Autor Tópico: Fotografia de eventos  (Lida 2710 vezes)

Raphael Ataide

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Online: 21 de Julho de 2016, 15:28:58
Como fazer fotografia de eventos com apenas objetivas fixas? E o trabalho fosse como usar uma lente versátil


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2016, 16:03:09
Hmm... tenha vários corpos, um para cada objetiva.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2016, 16:09:44
Raphael, tem gente que faz, é fundamental usar dois corpos, cada um com uma fixa... Não é recomendado ficar trocando lentes durante o evento, tem gente aqui no fórum que consegue, eu particularmente acho difícil. Prefiro usar uma zoom e uma fixa cada uma em um corpo. Com uma zoom decente, você ganha em versatilidade. Não estou questionando o uso de fixas, a qualidade é indiscutível, mas é preciso habilidade. :ok: :ok: :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2016, 16:46:45
Só uso fixas, mas pra isso sou obrigado a andar com 2 corpos pq não dá pra ficar parando pra trocar de lente. Primeiro pq vc perde tempo, segundo pq pode dar merd@, vc se embananar e a lente cair e aí é prejú, e terceiro pq vc n fica nesse "tira e põe" de lente e não gasta tanto os contatos da lente e do corpo.

E outra, pra eventos é sempre recomendável ter câmera de backup caso a sua principal falhe, então eu já ando com ela direto e uso sempre que precisar de uma DF diferente da principal q eu estiver usando.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2016, 09:02:18
2 corpos, um com 35mm e outro com 85mm

« Última modificação: 22 de Julho de 2016, 09:02:42 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2016, 09:39:51
Não é recomendado ficar trocando lentes durante o evento, tem gente aqui no fórum que consegue, eu particularmente acho difícil.

Eu sou desses, rsrs. Realmente não é trivial, requer um pouco de prática, mas com o tempo acostuma. Eu uso 3 lentes durante um evento, e 1 câmera só. Me sinto bem mais livre do que na época em que usava 2 câmeras. Mas na prática eu uso uma 50mm na maior parte do tempo, não faço tantas troca como faria se tivesse um kit com 2 lentes.


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2016, 09:43:18
2 corpos, um com 35mm e outro com 85mm
2x leu minha mente


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2016, 10:04:04
Eu sou desses, rsrs. Realmente não é trivial, requer um pouco de prática, mas com o tempo acostuma. Eu uso 3 lentes durante um evento, e 1 câmera só. Me sinto bem mais livre do que na época em que usava 2 câmeras. Mas na prática eu uso uma 50mm na maior parte do tempo, não faço tantas troca como faria se tivesse um kit com 2 lentes.

Cara, eu acho isso um tanto arriscado com uma câmera só, não pela pratica, mas pela possibilidade de dar um problema.

Esse dias fui fazer um ensaio de uma bebê na casa da cliente, levei uma câmera apenas (nunca faço isso) e duas lentes, dei alguns cliques e fui trocar de lente, quando coloquei a 50 não ouvi o clique da trava, girei ao contrário e vi que ela realmente não tinha travado, tirei ela e vi que o pino que a trava tinha ficado lá no fundo
coloquei ela de volta para ver se funcionava mesmo sem travar e o AF não funcionava, conclusão, fiz as fotos fazendo foco manual, pois era um Bebê de 4 meses e a maioria das fotos foram com ele deitado.
Mas imagina se é um evento!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2016, 10:11:57
Cara, eu acho isso um tanto arriscado com uma câmera só, não pela pratica, mas pela possibilidade de dar um problema.


Roberto, claro que eu sempre levo uma câmera reserva, sempre está bem próximo de mim. Mas enquanto fotografo fico só com uma.


Gabriel_cwb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2016, 10:18:21
Cara, eu acho isso um tanto arriscado com uma câmera só, não pela pratica, mas pela possibilidade de dar um problema.

Esse dias fui fazer um ensaio de uma bebê na casa da cliente, levei uma câmera apenas (nunca faço isso) e duas lentes, dei alguns cliques e fui trocar de lente, quando coloquei a 50 não ouvi o clique da trava, girei ao contrário e vi que ela realmente não tinha travado, tirei ela e vi que o pino que a trava tinha ficado lá no fundo
coloquei ela de volta para ver se funcionava mesmo sem travar e o AF não funcionava, conclusão, fiz as fotos fazendo foco manual, pois era um Bebê de 4 meses e a maioria das fotos foram com ele deitado.
Mas imagina se é um evento!

Nos últimos 3 meses tive 3 situações de pane em pleno job. 02 situações foi problema no cartão de memória, e uma o AF de uma sigma (já vendi a desgraça) parou de funcionar.  :aua:
Two bodies forever! 


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2016, 10:33:40

Roberto, claro que eu sempre levo uma câmera reserva, sempre está bem próximo de mim. Mas enquanto fotografo fico só com uma.
Eu uso um corpo, geralmente vai 28-70, e troco por 20-35 ou 80-200, mas a reserva esta montada e ligada em local proximo, Se for muito exigente o evento, a 2 vai no pescoço!. :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2016, 10:43:27
Eu uso um corpo, geralmente vai 28-70, e troco por 20-35 ou 80-200, mas a reserva esta montada e ligada em local proximo, Se for muito exigente o evento, a 2 vai no pescoço!. :ok:


 :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2016, 11:05:29
Hoje praticamente não consigo usar zoom.

 :D

2 corpos, um com 35mm e outro com 85mm

2x

Em aniversários, na hora do parabéns troco para a 85mm por uma 16mm.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2016, 11:11:28
Obrigado pelas dicas dos experiêntes em eventos! Realmente 2 corpos parece é o ideal. Comigo então, que tenho uma maldição que me acompanha desde que nasci, certamente a câmera principal dará algum problema auiheahahehaehae

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2016, 11:12:31
Só pense que, se você trabalhar com 2 corpos, o ideal é ter 3, pra ter um de reserva.