Autor Tópico: Camera para fotografar estrelas  (Lida 5929 vezes)

thiagotristao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 17 de Julho de 2016, 03:44:26
Olá, devido a um trabalho preciso comprar uma camera para fazer pequenos vídeos, e aproveitando isso, gostaria de uma camera que eu pudesse fotografar o céu, estrelas, e a aurora boreal (que eu tive a oportunidade de ver, mas somente com um celular nao pude tirar nenhuma foto boa).

Eu gostaria de gastar até 1000 reais, achei algumas opções, porém elas nao possuem um tempo de exposiçao longo, e isso seria essencial para fotos do céu certo?

E quanto ao video, eu confio que se a camera é boa o suficiente para fotografar o céu, ela dará conta de videos curtos sobre dicas de saude.

Sou totalmente leigo quanto a fotografias, portanto aceito sugestoes e dicas

Obrigado desde já


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2016, 15:52:30
Para fotos de céu noturno, o segredo não é longa exposição, e sim ISO altão. A exposição não pode passar de 30", acima disso as estrelas já aparecerão borradas por conta do movimento da TErra.
A grosso modo, para lente cuja abertura seja 4.0, usa-se ISO 3600, ou se a lente for 2.8, dá pra rolar ISO 1600. Mesmo assim as coisas podem mudar de acordo com as condições. Não há uma receitinha de bolo exata, tudo depende da câmera, da lente e das condições. Vou dar um exemplo abaixo.
Com esse orçamento, vai ser bem difícil achar algo com bom desempenho em ISO alto.
« Última modificação: 17 de Julho de 2016, 16:01:36 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2016, 16:04:24
Nessa foto, usei ISO 3200, a abertura da lente foi 6.3 porque eu queria que o cenário tido ficasse em foco, e não só o céu ou só a cachoeira. A exposição foi de 30".
Se eu quisesse tirar foto só do céu, poderia tranquilamente usar a abertura 2.8, e usado ISO 1600. Mas nessa foto em especial, uma abertura tão alta teria deixado ou o céu ou a cachoeira sem foco.
Também havia lua no local, a luz que ilumina a cachoeira é a da lua. A intenção era tirar foto da luz da lua mesmo. Se não houvesse lua, as estrelas teriam ficado bem mais destacadas, e a cachoeira só poderia ter sido iluminada por fonte de luz externa ("light painting").
Isso mostra como as condições do local e a sua intenção ao fotografar, fazem a necessidade de configurações diferentes na câmera. Mas uma configuração é básica, e nunca muda: ISO alto.
A câmera em questão é uma canon 6D, câmera full frame da canon que custa um dinheiro meio alto.

« Última modificação: 17 de Julho de 2016, 16:08:00 por Helena Bsb »


thiagotristao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2016, 19:12:45
Entendi Helena, obrigado pela explicação, e parabens pela foto, está ótima.

Com uma Sony Cyber-shot DSC-H300, que possui ISO de até 3200 e velocidade do obturador de até 30s, seria possível fazer uma foto decente? Pois também não pretendo fazer uma foto de nível profissional, seria apenas um hobbie mesmo.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2016, 20:40:46
Entendi Helena, obrigado pela explicação, e parabens pela foto, está ótima.

Com uma Sony Cyber-shot DSC-H300, que possui ISO de até 3200 e velocidade do obturador de até 30s, seria possível fazer uma foto decente? Pois também não pretendo fazer uma foto de nível profissional, seria apenas um hobbie mesmo.

Seria possível fazer uma foto, mas não uma foto decente devido ao altíssimo nível de ruído que com certeza ocorrerá em decorrência do ISO alto. Câmeras compactas são péssimas para ISO alto.
Mas como não sei qual seu padrão de exigência, pode ser que a foto seja aceitável pra vc. Aí só mesmo vc tirando a foto e analisando o resultado.
« Última modificação: 17 de Julho de 2016, 20:42:18 por Helena Bsb »


thiagotristao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2016, 02:50:27
Entendi, obrigado por tudo.

Acho que vou comprar uma semi-profissional por enquanto, e quando eu tiver mais conhecimento e principalmente mais $$ eu invisto em uma câmera top.




felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2016, 08:44:32
Se for um único trabalho, você pode considerar aluguel ao invés de compra de equipamento. Com sorte você já acha uma câmera convertida pra captar radiação IR.

Lembre também de obter um tripé, essencial pra este tipo de foto.



gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2016, 22:40:40
Entendi, obrigado por tudo.

Acho que vou comprar uma semi-profissional por enquanto, e quando eu tiver mais conhecimento e principalmente mais $$ eu invisto em uma câmera top.

Fique longe das "semi-profissionais", sensor muito pequeno. Procure uma Sony F3.  :fight:
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


thiagotristao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2016, 04:57:28
Alguem poderia me tirar uma duvida sobre abertura?
Basicamente, eu uso um f/3.5 eu terei um fundo desfocado, enquanto numa f/22 a foto inteira ficaria focada, certo?

Eu estava pesquisando sobre a Canon Rebel T5, e fiquei com uma duvida. Naquele site cameraversuscamera diz que a abertura é entre f/3.5 e f/22, porém a lente EF-S 18-55mm está escrito f/3.5-5.6. No caso como eu nao conseguiria usar o f/22?

http://click-sp.blogspot.com.br/2011/01/fstop-ou-fnumber-o-que-sao-o-que.html
Nesse link tem uma imagem que compara as diferentes aberturas. Se eu utilizasse essa lente que vai até f/5.6, eu não conseguiria uma foto sem o fundo desfocado? Ou atraves de outras configuraçoes ainda seria possivel?

Obrigado


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2016, 17:04:08
Isso significa basicamente que em 18mm a abertura máxima da lente é 3.5 e que em 55mm a abertura máxima da lente é 5.6 (vc não poderia por exemplo, usar a abertura 3.5 em 55mm). Mas as aberturas menores (de 5.6 pra baixo) vc pode usar sempre, em qualquer distância focal da lente.
Lembrando que na fotografia, números menores correspondem a maiores aberturas, e os números maiores correspondem às aberturas menores.