Autor Tópico: Tremendo na hora do disparo.  (Lida 6799 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.841
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #30 Online: 14 de Julho de 2016, 18:22:50
Opa, mal minha! Está certo, o tópico começou com tremedeira e acabou em problema de foco  :ok:

Muito obrigado!
Não entendi o porquê do "off-topic". O problema do colega não é microajuste?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.975
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 15 de Julho de 2016, 09:25:18
Muito obrigado!
Não entendi o porquê do "off-topic". O problema do colega não é microajuste?

Tá mais pra macroajuste.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #32 Online: 15 de Julho de 2016, 11:15:14
Bom dia pessoal

Depois de muito suor e xingamento, acho que cheguei a um resultado aceitável.
As fotos abaixo foram tiradas em condições semelhantes, dentro de casa, com flash, em f/2.8, mesma lente, mesma câmera. Ambas estão sem tratamento algum.

Esta foi feita no dia que chegou a lente, sem ajuste algum na câmera, se abrir a foto inteira, repare na linha do cabelo do lado esquerdo da modelo, lado direito para nossa perspectiva. O foco foi feito no olho esquerdo da modelo, e aos meus olhos está desfocado.



Esta foi feita ontem, após os ajustes na câmera, foco no olho esquerdo da modelo. (Por favor ignorem a cara de susto kkk). Aos meus olhos, está bem melhor do que antes.




Por favor, opinem.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.374
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 08 de Dezembro de 2016, 23:18:17
Acho a segunda imagem claramente mais nítida nos olhos.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #34 Online: 13 de Dezembro de 2016, 13:54:20
Eu sempre apóio a câmera na mão esquerda, aberta, enquanto aperto o disparador com a direita. Aprendi a fazer isso já na minha segunda câmera, uma Canon, bem mais leve que a Zenit que foi meu primeiro equipamento. Com isso, é raro ter foto tremida.


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 14 de Dezembro de 2016, 21:32:46
excelente colocação :ok:
pode nem ser o caso do colega mas, a frequencia com que vejo isso ultimamente... me lembre um colega que xingava a camera sem parar, trocava, ia pro micro ajuste...só fazia em 1/250 e não saia nada certo... veio pedir meu conselho...falei com o cara 5 min... mostrei fotos em 1/15....o mano ficou nervoso e nunca mais falou sobre isso comigo...a verdade nem sempre é bem vinda...
falei de postura, forma de segurar, tipo de lente, peso, equilibrio camera lente (coisa que muitos novatos de Sony FF ML não aceitam), aulas de tiro, posição de ombro cotovelo, pernas,etc..
Falei: Na minha opinião, micro ajuste.. é para lente velha ou que já foi aberta e mal-montada ou para marcas tipo Sigma, Tokina, Tamrom..
Expliquei: estude a si mesmo..antes de culpar a camera.
Bem..como eu disse...nunca mais falou comigo agora usa 1/500, ISO 6400... e a verdade nem sempre é bem vinda...
Aproveitando o papo...
O impacto do espelho pode atrapalhar a essas velocidades médias de 80? ou só causa danos a velocidade mais baixar e longas?
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 15 de Dezembro de 2016, 14:56:17
Cara, 1/160 eu acho bem rápido. Não seria 1/60? Eu tenho uma D7100 e usando a 50mm 1.8G o mínimo que eu vou é 1/80, mas mesmo assim eu disparo uma sequência para aumentar a probabilidade de pegar uma super nítida. Acima de 1/80 fica tranquilo.

Mas isso é para mim, cada um tem um nível de tremor diferente nas mãos. O que eu faço pra ajudar é colar os cotovelos no tronco, trazer a câmera até o olho (e não baixar a cabeça até a câmera) e controlar a respiração na hora de apertar o disparador. Já ouvi dizer que o melhor é apertar o botão na hora que estiver soltando o ar. Também é bom ter cuidado para não fazer força com a mão direita toda, flexionando apenas o dedo indicador. Eu tento também ficar com os joelhos um pouquinho flexionados e com as pernas um separadas.

Espero que tenha ajudado.  :ok:
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


kikalian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #37 Online: 16 de Dezembro de 2016, 10:39:30

Pessoal, permitam-me deixar o meu registro com relação ao tremor

Tenho um problema de logo quando inicio um ensaio ou algum evento, nas primeiras fotos, eu dou uma tremidinha, logo depois de algum tempo a coisa tende a estabilizar e as fotos melhoram significativamente. Esse tremor inicial, eu relaciono com a adrenalina.

Alguém sofre desse tipo de problema? E como resolvem?

Grato por qualquer dica


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.624
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #38 Online: 16 de Dezembro de 2016, 11:41:45
Alguém sofre desse tipo de problema? E como resolvem?

Começar a fotografar "antes do início"?