Autor Tópico: AFC-ON + foco cravado = iniciante feliz!  (Lida 9483 vezes)

Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #30 Online: 08 de Julho de 2016, 18:05:41
O foco fica independente... o disparador não atua mais no AF.
Com isso você pode usar o modo de foco contínuo(que é muito mais preciso) o tempo todo.

Já faz uns 3 anos que venho usando e recomendando esse modo... une a precisão do AF-C com a praticidade de poder travar o foco sem mudar nada nas configurações(como se fosse um modo simples integrado). Se o assunto estiver em movimento você deixa pressionado e caso ele pare, para reenquadrar você solta o botão que funciona como o modo simples.

Ah... tem desvantagens também.
Este método consome mais bateria pois o motor fica trabalhando por muito mais tempo... e caso esteja escuro, a luz auxiliar de AF não funciona... mas aí basta você voltar para o AF-s.

Obrigado pela resposta!

Vou tentar usar qualquer hora!
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #31 Online: 08 de Julho de 2016, 19:12:34
Quem me conhece sabe que uso e abuso do f1.4... não importa a situação,  se tem movimento ou não,  criança ou adulto... fotografo usando 1.4~1.8 sem dó e não tenho problemas com precisão de AF.
A tempos atrás eu sofria com isso... vivia alterando valores no micro ajuste, chegava a perder mais de 30% das fotos por erro de foco mas depois que mudei para o af-c usando o botão af-on,  tudo ficou muito fácil e hoje felizmente o foco não é mais um problema,  até esqueço dele quando estou tratando.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 08 de Julho de 2016, 19:42:23
Quem me conhece sabe que uso e abuso do f1.4... não importa a situação,  se tem movimento ou não,  criança ou adulto... fotografo usando 1.4~1.8 sem dó e não tenho problemas com precisão de AF.
A tempos atrás eu sofria com isso... vivia alterando valores no micro ajuste, chegava a perder mais de 30% das fotos por erro de foco mas depois que mudei para o af-c usando o botão af-on,  tudo ficou muito fácil e hoje felizmente o foco não é mais um problema,  até esqueço dele quando estou tratando.

Você usa AF-C com 9 pontos de foco?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #33 Online: 08 de Julho de 2016, 22:46:28
Eu vario entre D9 e D21... pra mim é o que tem de melhor dentre todos os modos disponíveis(ainda não testei o group das novas Nikon.. dizem ser muito bom).

Eu tenho várias sequências em f1.4 como esta:



Modelos caminhando, DOF ultra raso e foco sempre cravadinho... nesta em específico eu tive três com leve back focus, mas tinha uma neblina bem forte na hora que dificultou o trabalho do sensor de AF.
« Última modificação: 08 de Julho de 2016, 22:48:30 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 08 de Julho de 2016, 23:02:23
Eu vario entre D9 e D21... pra mim é o que tem de melhor dentre todos os modos disponíveis(ainda não testei o group das novas Nikon.. dizem ser muito bom).

Eu tenho várias sequências em f1.4 como esta:



Modelos caminhando, DOF ultra raso e foco sempre cravadinho... nesta em específico eu tive três com leve back focus, mas tinha uma neblina bem forte na hora que dificultou o trabalho do sensor de AF.

Show demais! Vou olhar no computador!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #35 Online: 09 de Julho de 2016, 09:39:40
Eu vario entre D9 e D21...

Bosa, você deixa a seleção do ponto em automático?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 09 de Julho de 2016, 09:51:58
Bosa, você deixa a seleção do ponto em automático?

Não, atualmente eu uso o 3D focus e AF-C com AF-ON.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #37 Online: 09 de Julho de 2016, 11:10:07
Bosa, você deixa a seleção do ponto em automático?

Eu faço manualmente... não sou fã de automatismo nesse caso pois exige mais processamento.
Eu gosto de escolher o ponto e deixar a câmera apenas com o trabalho de manter aquela área em foco... tenho mais eficiência dessa forma... nada de seleção automática ou 3D.
Eu cheguei a usar o auto nessa mesma sessão mas perdi muitos clicks na sequência que testei.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #38 Online: 09 de Julho de 2016, 16:03:16
Show hein, fotos top!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #39 Online: 11 de Julho de 2016, 11:29:43
Eu faço manualmente... não sou fã de automatismo nesse caso pois exige mais processamento.
Eu gosto de escolher o ponto e deixar a câmera apenas com o trabalho de manter aquela área em foco... tenho mais eficiência dessa forma... nada de seleção automática ou 3D.
Eu cheguei a usar o auto nessa mesma sessão mas perdi muitos clicks na sequência que testei.

Bosa, pode me explicar melhor essa sua técnica?? Confesso que esse fds tentei algumas fotos em 1.8 e praticamente errei o foco em todas rsrs somente consegui um resultado aceitável a partir de 2.8 ... Em 1.8 parece que o foco sempre ficava no brinco da modelo, mas eu sempre mirava nos olhos... estava usando uma D5500 + 50 1.8G ...
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #40 Online: 11 de Julho de 2016, 13:37:39
posilvano, se é recorrente você focar no olho e o foco sair no brinco da modelo pode ser um problema de back focusing, e não sei se a D5xxx tem opção de micro ajuste de foco  :ponder:


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #41 Online: 11 de Julho de 2016, 19:15:14
Então, não tem muita técnica, apenas coloco o foco em AF-C no modo D9(isso na D600) e D21(na D800E)... o resto fica por mim.

Eu com tempo passei a compreender como funciona o sistema de foco por fase... funciona quase como aqueles micro prisma das câmeras antigas... com isso, quanto mais definidas forem as linhas do objeto a ser focado, maiores serão as suas chances de acerto.
Eu nem sempre uso os olhos pra focar... as vezes a pessoa está usando um colar escuro em cima de uma blusa branca ou pele clara... percebo que está mais ou menos na linha dos olhos e acabo usando ele. Isso também vale para ternos, blusas xadrez, listradas ou com alguma estampa bem marcada... qualquer coisa que esteja na mesma linha de onde quero focar e que seja bem contrastada.

Em fotografias que uso a 70-200 f2.8 por exemplo, sem exageros, eu não erro uma se quer! Lembro da minha primeira cobertura de casamento(não é minha área), que eu por medo de perder foco fiz quase uma dezena de fotografias de cada padrinho nas entradas mas TODAS sem exceção no final saíram perfeitamente focadas usando f2.8... isso que usei uma D600(que muita gente se queixa pelo AF simples que tem) em ambiente com iluminação precária.

Enfim... não tenho muito o que dizer, apenas recomendo o modo de foco contínuo com área dinâmica e prática pra focar com grandes aberturas, logo se pega o jeito. Eu sempre fui fã do look das grandes aberturas, sou acostumado a fotografar crianças em f1.4 e pra mim isso já não é mais um grande desafio, basta se acostumar, entender como funciona o sistema, fazer os devidos ajustes e pronto... o resto é prática.

« Última modificação: 11 de Julho de 2016, 19:17:12 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 11 de Julho de 2016, 19:51:27
Então, não tem muita técnica, apenas coloco o foco em AF-C no modo D9(isso na D600) e D21(na D800E)... o resto fica por mim.

Eu com tempo passei a compreender como funciona o sistema de foco por fase... funciona quase como aqueles micro prisma das câmeras antigas... com isso, quanto mais definidas forem as linhas do objeto a ser focado, maiores serão as suas chances de acerto.
Eu nem sempre uso os olhos pra focar... as vezes a pessoa está usando um colar escuro em cima de uma blusa branca ou pele clara... percebo que está mais ou menos na linha dos olhos e acabo usando ele. Isso também vale para ternos, blusas xadrez, listradas ou com alguma estampa bem marcada... qualquer coisa que esteja na mesma linha de onde quero focar e que seja bem contrastada.

Em fotografias que uso a 70-200 f2.8 por exemplo, sem exageros, eu não erro uma se quer! Lembro da minha primeira cobertura de casamento(não é minha área), que eu por medo de perder foco fiz quase uma dezena de fotografias de cada padrinho nas entradas mas TODAS sem exceção no final saíram perfeitamente focadas usando f2.8... isso que usei uma D600(que muita gente se queixa pelo AF simples que tem) em ambiente com iluminação precária.

Enfim... não tenho muito o que dizer, apenas recomendo o modo de foco contínuo com área dinâmica e prática pra focar com grandes aberturas, logo se pega o jeito. Eu sempre fui fã do look das grandes aberturas, sou acostumado a fotografar crianças em f1.4 e pra mim isso já não é mais um grande desafio, basta se acostumar, entender como funciona o sistema, fazer os devidos ajustes e pronto... o resto é prática.

Apenas uma pergunta: Fiz algumas fotografias nesse fim de semana num aniversario de família e estava muito escuro.

Obviamente o sistema de foco da D5500 falhou bastante quando não havia contraste suficiente e eu perdi essas fotos.

Minha pergunta é: No AF-C 3D eu vejo em qual dos pontos ele focou, mas no D9 e D21 não, então, como saber onde ele está mandando o foco?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #43 Online: 11 de Julho de 2016, 20:44:21
Apenas uma pergunta: Fiz algumas fotografias nesse fim de semana num aniversario de família e estava muito escuro.

Obviamente o sistema de foco da D5500 falhou bastante quando não havia contraste suficiente e eu perdi essas fotos.

Minha pergunta é: No AF-C 3D eu vejo em qual dos pontos ele focou, mas no D9 e D21 não, então, como saber onde ele está mandando o foco?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Nesse modo você seleciona apenas um ponto... visualmente ele é como o modo single point, mas os vizinhos(que depende da quantidade que você seleciona) atuam caso o motivo saia da cobertura dele por alguns instantes.

Pra mim este é o melhor modo... o 3D é legal mas pelo menos comigo mão tem a mesma eficiência como nos modos dinâmicos, onde eu mesmo seleciono o ponto prioritário... os demais trabalham só em caso de descuido momentâneo.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 11 de Julho de 2016, 20:45:43
Nesse modo você seleciona apenas um ponto... visualmente ele é como o modo single point, mas os vizinhos(que depende da quantidade que você seleciona) atuam caso o motivo saia da cobertura dele por alguns instantes.

Pra mim este é o melhor modo... o 3D é legal mas pelo menos comigo mão tem a mesma eficiência como nos modos dinâmicos, onde eu mesmo seleciono o ponto prioritário... os demais trabalham só em caso de descuido momentâneo.

Show! Isso eu não tinha entendido!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk