Autor Tópico: D500 ou D750 ?  (Lida 26690 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 23 de Janeiro de 2017, 08:43:51
Discordo, amigo..
a d750 tem uma enorme diferença...principalmente em latitude, iso, e vel.de af.
e se vc nao acha diferença entre sensores apc-s e ff, nunca viu a recuperaçao dos evs da d750 e d810,sem falr na maior nitidez de imagem tb

Não tem que haver. Mesmo sensor e processador em ambas, teoricamente até a cropada deve se sair melhor já que pega principalmente o miolo de lente FF que seria mais nítida.

Isso tomando como base uma foto usando uma lente 50mm 1.8G.

Já vi por aqui pessoas fazendo vários testes e no fim das contas a resposta é essa aí: Diferença mínima que não compensa o alto custo.

E pelo que andei vendo, se compararmos com a D500 a coisa fica um pouco feia em baixa luz pra D750. Paga-se muito mais no Full Frame por um stop a mais de luz na prática, é claro que a D750 virá com uma série de adições de funcionalidades que a deixam mais cara que a D7200, mas a questão é: Quantas vezes você fotografa em 6400 de ISO (sendo que o ISO em 6400 é aceitável na D7200) e o quão importantes são as adições de tecnologia que a D750 traz e que você não consiga suprir com a D7200 ?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2017, 09:09:38 por cfcsosa »


GUEVARA

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 503
  • Sexo: Masculino
  • guevara
Resposta #91 Online: 23 de Janeiro de 2017, 23:54:57
Não tem que haver. Mesmo sensor e processador em ambas, teoricamente até a cropada deve se sair melhor já que pega principalmente o miolo de lente FF que seria mais nítida.

Isso tomando como base uma foto usando uma lente 50mm 1.8G.

Já vi por aqui pessoas fazendo vários testes e no fim das contas a resposta é essa aí: Diferença mínima que não compensa o alto custo.

E pelo que andei vendo, se compararmos com a D500 a coisa fica um pouco feia em baixa luz pra D750. Paga-se muito mais no Full Frame por um stop a mais de luz na prática, é claro que a D750 virá com uma série de adições de funcionalidades que a deixam mais cara que a D7200, mas a questão é: Quantas vezes você fotografa em 6400 de ISO (sendo que o ISO em 6400 é aceitável na D7200) e o quão importantes são as adições de tecnologia que a D750 traz e que você não consiga suprir com a D7200 ?

em relação a d7200, ha diferença sim...a maior area do sensor, proporciona melhor cor e nitidez,area dinamica....isso influi na fotografia?
influi sim..claro que so perçebemos isso, dependendo do tipo de trabalho que executamos...
ja usei as 2 cameras, e prefiro a d750, principalmente pelo iso alto melhor...




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 24 de Janeiro de 2017, 14:13:08
Olha só gente, mais uma vez, tecnicamente falando, considerando uma mesma geração de lente e sensor, mesmo que com densidades diferentes, um sensor FF sempre vai produzir imagens de maneira diferente de um cropado. Usando uma mesma lente para fotografar, o sensor FF sempre se beneficiará do seu tamanho maior.

No FF entra mais luz, ele recebe a imagem de uma mesma lente com mais detalhes (a imagem vem da lente que tem área de projeção maior, com mais linhas de resolução da lente), e ele recebe mais luz (se a área é maior, entra mais luz), e o FF vai ter mais facilidade para registrar a mesma imagem, e terá melhor resposta ao longo de todos os ISOs, etc e tal... Fisicamente é impossível que isso seja diferente, além é claro de outras diferenças estéticas produzidas pela comprimento focal das lentes.

Não estou julgando aqui a relação custo beneficio, ou se a diferença é grande ou pequena, cada um é dono de sua própria opinião, cada um tem interesses diferentes, e ai fica a cargo de cada um gostar mais de uma ou de outra. O fato é que são diferentes, e eu vejo vantagens na FF.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 24 de Janeiro de 2017, 15:04:54
Olha só gente, mais uma vez, tecnicamente falando, considerando uma mesma geração de lente e sensor, mesmo que com densidades diferentes, um sensor FF sempre vai produzir imagens de maneira diferente de um cropado. Usando uma mesma lente para fotografar, o sensor FF sempre se beneficiará do seu tamanho maior.

No FF entra mais luz, ele recebe a imagem de uma mesma lente com mais detalhes (a imagem vem da lente que tem área de projeção maior, com mais linhas de resolução da lente), e ele recebe mais luz (se a área é maior, entra mais luz), e o FF vai ter mais facilidade para registrar a mesma imagem, e terá melhor resposta ao longo de todos os ISOs, etc e tal... Fisicamente é impossível que isso seja diferente, além é claro de outras diferenças estéticas produzidas pela comprimento focal das lentes.

Não estou julgando aqui a relação custo beneficio, ou se a diferença é grande ou pequena, cada um é dono de sua própria opinião, cada um tem interesses diferentes, e ai fica a cargo de cada um gostar mais de uma ou de outra. O fato é que são diferentes, e eu vejo vantagens na FF.

Fato, e ainda têm gente que teima que não há diferenças visíveis. :doh:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #94 Online: 24 de Janeiro de 2017, 15:05:21
Quando vejo um dizendo "a diferença é mínima" e o outro "a diferença é enorme", me convenço cada vez mais que cada um tem que saber onde o calo lhe aperta. E tomara que não aperte muito, porque "sapato" bom é caro!

A outra opção é sempre ficar com sapato apertado e reclamando.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #95 Online: 24 de Janeiro de 2017, 22:15:16
Fato, e ainda têm gente que teima que não há diferenças visíveis. :doh:
2x

Podem dizer o que for, minhas andanças de sistema me mostraram que com uma boa técnica de execução e tratamento, além de vidros bons, o tamanho do sensor faz a diferença, mesmo um FF antigo ainda dá pau em muita APS-C moderna.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #96 Online: 24 de Janeiro de 2017, 22:38:50
Quando vejo um dizendo "a diferença é mínima" e o outro "a diferença é enorme", me convenço cada vez mais que cada um tem que saber onde o calo lhe aperta. E tomara que não aperte muito, porque "sapato" bom é caro!

A outra opção é sempre ficar com sapato apertado e reclamando.

Concordo. No meio dessa discussão toda, esse é um dos pontos principais: a opinião pessoal, a percepção de cada um.

Para alguns a diferença é mínima, não vale a pena. Ora, seja porque o cara não consegue notar a diferença, ou porque ele só trabalha até ISO 800, no máximo, certamente uma APS-C valerá mais a pena.

Entretanto, para outros a diferença é enorme, e não se resume só ao maldito ISO e o respectivo ruído. Para essas pessoas, por exemplo, pegar só o miolo da lente pode ser algo ruim, pois se joga fora outras características, o que alguns até chamam de "caráter" da lente. Falo de swirly bokeh e vinheta, por exemplo. Além disso, e se eu tiver preferência por fotografar no campo das grandes angulares? E nem me venham falar em Sigma 10-20. Se houver alguma lente DX que seja um clone da 14-24 e outra que seja um clone da 16-35 (ambas Nikkor!), então tudo bem, um contra a menos para o DX (na minha opinião). Se não existir tais lentes, me poupe.

Enfim, se alguém prefere DX a FX, tudo bem, é sua opinião. Mas, por favor, não venha justificar sua opinião como se ela fosse baseada em algo objetivo, porque não é. As nossas escolhas por equipamentos baseiam-se em aspectos subjetivos, mas também podem se basear em aspectos objetivos. E um desses aspectos objetivos é o seguinte: dada uma mesma geração tecnológica, e dada uma mesma resolução (ou aproximada), o sensor FF inevitavelmente será mais eficiente em captar luz devido ao tamanho maior de cada fotodiodo. Isso dará para o sensor maior uma vantagem quanto ao ISO utilizado e sua respectiva quantidade de ruído. Se para determinada pessoa essa vantagem não se justifica no preço cobrado pelo fabricante, então tudo bem, cada um é livre para fazer o que achar melhor. Mas, por favor, não venha dizer que a vantagem não existe, porque ela existe sim.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2017, 22:45:46 por Murilo Rêgo Neto »
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #97 Online: 24 de Janeiro de 2017, 23:12:43
Eu me recuso a entrar em mais uma discussão FF x APS-C. Confesso que acabei me deixando levar também.

O tópico por acaso fui eu quem abriu, mas se descambar pra opiniões muito acaloradas vamos trancar ok?

Já se deixou de falar sobre as características da D500 e da D750 faz algum tempo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2017, 23:59:16 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #98 Online: 24 de Janeiro de 2017, 23:15:50
Agora temos alguns bons subsídios que não existiam na época da abertura do tópico:

https://m.dpreview.com/news/1419516967/nikon-d500-versus-d750-which-one-is-right-for-you

boa leitura!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #99 Online: 25 de Janeiro de 2017, 08:44:54
Ff x Aps-c...  :eek:
Depende do que faz NE....
Uso o que posso. 

Abraco.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #100 Online: 25 de Janeiro de 2017, 10:30:31
Fato, e ainda têm gente que teima que não há diferenças visíveis. :doh:

Enfim, se alguém prefere DX a FX, tudo bem, é sua opinião. Mas, por favor, não venha justificar sua opinião como se ela fosse baseada em algo objetivo, porque não é. As nossas escolhas por equipamentos baseiam-se em aspectos subjetivos, mas também podem se basear em aspectos objetivos. E um desses aspectos objetivos é o seguinte: dada uma mesma geração tecnológica, e dada uma mesma resolução (ou aproximada), o sensor FF inevitavelmente será mais eficiente em captar luz devido ao tamanho maior de cada fotodiodo. Isso dará para o sensor maior uma vantagem quanto ao ISO utilizado e sua respectiva quantidade de ruído. Se para determinada pessoa essa vantagem não se justifica no preço cobrado pelo fabricante, então tudo bem, cada um é livre para fazer o que achar melhor. Mas, por favor, não venha dizer que a vantagem não existe, porque ela existe sim.


Sim, os equipamentos FF ( leia-se sensor, processador e lentes ) são superiores. Não há dúvida, ainda que em alguns comparativos possam existir quase similaridades de resultados ( utilizando uma mesma configuração ).

O que se colocou foi se o preço por essa superioridade vale à pena, dependendo do tipo e uso da foto.

Cada um com a sua loucura.


RAevangelista

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 25 de Janeiro de 2017, 11:18:40
Agora temos alguns bons subsídios que não existiam na época da abertura do tópico:

https://m.dpreview.com/news/1419516967/nikon-d500-versus-d750-which-one-is-right-for-you

boa leitura!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Enfim, vou ler tudo aqui. Obrigado por compartilhar.

Enfim o tópico voltou às origens!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


GUEVARA

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 503
  • Sexo: Masculino
  • guevara
Resposta #102 Online: 25 de Janeiro de 2017, 11:59:40
2x

Podem dizer o que for, minhas andanças de sistema me mostraram que com uma boa técnica de execução e tratamento, além de vidros bons, o tamanho do sensor faz a diferença, mesmo um FF antigo ainda dá pau em muita APS-C moderna.

plenamente de acordo... :ok:
caso a d700, antiga, mas mto boa ainda...


pamplona

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #103 Online: 25 de Janeiro de 2017, 17:28:03
d750 :ok:
nikon d7100, lentes fixas afs 35mm 1.8 dx,afs- 85mm 1.8g, af180mm 2,8d, zoom 18-140mm, 55-200mmvr,flash sb 700


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #104 Online: 31 de Janeiro de 2017, 12:06:35
Não tenho interesse em adquirir ainda nenhum dos dois produtos (não imediatamente é claro), mas como ambas custam o mesmo lá fora (2.000 USD) e eu tenho atualmente lentes DX e tenho começado a me interessar por vídeo, gostaria da opinião dos experts... Qual seria mais indicada?

Pretendo trocar minha câmera ou sistema, infelizmente tenho lido muito sobre Sony, Olympus, Pana e Fuji mas estas não tem a abragência de Nikon e Canon. Meu sonho era uma A7 II. Por tanto, iremos de Nikon mesmo aproveitando o sistema existente, é muito desperdício de dinheiro trocar um sistema todo quando as pessoas não compram tanto assim os produtos usados quando você quer vender. Não é assim como dizem: "dinheiro na mão".


Tirando as polêmicas de lado, penso em aproveitar o movimento e ir pra FF ou aproveitar meu set e ficar em DX e continuar vagarosamente a trocar meu set todo pra FF e só então ir pra FX, mas um corpo mais PRO já se faz necessário aos meus anseios.



Carlos,

Não vou entrar na discussão FX vs DX pq isso é interminável... vou comentar apenas a primeira mensagem do tópico.

Na minha opinião a escolha da câmera depende muito do uso. Como você tem a D5500 que é DX, e como vem se interessando por video, acredito que a D500 seria mais interessante pelo sistema de foco aprimorado e pelo 4k.. por outro lado o sensor da D750 por ser FX já é um benefício. (que fique claro que não sou defensor de DX nem de FX). Enfim como já foi bastante discutido aqui nas páginas anteriores, é muito subjetivo... acredito que com qualquer uma das cameras você estará definitivamente bem servido, tanto para o uso PRO quanto para o amador.

Vi suas fotos no flickr e gostei bastante, principalmente as fotografadas com a Fuji X-T10. Vi que você fotografa com nikon e fuji, parece que não se decidiu (o que curte as duas?) Realmente a revenda da Fuji não é das melhores como nikon e canon, mas acredito que temos que acreditar nos nossos instintos, e ir na que vc curte mais. Como a vó de alguém falou ai: a que vc mais gosta! Fuji X-T20 tá aí lançamento sinistro estão falando super bem. Mas já que vc está em busca de uma Full frame... pelo visto seu long shot  será mesmo a D750, ou que sabe uma D760 né?

PS: estou curtindo as Fujis, tô cogitando até comprar uma X100F para viagens.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2017, 12:08:45 por gruggio »