Autor Tópico: Melhorando o foco e a nitidez da imagem na captura!  (Lida 4658 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 14 de Julho de 2016, 19:24:47
Para o pessoal que está começando na fotografia e já tem um conhecimento básico dos pilares (Velocidade, abertura e ISO), eu fiz uma vídeo aula sobre lentes e foco, alguns erros simples que cometemos e como resolve-los para tirar melhor proveito do nosso equipamento.

Ficou um tanto longa (45min) mas esta bem "receita de bolo", para quem não tem um conhecimento mais aprofundado sobre foco e lentes vale a pena ver o vídeo completo.

Espero que possa ajudar!
Grato!



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2016, 21:41:14
Ué!!! O que houve com a postagem do Souza e a minha resposta? Sumiu!!!

Pessoal o link direto.

https://www.youtube.com/watch?v=exslzCCCH78


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2016, 02:10:18
Vi aqui Roberto, bem bacana o vídeo!

Obrigado pela iniciativa!

A modelo é bastante simpática!

Aproveitando eu queria tirar uma dúvida:

Você menciona que as câmeras tem um indicador de plano ou distância focal (não lembro agora) que mostra se o foco esta na frente ou atrás do assunto.

Talvez você não saiba, mas existe isso na D5500? Eu não encontrei. E se não souber, pode me dizer como se chama essa funcionalidade que eu procuro.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 15 de Julho de 2016, 02:14:00 por cfcsosa »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2016, 07:09:41
Dellano, bacana. Depois assisto na íntegra.
Não sabia que tinha canal no YouTube.

Minha sugestão é fazer vídeos mais curtos. Também capte o áudio com um celular e sincronize na pós produção. Comecei a fazer assim nos meus últimos vídeos e fica bem melhor.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2016, 08:19:20
Ótima iniciativa! Parabéns pela disposição e dedicação em ajudar os outros.

 :clap: :clap: :clap:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2016, 09:56:09
Você menciona que as câmeras tem um indicador de plano ou distância focal (não lembro agora) que mostra se o foco esta na frente ou atrás do assunto.

Talvez você não saiba, mas existe isso na D5500? Eu não encontrei. E se não souber, pode me dizer como se chama essa funcionalidade que eu procuro.

É só um indicador de plano cfsosa, ele indica o alinhamento da superfície do sensor no corpo da câmera.

Não sei se tem isso na D5500, nunca peguei uma, mas é assim:



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2016, 10:00:30
Minha sugestão é fazer vídeos mais curtos. Também capte o áudio com um celular e sincronize na pós produção. Comecei a fazer assim nos meus últimos vídeos e fica bem melhor.

Então Thales, esse foi o primeiro e eu quis fazer uma aula detalhada, agora vou fazer alguns mais curtos para chamar a galera para o canal.

Quanto ao som, tenho um amigo que tem estúdio de gravação de bandas e disse que vai me dar um microfone bom para esse tipo de gravação, vamos ver os próximos como vão sair, por que a voz não ajuda kkk.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2016, 10:02:09
É só um indicador de plano cfsosa, ele indica o alinhamento da superfície do sensor no corpo da câmera.

Não sei se tem isso na D5500, nunca peguei uma, mas é assim:



Ah tá! O meu é escondido...



Uma pergunta (eu nunca entendi pra que serve isso):

Tem um indicador no viewfinder da câmera quando aperto o foco me mostra algo assim: [r03]. Você sabe o que significa?



Canto inferior direito da foto.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2016, 10:02:19
Ótima iniciativa! Parabéns pela disposição e dedicação em ajudar os outros.

 :clap: :clap: :clap:

Obrigado Lizandro.    :ok:


faloure

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
  • Navegador de Ilusões
Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2016, 15:42:19
Olá Dellano,

Na sua aula, eu finalmente consegui entender alguns pontos técnicos que eu tinha muita dificuldade de compreender. Agora posso seguir um passo adiante no  assunto.

Muito obrigado!
« Última modificação: 15 de Julho de 2016, 15:44:07 por faloure »
Nikon D5100 ~ Dx Nikkor 35mm F/1.8G ~ Nikkor 50mm F/1.8G ~ Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2016, 16:26:40
Então Thales, esse foi o primeiro e eu quis fazer uma aula detalhada, agora vou fazer alguns mais curtos para chamar a galera para o canal.

Quanto ao som, tenho um amigo que tem estúdio de gravação de bandas e disse que vai me dar um microfone bom para esse tipo de gravação, vamos ver os próximos como vão sair, por que a voz não ajuda kkk.
Eu uso o celular com o microfone do fone de ouvido pra captar. Fica muito bom.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 15 de Julho de 2016, 16:28:16
Uma pergunta (eu nunca entendi pra que serve isso):

Tem um indicador no viewfinder da câmera quando aperto o foco me mostra algo assim: [r03]. Você sabe o que significa?

Sosa, isso ai é o numero de cliques que você da antes da câmera travar para descarregar o buffer. Repare que se você botar em disparo continuo e sentar o dedo ele cai pra 00 e a câmera trava, até o numero subir de novo.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 15 de Julho de 2016, 16:30:42
Olá Dellano,

Na sua aula, eu finalmente consegui entender alguns pontos técnicos que eu tinha muita dificuldade de compreender. Agora posso seguir um passo adiante no  assunto.

Muito obrigado!

Poxa amigo, fico muito feliz em saber disso, espero que possa ajudar mais gente nesses pontos, compartilha com seus amigos que estão começando, quanto mais gente ajudar, melhor.

Obrigado pelo feedback.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 15 de Julho de 2016, 16:32:06
Eu uso o celular com o microfone do fone de ouvido pra captar. Fica muito bom.

Então, eu usei o celular (com fone) para grafar a parte da ilustração (desenhos), mas não gostei não. Mas a minha voz é de "taquara rachada".


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 15 de Julho de 2016, 17:37:55
Então, eu usei o celular (com fone) para grafar a parte da ilustração (desenhos), mas não gostei não. Mas a minha voz é de "taquara rachada".
Dellano, ficou muito melhor quando usou o celular.

Assisti o vídeo todo e achei ele muito bom mas poderia e deveria ser divido em 3 ou 4 vídeos. Ia ficar mais fluído e fácil de acompanhar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales