Autor Tópico: Impressões sobre a Panasonic GX-85  (Lida 14951 vezes)

luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #45 Online: 24 de Agosto de 2016, 08:34:49
Enfim peguei a minha GX-85! Não tenho muito a acrescentar ao que já foi dito anteriormente.

De início me incomodava a saturação de cores mas foi resolvido através de um item no menu que agora não me recordo.

Juntamente com a GX-85 comprei uma Nikon D750 com uma 24-120mm, no primeiro dia de uma viagem de 17 dias pelos EUA.
Desnecessário dizer que a a D750 só foi utilizada durante dois dias e depois só usei a GX-85 durante a viagem toda. 

Mas a frente quero comprar uma 17mm e ficar com esse sistema fixo para viagens.

Muito satisfeito com a pequena :)  :clap:

Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 24 de Agosto de 2016, 08:47:06
Enfim peguei a minha GX-85! Não tenho muito a acrescentar ao que já foi dito anteriormente.

De início me incomodava a saturação de cores mas foi resolvido através de um item no menu que agora não me recordo.

Juntamente com a GX-85 comprei uma Nikon D750 com uma 24-120mm, no primeiro dia de uma viagem de 17 dias pelos EUA.
Desnecessário dizer que a a D750 só foi utilizada durante dois dias e depois só usei a GX-85 durante a viagem toda. 

Mas a frente quero comprar uma 17mm e ficar com esse sistema fixo para viagens.

Muito satisfeito com a pequena :)  :clap:

Mais um que ficou com uma D750 encostada...

Essa Pana parece realmente fantástica.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 24 de Agosto de 2016, 08:47:31 por cfcsosa »


luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #47 Online: 24 de Agosto de 2016, 09:40:27
Não é bem encostada.. rsrs

Eu uso DSRL para outras coisas... tenho as minhas 5D mkiii e essa D750.

Pra ser bem sincero cfcsosa eu ando pensando seriamente em viajar só com um celular mas ainda não tenho coragem de fazer isso.  :ponder:






Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 24 de Agosto de 2016, 09:55:41
A GX com a 14mm f/2.5 é uma bela combinação em viagens - foi a lente que mais usei na minha última. E bem melhor que celular.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 24 de Agosto de 2016, 10:47:37
Não é bem encostada.. rsrs

Eu uso DSRL para outras coisas... tenho as minhas 5D mkiii e essa D750.

Pra ser bem sincero cfcsosa eu ando pensando seriamente em viajar só com um celular mas ainda não tenho coragem de fazer isso.  :ponder:

Já fiz isso e não recomendo sinceramente...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #50 Online: 24 de Agosto de 2016, 11:17:03

Desnecessário dizer que a a D750 só foi utilizada durante dois dias e depois só usei a GX-85 durante a viagem toda. 

Queremos fotos.... :snack: :snack: :snack:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #51 Online: 24 de Agosto de 2016, 11:29:40
A GX com a 14mm f/2.5 é uma bela combinação em viagens - foi a lente que mais usei na minha última. E bem melhor que celular.

A mesma coisa aqui, Marcio. O que me fez comprar a Ricoh GR, pois percebi que 28 era minha DF preferida pra uso geral.

Não tenho mais a P14, mas sim a PL15 (Panasonic Leica 15mm f/1.7), que curto demais.

Celular pra mim não funciona. Não pela qualidade, mas pela operação e acumulo de funções.
  vimeo     flickr     insta


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 24 de Agosto de 2016, 11:31:28
Queremos fotos....

Pensei que as fotos nas cavernas fossem ter muito ruído, mas gostei muito do desempenho dela sob baixa luz, pois a estabilização (finalmente) permitia baixar a veloc. e manter no máximo ISO 1600... A câmera é pau para (quase...) toda obra, já chegando na qualidade das Olympus:  :ok:

Gruta Rei do Mato, ISO 1600 com a Pana 7-14/4 e 1/5s, f/5.6



Gruta de Maquiné, mesma coisa exceto 1/2 s de exposição e f/6.3:



Ouro Preto, ISO 200 com a 12-35/2.8, 1/640 e f/8:



« Última modificação: 24 de Agosto de 2016, 11:38:52 por efilho »


Rod.T28

  • Trade Count: (33)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.021
  • Sexo: Masculino
    • Another Point of View
Resposta #53 Online: 26 de Agosto de 2016, 10:19:40
Pensei que as fotos nas cavernas fossem ter muito ruído, mas gostei muito do desempenho dela sob baixa luz, pois a estabilização (finalmente) permitia baixar a veloc. e manter no máximo ISO 1600... A câmera é pau para (quase...) toda obra, já chegando na qualidade das Olympus:  :ok:

Gruta Rei do Mato, ISO 1600 com a Pana 7-14/4 e 1/5s, f/5.6



Gruta de Maquiné, mesma coisa exceto 1/2 s de exposição e f/6.3:



Ouro Preto, ISO 200 com a 12-35/2.8, 1/640 e f/8:



Oi Edric!

Estas fotos foram editadas ou viram direto da câmera?
Alguma coisa na foto da igreja não me agradou, um efeito meio de pintura.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 26 de Agosto de 2016, 11:43:11
...Estas fotos foram editadas ou viram direto da câmera?
Alguma coisa na foto da igreja não me agradou, um efeito meio de pintura.

Olá Rod, teve gente perguntando sobre foto em caverna e coloquei essas de "caverna turística", com iluminação artificial (lugares que sempre permitem obter fotos razoáveis).

A da igreja está no grupo apenas para mostrar um exemplo da mesma edição em fotos sob condições de luz baixa, mas não exagerei na saturação, aumentei as sombras e reduzi o highlight como nas outras. De qq forma são exemplos do que podemos obter com sensor m4/3 a ISO 1600 e velocs chegando no "meio segundo" sem tripé e com aberturas menores do que f/4...  :ok:
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 11:48:43 por efilho »


luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #55 Online: 26 de Agosto de 2016, 22:20:52

Metrô NY - Panasonic GX85 -LUMIX G VARIO 12-32 F3.5-5.6


Ground Zero 911 Memorial, NY - Panasonic GX85 -LUMIX G VARIO 12-32 F3.5-5.6

Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 04 de Setembro de 2016, 12:00:24
Bem, estou no RS na casa dos meus pais, e peguei aqui com eles a minha GX-85. Como trouxe poucas lentes (antigas, na maioria, pra testar o IBIS) e muito pouco tempo de manipulação, ainda longe de ter muitas conclusões sobre ela. Mas vão algumas impressões iniciais:

- Tinha manipulado ela na Europa, mas não lembrava do peso ser tão diferente. Gosto de câmeras com mais "massa", mas ela talvez tenha passado um pouquinho. É só 24 gramas mais pesada que a GX7, mas a impressão é de que a diferença é maior;

- Houve uma mudança na lógica do menu dela em relação às outras Panasonic que usei, que é boa para alguns mas ruim para outros (como eu). Nas Panasonic anteriores (na GX7 com certeza), existia uma série de ajustes que eram individuais para cada modo do dial (P,A,S,M, Vídeo, etc) - modo de foco, por exemplo. Você setava o foco para, digamos, AFC com o dial no modo A, mas no modo S ele seguia com o modo original (AFS). Então você precisava percorrer o menu todo em cada modo do dial corrigindo os ajustes.
Agora, aparentemente, alguns ajustes são globais. Modo de foco, por exemplo, ficou global - se você muda o modo de foco em uma determinada posição do dial, ele passa a valer para todas. E isso me causa um GRANDE problema com vídeo - pois em vídeo uso somente modo manual. Então, se estou usando ela para tirar fotos e desejo mudar para vídeo, ao girar o dial pro modo de vídeo preciso alterar manualmente o modo de foco (e provavelmente mais alguns controles). O método anterior era bem mais trabalhoso no ajuste inicial, mas depois de você ajustar suas preferências em cada modo você deixava sua câmera totalmente personalizada. Agora, a solução vai ser colocar o modo de vídeo em uma das posições customizadas do dial, para manter esses ajustes fixos (e provavelmente colocar meus ajustes mais usados também em posições customizadas, pois não sei mais quais ajustes mudam ou não em todos os modos ao serem alterados);

- O EVF, apesar de aparentemente ser o mesmo da GX7, me pareceu um pouco pior - mas aí é a minha visão começando a falhar, aparentemente na minha unidade o ajuste ideal de dioptria é entre duas das posições disponíveis;

- O shutter mecânico novo realmente é bem melhor, é sensível a diferença em barulho e vibração em relação às outras m4/3 (especialmente a GX7, que parecia uma guilhotina). Excelente;

- IBIS: a primeira impressão é a que vários testes citaram - muito boa mas um pouco abaixo da Olympus com lentes sem OIS, e excepcional com o Dual IS (que só testei com a 12-32 pequeninha). E, ao contrário da Olympus, ele parece funcionar de modos distintos em foto e vídeo: em foto, ele parece menos efetivo, achei inclusive que havia algum problema - mas usando ela sem a lente deu pra ver que o sensor se mexe em modo foto. Olhando com mais calma, vi que ele funciona em foto em lentes sem OIS, mas de maneira diferente da Olympus; ele fica ativo o tempo todo (a Olympus só ativa o IBIS em modo foto ao se pressionar o disparador em meio-curso), e a movimentação do sensor em foto é diferente, ele atua mais em pequenos "pulos" do que em um movimento contínuo. Acho que há uma certa lógica - evita (em teoria) com mais probabilidade que uma foto seja tirada com o sensor não fazendo movimento algum.
Em vídeo, é notável a diferença de funcionamento - que aí é idêntico à Olympus, você vê a imagem "flutuando"mais.

- O novo modo default de ativar a compensação de exposição, na minha opinião ficou excelente. Antigamente, um dos dials era assinalado por padrão para compensação de EV nos modos A e S (acho que era o frontal, mas eu costumava inverter esse ajuste). Agora, para ativar a compensação, você pressiona o dial traseiro (primeira vantagem, evita ajustes por acidente), e aparece na parte inferior um display bem mais detalhado de compensação de EV. Adicionalmente, aparecem mais dois controles em tela: compensação de flash (atribuído ao dial traseiro, o dianteiro por padrão muda o EV) e um ajuste de EV bracketing no touchscreen. Achei muito prático.

- Para quem gosta dos controles 2+2 da Olympus (poder alternar a função dos dois dials superiores - de abertura e EV para ISO e WB, por exemplo), agora a GX85 permite algo parecido. Você pode atribuir a um botão do corpo a função de fazer essa mudança.

- Ainda na parte de compensação de EV, há uma opcão no menu de resetar a compensação de EV ao mudar de modo no dial, o que acho excelente.

- A lente 12-32mm realmente é excelente, mas provavelmente não vou usar por não ter anel de foco manual. Pena.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


wasabi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #57 Online: 01 de Maio de 2018, 23:47:37
Mais uma constatação para quem faz macro com vários flashes comandados pela câmera: ao contrário da G7, o flash integrado da GX-85 não funciona como "comando" para disparo de flashes remotos. Assim, é necessário instalar um flash dedicado na sapata... >:(

Se a G7 tivesse a estabilização no corpo da GX-85, era uma campeã...  :(
Como assim>??? no manual esta escrito que faz!


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 02 de Maio de 2018, 15:05:26
Como assim>??? no manual esta escrito que faz!

Foi sobre o que a sua pergunta, sobre o flash servir como controle remoto?
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


wasabi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #59 Online: 03 de Maio de 2018, 05:49:51
Foi sobre o que a sua pergunta, sobre o flash servir como controle remoto?
Sim....
Pois no manual da GX85 fala sobre funcionamento de flash wireless