Autor Tópico: Duvida na fotometragem  (Lida 2046 vezes)

Leobhmg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 05 de Julho de 2016, 20:22:44
Olá colegas e colaboradores do forum.

Sou novo aqui no forum e venho através desse veiculo de informações e discussão tirar uma grande duvida que estou tendo a respeito de fotometragem para Camera analógica.
No caso possuo uma Canon FTB manual com regulagem de abertura, ISO e obturador manuais. E na própria câmera possui o modo de fotometragem indicando em qual posição devo colocar os parâmetros para uma boa foto. Tudo dependendo da quantidade de luz onde estou fazendo o foco principal. E ainda não usei este recurso da maquina pois ele funciona somente quando a camera esta com a bateria boa.
Só que a confusão vem agora. Comprei um Fotometro Gossen Luna Pro e quando vou fazer a fotometria de uma area externa ele me da uma referencia totalmente diferente dos parametros que a fotometria da camera me informa
Exemplo: A Luz do dia a camera me deu os parametros de f=11 e obturador=0/125´
No Fotometro Gossen apontado para o mesma situação ele me deu f=5,6 obturador=0/125´ Ou f=11 Obturador 0/30´ Ou seja, completamente diferente do fotometro da propria camera.
Eis a questão, em qual confiar? Uma fotografia superexposta é horrivel. Até porque prefiro baixar em 1 ponto a exposição para subexposta. Se eu for tirar a foto nos parametros do fotometro Gossen em relação aos parametros da câmera a foto vai ficar Superexposta e muito.
Gostaria de uma opnião de alguem experiente nesse assunto.

No mais, obrigado.


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2016, 21:22:42
No meu caso, não tenho opção, tenho que confiar no fotômetro de mão, já que minha câmera sequer tem fotômetro.

Talvez o mais importante seja saber se o fotômetro da câmera e o de mão estão calibrados.
Não sei calibrar, mas tenho um novo em que confio.
Quando comprei um segundo usado, usei o novo para validar as medidas do usado.

Em segundo lugar, você está medindo luz refletida ou luz incidente em seu fotômetro de mão? Sua câmera deve estar medindo através da lente, portanto deve estar medindo luz refletida.
A medida de luz refletida pode ser bem diferente da medida de luz incidente.
As duas medidas só são iguais se a luz refletida vem de um fundo cinza.

Não conheço o modelo que usa, mas no meu eu posso medir tanto a incidente (com o domo branco do fotômetro) ou a refletida (com um visor ou uma grade perfurada).
Mesmo que o fotômetro também esteja medindo luz refletida, o ângulo de visada dele pode ser diferente do da câmera, dando resultados distintos.
« Última modificação: 05 de Julho de 2016, 21:23:21 por ckuwajima »


Leobhmg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2016, 22:29:20
No meu caso, não tenho opção, tenho que confiar no fotômetro de mão, já que minha câmera sequer tem fotômetro.

Talvez o mais importante seja saber se o fotômetro da câmera e o de mão estão calibrados.
Não sei calibrar, mas tenho um novo em que confio.
Quando comprei um segundo usado, usei o novo para validar as medidas do usado.

Em segundo lugar, você está medindo luz refletida ou luz incidente em seu fotômetro de mão? Sua câmera deve estar medindo através da lente, portanto deve estar medindo luz refletida.
A medida de luz refletida pode ser bem diferente da medida de luz incidente.
As duas medidas só são iguais se a luz refletida vem de um fundo cinza.

Não conheço o modelo que usa, mas no meu eu posso medir tanto a incidente (com o domo branco do fotômetro) ou a refletida (com um visor ou uma grade perfurada).
Mesmo que o fotômetro também esteja medindo luz refletida, o ângulo de visada dele pode ser diferente do da câmera, dando resultados distintos.

Então,

Ambos, fotometro e a camera estou medindo luz refletida. Incidente não. E estou usando com o domo branco no fotometro. Se eu tirar o domo branco ele me da uma referencia bem maior de luz refletida. Agora fiquei mais confuso ainda. Quando usar o domo branco e quando não usá-lo...rsrs


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2016, 22:58:55
Está precisando ler o manual do fotômetro, você está realmente totalmente perdido :D

Quando você coloca o domo branco você está medindo luz incidente.
Quando você "aponta" o domo branco, está medindo a luz que está incidindo naquele determinado ângulo. Por exemplo, se quer acertar a exposição da luz que incide no rosto de uma pessoa, você posiciona o fotômetro no rosto dela, com o domo apontando para fora do rosto. É como se o domo fosse o rosto.

Quanto à medição de luz refletida, cada fotômetro tem seu próprio acessório. No meu digital é um visor por onde olho e aponto para onde quero medir.
No outro analógico é um disco perfurado que coloco no lugar do domo.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2016, 21:30:18
Parece que vc é iniciante em fotografia.

Medir luz incidente é relativamente simples. Mas mediar luz refletida é arte para toda uma vida. Dá uma olhada no esquema de medição por zonas do Ansel Adams. Vc vai precisar aprender a compensar, entender a reflectância de superfícies, a escala de cinza, etc.



joaodaitx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2016, 23:33:24
Boa Noite, sou novo por aqui,
como o tópico ja fala sobre fotometragem, vou expor aqui minha dúvida:
Comprei uma Canon AL-1, ela possui um fotometro de agulha que me indica a velocidade.
A câmera veio com duas lentes uma fd 200mm e uma new fd 50mm.
Quando utilizo a 200mm como o diafragma é manual, ao fechar, um ponto, entra menos luz, e o fotômetro entende isso e muda a velocidade, já quando uso a 50mm que é "semi-manual" eu fecho o diafragma e o fotômetro não muda.
Como funciona?
Desde já obrigado!


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2016, 01:28:06
Parece que vc é iniciante em fotografia.

Medir luz incidente é relativamente simples. Mas mediar luz refletida é arte para toda uma vida. Dá uma olhada no esquema de medição por zonas do Ansel Adams. Vc vai precisar aprender a compensar, entender a reflectância de superfícies, a escala de cinza, etc.

PERFEITO ...

no seu caso , eu queimaria um filme usando apenas o fotômetro da câmera . Não deixe de anotar para cada foto os valores de abertura e velocidade , e em sendo ambiente externo , a hora também . Veja suas fotos e analise  os resultados no tocante à  fotometragem  . Depois de uns bons treinos , você poderá  começar a se aventurar na fotometria por fotômetro fora da câmera , aí a conversa será  outra é o aprendizado muito mais demorado e relativamente mais complexo . Um abraço  .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !