Autor Tópico: D500 ou D750 ?  (Lida 26817 vezes)

davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #45 Online: 30 de Novembro de 2016, 00:14:48
Em outro tópico eu afirmei que já temos a disposição Mirrorless com performance de DSLR e aí você posta isso. Acho que está bastante claro, hoje só não muda quem não quer, as opções existem.

Que há opções mais ou menos equivalentes entre as DSLRs e as mirrorless eu já sabia, mas encontrar uma equivalência justamente no autofoco, que sempre foi a fraqueza das mirrorless, sobretudo quando comparado à d500 e em condições adversas de iluminação,  isso sim foi uma surpresa pra mim. Esta X-T2 realmente está  animal!

O que me fez sair da Nikon foi o preço alto demais das lentes. Esse é o mesmo motivo que está me fazendo desistir da Sony também, aliado a falta de lentes no mercado local.

Ah, agora entendi. Achei que você mantinha simultaneamente uma d5500 e uma a6000, o que pra mim não fazia sentido, já que elas têm uma IQ praticamente igual, apesar de cada uma ter certas  particularidades inerentes à questão mirrorless X DSLR.

Minhas ressalvas com o sistema da a6000 são as mesmas que as suas.  Entretanto, no meu caso eu ainda acho que vale a pena investir um pouquinho mais nele, pois estou num nível bem inicial ainda e possuo apenas a lente do kit (isso enquanto não chega minha sigma que te falei no outro topico). Mais pra frente, quando eu estiver melhor e consiga justificar investimentos mais pesados, provavelmente eu vou acabar migrando pra Fuji, que me parece ser o sistema mirrorless APSC  mais sério/maduro (com boas lentes a preços justos, inclusive zooms claras). O mercado local vai continuar difícil, mas as opções de lente parecem valer o sacrifício de se trazer de fora.
Pra quem gosta de usar EVF, não liga de carregar baterias extras e acha os custos de sistema full frame salgados demais,  creio ser esta a melhor opção, pelo menos pelo que andei acompanhando nesse último ano. 
« Última modificação: 30 de Novembro de 2016, 00:17:55 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 30 de Novembro de 2016, 00:31:19
Que há opções mais ou menos equivalentes entre as DSLRs e as mirrorless eu já sabia, mas encontrar uma equivalência justamente no autofoco, que sempre foi a fraqueza das mirrorless, sobretudo quando comparado à d500 e em condições adversas de iluminação,  isso sim foi uma surpresa pra mim. Esta X-T2 realmente está  animal!

Ah, agora entendi. Achei que você mantinha simultaneamente uma d5500 e uma a6000, o que pra mim não fazia sentido, já que elas têm uma IQ praticamente igual, apesar de cada uma ter certas  particularidades inerentes à questão mirrorless X DSLR.

Minhas ressalvas com o sistema da a6000 são as mesmas que as suas.  Entretanto, no meu caso eu ainda acho que vale a pena investir um pouquinho mais nele, pois estou num nível bem inicial ainda e possuo apenas a lente do kit (isso enquanto não chega minha sigma que te falei no outro topico). Mais pra frente, quando eu estiver melhor e consiga justificar investimentos mais pesados, provavelmente eu vou acabar migrando pra Fuji, que me parece ser o sistema mirrorless APSC  mais sério/maduro (com boas lentes a preços justos, inclusive zooms claras). O mercado local vai continuar difícil, mas as opções de lente parecem valer o sacrifício de se trazer de fora.
Pra quem gosta de usar EVF, não liga de carregar baterias extras e acha os custos de sistema full frame salgados demais,  creio ser esta a melhor opção, pelo menos pelo que andei acompanhando nesse último ano.


Mas já é possível ter um set legalzinho na Sony.

Mas no mercado nacional realmente HOJE é Fuji.

Eu ainda tenho a D5500 e a Sony a6000, te confesso que gosto de ambas, cada uma tem uma característica distinta e eu poderia dizer que eu estaria bem com qualquer uma delas, meu problema foi esse que te disse e por isso já está à venda a D5500. Gastar 6.000 numa tele ou 4.000 numa GA mediana me desanimaram a continuar na Nikon e pro que eu faço é fundamental uma boa tele e uma boa GA.

A a6000 entrou no meu set depois de eu ter feito uma burrada em vender minha NEX F3 que eu usava com lentes manuais (o Fernando Maues que não leia isso aqui) mas eu me arrependo de ter vendido. Eu ia pra Fuji mas as câmeras só foram baixar de preço muito tempo depois, então, um belo dia andando no Edf. Central aqui no Rio achei uma loja com preço imbatível (preço próximo ao dos EUA), encarei o risco e levei pra casa. Aos poucos consegui 3 lentes: duas sigmas e uma zeiss e estou com esse kit.

Sinceramente? A a6000 já dá um banho em qualquer câmera DSLR APS-C de nível médio na minha opinião, tem tudo que preciso, só não tem lentes no Brasil.

Aí estou na Fuji e estou montando o set com pouco dinheiro pois a Fuji permite ter lentes razoáveis gastando pouco. Irei comprar algo de maior qualidade em termos de vidro quando vender a D5500.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 30 de Novembro de 2016, 00:47:40
Eu não compraria nenhuma delas. Acho a Panasonic GH4 mais jogo no final.


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #48 Online: 30 de Novembro de 2016, 17:43:03
Eu não compraria nenhuma delas. Acho a Panasonic GH4 mais jogo no final.

Se o objetivo principal for filmagem, concordo 100%. Acho que a camera com melhor CxB pra filmagem, principalmente em 4k

Mirroless ainda é uma incognita pra mim, as "vantagens" do sistema não são tantas assim ao meu ver, principalmente quando falam de tamanho e jogam uma 70-200 na lente ou qualquer zoom 2.8 profissional, o peso da camera fica quase igual de uma DSLR. O mais bacana que eu acho é o EVF, de resto, apenas o sistema de foco no olho da Sony que funcionam com algumas lentes que me atrai ao sistema, mas como muitos falaram, o preço ainda é BEM salgado, principalmente no Brasil.

Outra coisa que pode ser vista como bom ou ruim é que a cada ano (praticamente) lança um modelo novo , como por exemplo a seria a6X00 da Sony. Voce compra uma camera nova e 6 meses depois ela ja esta desatualizada...

O sistema Fuji é bem bacana sim, mas uma das melhores aps-c ainda acho a D500 (para fotos)
Fuck Gear


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 09 de Dezembro de 2016, 19:32:01
Após anos de investimento em FX, as empresas empurraram "guela a baixo", equipamentos grandes e pesados à amadores que, agora, se rebelaram e foram à Fuji e as várias Mirrorless.

Acontece que, profissionais de casamentos e esportivos não ficam levando seu equipamento  em trens, onibus e até a pé, como turistas mochileiros.

Vejo que a Nikon acordou, voltou a investir pesado no DX e, por isso, entre as duas, eu fico no DX, com a D500 que pode ser usada tanto turística quanto profissionalmente. Ora com lentes pesadas e ora com lentes leves e portáteis


A D500 é ótima, de fato um sonho pra qualquer um, o problema não é a câmera em si, mas o preço e tamanho das lentes. Mesmo grande, uma  Fuji 100-400 não chega nem perto do tamanho e  peso de uma 150-600 pra nikon e isso sem falar do preço.

a 50-140 também é mais barata e leve que uma 70-200 nikon.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2016, 19:33:16 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 09 de Dezembro de 2016, 20:05:19
As Fuji são excelentes para turismo e certos tipos de jornalismo.

Antes das digitais era comum ver fotografos de guerra e de cotidiano, usando cameras não Reflex. Foi assim em toda a guerra do Vietnã e Coréia.

Eu me lembro que Reflex era claramente estudio e esportes.

Com a entrada do Digital, só haviam compactas e Reflex e, issp "puxou" todos para um padrão desnecessariamente pesado e grande.

Hoje os caras querem uma qualidade até o último pingo do pixel, usando coisas caras, desajeitadas, grandes e pesadas mas, a foto do cara em si, sai mal fotometrada e se perde horas photoshopando...e, mesmo depois de pronta, a foto em si, não vale nada. Ao final, ela é idêntica a milhões de outras que estão na net e vieram do mesmo ponto turístico.

Exatamente, mas depois olha a xpro2 pra você ver o que acha.


Carvalhocks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #51 Online: 09 de Janeiro de 2017, 20:11:22
Ciente de que posso configurar a D750 para lente padrão DX (24x16) 1.5x, isso é como se eu tivesse uma full frame e uma Crop em uma só Camera.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #52 Online: 09 de Janeiro de 2017, 21:11:54
Ciente de que posso configurar a D750 para lente padrão DX (24x16) 1.5x, isso é como se eu tivesse uma full frame e uma Crop em uma só Camera.
Mesma coisa que fazer crop na pós....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 10 de Janeiro de 2017, 10:13:48
Usar lente Crop em FF degrada a imagem, o contrário não.


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #54 Online: 11 de Janeiro de 2017, 12:55:57
Mesma coisa que fazer crop na pós....

Lembrando que uma imagem da D750 cropada para ficar equivalente a D500 cai para 10MP contra 21MP.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #55 Online: 12 de Janeiro de 2017, 01:15:31
Lembrando que uma imagem da D750 cropada para ficar equivalente a D500 cai para 10MP contra 21MP.

e ai se tiver que cortar mais alguma coisa nessa foto já vai ficar um pouco complicado.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2017, 01:15:48 por mbruzzi »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #56 Online: 12 de Janeiro de 2017, 05:11:44
Usar lente Crop em FF degrada a imagem, o contrário não.
Dizer que "degrada a imagem"  não é tecnicamente correto e pode confundir ainda mais os novatos.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #57 Online: 12 de Janeiro de 2017, 11:28:28
e ai se tiver que cortar mais alguma coisa nessa foto já vai ficar um pouco complicado.

Pô, se o cara tem uma foto FX, cortar pra DX e depois quiser cortar mais, é porque errou muito no enquadramento...

De qualquer forma, pra maioria dos usos, eu considero 10 Mp resolução suficiente.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #58 Online: 12 de Janeiro de 2017, 12:14:29
Pô, se o cara tem uma foto FX, cortar pra DX e depois quiser cortar mais, é porque errou muito no enquadramento...

De qualquer forma, pra maioria dos usos, eu considero 10 Mp resolução suficiente.

Acho q o caso seria um pouco diferente, pois a pessoa usaria uma lente DX num corpo FX e ainda for cortaria essa foto na edição.


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #59 Online: 12 de Janeiro de 2017, 14:23:40
Pô, se o cara tem uma foto FX, cortar pra DX e depois quiser cortar mais, é porque errou muito no enquadramento...

De qualquer forma, pra maioria dos usos, eu considero 10 Mp resolução suficiente.

Não necessariamente. 10 MP é para igualar a DX, sem contar o crop que já seria feito.

Em fotografia de vida selvagem você raramente tem alcance suficiente, ou seja, tem que cropar. Se já vai cropar em uma DX vai ter que cropar 1.5x ainda mais na FX.