúvida sobre o live view e view finder em situações em que a foto está subexposta ou superexposta.
A dúvida é: Esta função só acontece se a camera estiver em A ou S ? No manual não aparece mesmo ou tem como ativar para mesmo em configuração Manual ele mostrar como a foto vai ficar no caso de clara sub ou superexposta?

 :ponder:


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2018, 17:10:40
Tive o mesmo problema quando comprei a EM-5 II.
No modo M não estava alterando a exposição durante a visualização conforme ajustava os parâmetros.
Depois de um tempo buscando, consegui solucionar, só não lembro de cabeça como foi (menu meio chato, manual confuso).
Em resumo, deve ter como ajustar sim (na EM-5 eu consegui), mas não lembro o passo a passo exato.


Mauricio Y

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Fotografias
Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2018, 18:17:04
ótima notícia!
Obrigado!!!  Cristiano!!!


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2018, 13:40:38
Faz tempo que não tenho mais minha E-M5 MKII, aí fui ler o manual da E-M10 II e alguns posts, e para (meio que) resolver isso, faça o seguinte:

- Veja se tanto o Live View Boost (Menu-> Opção com "engrenagens"-> Item D (Disp/PC)) e o S-OVF (Menu-> Opção com "engrenagens"-> Item J (Built In EVF) estão desligados (em "OFF"). Adicionalmente, talvez o EVF Adjust (no mesmo menu do S-OVF) talvez tenha que estar em off também (mas acho que esse eu deixava ligado).
- Parece que há um detalhe (que nunca reparei, pois sempre ajustava a exposição): se a sua imagem estiver super ou subexposta em mais de 3 EV (ou seja, -3EV ou + 3EV), isso não será refletido na imagem do EVF / LCD. Ou seja, se sua imagem estiver sub/superposta em 5EV ou em 3EV, aparecerá igual no EVF. Somente quando você diminuir a sub/superexposição para menos de 3EV os ajustes passarão a ser exibidos no EVF/LCD.

Dica para qualquer usuário Olympus: pegue uma garrafa de vinho, reserve umas 2 ou 3 horas e percorra o menu todo, entendendo o que faz cada função. Você irá achar os ajustes que importam e (se necessário) atribuir eles a algum botão da câmera, e não precisará ficar navegando tanto nele (configurar minha E-M5 MK II do jeito que eu queria, mudando as funções dos botões com a chave 1/2 era coisa de 2 horas, mas depois quase nunca precisava mais entrar no menu).
Ajustes das Olympus não raro interferem / cancelam em outros de menu diversos, especialmente quando se usam Mysets.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2018, 08:52:01
Faz tempo que não tenho mais minha E-M5 MKII, aí fui ler o manual da E-M10 II e alguns posts, e para (meio que) resolver isso, faça o seguinte:

- Veja se tanto o Live View Boost (Menu-> Opção com "engrenagens"-> Item D (Disp/PC)) e o S-OVF (Menu-> Opção com "engrenagens"-> Item J (Built In EVF) estão desligados (em "OFF"). Adicionalmente, talvez o EVF Adjust (no mesmo menu do S-OVF) talvez tenha que estar em off também (mas acho que esse eu deixava ligado).
- Parece que há um detalhe (que nunca reparei, pois sempre ajustava a exposição): se a sua imagem estiver super ou subexposta em mais de 3 EV (ou seja, -3EV ou + 3EV), isso não será refletido na imagem do EVF / LCD. Ou seja, se sua imagem estiver sub/superposta em 5EV ou em 3EV, aparecerá igual no EVF. Somente quando você diminuir a sub/superexposição para menos de 3EV os ajustes passarão a ser exibidos no EVF/LCD.

Dica para qualquer usuário Olympus: pegue uma garrafa de vinho, reserve umas 2 ou 3 horas e percorra o menu todo, entendendo o que faz cada função. Você irá achar os ajustes que importam e (se necessário) atribuir eles a algum botão da câmera, e não precisará ficar navegando tanto nele (configurar minha E-M5 MK II do jeito que eu queria, mudando as funções dos botões com a chave 1/2 era coisa de 2 horas, mas depois quase nunca precisava mais entrar no menu).
Ajustes das Olympus não raro interferem / cancelam em outros de menu diversos, especialmente quando se usam Mysets.

Nossa!!  :clap: :clap: :clap:
Gente do céu, eu nunca tive problemas com menus olympus. Com aquela tela que aparece quando apertamos um botão (esqueci o nome dessa tela), em que aparecem todas as funções principais e mais usadas, dificilmente preciso entrar no menu.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2018, 14:10:29
Nossa!!  :clap: :clap: :clap:
Gente do céu, eu nunca tive problemas com menus olympus. Com aquela tela que aparece quando apertamos um botão (esqueci o nome dessa tela), em que aparecem todas as funções principais e mais usadas, dificilmente preciso entrar no menu.

O Super Control Panel. Sim, ele é bem útil, mas algumas coisas não podem ser mudadas por ele. E sempre prefiro mapear botões, hehehe - mas eu tenho necessidades meio diferentes, por usar muita lente adaptada.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2018, 18:44:02
olympus é foda. os caras são capazes de fazer o melhor estabilizador de imagens do mundo, mas o menu é o labirinto  creta.  :doh:
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot