Autor Tópico: 6 Passos para começar/melhorar/evoluir na fotografia  (Lida 2700 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 14 de Julho de 2016, 17:42:24
Galera, soltei um vídeo no ar hoje falando sobre os passos, na sequência que eu entendo ser mais lógica para quem está começando na fotografia ou está procurando evoluir. Não teve roteiro, nem chance para gravar uma segunda vez. Espero que gostem e digam se concordam ou não.

https://youtu.be/tFrTo5vTITA
O foco ficou tosco. Não quis gravar de novo.


Os passos resumidos:
1. Ter uma câmera com controles manuais
2. Entender a teoria básica de fotografia
3. Saber de RAW e jpeg e o básico do conceito de edição de fotografia
4. Aprender a ver e enxergar a fotografia como arte
5. Praticar/clicar/auto avaliar suas fotos
6. Vontade/Comprometimento/Disciplina/Persistência
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2016, 20:44:51
esses passos parecem ser exclusivamente para as pessoas que não fazem idéia do que é fotografia (digital) e quer começar

Não sei se é válido pra quem está no meio já por conta das orientações serem bem básicas. Pelo menos baseado no resumo. Ainda não assisti o vídeo pq não to em casa
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2016, 21:01:41
Assisti um pouco do vídeo, mas não todo. Me baseando no pouco que assisti e no resumo que você escreveu:

Eu acho que o seu intuito é válido, mas o que você está falando são coisas que todo mundo fala e que qualquer site da internet oferecendo conselhos sobre fotografia também diz. Basicamente o seu segredo para começar/melhorar/evoluir em fotografia é estudar fotografia? Isso é algo bastante óbvio para um vídeo de 14 minutos, na minha opinião.

Muita coisa também é genérica e subjetiva, tipo "aprenda interpretar a foto dos outros". Interpretação é subjetiva, cada pessoa vê o que bem entende numa imagem.


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2016, 23:56:03
Thales , acho que a minha maior dificuldade hoje é praticar,  o tempo tá curto,  muito trabalho e o tempo livre que tenho dedico ao filhão, Minha maior fonte de aprendizado é aqui no MF.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2016, 08:44:13
Thales , acho que a minha maior dificuldade hoje é praticar,  o tempo tá curto,  muito trabalho e o tempo livre que tenho dedico ao filhão, Minha maior fonte de aprendizado é aqui no MF.
Eu sei muito bem como é. Mas mesmo assim dá pra praticar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2016, 16:20:32
Assisti um pouco do vídeo, mas não todo. Me baseando no pouco que assisti e no resumo que você escreveu:

Eu acho que o seu intuito é válido, mas o que você está falando são coisas que todo mundo fala e que qualquer site da internet oferecendo conselhos sobre fotografia também diz. Basicamente o seu segredo para começar/melhorar/evoluir em fotografia é estudar fotografia? Isso é algo bastante óbvio para um vídeo de 14 minutos, na minha opinião.

Muita coisa também é genérica e subjetiva, tipo "aprenda interpretar a foto dos outros". Interpretação é subjetiva, cada pessoa vê o que bem entende numa imagem.

pelo jeito a gente vai ser ignorado mesmo  :)
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2016, 18:43:11
O vídeo com certeza tem maior foco nos iniciantes. Eu gostaria muito que dicas como essa em português tivessem quando comecei nesse hobby há 4 anos atrás.

Acho que informação, correta, nunca é demais e excesso. Cabe a cada um filtrar o que quer e o que não quer assistir.

Eu mesmo já filtro uma série de assuntos em fotografia por já não querer mais ver e ouvir por já ter aprendido bastante e foco mais em coisas novas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2016, 16:05:36
Como orador na frente da camera esta mil vezes melhor que eu.

Eu travo que ate canca de regravar.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2016, 08:59:41
Thales,
Independente do conteúdo quero lhe parabenizar. Acho que qualquer pessoa que se preocupa em multiplicar conhecimento já é digno de elogios.
Como também sou iniciante e você esta nessa jornada ai, gostaria de lhe dar algumas sugestões.
1) Tente conscientizar aqueles que lhe ouvem a buscar informações (isso você já esta fazendo), mas principalmente, mostre como fazer.
2) Como iniciante, percebi que há muita informação na net, mas o mais importante ninguém fala. Explique o que é composição e como compor, o que são os esquemas de luz, e etc. Essas informações são muito importantes. Tem um maluco ai na net, o Marcos Frareso, que o cara tenta fazer isso, mostrar como fazer. Ele é meio louco e desbocado, mas ele dá umas dicas legais.

Sei que vai ter gente que vai me criticar, mas hoje eu entendo que o mais importante é saber essas coisas. Não que focar e expor corretamente não sejam importantes, mas isso a gente vai acertando com o tempo mesmo e prática.
Agora falar sobre regra dos terços, sequencia Fibonacci e outras coisas, só dão uma orientada, mas MOSTRAR NA HORA DO CLIQUE como usar essas coisas, faz toda a diferença

Novamente, parabéns pela iniciativa.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2016, 15:58:41
Thales,
Independente do conteúdo quero lhe parabenizar. Acho que qualquer pessoa que se preocupa em multiplicar conhecimento já é digno de elogios.
Como também sou iniciante e você esta nessa jornada ai, gostaria de lhe dar algumas sugestões.
1) Tente conscientizar aqueles que lhe ouvem a buscar informações (isso você já esta fazendo), mas principalmente, mostre como fazer.
2) Como iniciante, percebi que há muita informação na net, mas o mais importante ninguém fala. Explique o que é composição e como compor, o que são os esquemas de luz, e etc. Essas informações são muito importantes. Tem um maluco ai na net, o Marcos Frareso, que o cara tenta fazer isso, mostrar como fazer. Ele é meio louco e desbocado, mas ele dá umas dicas legais.

Sei que vai ter gente que vai me criticar, mas hoje eu entendo que o mais importante é saber essas coisas. Não que focar e expor corretamente não sejam importantes, mas isso a gente vai acertando com o tempo mesmo e prática.
Agora falar sobre regra dos terços, sequencia Fibonacci e outras coisas, só dão uma orientada, mas MOSTRAR NA HORA DO CLIQUE como usar essas coisas, faz toda a diferença

Novamente, parabéns pela iniciativa.
Oi! Recomendo fortemente os livros do Michael Freeman...

http://busca.saraiva.com.br/?q=Michael%20freeman


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2016, 21:03:29
Thales, parabéns pela iniciativa!
Informação nunca é demais; e é a única coisa que você pode vender ou dar e, ainda assim, continuar dono!
Sou advogado e professor, profissões que exigem bastante da comunicação verbal - escrita e oral.
Baseado nessas experiências é que vou me permitir algumas sugestões.

1. Ao falar em (ou para o) público, jamais ponha as mãos na frente da boca. Passa a ideia de insegurança. Além disso, dificulta a compreensão da fala, uma vez que a mão, por óbvio, impede que o ouvinte "leia" seus lábios.

2. Evite tocar a cabeça. Fica estranho, como se você estivesse se afagando para se confortar de uma situação que lhe coloca em condição de desconforto.

3. Pausas respiratórias e de glutição de saliva não devem ocorrer em meio a frases. Muito menos a palavras. Devem ocorrer entre duas ideias.

4. Cuidado com o gestual. Parece bobagem, mas nossa mente inconsciente capta mensagens sutis: mãos com a palma virada para cima transmitem ideia de pedido; você se coloca em condição inferior. Dedos que apontam transmitem a ideia exatamente oposta. Palmas da mão viradas para baixo sinalizam relação entre iguais. Combine esse gestual com tom de voz e de acordo com a plateia, para ajudar a construir o "tom emocional" de seu discurso.

5. Postura. Atenção para não encurvar-se.

Muita coisa para pensar.
Nada demais para quem pensa em abertura, velocidade, ISO, medição, pontual, matricial...

Ficou show!
Parabéns.


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2016, 14:13:59
Ancioso para assistir, quando chegar em casa eu vou assistir e depois falo a minha opinião!


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2016, 19:27:17
Cara eu estou começando na fotografia, e não achei muito útil o video.
Eu prefiro videos na prática, que assim eu consigo aprender alguma coisa e também isso que você citou eu ja li e escutei em um monte de lugar, o que não é muita novidade essa parte teórica, talvez se fosse algumas idéias e dicas de como realmente melhorar e praticar fotografia seria válido, e não essa coisa de pilares da fotografia e etc.. etc...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2016, 19:39:52
Thales, parabéns pela iniciativa!
Informação nunca é demais; e é a única coisa que você pode vender ou dar e, ainda assim, continuar dono!
Sou advogado e professor, profissões que exigem bastante da comunicação verbal - escrita e oral.
Baseado nessas experiências é que vou me permitir algumas sugestões.

1. Ao falar em (ou para o) público, jamais ponha as mãos na frente da boca. Passa a ideia de insegurança. Além disso, dificulta a compreensão da fala, uma vez que a mão, por óbvio, impede que o ouvinte "leia" seus lábios.

2. Evite tocar a cabeça. Fica estranho, como se você estivesse se afagando para se confortar de uma situação que lhe coloca em condição de desconforto.

3. Pausas respiratórias e de glutição de saliva não devem ocorrer em meio a frases. Muito menos a palavras. Devem ocorrer entre duas ideias.

4. Cuidado com o gestual. Parece bobagem, mas nossa mente inconsciente capta mensagens sutis: mãos com a palma virada para cima transmitem ideia de pedido; você se coloca em condição inferior. Dedos que apontam transmitem a ideia exatamente oposta. Palmas da mão viradas para baixo sinalizam relação entre iguais. Combine esse gestual com tom de voz e de acordo com a plateia, para ajudar a construir o "tom emocional" de seu discurso.

5. Postura. Atenção para não encurvar-se.

Muita coisa para pensar.
Nada demais para quem pensa em abertura, velocidade, ISO, medição, pontual, matricial...

Ficou show!
Parabéns.
Obrigado pelas dicas... Eu acho que me saio melhor em pé, em frente a uma tela ou lousa. De qualquer maneira eu não ensaio ou refaço os vídeos. Ligo a câmera e vou embora gravando.
É sempre bom ouvir o que os outros acham.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2016, 19:40:58
Thales,
Independente do conteúdo quero lhe parabenizar. Acho que qualquer pessoa que se preocupa em multiplicar conhecimento já é digno de elogios.
Como também sou iniciante e você esta nessa jornada ai, gostaria de lhe dar algumas sugestões.
1) Tente conscientizar aqueles que lhe ouvem a buscar informações (isso você já esta fazendo), mas principalmente, mostre como fazer.
2) Como iniciante, percebi que há muita informação na net, mas o mais importante ninguém fala. Explique o que é composição e como compor, o que são os esquemas de luz, e etc. Essas informações são muito importantes. Tem um maluco ai na net, o Marcos Frareso, que o cara tenta fazer isso, mostrar como fazer. Ele é meio louco e desbocado, mas ele dá umas dicas legais.

Sei que vai ter gente que vai me criticar, mas hoje eu entendo que o mais importante é saber essas coisas. Não que focar e expor corretamente não sejam importantes, mas isso a gente vai acertando com o tempo mesmo e prática.
Agora falar sobre regra dos terços, sequencia Fibonacci e outras coisas, só dão uma orientada, mas MOSTRAR NA HORA DO CLIQUE como usar essas coisas, faz toda a diferença

Novamente, parabéns pela iniciativa.
Até seria legal mas demandaria mais tempo e provavelmente alguém para ajudar. Por enquanto não vou conseguir lhe satisfazer. Mas se inscreva no canal e assista os vídeos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales