Autor Tópico: Lentes aniversário  (Lida 3441 vezes)

NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 15 de Julho de 2016, 02:24:55
 Apenas para completar.

 Eu já tive a Tamron 17-50, de longe a melhor lente que já tive. Rápida, boa no escuro e qualidade em qualquer abertura, ótica construção, um espetáculo. Fiz na época uma comparação de qualidade (esta aqui em algum lugar) com a L 24-70 Mark I e colocou ela no chinelo. Superou a 50mm f1.8 em qualidade em todas as aberturas. Se vc tem sensor APS tem que ter esta lente.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 15 de Julho de 2016, 08:25:06
Pois gente eu tinha sugerido esse set de fixas achando que eu teria muito mais qualidade que a 17-50mm tamron.
Nem penso em fotografar em 1.8, pois odeio foto sem nitidez e sem foco cravado. No dia que eu for fotografar em 1.2, 1.4, 1.8 será quando eu passar pra série art sigma ou L da Canon  8-)  :wub:

rsrs Pois bem.. não queria falar, mas estou procurando a melhor qualidade possível para casamentos e aniversários  sem gastar muito. No futuro pego umas lentes pancadas.

E quem disse que fotografar em f/1.8 implica em falta de nitidez e/ou foco cravado? Reveja esse conceito...  :shock:

Sem gastar muito, como já dito, a Tamron é um show. Acima dela - inclusive no preço - teria a EF-S 17-55 f/2.8, que seria praticamente uma "L" que não recebeu esse símbolo da Canon por ser para cropadas!

Só com essa zoom já estaria muito bem servido para qualquer coisa, mas eu ainda indicaria a EF-S 60mm macro para retratos e detalhes mais em close. Ou a 85mm...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


fortalezafotovideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #17 Online: 15 de Julho de 2016, 11:22:17
E quem disse que fotografar em f/1.8 implica em falta de nitidez e/ou foco cravado? Reveja esse conceito...  :shock:

Sem gastar muito, como já dito, a Tamron é um show. Acima dela - inclusive no preço - teria a EF-S 17-55 f/2.8, que seria praticamente uma "L" que não recebeu esse símbolo da Canon por ser para cropadas!

Só com essa zoom já estaria muito bem servido para qualquer coisa, mas eu ainda indicaria a EF-S 60mm macro para retratos e detalhes mais em close. Ou a 85mm...

Praticamente todas as canons de 1990... perdiam resolução quando totalmente abertas, tendo que fechar um pouco para melhorar. Se perde resolução, implica na nitidez. A maioria das lentes "antigas" eu gosto delas em 2.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 15 de Julho de 2016, 12:01:54
Praticamente todas as canons de 1990... perdiam resolução quando totalmente abertas, tendo que fechar um pouco para melhorar. Se perde resolução, implica na nitidez. A maioria das lentes "antigas" eu gosto delas em 2.8

Nas bordas é isso mesmo, no centro sempre tem um pico de nitidez, ai depende muito do que se está fotografando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fortalezafotovideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #19 Online: 15 de Julho de 2016, 13:15:55
Nas bordas é isso mesmo, no centro sempre tem um pico de nitidez, ai depende muito do que se está fotografando.

Conte-me mais.. fiquei interessado srs

Fotografo pessoas e não me importo com as bordas. Me preoculpo com nitidez, suavidade e bokeh... essas três coisas pra mim que são importantes :)


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 15 de Julho de 2016, 13:23:49
Praticamente todas as canons de 1990... perdiam resolução quando totalmente abertas, tendo que fechar um pouco para melhorar. Se perde resolução, implica na nitidez. A maioria das lentes "antigas" eu gosto delas em 2.8

Sim, isso ainda acontece hoje. Toda lente, seja fixa ou zoom, tem o chamado "sweet spot" (ou creme do milho verde em tradução livre de minha autoria! hahaha) há um ou dois pontos acima da abertura máxima. Se eu pegar minha 85/1.8, ela certamente vai entregar maior nitidez em f/5.6. O mesmo vale para minha 17-40L, que é f/4 máxima, mas que entrega o pico de nitidez lá pelos f/8.

A minha resposta anterior foi por ter dito que odeia foto sem nitidez e sem foco cravado. Perder um pouco de nitidez não significa SEM nitidez. A minha 85mm mesmo, gosto muito de usá-la toda aberta. E quando uso mais fechada, frequentemente até retiro um pouco de "clarity" no lightroom por achar nitidez demais! Mas aí já é uma questão pessoal. O ponto é que existem lentes que entregam já uma nitidez absurda, mesmo todas abertas. E, o principal ponto que gostaria de trazer é que, mesmo que exista uma queda de nitidez na abertura máxima, isso definitivamente não é sem nitidez. Quanto a falta de foco, prefiro nem comentar... creio que você deva saber que se expressou mal.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


fortalezafotovideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #21 Online: 15 de Julho de 2016, 14:08:46
Sim, isso ainda acontece hoje. Toda lente, seja fixa ou zoom, tem o chamado "sweet spot" (ou creme do milho verde em tradução livre de minha autoria! hahaha) há um ou dois pontos acima da abertura máxima. Se eu pegar minha 85/1.8, ela certamente vai entregar maior nitidez em f/5.6. O mesmo vale para minha 17-40L, que é f/4 máxima, mas que entrega o pico de nitidez lá pelos f/8.

A minha resposta anterior foi por ter dito que odeia foto sem nitidez e sem foco cravado. Perder um pouco de nitidez não significa SEM nitidez. A minha 85mm mesmo, gosto muito de usá-la toda aberta. E quando uso mais fechada, frequentemente até retiro um pouco de "clarity" no lightroom por achar nitidez demais! Mas aí já é uma questão pessoal. O ponto é que existem lentes que entregam já uma nitidez absurda, mesmo todas abertas. E, o principal ponto que gostaria de trazer é que, mesmo que exista uma queda de nitidez na abertura máxima, isso definitivamente não é sem nitidez. Quanto a falta de foco, prefiro nem comentar... creio que você deva saber que se expressou mal.

 :clap: :clap: :D :D Vivendo e aprendendo...

Essa de foto sem foco eu tiro pela 50mm plastic fantastic... cara que lente espetacular e ruim ao mesmo tempo. Ela é única e é tão boa quanto terrível. Você jura que acertou o foco, mas ela joga o foco pra trás. É incrível como ela consegue ser top e em outros momentos pior que a 18-55mm rsrs :)


luiz.orlandi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Orlandi
Resposta #22 Online: 18 de Julho de 2016, 12:06:01
Usando câmera crop, na grande parte das vezes vc irá usar muito mais o centro da lente, teoricamente a perda de nitidez nas bordas será bem menor (pq no caso do crop as "bordas" estão mais próximas ao centro).

Me corrijam se falei bobagem....
« Última modificação: 18 de Julho de 2016, 12:07:01 por luiz.orlandi »
========================
Luiz Orlandi
Canon 5D MK2 / XT / Fuji X-E1
Canon 24-105 L, Canon 70-200 F4 L, Helios 44M F2, M Travemar 50mm F3.5 Macro, Fuji 50mm F2, Fuji 16-50mm, Canon Speedlite 550EX...
E ainda ouvindo "Pra quê precisa de tanta coisa para tirar foto amor..." ;)


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #23 Online: 18 de Julho de 2016, 14:06:29
Usando câmera crop, na grande parte das vezes vc irá usar muito mais o centro da lente, teoricamente a perda de nitidez nas bordas será bem menor (pq no caso do crop as "bordas" estão mais próximas ao centro).

Me corrijam se falei bobagem....

Creio que nenhuma bobagem não.

Ainda tem a vantagem de diminuir o efeito vinheta, mas amplifica um pouco a aberração cromática. As lentes mais novas para full frame também já são pensadas para maximizar a performance nas câmeras cropadas.

Quanto à nitidez, todo mundo fala que tem que baixar um ou dois intervalos (às vezes mais) de abertura para que a lente chegue no ponto "ótimo" de nitidez. Entre as minhas lentes isso parece ser verdade para as do tipo zoom, as fixas não se beneficiam tanto ao que me parece(testes caseiros, sem nenhum método científico.
Canon 5D MK III - Sony A7III


fortalezafotovideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #24 Online: 18 de Julho de 2016, 15:19:39
Obrigado pelas dicas gente.

Cheguei a humilde conclusão que pra chegar no ponto que quero só gastando muito, muito dinheiro.  :hysterical: :hysterical:

O esquema será uma 17-50mm e investir em uma baita lente tele. Uma 85mm 1.8 tem ótimo custo benefício pelo que li e ainda tem a super 100mm usm f2.8 is macro

Partiu 17-50  :worship: 8-) :D Vlw gente