Autor Tópico: Softbox Mako + Adaptador Bowen  (Lida 3642 vezes)

.fabiosilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Laranjal do Jari - Amapá
Online: 10 de Julho de 2016, 09:06:38
Bom dia amigo.

Por conta do custo x benefício e variedades de adaptadores comecei usando acessórios com encaixes tipo BOWEN (um stripbox e um octabox de 120cm), mas por conta da mobilidade e uso muito específico, buscava outras alternativas, pois o octa era muito grande pra uso em externas além de não possuir recuo.

Recentemente adquirir dois softboxes e um beautydish da Mako 60x80, 90x120 e um 480mm, muito elogiado por conta da qualidade e mobilidade, mas como todos sabem a Mako não possui adaptadores para speedlights para esses modificadores, que pra ser usado é necessário uma adaptação ao adaptador: http://www.makostore.com.br/modificadores-de-luz/adaptador-softbox-octosoft/.

O softbox ficou parado algumas semanas pois eu ainda não possuo esse adaptador, por curiosidade resolvir ver se eu poderia adaptar o suporte tipo bowen nele e para minha surpresa consegui e serviu como uma luva.  :D :hysterical:

Eu possuo três adaptadores desse tipo comprados em sites diferente (ebay, mercadolivre e aliexpress) e todos serviram no softbox. Todos ficaram bem encaixados, mesmo em condições de vento e movimento o softbox ficou bem estável.

A parte ruim é que no Beauty Dish o adaptador não serviu, o anel do BD é muito grande, pra ele eu acho que terei que comprar o adaptador, mesmo assim economizei aí alguns trocados, cerca de R$300,00.

Espero poder ter contribuido com a galera e chega de falatório, segue as imagens:














Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2016, 12:02:55
Esse conjunto que você chama de adaptador, é conhecido (lá fora) como Speed Ring (vai facilitar suas pesquisas).

Speed Ring é o conjunto do mount do softbox (o anel com furos onde ecaixam as hastes de suporte) e do "Adapter Ring" que é o anel com baioneta (ou no caso dos bowens com as travas) que encaixam no flash.

Esses dois "anéis" encaixam-se por parafusamento ou por travamento, formando o Speed ring.

Esse "Mount" é praticamente universal, ou seja, você pode comprar diferentes marcas de mount e usar em diferentes marcas de modificadores.

Refletores metálicos, que normalmente já tem o Speed ring moldado ao corpo precisam de adaptador.

Se o adapter ring não couber no mount você pode procurar um torneiro mecânico e mandar cortar.

Se o mount for maior que a aba do adapter ring, você pode ir a um torneiro mecânico, mandar fazer duas flanges de nylon, (uma espécie de arruela) uma com uma "cava" para entrar o adapter ring e usar esse conjunto para atachar o flash ao modificador.
 
« Última modificação: 11 de Julho de 2016, 12:03:32 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


.fabiosilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Laranjal do Jari - Amapá
Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2016, 21:08:00
Obrigado Marcelo pela dica!  :ok:

Fiz um orçamento para adaptação do Beauty Dish e o orçamente é praticamente o valor do original da Mako.

Então, pesquisei muito sobre como usar o softbox da Mako com o meu SB-900. Amigos me indicaram a compra do suporte mencionado, pois até então não tinha visto ninguém usar o conjunto da Bowen em modificadores da Mako pela internet.

No meu caso o encaixe por travamento ou parafusos não foi aplicado, quero acreditar que anel no softbox e parte externa do adaptador  foram feitos para serem realmente encaixados.  :D


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2016, 01:42:52
Depois manda uma foto só das costas do Beauty dish e do que você pretende adaptar nele.

Olha, se dava para comprar outro beauty dish foi caro, hein... Eu precisei fazer algumas modificações em alguns adapter rings e para cortá-los (as abas que sobravam) para entrar em um speed ring com boca menor me cobraram 15 reais cada um para fazer no torno. Eu mesmo poderia fazer com uma serra tico tico, um pouco de tempo, saco e um esmeril, mas no torno fica melhor acabado, o corte fica perfeito.

Um dos modificadores, tinha a boca muito grande para o adapter ring que eu tinha, então mandei fazer as duas arruelas de nylon, mandei fazer uma cava centralizada na mais grossa para centralizar o adapter ring, e uma outra que veio por trás para que os parafusos de fixação do mount não ficassem com folga e o Octa bambo, esse custou 40 reais.

Eu procuraria outro torneiro, talvez um com menos trabalhos, isso é coisa simples de fazer, o cara que tem muito trabalho cobra muito caro porque quer cobrar também pelo tempo do que ele "poderia estar fazendo"... Recentemente precisei fazer umas peças de aço inox (nada a ver com fotografia) e entre várias empresas, para o mesmo material, com exatamente as mesmas especificações encontrei 400% de diferença.

Em tempo, esses modificadores aí de cima são Mako G4, né? Ouvi dizer que nessa nova linha eles adotaram o padrão Bowens.
« Última modificação: 12 de Julho de 2016, 01:44:43 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


.fabiosilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Laranjal do Jari - Amapá
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2016, 04:28:53
Citar
Eu procuraria outro torneiro, talvez um com menos trabalhos, isso é coisa simples de fazer, o cara que tem muito trabalho cobra muito caro porque quer cobrar também pelo tempo do que ele "poderia estar fazendo"...
Exatamente isso, moro no interior do Amapá, esse tipo de mão-de-obra é escaço por aqui, não tem como fugir para outro lugar.  :no:

Citar
Em tempo, esses modificadores aí de cima são Mako G4, né? Ouvi dizer que nessa nova linha eles adotaram o padrão Bowens.
São sim, comprei eles de segunda, todos bem conservados e por um bom preço. Cara se eles adotarem realmente esse padrão será show de bola.

Obrigado Marcelo pelas dicas, se tiver como mandar fotos das adaptações ficarei grato, vou ver como eu faço por aqui e depois eu posto o resultado.

Segue algumas fotos dos Beauty Dish





NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2016, 04:40:24
 Bowens é alegria, Bowens é saúde, Bowens é esporte...

 Tem fabricante nacional que não se toca que ficar inventando padrões para prenderem seus clientes a marca não funciona mais. Lá fora já se uniram para os modelos populares serem todos Bowens. O que ue achei dos mais baratinhos que ainda não são Bowens são os modelos antigos que ainda são fabricados.


.fabiosilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Laranjal do Jari - Amapá
Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2016, 00:27:33
Verdade NATTIS,

Quando comprei meu primeiro softbox pesquisei bastante para escolher que modelo e padrão utilizar, precisava de algo que fosse compatível com meus flashes (2x SB900 + SB600), e por isso escolhi o Bowen, o custo x benefícios deles me impressionaram.

Mas sempre tive uma "quedinha" para os modelos da Mako, tive ótimas referências a respeito da qualidade e acabamento dos modelos da marca, mas adiava a compra por saber que teria que investir em outros suportes para utilizar com meus flashes.

Hoje entrei em contato com o pessoal da MakoStore e perguntei sobre adaptadores para speedlights e me informaram que será lançado em breve. Bom, não sei a quanto tempo eles estão falando isso mas quando for lançado será uma boa notícias para os fotografos, principalmente para os iniciantes, que, como eu, não têm muita grana pra investir em tochas e em speedlights. Vamos aguardar.
« Última modificação: 14 de Julho de 2016, 00:29:28 por .fabiosilva »


marciomendes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2016, 10:32:53
Verdade NATTIS,

Quando comprei meu primeiro softbox pesquisei bastante para escolher que modelo e padrão utilizar, precisava de algo que fosse compatível com meus flashes (2x SB900 + SB600), e por isso escolhi o Bowen, o custo x benefícios deles me impressionaram.

Mas sempre tive uma "quedinha" para os modelos da Mako, tive ótimas referências a respeito da qualidade e acabamento dos modelos da marca, mas adiava a compra por saber que teria que investir em outros suportes para utilizar com meus flashes.

Hoje entrei em contato com o pessoal da MakoStore e perguntei sobre adaptadores para speedlights e me informaram que será lançado em breve. Bom, não sei a quanto tempo eles estão falando isso mas quando for lançado será uma boa notícias para os fotografos, principalmente para os iniciantes, que, como eu, não têm muita grana pra investir em tochas e em speedlights. Vamos aguardar.

Bacana, vamos aguardar...


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2016, 11:47:06
Bowens é alegria, Bowens é saúde, Bowens é esporte...

 Tem fabricante nacional que não se toca que ficar inventando padrões para prenderem seus clientes a marca não funciona mais. Lá fora já se uniram para os modelos populares serem todos Bowens. O que ue achei dos mais baratinhos que ainda não são Bowens são os modelos antigos que ainda são fabricados.
Na verdade, nunca houve "um mount", o que está acontecendo é que os Chineses,  fabricantes de flashes escolheram a flange da Bowens como secundária (todos têm seus próprios mounts), como as marcas americanas que também as adotaram são marcas que usam produtos OEM, como Interfit, Flashpoint (marca da Adorama para OEM da Godox, Jimbei, Yongnuo o mount Bowens popularizou-se.

No entanto, Dynalite, Elinchrom, Profoto, Speedotron, Broncolor, Hensel, usam flanges de formatos proprietários e produzem (alguns na China - kkkk) seus próprios acessórios.

As marcas nacionais aderirem ao padrão Bowens só significa que partirão também para a representação de OEM's. Se forem vender os produtos High end como Godox AD 600 TTL, Phottix Indra, etc.. Será ótimo sob o aspecto da assistência, mas vamos ver se vai ser viável sob o aspecto do preço, principalmente tratando-se de Mako.

Em tempo,  os acessórios Mako são melhores que os Atek, e outros, mas ficam muito para trás do mais barato lá de fora. Tenho muita coisa da Interfit, Photoflex e Westcott (marcas genéricas), que estão quilômetros a frente dos nacionais desde a qualidade do material utilizado, à construção,  a preocupação com a facilidade de montagem (tenho um Octa de 60 da Mako que comprei para usar em externas e é péssimo para montar e desmontar - deixo simplesmente montado direto)

Enviado usando Tapatalk

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2016, 11:49:56
Verdade NATTIS,

Quando comprei meu primeiro softbox pesquisei bastante para escolher que modelo e padrão utilizar, precisava de algo que fosse compatível com meus flashes (2x SB900 + SB600), e por isso escolhi o Bowen, o custo x benefícios deles me impressionaram.

Mas sempre tive uma "quedinha" para os modelos da Mako, tive ótimas referências a respeito da qualidade e acabamento dos modelos da marca, mas adiava a compra por saber que teria que investir em outros suportes para utilizar com meus flashes.

Hoje entrei em contato com o pessoal da MakoStore e perguntei sobre adaptadores para speedlights e me informaram que será lançado em breve. Bom, não sei a quanto tempo eles estão falando isso mas quando for lançado será uma boa notícias para os fotografos, principalmente para os iniciantes, que, como eu, não têm muita grana pra investir em tochas e em speedlights. Vamos aguardar.
Isso já existe, no Mercado Livre tem adaptadores para speedlights em octas, softs e dishes. Na Amazon são encontrados em média por pouco mais de 20 dólares.

Enviado usando Tapatalk

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com