Autor Tópico: AFC-ON + foco cravado = iniciante feliz!  (Lida 9598 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #45 Online: 11 de Julho de 2016, 23:36:19
Nesse modo você seleciona apenas um ponto... visualmente ele é como o modo single point, mas os vizinhos(que depende da quantidade que você seleciona) atuam caso o motivo saia da cobertura dele por alguns instantes.

Pra mim este é o melhor modo... o 3D é legal mas pelo menos comigo mão tem a mesma eficiência como nos modos dinâmicos, onde eu mesmo seleciono o ponto prioritário... os demais trabalham só em caso de descuido momentâneo.
Show! Isso eu não tinha entendido!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Caramba, eu também não tinha entendido isso, sou meio newbie na Nikon e não foi fácil encontrar essa configuração, eu havia procurado no menu das D7000/ 7100 e não tem, está configuração só está presente no menu superior e acionada pelo botão AF/M

Na Canon, a 7D tinha essa recurso, eu lembrei que usava e lembro que a precisão de foco dela era matadora, mas depois que a vendi acabei esquecendo disso. Fiquei animado com isso, a D7100 erra muito o foco com a Tamron, vou testar esse método e to animado.

Obrigado Bossa.


pliniomls

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
  • Estatístico de Profissão, fotógrafia por hobby.
    • Meu Portfólio
Resposta #46 Online: 14 de Julho de 2016, 12:04:38
Olá, forografo com minha d5300 e desconhecia essa função. Geralmente uso afs com 39 pontos de foco q eu posso escolher. Fiz ontem testes com afc c rastreamento 3d e com 39 pontos. Não tem nem comparação, 39 ganha de lavada, o 3d td hora fica pererecando tentando achar algo p focar. Mas n confio muito na qualidade do botão af-on então continuarei usando o método tradicional de focar c o botão do obturador, deixando este para situações mais específicas onde n tenho tempo de focar sempre é n posso perder o click.
Nikon D5300 | AF-P DX NIKKOR 70-300mm f/4.5-6.3G ED VR | AF-S NiKKOR 50mm f/1.8G | Sigma 17-50mm F/2. Ex Dc Os Hsm

https://500px.com/pliniomls


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #47 Online: 19 de Julho de 2016, 18:35:20
Também não curto muito o foco 3D... refiro os modos dinâmicos mesmo.

Nesse final de semana fiz um freela, bodas de ouro onde na recepção haviam algumas crianças brincando.



Todas em f1.4 com lentes 58mm e 85mm... D9 na D600 e D21 na D800E.
Como estas tem várias outras... era uma situação relativamente complicada de luz também, sob luz fluorescente bem comuns em pavilhões de festa.

Ah... esó pra constar, o primeiro fotógrafo estava usando basicamente uma 6D com uma 35mm art, em f3.5~4.5 e várias vezes teve que pedir pra repetir fotos posadas por erro de foco.
« Última modificação: 19 de Julho de 2016, 18:40:54 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #48 Online: 26 de Julho de 2016, 11:50:07
Na Canon, a 7D tinha essa recurso, eu lembrei que usava e lembro que a precisão de foco dela era matadora, mas depois que a vendi acabei esquecendo disso. Fiquei animado com isso, a D7100 erra muito o foco com a Tamron, vou testar esse método e to animado.

Fiz o teste desse modo de focagem Bosa.

Fiz um ensaio de uma menina de 3 anos e fiz três sequencias de fotos da menina correndo em minha direção com o sistema de pontos auxiliares ativos e fique impressionado, no total deu mais de 40 fotos da menina correndo e absolutamente nenhuma saiu com foco errado, todas cravadas, e com um detalhe usei a 180mm F2.8 D que é uma lente pra lá de lenta para focar.

Excelente!


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #49 Online: 26 de Julho de 2016, 19:46:44
Fiz o teste desse modo de focagem Bosa.

Fiz um ensaio de uma menina de 3 anos e fiz três sequencias de fotos da menina correndo em minha direção com o sistema de pontos auxiliares ativos e fique impressionado, no total deu mais de 40 fotos da menina correndo e absolutamente nenhuma saiu com foco errado, todas cravadas, e com um detalhe usei a 180mm F2.8 D que é uma lente pra lá de lenta para focar.

Excelente!

Cara pode parecer idiota mas eu fico muito feliz quando vejo gente que decide testar e volta pra falar que está feliz com o resultado... bom que curtiu e faça bom uso! :ok:
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.980
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 26 de Julho de 2016, 19:58:26
Cara pode parecer idiota mas eu fico muito feliz quando vejo gente que decide testar e volta pra falar que está feliz com o resultado... bom que curtiu e faça bom uso! :ok:


Então fique feliz mais uma vez pq eu tô usando também... Mas o 39 pontos de foco não funciona tão bem né?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #51 Online: 26 de Julho de 2016, 20:32:55
Também não curto muito o foco 3D... refiro os modos dinâmicos mesmo.

Nesse final de semana fiz um freela, bodas de ouro onde na recepção haviam algumas crianças brincando.



Todas em f1.4 com lentes 58mm e 85mm... D9 na D600 e D21 na D800E.
Como estas tem várias outras... era uma situação relativamente complicada de luz também, sob luz fluorescente bem comuns em pavilhões de festa.

Ah... esó pra constar, o primeiro fotógrafo estava usando basicamente uma 6D com uma 35mm art, em f3.5~4.5 e várias vezes teve que pedir pra repetir fotos posadas por erro de foco.
A 6D tem o ponto central muito bom mas pra usar os pontos laterais ou AF-C ela fica devendo pela simplicidade do sistema de foco.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #52 Online: 26 de Julho de 2016, 20:34:47
Na D700 definitivamente o 3D é muito burro mas o D9 funciona bem.
Em compensação na D800 a inteligência do 3D tracking era estupenda.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.980
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 27 de Julho de 2016, 00:05:52
Pow, acabo de descobrir que eu posso selecionar o ponto de foco usando o touchscreen na D5500 enquanto eu olho no viewfinder.   


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 27 de Julho de 2016, 00:14:48
Fiz o teste desse modo de focagem Bosa.

Fiz um ensaio de uma menina de 3 anos e fiz três sequencias de fotos da menina correndo em minha direção com o sistema de pontos auxiliares ativos e fique impressionado, no total deu mais de 40 fotos da menina correndo e absolutamente nenhuma saiu com foco errado, todas cravadas, e com um detalhe usei a 180mm F2.8 D que é uma lente pra lá de lenta para focar.

Excelente!

Bosa fazendo escola.
 :D


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #55 Online: 27 de Julho de 2016, 18:11:53
kkkkk

Eu lembro como se fosse ontem... a pouco mais de três anos quando comprei minha 70-200 esperando ter uma tele com nitidez exemplar depois do trauma da 70-300.
A lente chegou e nos meus testes acabei me decepcionando pois não era super nítida como esperava... logo percebi que o foco não estava cravando 100%, ficava sempre um pouco atrás do sujeito e eu não percebia.

Eu gastei mais de 1000 clicks só tentando ajustar o foco... ainda lembro da florzinha maldita que eu tentava cravar em 200mm daqui da minha janela. Ela era pequena, uns 5cm e ficava a 15~20m estando no meio de mais duas, sendo uma atrás e outra à frente. Eu focava na do meio e quem saia nítida era a de trás, mesmo com ajuste fino em -20!
Lembro que fiquei muito desanimado na época... estava com um baita equipamento mas o foco simplesmente não saia bom nos 200mm para assuntos distantes, até que eu resolvi usar o AF-C... pqp o ajuste fino ficou em -9 e eu nunca mais me estressei com erro de foco.

Foi a partir disso que passei a usar o AF-ON e ter o foco contínuo em 99% do tempo aqui... perdi a confiança no foco simples e por mais que sejam raros os momentos, eu detesto quando tenho que usa-lo.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #56 Online: 06 de Agosto de 2016, 15:28:06
Cara pode parecer idiota mas eu fico muito feliz quando vejo gente que decide testar e volta pra falar que está feliz com o resultado... bom que curtiu e faça bom uso! :ok:

Mais um relato sobre o D9.

A 180mm F2.8 D não é um exemplo de focagem, quando vc altera pouco a distancia de um objeto já focado em baixa luz (mas não tão baixa), muitas vezes ela vai e volta até o final do curso para refazer o foco, mas usando o D9 ela faz o foco direto, alterando apenas o necessário para a nova focagem.