Autor Tópico: Fotografia de paisagens, como conseguir essa nitidez?  (Lida 13213 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Julho de 2016, 19:12:49
Pessoal,


    Venho perseguindo fotografias com linhas suaves e marcadas como a que mostro abaixo, o nível de suavidade e detalhes obtidos na paisagem é fantástico, mas embora eu me esforce e tenha estudado muito sobre isso, além de tomar todos os cuidados como usar tripé, desligar VR, focar no ponto médio, fotometrar corretamente, etc. eu nunca consegui chegar nesse nível aqui. Será que meu equipamento começa a me limitar? Será que as Full Frames conseguem isso devido a menor compressão dos píxels? Ou será simplesmente um cara muito bom de photoshop além de um excelente fotografo e que conseguiria resultado equivalente com qualquer equipamento?


P11 by Carlos C. Sosa, on Flickr


P7 by Carlos C. Sosa, on Flickr




Agora as fotos minhas que considero meus melhores trabalhos com relação ao que eu digo:


Embalse de Yeso by Carlos C. Sosa, on Flickr


Paja Brava by Carlos C. Sosa, on Flickr




Observem a areia e as nuvens nas fotos do profissional, eu nunca consegui algo similar, não chego nem perto. Além disso é fantástico como as linhas que compõem a imagem são finas e delicadas, observem os tijolos na Esfinge.


 


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2016, 19:29:24
De novo, nesse tamanho de selo postal não dá para analisar nitidez na captura. E as fotos no seu Flickr estão marcadas como particulares, não dá para visualizar lá.

Uma das possibilidades é que as primeiras imagens tenham simplesmente sido tratadas para nitidez de saída no tamanho correto. Na segunda foto até pesaram bem a mão, chega a ter halo na pirâmide.

Se você aplica nitidez na foto em um tamanho X, e na hora da visualização ela terá na tela um tamanho menor, seu tratamento de nitidez vai para o espaço.
« Última modificação: 05 de Julho de 2016, 19:37:29 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2016, 19:29:59
cfcsosa, as duas primeiras fotos me parecem um pouco carregada no sharp... e nas duas fotos suas não vi problema algum com nitidez, achei ótimas neste ponto. Já imprimiu alguma delas em um tamanho legal (tipo um 30x20) pra ver como fica?

Para postar online você está usando aquela ferramenta do LR que dá um sharp específico para este fim (esta opção aparece na hora de exportar)?


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2016, 19:30:58
De novo, nesse tamanho de selo postal não dá para analisar nitidez na captura. E as fotos no seu Flickr estão marcadas como particulares, não dá para visualizar lá.

As primeiras imagens podem simplesmente ter sido tratadas para nitidez de saída no tamanho correto.

2x


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2016, 19:32:38
Não dá pra ver as fotos em alta - página particular. De toda forma, não vi motivos para você subestimar seus resultados em comparação com essas outras.

Eu imagino que não haja muita diferença de nitidez entre full frame e crop com fotos de paisagens de dia, em ISO 100, já que normalmente são fotos com diafragma fechado, aproveitando o máximo da nitidez das objetivas.

Quanto a pós, sempre entra um pouco de ajuste de nitidez e claridade.

No mais é seguir como tens feito: tripé, iso baixo, diafragma fechado e foco na distância hiperfocal (se o ponto médio que se referir for isso).
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2016, 19:40:53
Tomei a liberdade de pegar sua foto e ajustei um pouco a nitidez e equilíbrio de brancos e pretos no LR(assim como acredito que os primeiros exemplos tenham sido ajustados) e eu diria que o resultado final fica muito parecido (em termos de nitidez para visualizar na web em tamanho pequeno). Se tiver interesse eu posto aqui para comparar.
Não há nada de errado com suas fotos ou com o equipamento, eu acho que você tá querendo arrumar desculpa para comprar a 5dmkiii do site da canon  :assobi:
« Última modificação: 05 de Julho de 2016, 19:45:04 por LeandroR »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2016, 19:55:47
Pessoal, vocês se referem as fotos do profissional? Estas fotos foram tiradas do Nikon Rumors e eu estava lá zapeando e vi as fotos, achei espetaculares, eu não sei se houve sharp, nas minhas fotos eu não usei muito, posso passar pra vocês o RAW para análise se desejarem...


As fotos originais do cara estão aqui:


http://nikonrumors.com/2016/07/02/6-hour-tour-of-cairo.aspx/#more-105484


Tomei a liberdade de pegar sua foto e ajustei um pouco a nitidez e equilíbrio de brancos e pretos no LR(assim como acredito que os primeiros exemplos tenham sido ajustados) e eu diria que o resultado final fica muito parecido (em termos de nitidez para visualizar na web em tamanho pequeno). Se tiver interesse eu posto aqui para comparar.
Não há nada de errado com suas fotos ou com o equipamento, eu acho que você tá querendo arrumar desculpa para comprar a 5dmkiii do site da canon  :assobi:



Não dá pra ver as fotos em alta - página particular. De toda forma, não vi motivos para você subestimar seus resultados em comparação com essas outras.

Eu imagino que não haja muita diferença de nitidez entre full frame e crop com fotos de paisagens de dia, em ISO 100, já que normalmente são fotos com diafragma fechado, aproveitando o máximo da nitidez das objetivas.

Quanto a pós, sempre entra um pouco de ajuste de nitidez e claridade.

No mais é seguir como tens feito: tripé, iso baixo, diafragma fechado e foco na distância hiperfocal (se o ponto médio que se referir for isso).


2x



cfcsosa, as duas primeiras fotos me parecem um pouco carregada no sharp... e nas duas fotos suas não vi problema algum com nitidez, achei ótimas neste ponto. Já imprimiu alguma delas em um tamanho legal (tipo um 30x20) pra ver como fica?

Para postar online você está usando aquela ferramenta do LR que dá um sharp específico para este fim (esta opção aparece na hora de exportar)?


De novo, nesse tamanho de selo postal não dá para analisar nitidez na captura. E as fotos no seu Flickr estão marcadas como particulares, não dá para visualizar lá.

Uma das possibilidades é que as primeiras imagens tenham simplesmente sido tratadas para nitidez de saída no tamanho correto. Na segunda foto até pesaram bem a mão, chega a ter halo na pirâmide.

Se você aplica nitidez na foto em um tamanho X, e na hora da visualização ela terá na tela um tamanho menor, seu tratamento de nitidez vai para o espaço.



« Última modificação: 05 de Julho de 2016, 19:56:38 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2016, 19:59:22
cfcsosa, as duas primeiras fotos me parecem um pouco carregada no sharp... e nas duas fotos suas não vi problema algum com nitidez, achei ótimas neste ponto. Já imprimiu alguma delas em um tamanho legal (tipo um 30x20) pra ver como fica?

Para postar online você está usando aquela ferramenta do LR que dá um sharp específico para este fim (esta opção aparece na hora de exportar)?


Respondendo especificamente essa questão, eu exporto no LR normalmente e tiro todas as opções na verdade. A única coisa que faço é manter 100% da qualidade.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2016, 19:59:57
De novo, nesse tamanho de selo postal não dá para analisar nitidez na captura. E as fotos no seu Flickr estão marcadas como particulares, não dá para visualizar lá.

Uma das possibilidades é que as primeiras imagens tenham simplesmente sido tratadas para nitidez de saída no tamanho correto. Na segunda foto até pesaram bem a mão, chega a ter halo na pirâmide.

Se você aplica nitidez na foto em um tamanho X, e na hora da visualização ela terá na tela um tamanho menor, seu tratamento de nitidez vai para o espaço.


Tudo bem? Isso se faz onde? Talvez seja esse meu problema.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2016, 20:01:17
Não dá pra ver as fotos em alta - página particular. De toda forma, não vi motivos para você subestimar seus resultados em comparação com essas outras.

Eu imagino que não haja muita diferença de nitidez entre full frame e crop com fotos de paisagens de dia, em ISO 100, já que normalmente são fotos com diafragma fechado, aproveitando o máximo da nitidez das objetivas.

Quanto a pós, sempre entra um pouco de ajuste de nitidez e claridade.

No mais é seguir como tens feito: tripé, iso baixo, diafragma fechado e foco na distância hiperfocal (se o ponto médio que se referir for isso).


Sim, foi isso, hiperfocal. Eu acredito que sempre que mexemos em nitidez e claridade "engrossamos" os pontos píxels da imagem não seria isso?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2016, 20:10:32
Creio que uma D5100 + 18-55mm do kit + diafragma em f/8.0 ou 11.0 + hiperfocal + umidade baixa do ar + tripé = resultados idênticos ou melhores dos que apresentou. Se quiser melhorar ainda mais é só focar em vários planos e usar empilhamento (nunca usei mas sei que funciona muito bem, e não só pra macro).
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2016, 20:18:34
Creio que uma D5100 + 18-55mm do kit + diafragma em f/8.0 ou 11.0 + hiperfocal + umidade baixa do ar + tripé = resultados idênticos ou melhores dos que apresentou. Se quiser melhorar ainda mais é só focar em vários planos e usar empilhamento (nunca usei mas sei que funciona muito bem, e não só pra macro).


Não querendo menosprezar o que você mencionou, eu quero acreditar nisso, mas ou o cara é o mestre no photoshop ou então eu não sei... veja esse aqui:




Picos de Europa National Park by Francisco Romero, on Flickr




Observe as núvens... Não são borrões, são nuvens! vejam as pedras, não é possível que eu esteja vendo pêlo em ovo.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Julho de 2016, 20:26:39
Observe a imagem no Flickr, no tamanho maior, e notará que não tem nada de fora do comum em termos de nitidez. O resultado que você vê na tela, nos tamanhos menores, é consequência de nitidez aplicada após o redimensionamento, pelo próprio Flickr que, notadamente, exagera um pouco.

Outros fatores também contribuem para a sensação de nitidez, como o contraste bem aplicado e a ausência de névoa, seja natural ou por ter sido eliminada na pós.


Não querendo menosprezar o que você mencionou, eu quero acreditar nisso, mas ou o cara é o mestre no photoshop ou então eu não sei... veja esse aqui:




Picos de Europa National Park by Francisco Romero, on Flickr




Observe as núvens... Não são borrões, são nuvens! vejam as pedras, não é possível que eu esteja vendo pêlo em ovo.
« Última modificação: 05 de Julho de 2016, 20:29:52 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!