Autor Tópico: Impressões sobre a Panasonic GX-85  (Lida 14956 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Julho de 2016, 15:53:41
Olá,

Comprei a Panasonic GX-85 e pensei em colocar aqui minhas impressões, à medida que a uso, para tentar ajudar quem procura uma câmera m4/3 como essa.

Testes e impressões de ergonomia dependem de quem os faz ou usa, portanto tudo aqui é prático e pessoal...

Ergonomia:
A câmera é realmente pesada e, embora os números não a coloquem muito mais "densa" do que a E-M10 e a G7, "parece" pesar quase o dobro, talvez pela pegada... Ela parece uma E-M10 sem a "corcova", lembra muito minha (ex-) Sony NEX-6. Quem usou esta câmera ou a GX-7, estará à vontade com a GX-85. A pegada não é lá essas coisas, mas como uso sempre carregando pela lente, não comprei grip para ela...

Em uso:
Com a lente kit, a 12-32 panqueca, ela cabe no bolso do casaco. Embora elogiada pela qualidade, essa lente não tem anel de foco e assim não a uso. Nada de menu para acertar foco manual... Faz tudo que as demais m4/3 de última geração fazem (estabilidade 5 eixos ou 6 com lentes Panasonic etc.). O sistema de estabilização interno em 5 eixos e 6 com determinadas lentes Panasonic, aliados ao autofoco excelente com lentes do sistema (mesmo as Olympus), tornam essa câmera um excelente investimento.

Entretanto, o grande diferencial para o sistema m4/3, em minha opinião, é o mecanismo do obturador: no modo mecânico parece o eletrônico com volume no ajuste mais baixo. Isso significa que "shutter shock" é coisa do passado, importante para quem usa m4/3...

As imagens são padrão m4/3, nada a comentar além do usual. A Panasonic "colou" na Olympus na estabilização e foi além, com o 4k e o AF melhorado.  :ok:



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2016, 16:17:54
Olá,

Comprei a Panasonic GX-85 e pensei em colocar aqui minhas impressões, à medida que a uso, para tentar ajudar quem procura uma câmera m4/3 como essa.

Testes e impressões de ergonomia dependem de quem os faz ou usa, portanto tudo aqui é prático e pessoal...

Ergonomia:
A câmera é realmente pesada e, embora os números não a coloquem muito mais "densa" do que a E-M10 e a G7, "parece" pesar quase o dobro, talvez pela pegada... Ela parece uma E-M10 sem a "corcova", lembra muito minha (ex-) Sony NEX-6. Quem usou esta câmera ou a GX-7, estará à vontade com a GX-85. A pegada não é lá essas coisas, mas como uso sempre carregando pela lente, não comprei grip para ela...

Em uso:
Com a lente kit, a 12-32 panqueca, ela cabe no bolso do casaco. Embora elogiada pela qualidade, essa lente não tem anel de foco e assim não a uso. Nada de menu para acertar foco manual... Faz tudo que as demais m4/3 de última geração fazem (estabilidade 5 eixos ou 6 com lentes Panasonic etc.). O sistema de estabilização interno em 5 eixos e 6 com determinadas lentes Panasonic, aliados ao autofoco excelente com lentes do sistema (mesmo as Olympus), tornam essa câmera um excelente investimento.

Entretanto, o grande diferencial para o sistema m4/3, em minha opinião, é o mecanismo do obturador: no modo mecânico parece o eletrônico com volume no ajuste mais baixo. Isso significa que "shutter shock" é coisa do passado, importante para quem usa m4/3...

As imagens são padrão m4/3, nada a comentar além do usual. A Panasonic "colou" na Olympus na estabilização e foi além, com o 4k e o AF melhorado.  :ok:



Show! Acha que vale o custo? Lentes? Sistema é mais em conta que o Sony?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2016, 16:26:33
Show! Acha que vale o custo? Lentes? Sistema é mais em conta que o Sony?

É m4/3, portanto aplica-se tudo para o formato, não por conta do sensor, mas do mecanismo do obturador, que é uma novidade no sistema. Não posso comparar com Sony, trata-se de sistemas diferentes, com preços, características e tamanhos diversos.  :)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2016, 16:27:48
É m4/3, portanto aplica-se tudo para o formato, não por conta do sensor, mas do mecanismo do obturador, que é uma novidade no sistema. Não posso comparar com Sony, trata-se de sistemas diferentes, com preços, características e tamanhos diversos.  :)

Claro que pode. Tudo é "Mirrorless" e todas tem os mesmos públicos-alvo. Tenho sony, mas não invisto no sistema pelo preço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2016, 16:34:18
Claro que pode...

O objetivo do tópico é mostrar minha opinião sobre a câmera, e não compará-lo com outros sistemas, pois aí já entra lente, disponibilidade, opinião pessoal etc. Assim, deixo para cada um fazer as considerações pessoais devidas...  :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2016, 16:35:39
O objetivo do tópico é mostrar minha opinião sobre a câmera, e não compará-lo com outros sistemas, pois aí já entra lente, disponibilidade, opinião pessoal etc. Assim, deixo para cada um fazer as considerações pessoais devidas...  :ok:

Que pena, queria justamente sua opinião já que teve os dois sistemas.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2016, 16:42:43
Que pena, queria justamente sua opinião já que teve os dois sistemas...

Bom, se é opinião sobre o m4/3 e as NEX que tive, não tem problemas, pois conheço os equipos (pensei que fosse opinião sobre as novas Sony, que nunca usei...).

Em resumo, eu deixei as NEX porque as lentes na época eram raríssimas de encontrar por aqui, muito mais caras do que as equivalentes Canon e Nikon  (como vc bem sabe...) e, embora as câmeras fossem levíssimas, as lentes não eram. Assim, peso por peso, eu preferi usar m4/3 e FF. Sony só tenho mesmo a minúscula RX100, que vai no bolso do jeans...  :)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2016, 16:44:01
Bom, se é opinião sobre o m4/3 e as NEX que tive, não tem problemas, pois conheço os equipos (pensei que fosse opinião sobre as novas Sony, que nunca usei...).

Em resumo, eu deixei as NEX porque as lentes na época eram raríssimas de encontrar por aqui, muito mais caras do que as equivalentes Canon e Nikon  (como vc bem sabe...) e, embora as câmeras fossem levíssimas, as lentes não eram. Assim, peso por peso, eu preferi usar m4/3 e FF. Sony só tenho mesmo a minúscula RX100, que vai no bolso do jeans...  :)

Valeu!

Agora sobre M4/3, aqui se acham lentes pra esse sistema com maior facilidade?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2016, 17:04:01
...Agora sobre M4/3, aqui se acham lentes pra esse sistema com maior facilidade?

Não com facilidade, mas em poucos meses vc compra tudo no ML, pois tem muita gente que passa para Fuji ou outras marcas e se desfaz de seus equipos. Por exemplo, desde dezembro passado eu comprei todas as lentes Panasonic que queria por preços excelentes no Mercado Livre (12-35/2.8, 7-14/4, 45-150), e também vendi lá minhas lentes Olympus compradas nos EUA... Aqui mesmo no fórum tem uma excelente 7-14 Panasonic por preço fantástico...  :ok:
« Última modificação: 02 de Julho de 2016, 17:04:53 por efilho »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2016, 18:40:08
Olá,

Comprei a Panasonic GX-85 e pensei em colocar aqui minhas impressões, à medida que a uso, para tentar ajudar quem procura uma câmera m4/3 como essa.

Testes e impressões de ergonomia dependem de quem os faz ou usa, portanto tudo aqui é prático e pessoal...

Ergonomia:
A câmera é realmente pesada e, embora os números não a coloquem muito mais "densa" do que a E-M10 e a G7, "parece" pesar quase o dobro, talvez pela pegada... Ela parece uma E-M10 sem a "corcova", lembra muito minha (ex-) Sony NEX-6. Quem usou esta câmera ou a GX-7, estará à vontade com a GX-85. A pegada não é lá essas coisas, mas como uso sempre carregando pela lente, não comprei grip para ela...

Em uso:
Com a lente kit, a 12-32 panqueca, ela cabe no bolso do casaco. Embora elogiada pela qualidade, essa lente não tem anel de foco e assim não a uso. Nada de menu para acertar foco manual... Faz tudo que as demais m4/3 de última geração fazem (estabilidade 5 eixos ou 6 com lentes Panasonic etc.). O sistema de estabilização interno em 5 eixos e 6 com determinadas lentes Panasonic, aliados ao autofoco excelente com lentes do sistema (mesmo as Olympus), tornam essa câmera um excelente investimento.

Entretanto, o grande diferencial para o sistema m4/3, em minha opinião, é o mecanismo do obturador: no modo mecânico parece o eletrônico com volume no ajuste mais baixo. Isso significa que "shutter shock" é coisa do passado, importante para quem usa m4/3...

As imagens são padrão m4/3, nada a comentar além do usual. A Panasonic "colou" na Olympus na estabilização e foi além, com o 4k e o AF melhorado.  :ok:




Quando peguei ela na mão em Londres, não achei tão pesada assim - talvez por estar andando com a E-M5 II que é bem mais pesada que ela. Achei ok.

E parei de resistir e amanhã estou encomendando uma na Amazon pro meu pai trazer, hehehehe. Na dúvida se sigo na minha tradição de prateadas ou se dessa vez pego uma preta.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2016, 18:51:39
...Na dúvida se sigo na minha tradição de prateadas ou se dessa vez pego uma preta.

Você que vai a shows com ela, realmente a com acabamento "saia e blusa" prateado dá a impressão de câmera bem amadora, portanto chamando menos a atenção. Entretanto, eu detesto esse acabamento por causa da facilidade de riscar e desgastar o prateado nesse "tira e bota" na bolsa. Como estou sempre fazendo upgrade de equipo, é importante manter a boa aparência do material. Só isso mesmo... E a preta chama menos atenção ainda...  :)

Quanto ao peso, ela tem apenas mais 30 gramas do que a G7, e parece pesar umas 150 a mais. Tudo é a pegada e o material: a GX-85 é metálica como as Olympus, a G7 totalmente plástico...  :)



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2016, 21:24:30
E a G7 e E-M10? Qual delas irão para os classificados?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2016, 23:35:35
E a G7 e E-M10? Qual delas irão para os classificados?

Por enquanto acho que vai a G7 mesmo, Souto, pois ficou sobrando total: para backup prefiro a E-M10, que é menorzinha e está valendo muito pouco atualmente... Melhor guardá-la para o caso de a nova pifar... :(
« Última modificação: 02 de Julho de 2016, 23:37:33 por efilho »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2016, 09:42:12
Muito legal Edric!

Sosa, tive Nex e acho m43 muito melhor! Nex eh muito caro e parece um gameboy para mexer. M43 tem lentes de verdade (tem todas as fixas clássicas por ex), não custam um rim cada lente e as câmeras não parecem um eletrônico.  :)
« Última modificação: 03 de Julho de 2016, 09:42:32 por Kokimoto »
D600 - E-M10


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2016, 12:52:38
Muito legal Edric!

Sosa, tive Nex e acho m43 muito melhor! Nex eh muito caro e parece um gameboy para mexer. M43 tem lentes de verdade (tem todas as fixas clássicas por ex), não custam um rim cada lente e as câmeras não parecem um eletrônico.  :)

Legal ! Essas coisas que preciso ouvir! Até hoje não investi no sistema por causa do preço absurdo das lentes!

Cheguei a cogitar migrar pra A7 II e A6000 e desisti pois o investimento seria abissal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk