Autor Tópico: "Não preciso pagar, eu tenho uma câmera boa..."  (Lida 2628 vezes)

bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Online: 07 de Julho de 2016, 17:02:38
Boa tarde pessoal!

Não sei se existem muitos fotógrafos de produtos aqui, mas garanto que todos já ouviram a frase  à cima...

Será que procede? Segue duas imagens do mesmo produto para comparação, a primeira provavelmente é de uma pessoa que pensa como o título sugere, a segunda foi feita por mim...

1-


2 -


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2016, 17:06:37
Então, depende muito, haha. Já vi fotos muito boas feitas com celular, iPhones e etc. Até algumas fotos de produto que mal dá pra distinguir com qual foi feita.

A coisa aperta, por exemplo, em um casamento em lugar meio escuro, aí quero ver a pessoa engolir essa frase aí depois de ver as fotos
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2016, 17:12:35
Então, depende muito, haha. Já vi fotos muito boas feitas com celular, iPhones e etc. Até algumas fotos de produto que mal dá pra distinguir com qual foi feita.

A coisa aperta, por exemplo, em um casamento em lugar meio escuro, aí quero ver a pessoa engolir essa frase aí depois de ver as fotos
Verdade, na maioria das vezes o equipamento não é relevante, mas sim o conhecimento de quem clica. As fotos que faço de produtos utilizo uma super zoom, pois não há a necessidade de fotografar com minha dslr. Iluminação controlada, imagem estática, baixa resolução pra internet, utilizando os controles manuais da super zoom ela consegue atender muito bem.  :ok:


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2016, 06:29:57
outro dia,assistindo tv japonesa,o tema era sobre fotografia de produtos,feitos por amadores sem noção de fotografia.A grande maioria mulheres,que tem blogs/sites,sobre comidas,roupas,blablabla..aí receberiam dicas de um fotografo profissional para melhorarem suas fotos,sejam elas tiradas com celular ou compactas..o resultado: Nw adianta ter o melhor dos melhores,tem que saber o que faz!!!!E falo de celulares/compactas que ja tem otima qualidade rsrs nw adianta em nada pra qm nw tem noção do básico!!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2016, 09:43:53
No meu ponto de vista, depende. A sua foto ganha da do amador só porque mostra aquela conexão por baixo da tampa, que a dele não mostra. Se aquilo for importante (=se houver mais de uma tampa igual por fora, mas diferente por dentro), vai ser o diferencial...  :ponder:

Claro que pra produtos de demanda elástica (roupas: quanto mais barato, mais se compra, considerando a mesma qualidade), boas fotos ajudam, justamente pra incentivar o comprador a comprar mais. Pra produtos de demanda inelástica (não é porque a tampa de tanque de moto está barata que eu vou comprar várias. Porém, se eu precisar de uma tampa, quero a que caiba na minha moto), não acho que a qualidade da foto tenha tanta influência.
« Última modificação: 08 de Julho de 2016, 09:45:04 por felipemendes »


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2016, 09:46:22
No meu ponto de vista, depende. A sua foto ganha da do amador só porque mostra aquela conexão por baixo da tampa, que a dele não mostra. Se aquilo for importante (=se houver mais de uma tampa igual por fora, mas diferente por dentro), vai ser o diferencial...  :ponder:

Claro que pra produtos de demanda elástica (roupas: quanto mais barato, mais se compra, considerando a mesma qualidade), boas fotos ajudam, justamente pra incentivar o comprador a comprar mais. Pra produtos de demanda inelástica (não é porque a tampa de tanque de moto está barata que eu vou comprar várias. Porém, se eu precisar de uma tampa, quero a que caiba na minha moto), não acho que a qualidade da foto tenha tanta influência.

Devo estar com a minha percepção de "qualidade" muito distorcida então. Pois a meu ver a diferença nas fotos é gritante. Além disso, a meu ver a qualidade da foto influencia muito na percepção de "empresa séria" na internet. Pois fotos amadoras não transmitem segurança ao comprador, pois dá a impressão de que é uma empresa de fundo de quintal...
« Última modificação: 08 de Julho de 2016, 09:56:31 por bruno__lima »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2016, 13:24:01
Devo estar com a minha percepção de "qualidade" muito distorcida então. Pois a meu ver a diferença nas fotos é gritante. Além disso, a meu ver a qualidade da foto influencia muito na percepção de "empresa séria" na internet. Pois fotos amadoras não transmitem segurança ao comprador, pois dá a impressão de que é uma empresa de fundo de quintal...

Aí está a divergência: eu não acho que a qualidade da foto seja sempre importante. Em segmentos mais altos de consumo (produtos diferenciados, de melhor qualidade, etc), isto é verdade.

Já em produtos voltados ao segmento de entrada, a qualidade da foto pode ser um diferencial, mas só se o preço for compatível com o da concorrência. Se um produto idêntico for vendido por (hipoteticamente) 10% a mais do valor da concorrência, e o volume de vendas for 10% menor, o comerciante não vai querer saber.

No caso da tampa, ainda tem outro componente: se o produto for "tampa original da moto modelo X", o fato de ser original já traz em si os requisitos de qualidade esperados. Uma foto melhor não vai agregar muito valor, pois este está inerente às características de produto original. Neste caso, a foto serve somente como referência da peça correta. E já vi casos em que o produto nem aparece, só aparece a caixa original com o número de parte.

Tem também a experiência de compra, que nada tem a ver com a foto: a entrega é rápida? Devolução sem problemas? Isso conta muito. Se o comerciante não investir nestas coisas, também não vai investir na foto.

De maneira alguma desvalorizo sua foto, que está muito melhor que a do comerciante. Só a solução oferecida pode não ser a que ele está buscando.  :ok:


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2016, 13:55:38
Aí está a divergência: eu não acho que a qualidade da foto seja sempre importante. Em segmentos mais altos de consumo (produtos diferenciados, de melhor qualidade, etc), isto é verdade.

Já em produtos voltados ao segmento de entrada, a qualidade da foto pode ser um diferencial, mas só se o preço for compatível com o da concorrência. Se um produto idêntico for vendido por (hipoteticamente) 10% a mais do valor da concorrência, e o volume de vendas for 10% menor, o comerciante não vai querer saber.

No caso da tampa, ainda tem outro componente: se o produto for "tampa original da moto modelo X", o fato de ser original já traz em si os requisitos de qualidade esperados. Uma foto melhor não vai agregar muito valor, pois este está inerente às características de produto original. Neste caso, a foto serve somente como referência da peça correta. E já vi casos em que o produto nem aparece, só aparece a caixa original com o número de parte.

Tem também a experiência de compra, que nada tem a ver com a foto: a entrega é rápida? Devolução sem problemas? Isso conta muito. Se o comerciante não investir nestas coisas, também não vai investir na foto.

De maneira alguma desvalorizo sua foto, que está muito melhor que a do comerciante. Só a solução oferecida pode não ser a que ele está buscando.  :ok:

Eu acho que a qualidade da foto é tão importante quanto a qualidade do atendimento, logística eficiente, pós venda que funcione, preço e facilidade de compra (boa loja virtual). Esses são os pilares principais para uma boa loja virtual. É claro que de nada adianta ter fotos profissionais se o seu site nem aparece nas buscas do Google por falta de SEO.
Mas em um mercado cada vez mais disputado, onde o cliente consegue comparar 10 lojas simultaneamente, os detalhes fazem sim toda a diferença. Para você ter uma ideia, nós notamos aumento nas vendas por alterar a descrição dos produtos, por exemplo: "Peça compatível com a moto XXX anos 2000 à 2012", alteramos para: "Peça compatível com a moto XXX anos 2000, 2001, 2002, 2003...2012".
Parece um detalhe idiota? Parece, mas se dá resultado deixa de ser idiota.

O mesmo se dá com as fotos. Por exemplo, alguns modelos de capacete o fornecedor disponibiliza apenas uma foto do modelo, nesses casos eu fotografo o capacete de todos os ângulos. Quando faço isso as vendas são melhores, mesmo o cliente sabendo que é o mesmo produto que está em todos os sites, mas se no meu site as fotos são mais detalhadas ele irá comprar no meu. Claro, levando em conta que o preço e o prazo de entrega seja compatível com o da concorrência.

Enfim, acho que as fotos são tão importantes quanto todo o restante do processo. Cada detalhe deve ser levado em conta, não tratado como "menos importante". Pois talvez seja esse detalhe que faça a diferença. :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2016, 14:28:09
No meu ponto de vista, depende. A sua foto ganha da do amador só porque mostra aquela conexão por baixo da tampa, que a dele não mostra. Se aquilo for importante (=se houver mais de uma tampa igual por fora, mas diferente por dentro), vai ser o diferencial...  :ponder:

Ah não, aí forçou a barra, auhauha. É GRITANTE a diferença de uma foto pra outra, independente da "posição" da peça.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2016, 14:32:24
Ah não, aí forçou a barra, auhauha. É GRITANTE a diferença de uma foto pra outra, independente da "posição" da peça.

Obrigado guizaunzin  :ok:


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2016, 14:37:33
Na minha humilde opinião, considerando minha baixíssima experiência em vendas através do MercadoLivre, a foto é tudo. Independente do cliente conhecer exatamente as características daquele produto, a foto é determinante na escolha de qual vendedor comprar. A diferença de procura dos produtos que anuncio muda absurdamente dependendo da qualidade da foto. A minha impressão é que as pessoas confiam mais em vendedores que colocam boas fotos reais (não adianta copiar uma genérica da Internet).
Não adianta pensar que o produto não precisa de foto porque é original, está impecável, ou qualquer coisa parecida. É mais emocional que racional.
« Última modificação: 08 de Julho de 2016, 14:42:12 por Leo P »


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2016, 14:45:10
No meu curto conhecimento, entendo o que o Bruno quer dizer. Entendo também o posicionamento que o colega Felipe toma, mas acredito que não foi esse o mérito levantado pelo tópico.
Quanto a foto, realmente, a diferença é grande. Nota-se que o Bruno tomou cuidado com o preparo da peça, note como ela está mais limpa, e com reflexos na mesma, coisa que me incomodou um pouco na primeira. Fora a iluminação e o posicionamento.

Sobre os capacetes, faz diferença mesmo. Sempre procuro sites que tenham fotos dos produtos que não sejam apenas as fornecidas pelo fabricante, não sei se é psicológico, mas parece que passa mais segurança.

Novamente, não sou perito nem expert, é só minha opinião.


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2016, 14:46:30
Na minha humilde opinião, considerando minha baixíssima experiência em vendas através do MercadoLivre, a foto é tudo. Independente do cliente conhecer exatamente as características daquele produto, a foto é determinante na escolha de qual vendedor comprar. A diferença de procura dos produtos que anuncio muda absurdamente dependendo da qualidade da foto. A minha impressão é que as pessoas confiam mais em vendedores que colocam boas fotos reais (não adianta copiar uma genérica da Internet).
Não adianta pensar que o produto não precisa de foto porque é original, está impecável, ou qualquer coisa parecida. É mais emocional que racional.

Foi exatamente isso que quis dizer.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2016, 15:39:52
Ah não, aí forçou a barra, auhauha. É GRITANTE a diferença de uma foto pra outra, independente da "posição" da peça.

Foi o que eu disse:
De maneira alguma desvalorizo sua foto, que está muito melhor que a do comerciante. Só a solução oferecida pode não ser a que ele está buscando.  :ok:

Em momento algum critiquei a qualidade da foto do Bruno. Achei muito boa, aliás. Somente a efetividade dela não me pareceu tão grande. Veja mais abaixo.

Eu acho que a qualidade da foto é tão importante quanto a qualidade do atendimento, logística eficiente, pós venda que funcione, preço e facilidade de compra (boa loja virtual). Esses são os pilares principais para uma boa loja virtual. É claro que de nada adianta ter fotos profissionais se o seu site nem aparece nas buscas do Google por falta de SEO.
Mas em um mercado cada vez mais disputado, onde o cliente consegue comparar 10 lojas simultaneamente, os detalhes fazem sim toda a diferença. Para você ter uma ideia, nós notamos aumento nas vendas por alterar a descrição dos produtos, por exemplo: "Peça compatível com a moto XXX anos 2000 à 2012", alteramos para: "Peça compatível com a moto XXX anos 2000, 2001, 2002, 2003...2012".
Parece um detalhe idiota? Parece, mas se dá resultado deixa de ser idiota.

O mesmo se dá com as fotos. Por exemplo, alguns modelos de capacete o fornecedor disponibiliza apenas uma foto do modelo, nesses casos eu fotografo o capacete de todos os ângulos. Quando faço isso as vendas são melhores, mesmo o cliente sabendo que é o mesmo produto que está em todos os sites, mas se no meu site as fotos são mais detalhadas ele irá comprar no meu. Claro, levando em conta que o preço e o prazo de entrega seja compatível com o da concorrência.

Enfim, acho que as fotos são tão importantes quanto todo o restante do processo. Cada detalhe deve ser levado em conta, não tratado como "menos importante". Pois talvez seja esse detalhe que faça a diferença. :ok:

Você está certo. Porém só está certo se o comerciante levar todos estes aspectos em conta. Se falarmos só da foto, discordo. Mas aí, ou temos um comerciante de 8 braços pra tratar de todos estes aspectos separadamente, ou ele vai contratar uma empresa especializada nestes assuntos, e você vai trabalhar pra esta empresa ao invés do comerciante diretamente.


Na minha humilde opinião, considerando minha baixíssima experiência em vendas através do MercadoLivre, a foto é tudo. Independente do cliente conhecer exatamente as características daquele produto, a foto é determinante na escolha de qual vendedor comprar. A diferença de procura dos produtos que anuncio muda absurdamente dependendo da qualidade da foto. A minha impressão é que as pessoas confiam mais em vendedores que colocam boas fotos reais (não adianta copiar uma genérica da Internet).

Eu já passei por um experiência contrária: ao postar fotos de alguns equipamentos que eu estava vendendo no OLX, potenciais compradores pediam fotos reais dos produtos, pois as minhas estavam "boas demais pra serem reais". E os produtos nem estavam em excelente estado:
https://www.flickr.com/photos/felipemendes_photobook/18480857473/in/dateposted-public/
https://www.flickr.com/photos/felipemendes_photobook/19101546075/in/dateposted-public/



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2016, 18:00:37
Na minha humilde opinião, considerando minha baixíssima experiência em vendas através do MercadoLivre, a foto é tudo. Independente do cliente conhecer exatamente as características daquele produto, a foto é determinante na escolha de qual vendedor comprar. A diferença de procura dos produtos que anuncio muda absurdamente dependendo da qualidade da foto. A minha impressão é que as pessoas confiam mais em vendedores que colocam boas fotos reais (não adianta copiar uma genérica da Internet).
Não adianta pensar que o produto não precisa de foto porque é original, está impecável, ou qualquer coisa parecida. É mais emocional que racional.

Depende, se o produto for o mesmo (novo), eu procuro o vendedor melhor qualificado, com melhor preço, e esqueço da foto.