Autor Tópico: Dúvida sobre lentes analógicas. Como saber modelos e compatibilidades.  (Lida 1368 vezes)

Romulo23bc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Pessoal, tô com umas dúvidas martelando minha cabeça. Eu tenho muito apreço pela fotografia analógica e gostaria de começar a fotografar com câmeras analógicas, mas tenho muitas dúvidas sobre compatibilidade entre lentes e  câmeras. Uma pessoa me ofereceu uma Nikon FE10 e essa câmera é maravilhosa mas ela não possui lente e não tenho conseguido achar informação sobre a compatibilidade com lentes. Alguém por favor me dá uma dica sobre. :ok:


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2016, 15:05:48
Olá, ela aceita lentes Nikkor não AI, AI, Ai-S, AI-P e AF-D. Não aceita apenas as lentes novas da Nikon que são AF-S G, pois estas não tem o anel de controle de abertura. Na verdade ela aceita mas funciona somente na abertura mais fechada da lente (f22 geralmente).


Romulo23bc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2016, 17:12:48
Olá, ela aceita lentes Nikkor não AI, AI, Ai-S, AI-P e AF-D. Não aceita apenas as lentes novas da Nikon que são AF-S G, pois estas não tem o anel de controle de abertura. Na verdade ela aceita mas funciona somente na abertura mais fechada da lente (f22 geralmente).

Olá, muito obrigado. Quer dizer então que ela aceita as lentes que possuem um princípio mecânico? nada tem a ver com o encaixe da lente na câmera? Poderia dar mais detalhes? Agradeço muito desde já.
« Última modificação: 06 de Julho de 2016, 17:13:44 por Romulo23bc »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2016, 21:34:01
Alô Rômulo. ...

Cada fábrica tem o seu encaixe de Lentes,  a que chamamos de baioneta .
Algumas exceções  existem , como alguns modelos fora de linha , Fuji , com baioneta Nikon .
Marcas alternativas tipo , Sigma , Tamron , Vivitar ( Inclua Samyiang , Topcom ,  Rokinon , ... ) produzem suas lentes e DEPOIS as vendem para qualquer marca , Nikon , Canon , Pentax , e na compra você informa qual baioneta quer , sendo então  colocado um elemento que num extremo une a lente e no outro tem aquela baioneta informada . Esse é  um dos motivos porque lentes alternativas em geral são  menos caras do que as originais , a quantidade na produção,  visto que produzem para praticamente todas as  fábricas.
A Nikon é  a ÚNICA  empresa do mundo que jamais trocou sua baioneta , a meu ver , uma consideração  gigantesca com seus usuários,  que eu saiba ninguém mais faz isso . Eu particularmente  só  uso Nikon há 50 anos mais ou menos . Tenho uma Nikon DF  ( a câmera dos velhinhos saudosistas ) na qual uso lentes de 20 , 30 , 40 anos , e recentemente experimentei uma Sigma 17-70 comprada mês passado numa Nikon F de 40 anos . Não fica 100% porque o diafragma estará  sempre completamente fechado , mas não deixou de ser muito interessante .
A Nikon,  a que você se refere ... FÉ 10 ... não  é  lá grandes coisas , na realidade foi fabricada sob licença e , nunca emplacou  de fato .
Se você puder , escolha uma F2 , FM , FE ,  FA,  FM 2 , FE 2 , FM 3a , que são muito muito melhores .
Em todas elas você poderá usar QUALQUER lente Nikon , exceto as G , inclusive lentes M 42 através de um adaptador ( custa 80 reais e vale a pena )
Espero ter ajudado , se quiser outras explicações,  podes me mandar mensagem em privado que responderei com prazer .
Um abraço
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2016, 21:24:19
Cara, foge dessa câmera, tem coisa muito melhor.