Autor Tópico: Xpro 2 vale o que custa?  (Lida 5823 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Julho de 2016, 23:04:37
Boa noite,

   Eu estava namorando as câmeras e o preço da Xpro2 custa USD 1.700,00 (aproximadamente) na BH.

Eu vi que ela traz alguns aprimoramentos e um sensor mais moderno.

Vi também que lá fora a X-E2 já foi descontinuada e que a X-T1 custa menos que a XPro2.

Vale quanto custa essa belezura?

Existem outras opções interessantes como a Sony A7II que eu acredito ser superior a XPro2 não concordam?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2016, 02:48:49
Acho que o grande trunfo das Fuji é serem simples. Fotografia como se fosse rangefinder. Lentes fantásticas (e caras). Muitas atualizações que trazem recursos de câmeras mais modernas aos modelos antigos, dentro do possível.

A X-E2, mesmo descontinuada,  é uma senhora câmera. Se encontrar por um preço bom, não hesite em comprar. Encontrei a minha por 389 dólares.

A X-T1 é muito boa também, era a grande querida da Fuji, e recebeu numerosas atualizações. É tão boa que, mesmo sendo aninciada a X-T2, o preço dela não caiu muito. Hoje,  na minha opinião, ela é melhor que a X-E2 em foco (ela faz foco contínuo em burst), no maior EVF e nas vedações. Se essas coisas não são importantes, sugiro a X-E2.

As Sony são queridas do mercado, então há muitos acessórios interessantes pra elas. A imagem também é fantástica, mas acho que a Sony não está muito empenhada em fabricar boas lentes. Além disso, com as lentes existentes, a câmera fica muito grande.

Sobre ser melhor, difícil dizer categoricamente. Apesar de ser simpático às Sony, se dinheiro não fosse problema, acho que ainda assim eu iria de Fuji.


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2016, 07:00:36
Sinceramente, não. Eu tenho muita vontade de comprar uma xt-2, mas pelo preço dela eu compro uma d750 e ainda sobra pra uma 50mm 1.8. A depender da sorte, até uma d810 nova no ebay.
Entendo que o preço só compensa para quem vê na fuji algo de que realmente precisa. Para mim, nada nela justifica esse valor. Tem muito componente de marca nesse preço, como os produtos da apple.

Boa noite,

   Eu estava namorando as câmeras e o preço da Xpro2 custa USD 1.700,00 (aproximadamente) na BH.

Eu vi que ela traz alguns aprimoramentos e um sensor mais moderno.

Vi também que lá fora a X-E2 já foi descontinuada e que a X-T1 custa menos que a XPro2.

Vale quanto custa essa belezura?

Existem outras opções interessantes como a Sony A7II que eu acredito ser superior a XPro2 não concordam?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2016, 07:41:46
Tb acho cara demais, mas sou pobre
D600 - E-M10


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2016, 08:23:54
Complicado analisar apenas o custo do corpo como valor isolado...
Lançamento...muito esperado pelos fãs da X-Pro1...nova geração de sensor..etc...
As especificações dela são muito interessantes, mas para o meu estilo de fotografia a E2 atende 100% da demanda.
Outro fator importantíssimo é o conjunto da obra: lentes, ergonomia, atalhos, prazer em utilizar o equipamento, etc...
Quanto ao custo das lentes, são tão caras quanto lentes de qualidade semelhante Canon x Nikon... a diferença é a ausência de opções tão variadas de terceiros e de baixo custo.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2016, 09:05:11
Quanto ao custo das lentes, são tão caras quanto lentes de qualidade semelhante Canon x Nikon...

Na verdade, as lentes Fuji são mais caras que as Nikon e Canon. Fiz um comparativo de preços de primes Fuji e primes FF reflex, e Fuji sai bem mais caro. Por isso, desisti de mudar.
D600 - E-M10


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2016, 09:17:46
Na fuji não temos opções como a 50mm 1.8 canon, ou as novas STM... isso é fato... concordo que é possível na Canon, por exemplo, construir um set 24 - 50 - 85mm com um custo relativamente baixo... mas as equivalentes em abertura e qualidade de construção, na Canon, são tão ou mais caras:

Fuji 23 1.4 x Canon 24 1.4
Fuji 56 1.2 x Canon 50 1.2
 E por aí vai...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2016, 09:42:43
Não dá para comparar abertura de cropada com abertura de FF. Embora a relação distância focal/abertura seja equivalente, o desfoque ou isolamento dos objetos fora do plano focal são totalmente diferentes.
Uma lente fuji 1.4 equivale, para desfoque, a uma nikon 2.0. Ou seja, para eu ter o equivalente em termos de perspectiva e plano focal (consequentemente, bokeh) de uma nikon 35mm 1.8 (U$ 526,00) eu precisaria de uma fuji 23mm 1.4 (U$ 900,00).
Repito que isso é apenas para relação objeto/plano de foco. A relação de luminância permanece a mesma desde que sejam 1.4 (em tese, já que o ideal seria medir em T-stop, que é a relação entre F/transmissão de luz)


Na fuji não temos opções como a 50mm 1.8 canon, ou as novas STM... isso é fato... concordo que é possível na Canon, por exemplo, construir um set 24 - 50 - 85mm com um custo relativamente baixo... mas as equivalentes em abertura e qualidade de construção, na Canon, são tão ou mais caras:

Fuji 23 1.4 x Canon 24 1.4
Fuji 56 1.2 x Canon 50 1.2
 E por aí vai...
« Última modificação: 13 de Julho de 2016, 09:58:55 por Danielvb »
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2016, 09:51:58
Na fuji não temos opções como a 50mm 1.8 canon, ou as novas STM... isso é fato... concordo que é possível na Canon, por exemplo, construir um set 24 - 50 - 85mm com um custo relativamente baixo... mas as equivalentes em abertura e qualidade de construção, na Canon, são tão ou mais caras:

Fuji 23 1.4 x Canon 24 1.4
Fuji 56 1.2 x Canon 50 1.2
 E por aí vai...

Interessante, mas olha isso:



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2016, 09:53:59
Vamos dizer que eu queira replica minhas necessidades de uso na fuji. Vou colocar uma tabela com o que eu uso atualmente e com o que eu precisaria na fuji:

Nikon d810    U$ 2100,00                 Equivalante aproximado     Fuji xt-2     U$ 1600,00
24mm 1.8      U$   860,00                                                          16mm 1.4  U$ 999,00
35mm 1.8      U$   526,00                                                          23mm 1.4  U$ 899,00
85mm 1.8      U$   476,00                                                          56mm 1.2  U$ 999,00
Total:        U$ 3962,00                                                           Total:         U$ 4497,00
 
Isso, lembrando, que meu set da nikon é FF.
Claro que esses custos não podem ser racionalizados apenas nesses indicadores que eu apontei. Tem gente que acha uma d810 pesada e grande demais. Tem que ache a fuji mais bonita. Enfim.. tem outros fatores envolvidos.
Pessoalmente, eu ainda prefiro uma dslr a uma mirrorless. Mas cada um sabe onde o calo aperta.

« Última modificação: 13 de Julho de 2016, 09:57:14 por Danielvb »
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Julho de 2016, 10:01:04
Daniel, totalmente de acordo com você... o exemplo foi apenas para ilustrar distâncias focais semelhantes e aberturas semelhantes que poderíamos montar em corpos APS-C das duas marcas... entendo que se colocarmos FF x APS-C x M4/3 etc... as demandas para efeitos de desfoque serão diferentes em cada sistema, podendo ter um custo menor em lentes para FF, que irão obter efeito semelhante em relação a separação de plano focal e desfoque.

Pensando no lado profissional, custos x resultados x disponibilidade de lentes, acessórios, etc... fica difícil sair de Canon/Nikon...

Por hobby as coisas mudam, entram fatores subjetivos e pessoais...

Abraços

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #11 Online: 13 de Julho de 2016, 10:01:52
Nikon d810    U$ 2100,00                 Equivalante aproximado     Fuji xt-2     U$ 1600,00
24mm 1.8      U$   860,00                                                          16mm 1.4  U$ 999,00
35mm 1.8      U$   526,00                                                          23mm 1.4  U$ 899,00
85mm 1.8      U$   476,00                                                          56mm 1.2  U$ 999,00
Total:        U$ 3962,00                                                           Total:         U$ 4497,00
 

Perfeito. E o set FF ainda ficou caro pq está a D810. A xt-2 está mais próxima de uma D750, na minha opinião.
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2016, 10:03:49
Sim Ronaldo, mas a discussão de Fuji ser cara enveredou para o lado de que um set FF equivalente é mais barato. Por isso a comparação.
D600 - E-M10


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2016, 10:59:40
Sim, a fuji sempre foi uma opção mais cara. Mas você ganha uma barbaridade em portabilidade e em ergonomia, e fora o desfoque, não perfe em nada. Se bem que dou muito mais importancia às coisas que estão em foco  :assobi: Na verdade a coisa que me preocupa menos é o bokeh.

Para mim, o grande problema é carregar um trambolho como uma D800 ou câmera similar, junto com as lentes em viagens. Para mim simplesmente isso já coloca qualquer câmera nesta categoria fora. Tanto que vendi tudo de Canon e Nikon FF que eu tinha e estou 100% satisfeito com o sistema da Fuji.

E nessa comparação entre $3962 contra $4497, a diferença é pouca, principalmente levando em conta que a ótica da Fuji mata a pau.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2016, 11:34:07
Sim, a fuji sempre foi uma opção mais cara. Mas você ganha uma barbaridade em portabilidade e em ergonomia, e fora o desfoque, não perfe em nada. Se bem que dou muito mais importancia às coisas que estão em foco  :assobi: Na verdade a coisa que me preocupa menos é o bokeh.

Para mim, o grande problema é carregar um trambolho como uma D800 ou câmera similar, junto com as lentes em viagens. Para mim simplesmente isso já coloca qualquer câmera nesta categoria fora. Tanto que vendi tudo de Canon e Nikon FF que eu tinha e estou 100% satisfeito com o sistema da Fuji.

E nessa comparação entre $3962 contra $4497, a diferença é pouca, principalmente levando em conta que a ótica da Fuji mata a pau.


Bem observado, mas mudando um pouco agora o foco da discussão, só que ainda no tema:


Acredito que do ponto de vista de recursos ninguém aqui discute a qualidade das Fuji, mas voltando a XPro2, vocês acham que vale o que custa sendo que hoje existe a X-T1 e outras como Sony que aliam ergonomia e portabilidade a um corpo poderoso?


Além disso, falando agora sobre edição, me parece que muitos reclamam que as Fuji não tem nenhum parceiro para edição de fotografias que queiramos ou não é um Deal Breaker não?


Observei que existem acordos para uso de software no caso da Sony por exemplo, não é uma boa jogada? Tipo, o cara leva a câmera e ainda ganha uma versão do Control One!
« Última modificação: 13 de Julho de 2016, 11:34:36 por cfcsosa »