Autor Tópico: [MACRO] Olho Humano.  (Lida 3803 vezes)

Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Online: 05 de Julho de 2016, 11:16:48

Canon EOS 50D
55-250mm com 50mm invertida
@163mm/ƒ/18/1/250s/ISO 100
Flash disparado lateralmente via rádio.
« Última modificação: 05 de Julho de 2016, 11:17:32 por Rodrigo Pereira »


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2016, 11:32:26
foda!

ficou segurando a lente na mão ou usou algum tipo de adaptador?
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2016, 11:36:16
foda!

ficou segurando a lente na mão ou usou algum tipo de adaptador?

Nessa eu segurei na mão pois foi um único disparo.
Mas quando vou fazer um stacking eu prendo as duas com uma fita isolante.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2016, 11:38:02
Muito legal Rodrigo! Incrível a definição, dá para ver detalhes do olho.  :eek:


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2016, 11:40:10
Muito legal Rodrigo! Incrível a definição, dá para ver detalhes do olho.  :eek:

Obrigado amigo!
Sim, parece café!
O meu olho mesmo (avatar) é muito cheio de detalhes, dá até agonia.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2016, 14:47:17
Vou ver se faço um tutorial esse final de semana.  :assobi:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2016, 14:55:28
Sensacional.

Esses dias mesmo estava vendo um documentário desses no "Discovery" sobre o olho humano, mecanismos, etc... é algo que me intriga muito!

Com relação a foto, nunca cheguei nem perto de um macro para querer opinar, mas consigo notar o quanto é difícil conseguir essa definição e profundidade de campo. A região logo ao lado da pupila está extremamente nítida, e todo o entorno já vai perdendo definição. De qualquer forma, é o tipo de imagem que encanta, com o pouco que se tem de informação...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2016, 15:14:50
Sensacional.

Esses dias mesmo estava vendo um documentário desses no "Discovery" sobre o olho humano, mecanismos, etc... é algo que me intriga muito!

Com relação a foto, nunca cheguei nem perto de um macro para querer opinar, mas consigo notar o quanto é difícil conseguir essa definição e profundidade de campo. A região logo ao lado da pupila está extremamente nítida, e todo o entorno já vai perdendo definição. De qualquer forma, é o tipo de imagem que encanta, com o pouco que se tem de informação...

Eu sou fascinado em Iridologia, então esse assunto me interessa bastante.
Inclusive esse documentário que você menciona já assisti também.
Com esse método que uso, sem lente macro dedicada e extension tubes é um pouco complexo de ser executado mesmo.
Mas tudo que é fácil perde a graça não é mesmo?
É possível fazer stacking até mesmo do olho humano com aqueles tipos de aparadores de oftalmologista e fazer a "gambiarra" com a camera em um tripé e lógico, colaboração de quem ceder os olhos pois terá que deixar o olhar fixo durante alguns segundos.
Dessa maneira teria como ter essa ampliação ou até mais com toda as áreas em foco.
Essa foi apenas um disparo e sem nenhum tipo de mescla.
Nessa foto, com essa perspectiva só pegou aquela área já que o foco é bem crítico nesse nível de zoom.
Agora se os olhos estiverem em posição um pouco mais plana a área de focagem ficaria melhor mesmo com um único disparo.
Exemplo essa foto do meu olho que está no avatar:

Percebe-se que mesmo assim ainda há uma mínima perspectiva e ao lado direito o foco ficou no vítreo.
« Última modificação: 05 de Julho de 2016, 15:16:02 por Rodrigo Pereira »


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2016, 23:43:53


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2016, 23:53:06
Show!!!!  :clap: :clap: :clap:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2016, 10:46:00


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2016, 11:08:54
Essa foto rendeu um ótimo Rate no 500px. 97.1 :shock: :shock: :shock:

« Última modificação: 06 de Julho de 2016, 11:09:20 por Rodrigo Pereira »


gkenji

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #12 Online: 06 de Julho de 2016, 14:11:29
Entrei em contato por mensagem privada com o Rodrigo, perguntando sobre as imagens macro do olho que vi no seu perfil, e sempre tive curiosidade em fazer. Educadamente (as vezes fico assustado como as pessoas respondem no forum) ele me mostrou o post que explicou para outro usuário como fez.

Enfim, testei em casa as técnicas que ele me apontou (55-250mm no corpo, com a 50mm invertida na frente).
Não é uma tarefa fácil ficar segurando a lente, cuidar da iluminação, não tremer, focar, fotometrar e todo o resto..

Como foi a primeira vez que tentei.. os passos que fiz..
1) peguei a 50mm abri ela em F/20 segurei o botão (ao lado da camera) para manter o diafragma fechado e tirei a lente.. (já em modo de foco manual)
2) coloquei a lente na câmera e fiz uma "little gambi" para manter os dois "presos" :doh:
Como tudo é em foco manual, a câmera vai ficar estática, então prendi ela com elastico e palitos de churrasco.


3) Me impressionei como é difícil o quesito LUZ. Precisa-se de MUITA luz e aproximar o objeto no máximo uns 5cm da lente..
Como não tinha nenhum olho para testar a foto, testei no olho de um boneco Mario.  :D
4) Dificilmente vai conseguir mexer no anel de foco da 55-250mm a aproximação do objeto é o mais indicado..


Para vocês terem uma noção do tamanho do Mario, coloquei uma moeda de 10 centavos como base.


Favor não se atentar aos detalhes, fiz isso como teste e experimento.
Espero chegar o final de semana para poder correr atrás de uns insetos para tentar tirar a foto ideal.
Agradeço ao Rodrigo Pereira  :worship: por me dizer como conseguiu a foto..
Abração..
  Canon 60D
  Canon 24-105mm F/4L IS USM  ||  Canon 50mm F/1.8 EF II  ||  Canon 55-250mm F/4-5.6 IS EF-S  ||  Canon 10-18mm F/4.5-5.6 IS STM


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2016, 23:26:15
Entrei em contato por mensagem privada com o Rodrigo, perguntando sobre as imagens macro do olho que vi no seu perfil, e sempre tive curiosidade em fazer. Educadamente (as vezes fico assustado como as pessoas respondem no forum) ele me mostrou o post que explicou para outro usuário como fez.

Enfim, testei em casa as técnicas que ele me apontou (55-250mm no corpo, com a 50mm invertida na frente).
Não é uma tarefa fácil ficar segurando a lente, cuidar da iluminação, não tremer, focar, fotometrar e todo o resto..

Como foi a primeira vez que tentei.. os passos que fiz..
1) peguei a 50mm abri ela em F/20 segurei o botão (ao lado da camera) para manter o diafragma fechado e tirei a lente.. (já em modo de foco manual)
2) coloquei a lente na câmera e fiz uma "little gambi" para manter os dois "presos" :doh:
Como tudo é em foco manual, a câmera vai ficar estática, então prendi ela com elastico e palitos de churrasco.
http://i67.tinypic.com/kar2nd.jpg

3) Me impressionei como é difícil o quesito LUZ. Precisa-se de MUITA luz e aproximar o objeto no máximo uns 5cm da lente..
Como não tinha nenhum olho para testar a foto, testei no olho de um boneco Mario.  :D
4) Dificilmente vai conseguir mexer no anel de foco da 55-250mm a aproximação do objeto é o mais indicado..
http://i65.tinypic.com/2m4twds.jpg

Para vocês terem uma noção do tamanho do Mario, coloquei uma moeda de 10 centavos como base.
http://i65.tinypic.com/avg5ub.jpg

Favor não se atentar aos detalhes, fiz isso como teste e experimento.
Espero chegar o final de semana para poder correr atrás de uns insetos para tentar tirar a foto ideal.
Agradeço ao Rodrigo Pereira  :worship: por me dizer como conseguiu a foto..
Abração..

Muito bom gkenji !
Realmente é um pouco complexo no começo, depois pega o jeito vai mais fácil.
Experimente fazer sem fechar o diafragma na 50mm de inicio.
Tente com uma luminária de jardim, daquelas de 500w ou até 1000w como luz contínua.
Ou faça como eu, usando rádio flash para disparar fora da sapata.
Achei legal a sua gambiarra com o palito, mas a fita isolante é rápido e fácil de colocar e tirar também.
Também fica mais fácil ajustar o foco manual. Se usar luz contínua dê zoom e trabalhe pelo viewfinder.
Se não tem rádio flash coloque a camera no tripe, faça a fotometria com uma exposição maior ex: 2 a 5 segundos, faça foco, dispare com timer para não vibrar a camera e dispare o flash para congelar o objeto.
Pode disparar com o botão de teste.
Espero ter ajudado!

PS.: Essa foto a baixo eu fiz com luz natural do amanhecer vinda entre a vegetação.
Essa aranha era menor que essa moeda que vc comparou com o mário.



Abs!
« Última modificação: 06 de Julho de 2016, 23:36:44 por Rodrigo Pereira »


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2016, 11:06:30
Caraca show de bolas essas fotos!!
Ricardo Ghion