Autor Tópico: 85mm ou 100mm Macro  (Lida 9401 vezes)

patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Online: 17 de Julho de 2016, 19:00:51
Pessoal, já li outros tópicos, mas ainda não me convenci.  Os que encontrei são um pouco antigos até, e gostaria da opinião de vocês.
Estou querendo fazer umas fotos Macro, e pensei numa Canon EF 100mm F2.8 Macro (Não L, devido ao preço...  :no: ). Mas pra isso terei que vender minha 85mm. Então, gostaria de saber se a 100mm também é boa para retrato, pois a lente terá as duas utilidades: retrato e Macro.
Essa Canon 100mm não tem IS. Faz muita diferença ?
Pensei na 60mm Macro, mas ela é EF-S e pra mim não atende. Vou usar na 5D ou 6D.

O que vcs acham? A 100mm substituirá a 85mm à altura ???



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2016, 19:48:23
Sim.  :ok:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2016, 21:11:56
Eu tava com esse dilema tb e não tive coragem de trocar.


Vlw


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2016, 21:53:05
Só complementando

Segundo alguns aqui do fórum, IS é extremamente importante nas lentes macro.
A 85mm em 2.8 é melhor q a 100mm na mesma abertura.

Então a 100mm em questão seria "meia boca" tanto em retrato qto em macro.

Vlw



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2016, 09:45:13
A 100mm f/2.8 é muito boa para macro. O IS não fará falta se vai utilizar um bom tripé e iluminação adequada. Quase 100% das minhas fotos macro são feitas no tripé.

Se acostumou a usar a 85mm para retratos, não terá dificuldades com a 100mm (já q a 85mm tbm não tem IS)...
Ambas são excelentes para retratos. A "desvantagem" da 100mm fica por conta da abertura máxima de f/2.8.





jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2016, 10:22:11
Pessoal, já li outros tópicos, mas ainda não me convenci.  Os que encontrei são um pouco antigos até, e gostaria da opinião de vocês.
Estou querendo fazer umas fotos Macro, e pensei numa Canon EF 100mm F2.8 Macro (Não L, devido ao preço...  :no: ). Mas pra isso terei que vender minha 85mm. Então, gostaria de saber se a 100mm também é boa para retrato, pois a lente terá as duas utilidades: retrato e Macro.
Essa Canon 100mm não tem IS. Faz muita diferença ?
Pensei na 60mm Macro, mas ela é EF-S e pra mim não atende. Vou usar na 5D ou 6D.

O que vcs acham? A 100mm substituirá a 85mm à altura ???

Nunca usei a versão IS mas tenho a "normal". Ajudo minha esposa no consultório dela fotografando a boca dos pacientes para a elaboração da documentação dos procedimentos que ela executa. O paciente já está lá sentado a um tempão, correndo prazo da anestesia e não tem muito tempo para ficar montando equipamento e executando testes, tem que aproximar, medir e fotografar.

Como você não especificou em que utilizará a lente, fique atento a profundidade de campo que será necessária.
A lente macro é 2.8, mas para ter toda a boca focada e sem sombras, quase sempre preciso fotografar em aberturas pequenas, como F18 e F22, o que me obriga a utilizar iluminação acessória como um flash circular. Mas existe stacking de foco... ok, não é prático para o dia a dia. Se a tua utilização da lente não for como hobby, logo logo passa a vontade de querer tratar arquivos.

No meu caso, o tripé ajudaria a ter velocidades mais baixas, mantendo a abertura pequena, podendo utilizar menos potência no flash, porém, teria que ser colocado e tirado o tempo todo, pois interferiria na movimentação da minha esposa. De toda forma, não é possível dispensar o flash, pois a profundidade ficaria comprometida, então fica mais prático não utilizar o tripé, usar velocidade alta e mais potência no flash.

Em relação a necessidade do IS, não posso te afirmar se é necessário, para mim não faz falta, mas meu uso é muito específico. Uso essa lente fora do consultório, fiz muitos retratos com ela e é muito boa, limpa, clara, foco preciso. Tua adaptação não será muito difícil a 100 mm. As vezes é mais prático subir o iso e usar um pouco mais de velocidade.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2016, 10:22:44
Acho que a questão é que tipo de macro você quer fazer e qual estilo de retrato você faz mais...

Digo, eu também estou nesse dúvida, mas no meu caso, gostaria de uma 100mm macro mais para closes que não consigo com a 85mm devido a distância mínima de foco dela. Ou seja, estou aqui falando mais daquele detalhe num retrato, fechar o frame todo com um olhar ou sorriso... coisas assim, não exatamente um macro daqueles still, aparecendo o pelo de um inseto. Logo, pra mim a lente seria um diferencial, um algo a mais. Agora, se no seu caso for fazer algum trabalho realmente usando todo o potencial de uma macro, aí não tem outra ferramenta que a substitua.

Com relação aos retratos, novamente depende do estilo. Se forem retratos de corpo inteiro, a maior abertura da 85mm pode ajudar bastante a isolar o fundo com seus f/1.8 contra f/2.8 das 100mm macro. Já se for mais pro lado close-up, acabará utilizando aberturas menores (lá por f/4, f/5.6) pra manter um DOF minimamente aceitável, então isso já não faria mais diferença.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2016, 10:45:14
Que  compara as 2 só imagino que o uso seja o que o elder falou.
Acho muito difícil a 85mm ser mais nítida que qualquer lente macro da canon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2016, 11:04:44


Digo, eu também estou nesse dúvida, mas no meu caso, gostaria de uma 100mm macro mais para closes que não consigo com a 85mm devido a distância mínima de foco dela. Ou seja, estou aqui falando mais daquele detalhe num retrato, fechar o frame todo com um olhar ou sorriso... coisas assim,

Tô querendo uma macro pra isso tb e parece q com IS seria a mais indicada.

Vlw


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2016, 11:18:39
Que  compara as 2 só imagino que o uso seja o que o elder falou.
Acho muito difícil a 85mm ser mais nítida que qualquer lente macro da canon.

Não é pra querer falar bem da 85mm porque eu tenho uma, mas de acordo com o pessoal do phtozone, a 85mm é até mais nítida do que a 100mm macro nas aberturas mais "usáveis", especialmente nas bordas... veja:

http://www.photozone.de/canon_eos_ff/419-canon_85_18_5d?start=1

http://www.photozone.de/canon_eos_ff/489-canon_100_28_5d?start=1

Lógico que existem lentes mais nítidas que elas (falando tanto da 85 quanto da 100mm macro), mas sinceramente, já falei isso em outros lugares, eu chego a retirar "clarity" em algumas fotos minhas com a 85mm de tão nítida que eu acho, e nitidez nem sempre ajuda em retratos por revelar imperfeições!  :assobi:

De qualquer forma, e retornando o foco inicial, acho que as duas lentes possuem cada uma seu diferencial: 85mm com melhor bokeh e maior abertura (talvez um tiquinho a mais de nitidez); e 100mm macro com possibilidades de close-ups bacanas e trabalhos específicos de macro que abrem toda uma área da fotografia.

Talvez a 100mm macro seja mais versátil, justamente por fazer quase tudo o que a 85mm faz, porém abrindo mais possibilidades...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2016, 11:24:36
Eu tenho a 85mm, pretendo comprar a 100mm ou tamron 90mm para fazer closer em newborn, mas pretendo ficar com as 02.

Segundo esse site, a 85mm só consegue igualar a nitidez da 100mm a partir de f/4, e isso a 100mm aberta em 2.8:

http://www.imaging-resource.com/lenses/canon/ef-85mm-f1.8-usm/review/

http://www.imaging-resource.com/lenses/canon/ef-100mm-f2.8-macro-usm/review/

E sobre IS, quem pensa na 85mm não tem porque colocar IS na comparação com 100mm como ponto negativo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2016, 14:14:17
Eu tenho a 100mm da Canon não estabilizada.

Do meu conjunto de lentes é certamente a mais nítida. Minha esposa acaba usando ela para fazer diversos retratos e gosta muito.

Eu uso para macro e, ao contrário de alguns colegas por aqui, gosto de fazer macro na munheca. É mais díficil, mas é divertido e útil já que boa parte dos insetos não tem muita paciência. Com uma velocidade boa, 1/200 ou mais, dá para eliminar qualquer problema de tremulação nas fotos.

Ou seja, eu também creio que a 100mm seja mais versátil, especialmente se usares tripé e/ou flash para retratos.

Canon 5D MK III - Sony A7III


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2016, 19:27:13
Eu tenho a 85mm, pretendo comprar a 100mm ou tamron 90mm para fazer closer em newborn, mas pretendo ficar com as 02.

Segundo esse site, a 85mm só consegue igualar a nitidez da 100mm a partir de f/4, e isso a 100mm aberta em 2.8:

http://www.imaging-resource.com/lenses/canon/ef-85mm-f1.8-usm/review/

http://www.imaging-resource.com/lenses/canon/ef-100mm-f2.8-macro-usm/review/

E sobre IS, quem pensa na 85mm não tem porque colocar IS na comparação com 100mm como ponto negativo.

Já pensei nessa Tamron tb. Tem um da tokina interessante tb.
Tem mais de um ano q tô nessa dúvida das macros.
Não quero ter de comprar duas vezes.
Vlw


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2016, 21:23:00
A tokina não conheço.
A tamron acho difícil encontrar aqui, e lançaram agora uma versão nova.
Parece que foi só cosmética as alterações, mas ficou muito bonita, na pegada das sigmas art.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 18 de Julho de 2016, 22:54:27
Pela minha experiência, macro tem que ser feita em tripé e preferencialmente com um trilho de foco e foco manual. A chance de errar o ponto de foco segurando na mão ou com o foco automático é imensa.

Acho o IS completamente desnecessário. Sério.

Uma das melhores objetivas macros já disponibilizadas em montagem Canon EF é a 70mm/2.8 da Sigma. Não é cara e dá um couro na 100 macro da Canon. Outra opção sensacional é a Tamron 90mm SP Macro.

Tenho essa 70mm 2.8 da Sigma e a imagem dela é sensacional, não perdendo em nada para a Leica Apo-Macro Elmarit 100/2.8 que vendi recentemente.


Em termos de nitidez absoluta, qualquer macro dedicada, de boa qualidade deverá ser melhor que as contrapartidas não macro, o mesmo ocorrendo com a distorção.