Autor Tópico: 2 câmeras e 3 flashes, como trabalhar?  (Lida 3202 vezes)

Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Online: 13 de Julho de 2016, 09:05:38
Olá pessoal.
Há algum tempo eu trabalho com 2 câmeras e 3 flashes em eventos. Uso equipamento Canon, coloco um flash em cada câmera e um externo para segunda luz. Como necessito de agilidade, eu uso disparadores baratos YN 622, seu sistema TTL ajuda muito, o porém é que o YN não tem como setar o que é transmissor e receptor. Isso gera um problema bastante inconveniente, quando disparo com uma câmera, os dois outros flashes disparam juntos, porém o intuito seria que somente o flash externo disparasse e não o da outra câmera junto (espero estar sendo claro).
Já tentei de todas as maneiras ajustar de alguma forma que isso não acontecesse, porém acredito não ser possível com o YN.
Pergunto, alguém usa esse set para trabalho (2 câmeras e 3 flashes) como descrevi?
Sei que a empresa Radio Flash produz equipamentos que fazem isso, porém o custo é alto (um amigo usa esse sistema) e não me agrada a ideia de bloquear o infra do flash como o sistema Radio Flash exige.
Vi que a empresa Cactus lançou o Cavtus V6II que parece ter TTL e dá para setar o que é transmissor e o que é receptor, alguém pode confirmar se isso procede e se usado com o set que descrevi pode funcionar bem (ter a flexibilidade do TTL e o sistema funcionar em pleno sol?
Alguém tem alguma sugestão que não implique comprar um Pocket Wizard hehehehe?
Apenas para registro, tenho um flash Canon 580EXII, um 430EXII e um YN 568EXII (ao que bem me lembro não funciona como master). Se tivesse um segundo 580EXII poderia usar os 580 como master e o 430 como slave para os 580, porém isso funciona bem em ambiente fechado, em um dia de sol, para fotos externas isso não funciona (já tive essa experiência).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2016, 13:01:38
Seria melhor pedi para mover para o fórum de acessórios e iluminação.

vc tem 03 radios YN 622?

ja tentou usar os flahs sem radio? Usando o disparo ótico no flash fora da câmera?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2016, 13:21:20
Hum pode ser, acho que coloquei no fórum errado.
sim, tenho 3 disparadores YN 622.
Não tenho como usar o infra do flash, pois somente o 580EXII funciona como master ao que bem me lembro. E para fotos externas, com sol, não dispara, pois o slave não recebe o comando devido a forte luz do sol. Já passei por isso.
Gostaria de poder setar como transmissor e receptor, mas isso não é possível com oYN.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2016, 13:27:31
Já pensou no YN-622C-TX??


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2016, 13:53:33
Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas acho que nao é infra.
Estou falando de colocar o flash fora da camera como slave, modos S1 ou S2, ai ele dispara junto quando "enxerga" o outro flash disparando.
Mas pra externa sob o sol não funciona bem tb.

O tx não resolve porque não pode botar um flash em cima dele, correto?
E teria que ver se é possível colocar o mesmo flash em 2 grupos diferentes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2016, 16:13:44
Com o transmissor da YN eu não posso usar flash na câmera, o que me levaria a ter que trabalhar com 2 assistentes de luz, nada possível no momento.
Usar o modo master/slave funciona bem em ambientes internos ou com pouca luz, mas no sol o master não é capaz de acionar o slave, pelo menos não consegui nas vezes que tentei, era muito difícil, nada prático.
E também esse modo não me cabe no momento pois meu flash da segunda câmera não trabalha como master.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2016, 16:19:23
O modo que estou falando não precisa de "master", até o flash pop-up de uma compacta iria disparar o flash.
Estou falando do trigger por fotocélula e não por infravermelho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2016, 16:50:52
Não trabalho com os disparadores YN, mas vou falar dos equipamentos que uso/usei e que, sem dúvida, resolveriam seu problema.

Usei por 3 anos os rádios Pixel King PRO. São completos e os transmissores que vão na câmera possuem sapata e mantém a função TTL do flash que está nesta sapata. Isso resolveria seu problema.
http://flashhavoc.com/pixel-king-pro-ettl-trigger-review/

Há poucos meses comecei a usar o sistema RT já presente nos Flashes mais novos da Canon e alguns modelos da YN. Não há necessidade de unidades receptoras/transmissoras. Assim, basta colocar o flash na sapata da sua câmera e ligar nele a função RT (rádio). Isso também resolveria seu problema.

O inconveniente é que seus rádios YN atuais não teriam função com esses novos equipamentos.

 :ok:


Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2016, 07:54:50
Bom dia.
Vangelis, o sistema que você fala não funciona ao sol. Resolve parte do meu problema, pois funcionaria a noite e em locais fechados, porém implica em que o flash externo identifique o disparo do flash que está na câmera, mas isso tem outro porém, em locais onde haja algum barreira física, o flash externo não aciona. Não tenho certeza, mas se bem me lembro o flash externo tem que estar setado como slave para reconhecer o disparo do flash principal, o que caracteriza um sistema master/slave, o que não consigo operar com o flash YN nem com o Canon 430EXII (para setar como master).
O que me resolveria em partes seria trocar meu YN por outro canon 580EXII ou comprar algum sistema de disparadores TTL.
Acho que não tenho solução senão gastar para resolver isso.


Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2016, 08:03:04
Padilhadim, muito obrigado pela sugestão, vou ver como são esses disparadores da Pixel.
Uma pergunta, para o sistema RT eu preciso que todos os flashes sejam RT né? Nenhum dos flashes que uso no momento seriam uteis né? E não tem conflito em usar 2 flashes como principais e um como secundário? Ou seja, esse sistema RT resolveria meu problema? Quando disparar o flash da câmera 1 ele só vai acionar o flash secundário, sem disparar o flash da câmera 2? Pois é isso que acontece comigo no momento. Eu não tenho como dizer que o flash que está na câmera só funcione como transmissor sem ser receptor, pois o YN622 não tem essa opção, ele entende que o flash que gera o disparo é o principal e todos os demais são secundários.
O que tenho feito atualmente é desligar o disparador que está na câmera que não estou usando, mas isso é muito inconveniente, pois nas vezes que preciso de agilidade isso não dá pra fazer, sem contar no risco de esquecer de ligar quando preciso e acabar perdendo alguns cliques.


Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2016, 08:29:14
Padilhadim, esqueci de perguntar, o sistema RT funciona sob qualquer situação de luz né, até mesmo num sol do meio-dia de verão hehehe. Ou seja, ele é propriamente um sistema de rádio e não um sistema de fotocélula que dependa da identificação de um sinal luminoso para acionar.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2016, 09:43:28
O rádio que está na câmera "1", você coloca como canal C1.
O rádio que está na câmera "2", você coloca como canal C2.

O rádio que estará com o flash escravo, você coloca como canal C1 + C2.

 :ok: :ok:


EDIT - Informação correta abaixo
« Última modificação: 14 de Julho de 2016, 20:31:15 por DMZamora »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2016, 09:54:34

O rádio que está na câmera "1", você coloca como canal C1.
O rádio que está na câmera "2", você coloca como canal C2.

O rádio que estará com o flash escravo, você coloca como canal C1 + C2.

 :ok: :ok:

Esses YN602 permitem configurar 02 canais?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2016, 10:22:42
Mike Castro, é possível configurar C1 + C2? Ao que sei o YN tem vários canais, mas não sabia que era possível configurar para o receptor receber de 2 canais distintos, se isso for possível daí sim pode ser a solução do meu problema.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #14 Online: 14 de Julho de 2016, 11:15:35
É só apertar o botão de canal até ficar C1 e C2 acesos!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm