Autor Tópico: Olympus EP-L1 Ajustes para leigos.  (Lida 1917 vezes)

vjgomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 15 de Julho de 2016, 19:41:49
Boa noite Amigos.

Como o título sugere eu preciso de informações (ajuda) para que eu possa usar a câmera em questão no que diz respeito ao ajuste para fotos que eu possa abrir no meu notebook sem problemas.
Adquiri este equipamento para minha filha e depois troquei por um modelo mais recente e fiquei com este para meu uso, mas eu realmente  tenho muita dificuldade no seu manuseio. Geralmente eu uso para fotos de minhas caixas de som que fabrico para sets estéreo e home theater. Antes usava outras câmeras mais simples mas com esta eu estou em apuros. Como fotógrafo eu sou um ótimo marceneiro.

Abraços a todos

Valter


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2016, 00:19:39
O ideal é primeira dar uma geral no manual e depois ir postando as dúvidas.
Grosso modo, melhor começar utilizando as opçoes do dial  como iAuto ou SCN (usuário escolhe a cena e a camera as configuraçoes de acordo), ou mesmo P (Program, um automático que possibilita alguns ajustes, como aumentar ou diminuir a exposiçao à luz).
Estude o manual com calma, pois ele é bem didático e em portugues..

http://www.olympusamerica.com/files/oima_cckb/E-PL1_Manual_de_Instrucoes_PT.pdf
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


vjgomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2016, 07:42:42
Ola angelone, bom dia.

Obrigado pelo retorno. Eu faço as fotos apenas no modo automático, mas meu grande problema é escolher a opção (formato) que a foto fique mais leve para exportar para o note e poder abri-la e tb enviá-la para fóruns etc.
Quando eu usava Canon a foto abria normalmente no computador, mas com esse modelo não consigo, mas vou dar uma boa lida no manual e depois volto aqui.

Abraço
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, 07:47:13 por vjgomes »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2016, 10:29:21
Muito provavelmente sua camera esta configurada para salvar as fotos em  ORF (RAW), formato proprietário da Olympus que nao é aberto editores de imagens simples.  Esses arquivos nao tem compressão, por isso sao grandes. Escolha uma das opçoes do formato Jpeg, bem menores e de facil visualizaçao (pg. 31 do manual).
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, 10:34:53 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2016, 12:46:42

As opções da minha câmera estão em inglês.

Aperte o botão "Menu":
- Clique no ícone que parece um losango e selecione em Stll Picture qualquer das opções L (grande), M (médio) ou S (pequeno).
- Voltando ao menu, clique em image aspect e escolha entre 4:3 (TV antiga), 16:9 (wide screen), 3:2, 6:6 (quadrado).


Se for o suficiente, ok.


Mas se não for, e tiver coragem de alterar a resolução das opções M/S e a compressão do JPG:
- Aperte Menu
- Vá à última opção (ícone de chave) e habilite o Menu display
- Volte ao menu, agora aparece um novo ícone de engrenagens, vá nela e depois escolha a opção G
- Vá descendo até aparecer Pixel count. Você pode ajustar a resolução das opções M e S.
- Volte um nível e a opção [losango] SET permite que você escolha o tamanho e compressão das 4 opções de JPG lá naquele menu Still picture.


vjgomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2016, 12:59:54
Obrigado angelone e emersonik. Estou estudando o manual e com estas dicas acho que vou conseguir ajustar minha câmera. Tenho algumas fotos para fazer e quero aproveitar esta máquina pois as fotos que vi ficam beem melhores do que com minha antiga Canon A400.

Abraços e bom final de semana.

Valter
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, 13:00:28 por vjgomes »


vjgomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2016, 17:41:33
Ola Amigos. Já aprendi a fazer o que queria graças as dicas de vocês. Obrigado mesmo, e lendo o manual agora está ficando melhor para descobrir como funciona a câmera. Ja fiz as fotos que precisava e estão na minha galeria de imagens. Claro que são apenas imagens de um cara que ão entende nada de fotografia.

Abraços

Valter


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2016, 18:22:00
Boa noite, meu amigo! O mundo é pequeno mesmo! Bacana te ver por aqui também! Faça boas fotografias das caixas e mostre aqui pra gente!

Grande abraço do Gutão!


vjgomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2016, 20:15:47
Boa noite, meu amigo! O mundo é pequeno mesmo! Bacana te ver por aqui também! Faça boas fotografias das caixas e mostre aqui pra gente!

Grande abraço do Gutão!

Ola Guto, boa noite.

Pois é, já faço parte desta família  a um tempinho mas mesmo como hobby é uma desgraça, kkkkk. Difícil aprender esta arte, mas vou tentando.

Bom ter mais um Amigo de outras paragens por aqui também.

Grande abraço.

valter