Autor Tópico: Impressões sobre a Panasonic GX-85  (Lida 14957 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 14 de Julho de 2016, 14:31:48
Além disso, se pensarmos que as APS-C podem ser bastante compactas...



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 14 de Julho de 2016, 14:37:43
...sem querer passar por esse aprendizado todo gastando dinheiro....

Não faça isso!!!! Forme sua opinião usando a experiência dos outros, senão haja $$$$  :ok:

O lance das APS-C é o corpo compacto, mas as lentes não tem jeito: são bem maiores do que a m4/3 e não tão menores quanto as FF...  :)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 14 de Julho de 2016, 14:39:06
Não faça isso!!!! Forme sua opinião usando a experiência dos outros, senão haja $$$$  :ok:

O lance das APS-C é o corpo compacto, mas as lentes não tem jeito: são bem maiores do que a m4/3 e não tão menores quanto as FF...  :)

Sim, exatamente o que não quero fazer! Mas formar opinião apenas lendo é complicado!


romasport13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #33 Online: 14 de Julho de 2016, 14:45:03
O único problema que vejo na GX85 ainda é o preço.

Eu estava até dois dias atrás estudando qual câmera iria substituir a minha G5 e estava entre ela e a G7 (apesar da GX85 ser realmente melhor, achava que a G7 já me atenderia por um preço menor).

Terminei comprando uma GX8 por U$703 agora no dia 12, nova (open-box), com garantia da Panasonic por 3 anos, e uma série de outros "brindes" (inclusive 2 cartões de 64GB, com os requisitos para gravação em 4K).

Sei que a GX85 tem algumas vantagens em relação a GX8, mas tem vários outros aspectos que a GX8 é melhor... os preços estão ficando muito próximos, IMHO...


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 14 de Julho de 2016, 14:46:45
Sim, exatamente o que não quero fazer! Mas formar opinião apenas lendo é complicado!

Então compre uma m4/3 com excelente imagem e boa "vendabilidade" e experimente para ver se gosta... Acho que tem uma clássica (e excelente) E-M5 aqui. Tem a minha G7 também, mas ela não tem estabilização no corpo, e é mais voltada para vídeo (4k, entrada MIC etc.).  :)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 14 de Julho de 2016, 14:50:47
Então compre uma m4/3 com excelente imagem e boa "vendabilidade" e experimente para ver se gosta... Acho que tem uma clássica (e excelente) E-M5 aqui. Tem a minha G7 também, mas ela não tem estabilização no corpo, e é mais voltada para vídeo (4k, entrada MIC etc.).  :)

Os preços nos classificados do fórum andam surreais, me motiva a esperar um mês e trazer uma de fora com lentes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 14 de Julho de 2016, 18:06:52
O único problema que vejo na GX85 ainda é o preço.

Eu estava até dois dias atrás estudando qual câmera iria substituir a minha G5 e estava entre ela e a G7 (apesar da GX85 ser realmente melhor, achava que a G7 já me atenderia por um preço menor).

Terminei comprando uma GX8 por U$703 agora no dia 12, nova (open-box), com garantia da Panasonic por 3 anos, e uma série de outros "brindes" (inclusive 2 cartões de 64GB, com os requisitos para gravação em 4K).

Sei que a GX85 tem algumas vantagens em relação a GX8, mas tem vários outros aspectos que a GX8 é melhor... os preços estão ficando muito próximos, IMHO...

GX8 é uma câmera muito boa também - e se você pretende usar com lentes com OIS, é tão adequada para vídeo quanto a GX85; até mais, para certas utilizações.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #37 Online: 16 de Julho de 2016, 18:46:19
Legal essa história da "Vendabilidade"

Porque dependendo do que se compra.
Não consegue vender fácil mesmo e o dinheiro fica empatado.

Pretendo comprar uma dessas e uma D750 com uma 85mm 1.8G

Acho essa câmera cara... prá falar a verdade eu acho câmera em geral muitoooooo cara!
E quando começo a comparar com outros eletrônicos a comparação fica mais bizarra.

Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 02 de Agosto de 2016, 07:50:11
Atualizando o tópico, acabei de voltar de uma semana visitando à região das cidades históricas de Minas, circuito das grutas (Maquiné e Rei do Mato) e Instituto Inhotim em Brumadinho, e eis um resumo de minhas impressões (ainda estou selecionando fotos e vídeo) de uso da GX-85 com as 12-32 kit, 7-14/4 e 12-35/2.8, todas Panasonic:

- lentes: usei praticamente só a 7-14 para paisagens, edificações (monumentos, igrejas,obras de arte) e interiores (caverna GA é fundamental), quase nada da 12-35/2.8. A 12-32 panqueca kit foi ótima qdo havia necessidade do flash para "fill", pois os corpos da 7-14 e da 12-35/2.8 provocavam "sombra" devido à proximidade do flash embutido. A 7-14 exige um crop nas cenas, pois as laterais realmente deixam a desejar, a  "gravidade" disso dependendo do ângulo de inclinação da lente;  ;)

-estabilização: os vídeos (4k ou HD) com a GX-85 foram excelentemente estabilizados. Os carrinhos em Inhotim balançavam bastante e a câmera minimizou esses movimentos de forma impressionante (para eu que nunca fiz vídeo com a E-M5/II, pelo menos...). Claro que o uso da GA ajudou a minimizar o movimento também... Em foto, as imagens "travavam" de forma realmente impressionante. Eu acho que o sistema deve estar próximo do obtido na Oly E-M5 mk2...  :ok:

-como todas as mirrorless, em minha opinião, verificar o efeito provocado pela super ou subexposição imediatamente no visor, antes de fazer a foto e após o disparo, fazem enorme diferença no uso em comparação com a D750 (ou qq outra DSLR). Os recursos de histograma e zebra foram fundamentais para não ter que ficar virando câmera para baixo para ver como ficou no display... Ajustando o "review" (apresentação no EVF da foto que acabou de ser feita) no tempo mínimo permite ter tranquilidade com o que acabou de ser realizado. Zero "chimping"...  :)

Como não tinha "bicho correndo ou voando", não senti a mínima falta da DSLR, mas se fosse o caso eu não teria muita segurança com a m4/3. A diferença de peso e volume nessas andanças é muito grande, e fazer esse passeio com uma GA para full-frame seria meio complicado (e caro)...  :ok:

Nesse passeio, a maioria dos turistas estavam com DSLRs (Nik 3x00, Canon Txx), mirrorless só vi Sony (NEX 6 ou Alpha alguma coisa) pretinha com kit panqueca (16-50). Um ou outro com MkIII e 70-200/2.8 Canon...      :)
« Última modificação: 02 de Agosto de 2016, 07:56:59 por efilho »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 03 de Agosto de 2016, 10:47:19
Vale a pena ver este vídeo comparativo entre a GX-80 e as BMPCC e A6300:

https://youtu.be/ChPan4CbWgM


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 03 de Agosto de 2016, 11:15:56
Estou doido pra ver as fotossss!!! Seria legal vê-las sem edição pra ir tendo uma idéia da qualidade das lentes e da qualidade da imagem ofertada pela câmera.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 03 de Agosto de 2016, 17:58:54
Estou doido pra ver as fotossss!!! Seria legal vê-las sem edição pra ir tendo uma idéia da qualidade das lentes e da qualidade da imagem ofertada pela câmera.

A melhor maneira de fazer isso é ir nos sites de análises onde vc pode baixar todas as que desejar, sem tratamento:

https://www.dpreview.com/reviews/panasonic-lumix-dmc-gx85-gx80/9         

http://www.imaging-resource.com/PRODS/panasonic-gx85/panasonic-gx85GALLERY.HTM     

A qualidade das lentes, em minha opinião hoje em dia, para uso amador, é muito satisfatória para ampliações até A3+, dentro de suas categorias: muito boa nas linhas consumidor, melhor nas linhas Pro etc. Para mim, as linhas Pro (caras...) só têm de vantagem a abertura maior, pois não amplio muito...  :ok:

De qq forma os JPEGs são excelentes, e eu só uso o RAW (JPEG + RAW) qdo eu vario intensidade e começa a aparecer "banding" nas cores, coisa que no RAW vc pode mexer mais ou menos à vontade.     :)
« Última modificação: 03 de Agosto de 2016, 18:05:38 por efilho »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 05 de Agosto de 2016, 13:19:41
Mais uma constatação para quem faz macro com vários flashes comandados pela câmera: ao contrário da G7, o flash integrado da GX-85 não funciona como "comando" para disparo de flashes remotos. Assim, é necessário instalar um flash dedicado na sapata... >:(

Se a G7 tivesse a estabilização no corpo da GX-85, era uma campeã...  :(


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #43 Online: 05 de Agosto de 2016, 17:44:32
Mais uma constatação para quem faz macro com vários flashes comandados pela câmera: ao contrário da G7, o flash integrado da GX-85 não funciona como "comando" para disparo de flashes remotos. Assim, é necessário instalar um flash dedicado na sapata... >:(

Se a G7 tivesse a estabilização no corpo da GX-85, era uma campeã...  :(

Não dá para colocar o flash fraco para acionar outro flash pelo sensor de luz?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 06 de Agosto de 2016, 10:35:39
Não dá para colocar o flash fraco para acionar outro flash pelo sensor de luz?

Não usando o sistema TTL da Panasonic/Olympus, infelizmente.  :(