Autor Tópico: Impressões sobre a Panasonic GX-85  (Lida 14967 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 04 de Maio de 2018, 09:00:02
Sim....
Pois no manual da GX85 fala sobre funcionamento de flash wireless

Sim, olhei o manual e você está certo - mas lembro que na época haviam reviews falando isso (erroneamente, pelo visto), e por isso o efilho deve ter mencionado isso.

Mas acho que é o sistema de controle wireless padrão das m4/3, que não usa rádio - a comunicação é feita através da própria luz do flash, portanto todas as unidades precisam ter linha de visão para a luz do flash controlador. Particularmente (apesar de não conhecer muito - ainda - de flash), acho o sistema wireless da Godox bem mais interessante - além dos flashes dela serem muito mais baratos do que os da Panasonic e da Olympus.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #61 Online: 04 de Maio de 2018, 09:54:15
Por enquanto acho que vai a G7 mesmo, Souto, pois ficou sobrando total: para backup prefiro a E-M10, que é menorzinha e está valendo muito pouco atualmente... Melhor guardá-la para o caso de a nova pifar... :(

Faz todo o sentido. A E-M10 hoje não vale grande coisa para a revenda, graças ao favor que a Olympus fez de lançar uma quantidade absurda de câmeras em um intervalo extremamente curto de tempo..

O problema do sistema continua sendo as lentes. Não há oferta por aqui, e quando há, os preços são absurdamente caros e a maioria delas a venda aqui são da Olympus sem IS. Sorte que a GX85 tem IS no corpo.

A Panasonic lançou uma 25/1.7 Aspherical, barata e excelente, do nível da XF35 F2.

Já que falaram aqui em GX7 e E-M10, engraçado que na época falaram que o EVF da E-M10 era muuuito melhor do que o da GX7. Eu achei o contrário e nenhum dos dois é lá grande coisa.

A GX85 no final é um update da GX7, com um bom vídeo 4K, com um codec parecido com o da LX100, perfeitamente adequado para quem gosta de fazer vídeos em viagens não profissionalmente (para isso tem a série GH) e o novo sistema IS de 5 eixos. Eu gostei dela, mas talvez, se fosse comprar outra câmera MFT, consideraria também a G7. A GX8 não chamou a minha atenção apesar da resolução maior.


wasabi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #62 Online: 05 de Maio de 2018, 19:47:59
Sim, olhei o manual e você está certo - mas lembro que na época haviam reviews falando isso (erroneamente, pelo visto), e por isso o efilho deve ter mencionado isso.

Mas acho que é o sistema de controle wireless padrão das m4/3, que não usa rádio - a comunicação é feita através da própria luz do flash, portanto todas as unidades precisam ter linha de visão para a luz do flash controlador. Particularmente (apesar de não conhecer muito - ainda - de flash), acho o sistema wireless da Godox bem mais interessante - além dos flashes dela serem muito mais baratos do que os da Panasonic e da Olympus.
Então marcio...
pra mim o disparador wireless é essencial...
eu temho uma antiga G3, que pra video, acho muito boa, apesar de ser apenas fullhd,
mas sou dentista e uso um flash circular da metz 15-ms1
usava sempre no manual... mas, pecava na padronização da fotografia...
comprei uma olympus epl-1
que possui o disparador wireless, e funciona o TTL
mas o video dela, limitado a 720p
to querendo melhorar o corpo, trocar por uma GX85, GX9, G85....
por um problema de endereço, minha filha não recebeu a tempo a camera GX85, qdo passou uns dias na disney...
mas, as 3 que citei segundo o manual, possuem o wireless RC no flash... ate a G7 acho que tem...
qual será melhor??
sugestões??  :D !!!????


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 22 de Junho de 2018, 14:09:04
Pra quem tinha alguns problemas com a ergonomia da GX85, a solução chegou pra mim ontem: comprei o grip da GX9 (o DMW-HGR2), e ele serve perfeitamente na GX85 - alguns sites tinham dito isso, mas nunca ficou muito claro, e agora posso confirmar (o modelo é inclusive listado na caixa do grip).

O grip é esse:


Pontos favoráveis:
- Melhora MUITO a pegada da GX85, especialmente com lentes grandes e/ou pesadas.
- Não aumenta muito o volume da câmera - ela se mantém compacta.
- Ele é bem leve, por ser todo de plástico.

Pontos desfavoráveis:
- Ser todo de plástico, inclusive o parafuso que o prende na câmera - parece sólido, não vejo problemas, mas...
- Para um grip todo de plástico, ele é BEM caro - quase 60 dólares nas lojas dos EUA. Nenhuma parte em metal.
- Precisa ser retirado para trocar a bateria ou o SD card da câmera, pois não possui nenhuma abertura embaixo ou um sistema de quick release como no grip externo da Olympus para a E-M10 (o grip da Olympus para a E-M5 MKII também precisa ser totalmente retirado).

Enfim, gostei e vou usá-lo bastante, mas ô coisinha com sobrepreço...
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci