Autor Tópico: Impressões sobre a Panasonic GX-85  (Lida 14960 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 03 de Julho de 2016, 13:53:48
Cheguei a cogitar migrar pra A7 II e A6000 e desisti pois o investimento seria abissal...

Uma zoom 24-70 f/2.8 para DSLR FF custa em torno de $1700, no m4/3 cerca de $800, na Fuji $1200 e na Sony FF $2200, preços EUA sem impostos. O m4/3 custa, em minha opinião, um preço compatível com as limitações do formato. Para uso amador, essas limitações podem ser completamente irrelevantes, e aí o dinheiro investido nessas coisas é mais razoável...  :)


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 04 de Julho de 2016, 10:40:52
Você que vai a shows com ela, realmente a com acabamento "saia e blusa" prateado dá a impressão de câmera bem amadora, portanto chamando menos a atenção. Entretanto, eu detesto esse acabamento por causa da facilidade de riscar e desgastar o prateado nesse "tira e bota" na bolsa. Como estou sempre fazendo upgrade de equipo, é importante manter a boa aparência do material. Só isso mesmo... E a preta chama menos atenção ainda...  :)

Quanto ao peso, ela tem apenas mais 30 gramas do que a G7, e parece pesar umas 150 a mais. Tudo é a pegada e o material: a GX-85 é metálica como as Olympus, a G7 totalmente plástico...  :)

Acabei pegando a prata por esse fator de "câmera barata" (ajuda muito a entrar em show) e por ficar melhor com algumas lentes prata que tenho, hehehe. No fundo, a GX85 não é exatamente uma câmera linda mesmo - a versão japonesa prata ficou melhor. Mas os painéis dela são metálicos? Quando peguei na mão em Londres achei que ela era toda em plástico (mas pode ter sido só impressão pelo grip agora ser plástico).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 04 de Julho de 2016, 11:48:14
Mas os painéis dela são metálicos?

Não, mas é um plástico tipo minha E-M10, embora diferente do que o usado na G7. A G7 é bem plástico mesmo, acho que uma das razões de não ter emplacado bem.

Continuando as impressões:

O EVF "rasgando cor" é costume mesmo, pois não percebo mais o efeito, que acontece se vc grudar o olho no EVF e ficar balançando a câmera para lá e para cá: surge um brevíssimo "fantasma" colorido em algumas bordas no quadro, mas somem imediatamente se o "panning" for normal.

As diferenças notáveis entre as demais câmeras que usei são a estabilização, o autofoco e o obturador superleve, não apenas silencioso. Vc "sente" o impacto do obturador da G7 e da E-M10, mas a GX-85 este é mínimo. Isso faz com que eu esteja obtendo fotos muito nítidas com velocidade de obturador bem baixas, sem os potenciais problemas do obturador eletrônico.

A velocidade e a exatidão do foco da GX-85 também são notavelmente (para mim...) melhores do que na E-M10, nem tanto em relação à G7. Foco sob baixa luz ela desbunda as outras... Recursos de foco são ótimos, como o ajuste do Peaking em sensibilidade e cor, o método AF Pinpoint abrindo uma "picture in picture" ampliada com o cursor de foco no centro com "ajuste fino manual" diretamente no anel de foco da lente. Tudo para o foco dar certo.

A imagem é "m4/3 sensor manjado de 16Mp", portanto os recursos para obter a imagem é que realmente diferenciam essas câmeras. Não vi nada de diferente, ao contrário, o JPEG da Olympus continua mais bonito, em minha opinião.

Não experimentei em foco de coisas se mexendo rápido...

A G7 ganha em usabilidade "direto ao tirar da caixa", entretanto: levinha, "jeitão" de GH4, o grip torna confortável o uso até com a 100-300 acoplada, o acesso a foco auto/manual e disparo contínuo é direto em diais, coisa que na GX-85 ou na E-M10 vc já tem que ir em botão associado a menu. A G7 ficou a câmera para quem filma e/ou só usa lente com estabilização ou tripé. Mas aí o sujeito pega logo a DSLR e não vai se limitar a mirrorless, eu acho...  :ok:
« Última modificação: 04 de Julho de 2016, 11:50:13 por efilho »


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #18 Online: 09 de Julho de 2016, 20:34:46
Estou muito tentado a comprar essa Panasonic, especialmente por conta do video 4k.

Adoro a minha E-M5II, mas acho que vou ficar com as duas e depois vendo a que gostar menos.

A estabilização com lentes sem OIS é boa?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Julho de 2016, 21:54:18
Sim, tem vários testes na Internet...


romasport13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2016, 00:07:29
Não, mas é um plástico tipo minha E-M10, embora diferente do que o usado na G7. A G7 é bem plástico mesmo, acho que uma das razões de não ter emplacado bem.

Continuando as impressões:

O EVF "rasgando cor" é costume mesmo, pois não percebo mais o efeito, que acontece se vc grudar o olho no EVF e ficar balançando a câmera para lá e para cá: surge um brevíssimo "fantasma" colorido em algumas bordas no quadro, mas somem imediatamente se o "panning" for normal.

As diferenças notáveis entre as demais câmeras que usei são a estabilização, o autofoco e o obturador superleve, não apenas silencioso. Vc "sente" o impacto do obturador da G7 e da E-M10, mas a GX-85 este é mínimo. Isso faz com que eu esteja obtendo fotos muito nítidas com velocidade de obturador bem baixas, sem os potenciais problemas do obturador eletrônico.

A velocidade e a exatidão do foco da GX-85 também são notavelmente (para mim...) melhores do que na E-M10, nem tanto em relação à G7. Foco sob baixa luz ela desbunda as outras... Recursos de foco são ótimos, como o ajuste do Peaking em sensibilidade e cor, o método AF Pinpoint abrindo uma "picture in picture" ampliada com o cursor de foco no centro com "ajuste fino manual" diretamente no anel de foco da lente. Tudo para o foco dar certo.

A imagem é "m4/3 sensor manjado de 16Mp", portanto os recursos para obter a imagem é que realmente diferenciam essas câmeras. Não vi nada de diferente, ao contrário, o JPEG da Olympus continua mais bonito, em minha opinião.

Não experimentei em foco de coisas se mexendo rápido...

A G7 ganha em usabilidade "direto ao tirar da caixa", entretanto: levinha, "jeitão" de GH4, o grip torna confortável o uso até com a 100-300 acoplada, o acesso a foco auto/manual e disparo contínuo é direto em diais, coisa que na GX-85 ou na E-M10 vc já tem que ir em botão associado a menu. A G7 ficou a câmera para quem filma e/ou só usa lente com estabilização ou tripé. Mas aí o sujeito pega logo a DSLR e não vai se limitar a mirrorless, eu acho...  :ok:

Por isso mesmo eu ainda estou pensando em trocar minha G5 pela G7. Acho que a pegada vai ser bem melhor... Eu ainda consigo aproveitar as duas baterias extras originais que tenho da G5. IBIS, para foto, não é imprescindível pra mim. Tiro muitas fotos das crianças e outras coisas em movimento... Agora não sei como seria o IBIS para filmagem em 4K... Tenho a 12-35 e acho muito boa a estabilização da lente em 1080p para meu estilo de vídeo.

Uma curiosidade Edric, como ficou o equilíbrio da câmera com a 12-35? Curto muito ela com a G5. Acho que com a G7 vai ficar show. Com a GX85 não me pareceu tão balanceada. Talvez seja só impressão...


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2016, 00:24:18
.... como ficou o equilíbrio da câmera com a 12-35? Curto muito ela com a G5. Acho que com a G7 vai ficar show. Com a GX85 não me pareceu tão balanceada. Talvez seja só impressão...

Não é impressão: a G7 é muito mais adequada para lentes relativamente pesadas. A pegada é excelente, o visor é maior e melhor, tem entrada de microfone, painel monitor totalmente articulado... Para quem faz vídeo e o OIS da lente satisfaz, é uma mini-GH4 sem as modalidades mais sofisticadas desta, e a 12-35 fica bem por causa do grip.  :ok:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 13 de Julho de 2016, 13:54:37
Curioso para ver a performance de fotos em low light (que pra mim é muito importante), após ver esse vídeo: para vídeo em low light, aparentemente, ela destroça a GH4 (e tem menos crop):

https://player.vimeo.com/video/174443623

Aliás, uma correção sobre o que eu falei (e que segue sendo uma conclusão minha): apesar de ser de 16mp, o sensor da GX85 deve ser sim um modelo novo, o Sony IMX159 que apareceu na mesma listagem que o de 20mp (IMX269) apareceu. Isso explica as diferenças em performance.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Julho de 2016, 14:17:37
Eu não postei mais nada pq acho que assunto está mais do que esgotado nos sites e no YouTube: em resumo, é a melhor câmera não-FF que já tive. Muito compacta, superfácil de ajustar os recursos, imagem excelente (para m4/3), estabilização perfeita (para mim...), uma jóia de câmera... Depois de usar Fuji (XT-1, X Pro 1, X100s), Olympus (E-PL5, E-M10), Sony (NEX C3, NEX-6, RX100 mk3 e mk4), Canon (T41, 70D), Panasonic (GH2, G7), ela substitui todas estas com vantagem em meu uso...

Só não consegue chegar perto da Nikon D750, obviamente, mas não é a proposta do equipamento.  :ok:
« Última modificação: 13 de Julho de 2016, 14:22:52 por efilho »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 13 de Julho de 2016, 15:57:35
Assim que a minha chegar, eu dou uma explorada na parte de vídeo por aqui (mas vai demorar um pouco).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #25 Online: 14 de Julho de 2016, 09:45:33
É possível encontrar essa Panasonic GX85 no Brasil?
5DIV - 35LII - 85L IS


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 14 de Julho de 2016, 09:48:53
É possível encontrar essa Panasonic GX85 no Brasil?

A Panasonic e a Olympus não têm esses produtos à venda no mercado brasileiro, portanto somente importando ou comprando lá fora, ou procurando em sites como o Mercado Livre, onde costumam aparecer de seis meses a um ano depois de lançados.
« Última modificação: 14 de Julho de 2016, 09:50:42 por efilho »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 14 de Julho de 2016, 10:23:26
Eu não postei mais nada pq acho que assunto está mais do que esgotado nos sites e no YouTube: em resumo, é a melhor câmera não-FF que já tive. Muito compacta, superfácil de ajustar os recursos, imagem excelente (para m4/3), estabilização perfeita (para mim...), uma jóia de câmera... Depois de usar Fuji (XT-1, X Pro 1, X100s), Olympus (E-PL5, E-M10), Sony (NEX C3, NEX-6, RX100 mk3 e mk4), Canon (T41, 70D), Panasonic (GH2, G7), ela substitui todas estas com vantagem em meu uso...

Só não consegue chegar perto da Nikon D750, obviamente, mas não é a proposta do equipamento.  :ok:


Impressionante!


Uma X-T1 não chegaria aos pés da D750 na sua opinião ?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 14 de Julho de 2016, 14:25:29
Uma X-T1 não chegaria aos pés da D750 na sua opinião ?

São câmeras diferentes, nenhuma é "melhor" do que a outra, pelo menos em minha opinião de usuário. Entretanto, o fato de eu manter a D750 e ter vendido as Fuji já mostra minha opinião a respeito...  :)

Como o Souto já falou aqui em outro post, eu particularmente descartei qq APS-C: não é tão compacto como o m4/3 e a imagem não é tão melhor do que este ou tão boa quanto o FF.  Mas as opiniões divergem, como deve ser... :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 14 de Julho de 2016, 14:27:44
São câmeras diferentes, nenhuma é "melhor" do que a outra, pelo menos em minha opinião de usuário. Entretanto, o fato de eu manter a D750 e ter vendido as Fuji já mostra minha opinião a respeito...  :)

Como o Souto já falou aqui em outro post, eu particularmente descartei qq APS-C: não é tão compacto como o m4/3 e a imagem não é tão melhor do que este ou tão boa quanto o FF.  Mas as opiniões divergem, como deve ser... :ok:

Entendo, discussões legais, estou tentando formar uma opinião sem ter tido outros sistemas além do APS-C e sem querer passar por esse aprendizado todo gastando dinheiro.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 14 de Julho de 2016, 14:28:08 por cfcsosa »