Autor Tópico: Iniciando na fotografia  (Lida 2134 vezes)

Felip

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 13 de Julho de 2016, 21:32:35
Galera, a um pouco mais de um mês comprei uma Canon T2i pois me interessei/interesso bastante por fotografia mas acabei deixando a câmera de lado pela complexidade dos controles manuais, ultimamente tenho tentado fotografar mas ainda tô apanhando feio da câmera. :no:
Sempre fotografei pelo celular e não tenho muito conhecimento de controle manual. Moro numa cidade pequena e por aqui mal acho cursos fotográficos, logo terei a difícil tarefa de tentar aprender sozinho. Lembro que na época em que a comprei, tive um enorme medo de comprar e acabar deixando-a de lado devido a complexidade dos controles.

Tenho uma paixão enorme por fotografias conceituais e com estilo semelhante a essas aqui (https://flic.kr/p/dHcvNn) que é o tipo de resultado que estarei me esforçando pra obter hehe. :assobi:
Caso alguém possa me recomendar meios para aprender sozinho e entender os controles manuais ficarei bastante agradecido. Valeu!

*Peço perdão caso o tópico esteja na área errada.


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2016, 22:20:07
Cara atualmente o meio mais barato e acessível do momento é o Youtube, da para aprender praticamente a base toda da fotografia por la e depois voce direciona para qual estilo migrar.

Recomendo o Zona da Fotografia: https://www.youtube.com/user/ZonaDaFotografia

Neste canal ai tem o suficiente para você entender o básico da parte teórica e depois é só colocar em prática :ok:
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2016, 22:55:05
Felip,
A internet tem uma riqueza de informações.  Um dia me encontrei na mesma situação que você. Comecei também com uma T2i... rsrsrs ... E não sabia nada... Mas a internet me ajudou. Pesquisava, via blogs (esse indicado pelo victorneves é muito bom tb...
Mas o principal é praticar, praticar, testar, tentar, praticar.  Eu aproveitava todas as festinhas e encontros de amigos de meus filhos para fotografar. Para onde eu ia, levava a câmera. Estude a teoria, e vá praticar. Com certeza vc vai chegar lá!!!
Eu estou nessa a pouco mais de dois anos, já peguei o jeito dessas câmeras, já fiz várias trocas de corpos e lentes para experimentar, mas ainda continuo estudando... preciso melhorar muito, mas as pessoas já começaram a admiram algumas de minhas fotos...
Depois que vc pegar o jeito, não vai mais querer fotografar no automático. Nem em compactas... rsrsrs

Ah, e aqui neste fórum você aprende muito...!!! Leia os tópicos, acompanhe... vc vai aprender sobre equipamentos, técnicas, etc... Uma riqueza isso tudo aqui.

Não desista!



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2016, 11:24:36
Concordo com os colegas, não desanime.

Eu aprendi 90% do básico da fotografia no Youtube, depois fiz alguns cursos.

Existem diversos canais no Youtube (Zona da Fotografia, Escola da Fotografia, Letra na Foto, Sangue Suor e Foto, etc), sobre o assunto e todos eles abordam em vídeos iniciais o básico da fotografia e muitos deles utilizam máquinas da Canon.

Aqui o link de um tópico que indica diversos canais com endereço no youtube: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=110537.0

Para todo o resto, o pessoal do fórum é bastante acessível e bem disposto.


Canon 5D MK III - Sony A7III


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2016, 12:00:25
Tem muita gente que tem interesse em fotografar e acha que com 1 semana vai sair por aí tirando fotos maravilhosas...a realidade é que a fotografia é uma profissão, como outra qualquer, e tem ainda a questão de ser considerada arte, requer estudo, prática, vontade e até um pouco de dom. Uma das qualidades que todo fotógrafo tem que ter é PERSISTÊNCIA. Sem isso, dificilmente você terá um futuro na fotografia. A dica que eu dou é: aprenda a base da fotografia - ISO, ABERTURA e VELOCIDADE, LUZ, COMPOSIÇÃO. E a mais importante: NÃO ACHE QUE EQUIPAMENTO POR SI SÓ IRÁ MELHORAR SUA FOTOGRAFIA.


luiz.orlandi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Orlandi
Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2016, 12:59:44
Youtube, procure por Escola Pública de Fotografia (https://www.youtube.com/user/SitKongSangFOTO), aprendi demais lá... e não há só esse, mas sim muito material a ser baixo e lido, o Google é seu melhor amigo, aproveite o máximo dele...
========================
Luiz Orlandi
Canon 5D MK2 / XT / Fuji X-E1
Canon 24-105 L, Canon 70-200 F4 L, Helios 44M F2, M Travemar 50mm F3.5 Macro, Fuji 50mm F2, Fuji 16-50mm, Canon Speedlite 550EX...
E ainda ouvindo "Pra quê precisa de tanta coisa para tirar foto amor..." ;)


Felip

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2016, 13:22:31
Poxa, valeu mesmo pessoal. Tô até mais animado e disposto a fotografar hehe, estarei checando todos os links. :D
Caso alguém tenha mais alguma indicação pode deixar, tudo é muito bem vindo. :ok:


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2016, 13:33:42
Sobre o problema com controles manuais, acho que o mais interessante é procurar material sobre o básico da fotografia: exposição, ISO, velocidade do obturador, abertura, etc...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2016, 13:44:06
Sobre o problema com controles manuais, acho que o mais interessante é procurar material sobre o básico da fotografia: exposição, ISO, velocidade do obturador, abertura, etc...

Verdade. Se aprenderes esse básico Felip verás um salto e tanto na tua capacidade de entender a câmera e começar a explorar os menus e botões. São conceitos que servem para qualquer câmera e, regra geral, são os botões e controles de mais fácil acesso na parte de cima e atrás da câmera.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Felip

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2016, 17:57:07
Valeu novamente pessoal! Estou saindo para fotografar bastante, todo lugar que vou levo a câmera comigo.
Queria saber o que é preciso para obter um resultado semelhante a esse https://flic.kr/p/dHcvNn, que é uma estética de fotografia que me interessa bastante e estou treinando bastante pra chegar lá hehe, é muito complicado? Algo que um fotografo iniciante não consiga alcançar?

Pergunto apenas por curiosidade, pois sei que é apenas meu começo e ainda tenho muuuuita terra pela frente. ;)


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2016, 18:27:08
Valeu novamente pessoal! Estou saindo para fotografar bastante, todo lugar que vou levo a câmera comigo.
Queria saber o que é preciso para obter um resultado semelhante a esse https://flic.kr/p/dHcvNn, que é uma estética de fotografia que me interessa bastante e estou treinando bastante pra chegar lá hehe, é muito complicado? Algo que um fotografo iniciante não consiga alcançar?

Pergunto apenas por curiosidade, pois sei que é apenas meu começo e ainda tenho muuuuita terra pela frente. ;)

Acredito que você deva fazer o mesmo que eu, estudar.

Sair apenas para fotografar não é o suficiente.
Apenas estudar, não é suficiente.

É preciso fazer os 2, estudar (vários temas) e praticar.

Esse é meu ponto de vista.


Felip

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2016, 09:56:39
Acredito que você deva fazer o mesmo que eu, estudar.

Sair apenas para fotografar não é o suficiente.
Apenas estudar, não é suficiente.

É preciso fazer os 2, estudar (vários temas) e praticar.

Esse é meu ponto de vista.
É o que venho fazendo desde que animei para fotografar. Mas tenho uma dúvida quanto a composição das fotos, têm um tipo de fotografia (não sei se têm um nome próprio) que me chama bastante atenção, e desde então tenho me dedicado a estudar e tentar obter resultados semelhantes pois é o segmento que pretendo seguir. :)

Por exemplo, esse fotografo (https://facebook.com/viniciusyrphotography) faz fotos INCRÍVEIS e com certeza devem ser bastante trabalhadas. Pretendo ter um resultado semelhante, e para isso estou pesquisando bastante e fotografando mas queria saber como posso chegar a um resultado parecido (em questão de configuração), além de ter uma boa lente (talvez não seja a recomendada mas pretendo comprar uma 50mm da Yongnuo)...


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2016, 11:31:39
É o que venho fazendo desde que animei para fotografar. Mas tenho uma dúvida quanto a composição das fotos, têm um tipo de fotografia (não sei se têm um nome próprio) que me chama bastante atenção, e desde então tenho me dedicado a estudar e tentar obter resultados semelhantes pois é o segmento que pretendo seguir. :)

Por exemplo, esse fotografo (https://facebook.com/viniciusyrphotography) faz fotos INCRÍVEIS e com certeza devem ser bastante trabalhadas. Pretendo ter um resultado semelhante, e para isso estou pesquisando bastante e fotografando mas queria saber como posso chegar a um resultado parecido (em questão de configuração), além de ter uma boa lente (talvez não seja a recomendada mas pretendo comprar uma 50mm da Yongnuo)...


Esse é o grande problema de ser autodidata.
As vezes temos certas dúvidas, difíceis até de explicar e que normalmente não encontramos a resposta na internet com facilidade.
Eu mesmo tenho muitas duvidas fundamentais na fotografia, e as vezes até por acaso que eu encontro a resposta.


Quanto a lente, a 50mm 1.8 STM, está em promoção no site da Canon.
Recomendo.


Wesley Rodrigues

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2016, 15:41:07
Por exemplo, esse fotografo (https://facebook.com/viniciusyrphotography) faz fotos INCRÍVEIS e com certeza devem ser bastante trabalhadas. Pretendo ter um resultado semelhante, e para isso estou pesquisando bastante e fotografando mas queria saber como posso chegar a um resultado parecido (em questão de configuração), além de ter uma boa lente (talvez não seja a recomendada mas pretendo comprar uma 50mm da Yongnuo)...

Esse resultado pode ter diversas variantes, acredito eu, não só em termos de configuração. Tem a questão do equipamento, técnica e pós produção, que ao meu ver é a "cereja do bolo" aí.

Então seria interessante você investir conhecimento - e muito, se é neste segmento que pretende entrar - na pós produção também (photoshop, lightroom e etc.), juntamente com o básico da fotografia saca?!

Os canais do youtube que já indicaram tem muita coisa, aqui no fórum também, então é se dedicar, porque não é fácil mesmo, mas com persistência e interesse se consegue.  :ok:
- Espaço destinado à listagem do meu equipamento, a fim de melhorar meu ego fotográfico -


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2016, 22:26:59
Cara também estou iniciando, mas n quero virar pro, mais como hobby mesmo.
Comprei uma t3i, e o negócio é sair tirando foto no manual, e ajustando até vc aprender a config adequada pro momento. Ficar lendo sobre é bem chato quando vc n tem idéia das coisas, melhor coisa é praticar mesmo.