Autor Tópico: Fotometro só funciona em modo manual  (Lida 4951 vezes)

mathvaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 07 de Julho de 2016, 22:56:24
Boa noite, pessoal. O problema é o seguinte: o fotômetro da minha T3 só funciona agora quando coloco no modo manual. Antes funcionava no modo prioridade de obturador e de diafragma também, mas ultimamente vejo que ele fica bloqueado nessas funções, não me informando a exposição quando uso o visor óptico. Alguém pode me ajudar? Valeu.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2016, 02:59:41
Com "bloqueado" você quer dizer parado no centro?

É esse o comportamento normal nos modos automáticos.

Nos modos Av, Tv e P, o fotômetro só sai do centro se a câmera não conseguir compensar a exposição automaticamente, por ter atingido um extremo de algum dos parâmetros, ou se você inserir uma compensação manual.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2016, 08:00:41
Ou então esta com uma compensação muito grande e setinha ta fora da tela.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2016, 09:49:24
Como as fotos estão saindo? Muito claras, escuras ou normais?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


mathvaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2016, 11:27:34
Vou tentar descrever melhor. Peço desculpas se não me fizer claro, ainda sou iniciante no ramo.

O fotômetro não indica a setinha em lugar algum além do centro enquanto estiver nas prioridade de abertura do diafragma e velocidade do obturador. Eu mudo as configurações e a exposição muda, mas o fotômetro não demonstra se está subexposta ou superexposta. Percebo também que no visor óptico o autofoco não funciona nessas prioridades.


Ainda que eu mudo a configuração para os extremos, como 1/4000s no obturador, a foto sai subexposta mas o fotômetro não reage. Não me parece que ele está apenas fixado no centro para não permitir que a fotografia saia subexposta ou superexposta, mas sim ele está parado enquanto a câmera estiver configurada nestas prioridades, independentemente do que eu faça.
« Última modificação: 08 de Julho de 2016, 11:30:35 por mathvaz »


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2016, 13:38:21
Mas nos modos de prioridade, tanto de abertura quanto de velocidade, o fotômetro substitui o outro componente da equação.

Digamos que você coloque sua câmara em modo AV (abertura), ISO fixo em 400 (por ex.) tendo o seu fotometro centrado, o dial da câmara vai permitir você escolher uma abertura de f8, por exemplo.
Em todo o momento, o fotometro permanecerá centrado.
por ocasião do disparo, a câmara então irá pegar a abertura escolhida (f8), o ISO (400) e irá ajustar a velocidade necessária para expor o sensor de modo a centrar o fotometro.

No exemplo que você citou, colocando a câmara em TV (velocidade) em 1/4000, um ISO fixo qualquer (não usando em AutoISO) e tendo o fotometro centrado, talvez sua lente não tenha a abertura grande o suficiente para com o ISO selecionado conseguir expor corretamente o sensor. Velocidade de 1/4.000 precisa de muita luz para expor corretamente...

O fotometro só mexe no modo manual, quando então ele está o tempo todo mostrando a relação entre seus ajustes e a luz disponível, ou nos modos de prioridade, quando você escolher ajustar a compensação, sendo que depois de ajustado e ele volta a ficar fixo na posição escolhida...



Vou tentar descrever melhor. Peço desculpas se não me fizer claro, ainda sou iniciante no ramo.

O fotômetro não indica a setinha em lugar algum além do centro enquanto estiver nas prioridade de abertura do diafragma e velocidade do obturador. Eu mudo as configurações e a exposição muda, mas o fotômetro não demonstra se está subexposta ou superexposta. Percebo também que no visor óptico o autofoco não funciona nessas prioridades.


Ainda que eu mudo a configuração para os extremos, como 1/4000s no obturador, a foto sai subexposta mas o fotômetro não reage. Não me parece que ele está apenas fixado no centro para não permitir que a fotografia saia subexposta ou superexposta, mas sim ele está parado enquanto a câmera estiver configurada nestas prioridades, independentemente do que eu faça.
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2016, 14:00:56
Acho que o problema é no controlador dos botões da tua T3  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pra fazer um último teste e confirmar.. Bota em Av, deixa em f/22 e vai pra um lugar escuro.
Aperta o botão do obturador até a metade e vê se o fotômetro não vai pra baixo (além de -2).. :ok:


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2016, 14:31:14
Nando, não é assim que as câmaras funcionam...
O fotometro, nos modos de prioridade, não vão a lugar algum...
Nesse exemplo que você deu, a câmara vai jogar o tempo lá na casa dos segundos, e se estiver em autoISO vai jogar também lá pra cima, isso tentando fazer a foto usando o f22...


Acho que o problema é no controlador dos botões da tua T3  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pra fazer um último teste e confirmar.. Bota em Av, deixa em f/22 e vai pra um lugar escuro.
Aperta o botão do obturador até a metade e vê se o fotômetro não vai pra baixo (além de -2).. :ok:
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2016, 14:42:29
Nando, não é assim que as câmaras funcionam...
O fotometro, nos modos de prioridade, não vão a lugar algum...
Nesse exemplo que você deu, a câmara vai jogar o tempo lá na casa dos segundos, e se estiver em autoISO vai jogar também lá pra cima, isso tentando fazer a foto usando o f22...

Sim, mas nesse caso, se o tempo de exposição necessário exceder os 30s, que é o máximo que a câmera permite nos modos automáticos, o fotômetro vai indicar subexposição. É o que falei lá no começo, ele só irá se mover caso algum parâmetro seja excedido, ou caso haja compensação manual.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2016, 15:02:09
Não, estou com minha 50D aqui e testei, estourei o tempo de exposição possível (estava com a tampa na lente), ele não mexeu nada no fotometro, e ficou piscando os 30" de exposição que foram excedidos...

Ao testar em modo TV, a abertura ficou piscando...



Sim, mas nesse caso, se o tempo de exposição necessário exceder os 30s, que é o máximo que a câmera permite nos modos automáticos, o fotômetro vai indicar subexposição. É o que falei lá no começo, ele só irá se mover caso algum parâmetro seja excedido, ou caso haja compensação manual.
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2016, 15:08:42
A minha t3i indica subexposição.. Não lembro o que acontece na 70D...  :ok:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2016, 15:11:35
É, agora não sei se isso é dependente de modelos específicos, mas posso garantir que o fotômetro varia nos "excessos" na 450D, 60D e 7D II.




Edit: retirei a 450D da lista, pensei bem e faz tanto tempo que tive uma, que não tenho mais certeza desse detalhe.
« Última modificação: 08 de Julho de 2016, 15:15:09 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2016, 15:34:02
Então, as minhas fazem isso de indicar sub ou sobre-exposição no fotometro se eu estiver em modo manual (ou seja sempre), nos modos de prioridade, fica piscando o componente que foi ultrapassado, seja ele a abertura em modo TV, ou velocidade em modo AV...



A minha t3i indica subexposição.. Não lembro o que acontece na 70D...  :ok:

É, agora não sei se isso é dependente de modelos específicos, mas posso garantir que o fotômetro varia nos "excessos" na 450D, 60D e 7D II.




Edit: retirei a 450D da lista, pensei bem e faz tanto tempo que tive uma, que não tenho mais certeza desse detalhe.
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


olharnafoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2019, 17:44:49
Estou com mesmo problema, em modo AV o Obturador fica sempre em 4000 nao importa que faça, iso sempre em 100 em modo automatico, ai se mudo para TV ai a abertura fica sempre em maxima que nesa lente e 22, o iso em 100 em modo automatico nao importa que faça, em modo Manual funciona legal porem iso sempre em 100 em moto automatico. Ja atualizei, resetei, e nada.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 14 de Julho de 2019, 19:47:01
Boa noite, pessoal. O problema é o seguinte: o fotômetro da minha T3 só funciona agora quando coloco no modo manual. Antes funcionava no modo prioridade de obturador e de diafragma também, mas ultimamente vejo que ele fica bloqueado nessas funções, não me informando a exposição quando uso o visor óptico. Alguém pode me ajudar? Valeu.

A pergunta mais básica: já fez o reset das configurações de fábrica do equipamento?

Resolveu? Sim. OK vida que segue. Não? Assistência técnica.