Autor Tópico: Ajuda, qual equipamento comprar?  (Lida 2139 vezes)

Nadiask Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Online: 16 de Julho de 2016, 09:39:38
Bom dia, amigos!

Estou querendo começar a aprender sobre fotografia e é óbvio, estou totalmente perdida quanto à isso.
Realmente não sei nem por onde começar para pesquisar uma câmera que me 'agrade'.

Inicialmente, minha necessidade é apenas uma câmera para fotografia, não estou pensando muito na opção vídeo. Porém, seria interessante adquirir uma câmera que possa suprir essa necessidade futuramente. Afinal, não tenho tanta grana para estar trocando de equipamento com frequência.

Enfim, queria uma câmera com visor ocular e tela articulavel. Exemplo do que estou buscando seria a sony dsc hx1. Mas pelo que pesquisei, ela está um pouco ultrapassada (me corrijam se estiver errada). Também seria interessante uma câmera que futuramente eu pudesse comprar mais acessórios para ela.

Com base no pouco que eu falei, vocês teriam ideia ou alguma indicação do que melhor me serviria?

Questão de quanto estou disposta a gastar: R$1000,00.
Não tenho problema em adquirir um equipamento seminovo, se for o caso.

Obrigada :D
Canon EOS Rebel T3i


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2016, 11:19:48
nessa faixa de preço usada, pesquisa aí sobre a Canon T3i com a lente 18-55.


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2016, 11:50:47
Pelo que entendi, você está começando mesmo, não é? Vou dar minha opinião.
Fotografia é um passatempo caro. Com o valor pretendido, eu aconselharia uma nikon d3100 usada com lente fixa 50mm 1.8 para ver se você toma gosto. Daí é ladeira abaixo (ou acima) no gasto.

O motivo da sugestão de lente fixa é que ela lhe ajuda a pré visualizar o enquadramento de forma mais rápida. Você vê antes de olhar na câmera. Fica mais instintivo. Além disso, por ser uma lente 1.8, dá mais possibilidade de brincar com plano focal. 

A câmera é apenas parte do negócio. O maior desafio na fotografia não é dominar a câmera, mas dominar a visão e evoluir artisticamente. Os conceitos técnicos são essenciais e devem ser dominados até se tornarem naturais, mas isso é o básico.
Leia muito e tente ir identificando fotos de que você gosta. Pode tentar imitar, não tem problema. Sugiro os seguintes sites para ir apreciando fotos boas:
www.1x.com
www.500px.com
www.flickr.com

Se quiser, eu tenho uma biblioteca digital enorme com livros de fotografia. Posso passar um link de compartilhamento.

Boa caminhada :)
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, 11:55:46 por Danielvb »
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2016, 12:02:04
Pelo que entendi, você está começando mesmo, não é? Vou dar minha opinião.
Fotografia é um passatempo caro. Com o valor pretendido, eu aconselharia uma nikon d3100 usada com lente fixa 50mm 1.8 para ver se você toma gosto. Daí é ladeira abaixo (ou acima) no gasto.

O motivo da sugestão de lente fixa é que ela lhe ajuda a pré visualizar o enquadramento de forma mais rápida. Você vê antes de olhar na câmera. Fica mais instintivo. Além disso, por ser uma lente 1.8, dá mais possibilidade de brincar com plano focal. 

A câmera é apenas parte do negócio. O maior desafio na fotografia não é dominar a câmera, mas dominar a visão e evoluir artisticamente. Os conceitos técnicos são essenciais e devem ser dominados até se tornarem naturais, mas isso é o básico.
Leia muito e tente ir identificando fotos de que você gosta. Pode tentar imitar, não tem problema. Sugiro os seguintes sites para ir apreciando fotos boas:
www.1x.com
www.500px.com
www.flickr.com

Se quiser, eu tenho uma biblioteca digital enorme com livros de fotografia. Posso passar um link de compartilhamento.

Boa caminhada :)

Eu aceito a biblioteca digital.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2016, 12:54:27
Pelo que entendi, você está começando mesmo, não é? Vou dar minha opinião.
Fotografia é um passatempo caro. Com o valor pretendido, eu aconselharia uma nikon d3100 usada com lente fixa 50mm 1.8 para ver se você toma gosto. Daí é ladeira abaixo (ou acima) no gasto.

O motivo da sugestão de lente fixa é que ela lhe ajuda a pré visualizar o enquadramento de forma mais rápida. Você vê antes de olhar na câmera. Fica mais instintivo. Além disso, por ser uma lente 1.8, dá mais possibilidade de brincar com plano focal. 

A câmera é apenas parte do negócio. O maior desafio na fotografia não é dominar a câmera, mas dominar a visão e evoluir artisticamente. Os conceitos técnicos são essenciais e devem ser dominados até se tornarem naturais, mas isso é o básico.
Leia muito e tente ir identificando fotos de que você gosta. Pode tentar imitar, não tem problema. Sugiro os seguintes sites para ir apreciando fotos boas:
www.1x.com
www.500px.com
www.flickr.com

Se quiser, eu tenho uma biblioteca digital enorme com livros de fotografia. Posso passar um link de compartilhamento.

Boa caminhada :)

Tanto Canon T3i (ou até T2i) como Nikon D3100 são ótimas sugestões.
Só discordo de iniciar apenas com a 50tinha fixa. O ângulo em cropada é muito fechado e a iniciante vai se frustrar mais com isso que com as limitações de uma lente do kit.
Abraços!


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2016, 12:57:00
Caramba.. esqueci que é DX. Sim.. realmente ficará muito fechada.
Mantenho a sugestão de uma fixa, mas trocar a 50mm pela 35mm 1.8.


Tanto Canon T3i (ou até T2i) como Nikon D3100 são ótimas sugestões.
Só discordo de iniciar apenas com a 50tinha fixa. O ângulo em cropada é muito fechado e a iniciante vai se frustrar mais com isso que com as limitações de uma lente do kit.
Abraços!
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Nadiask Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2016, 16:47:59
nessa faixa de preço usada, pesquisa aí sobre a Canon T3i com a lente 18-55.

Achei excelente a indicação, porém os valores são bem 'salgados' pra quem não ainda não entende nada de fotografia.
Canon EOS Rebel T3i


Nadiask Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2016, 16:50:44
Pelo que entendi, você está começando mesmo, não é? Vou dar minha opinião.
Fotografia é um passatempo caro. Com o valor pretendido, eu aconselharia uma nikon d3100 usada com lente fixa 50mm 1.8 para ver se você toma gosto. Daí é ladeira abaixo (ou acima) no gasto.

O motivo da sugestão de lente fixa é que ela lhe ajuda a pré visualizar o enquadramento de forma mais rápida. Você vê antes de olhar na câmera. Fica mais instintivo. Além disso, por ser uma lente 1.8, dá mais possibilidade de brincar com plano focal. 

A câmera é apenas parte do negócio. O maior desafio na fotografia não é dominar a câmera, mas dominar a visão e evoluir artisticamente. Os conceitos técnicos são essenciais e devem ser dominados até se tornarem naturais, mas isso é o básico.
Leia muito e tente ir identificando fotos de que você gosta. Pode tentar imitar, não tem problema. Sugiro os seguintes sites para ir apreciando fotos boas:
www.1x.com
www.500px.com
www.flickr.com

Se quiser, eu tenho uma biblioteca digital enorme com livros de fotografia. Posso passar um link de compartilhamento.

Boa caminhada :)

Com certeza me interesso por sua biblioteca digital. A ideia inicial era registrar momentos do cotidiano, imagens mais urbanas, porque é por onde estarei caminhando pelo dia-a-dia.
Canon EOS Rebel T3i


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2016, 22:14:37
Achei excelente a indicação, porém os valores são bem 'salgados' pra quem não ainda não entende nada de fotografia.

Com $1000 o que você quer é um pouco difícil. Não existe nada bom por um preço irrisório.
Você não entende agora que está começando. Se comprar uma câmera de baixa qualidade vai se arrepender assim que começar a entender um pouco sobre o assunto. Junte mais uma grana e compre um equipamento pelo menos razoável.

Considerando o visor articulado, uma opção é a Nikon D5100 usada, que tem bom sensor e visor móvel.
Ela faz vídeo também.
A lente 18-55mm do kit é a mais em conta e geralmente vem com a câmera. Pode iniciar apenas com a lente do kit. Depois, se quiser, pode investir em lentes melhores.

Opção mais em conta: Nikon D3100, mas não tem visor rebatível. Boa qualidade de imagem, filma em hd.

Opção em Canon:
T2i usada em bom estado.
T3.

Descubra se as câmeras (quando usadas) são muito clicadas. Quando são, podem precisar de mudar o obturador, um gasto adicional. Prefira as câmeras, se usadas, abaixo de 30.000 disparos.

Procure em grupos de compra e venda de material fotográfico no Facebook. Veja se há um grupo em sua cidade.
« Última modificação: 17 de Julho de 2016, 22:18:43 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2016, 08:10:48
Achei excelente a indicação, porém os valores são bem 'salgados' pra quem não ainda não entende nada de fotografia.

Eu também sou da opinião de guardar mais uma grana e comprar uma Txi, com lente do kit mesmo (18-55mm), que para o que vc pretende vai servir perfeitamente.  Se vc comprar uma compacta, quando aprender vai querer ir logo para uma DSLR...

Veja esse anuncio:  http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=120849.0

Não foge tanto do valor que vc pretente... Tb não sei se já foi vendida... Vale a pena dar uma chorada também...  :assobi:



Nadiask Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2016, 09:40:21
Com $1000 o que você quer é um pouco difícil. Não existe nada bom por um preço irrisório.
Você não entende agora que está começando. Se comprar uma câmera de baixa qualidade vai se arrepender assim que começar a entender um pouco sobre o assunto. Junte mais uma grana e compre um equipamento pelo menos razoável.

Considerando o visor articulado, uma opção é a Nikon D5100 usada, que tem bom sensor e visor móvel.
Ela faz vídeo também.
A lente 18-55mm do kit é a mais em conta e geralmente vem com a câmera. Pode iniciar apenas com a lente do kit. Depois, se quiser, pode investir em lentes melhores.

Opção mais em conta: Nikon D3100, mas não tem visor rebatível. Boa qualidade de imagem, filma em hd.

Opção em Canon:
T2i usada em bom estado.
T3.

Descubra se as câmeras (quando usadas) são muito clicadas. Quando são, podem precisar de mudar o obturador, um gasto adicional. Prefira as câmeras, se usadas, abaixo de 30.000 disparos.

Procure em grupos de compra e venda de material fotográfico no Facebook. Veja se há um grupo em sua cidade.

Estou pensando seriamente em esperar um milagre na Black Friday. Enquanto isso continuar pesquisando sobre o assunto.

Vi um anúncio de uma canon sx50hs por 750,00. Seria uma boa opção para investimento?
Canon EOS Rebel T3i


Nadiask Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2016, 10:22:35
nessa faixa de preço usada, pesquisa aí sobre a Canon T3i com a lente 18-55.

Obrigada pela dica, comprei uma canon t3i ontem. Estou satisfeita com a compra  :D
Canon EOS Rebel T3i


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2016, 15:04:54
Obrigada pela dica, comprei uma canon t3i ontem. Estou satisfeita com a compra  :D

Estou com uma há anos, já tive vontade de trocar mas ainda supre perfeitamente as minhas necessidades.
O bacana de pegar um equipamento mais modesto é que você vai vendo o tipo de fotografia que gosta e aos poucos se adaptando (aí sim) sabendo o que precisa e o que vai te atender.
 :ok: