Autor Tópico: Quem escolhe as fotos, o cliente ou o fotógrafo?  (Lida 3100 vezes)

bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Online: 21 de Julho de 2016, 16:46:23
Boa tarde!

Sou novato no segmento de ensaios fotográficos e gostaria de saber quais são os critérios para a seleção das fotos para entregar para o cliente.

- A seleção é feita toda pelo fotógrafo?
- É feito uma pré seleção que depois passa pela aprovação do cliente?
- As fotos para serem escolhidas são mostradas sem tratamento?

Gostaria de saber as dicas e opiniões de fotógrafos mais experientes  :)


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2016, 17:27:44
Eu faço a seleção das melhores fotos que tiro dentro da quantidade combinada e edito, após isso mostro ao cliente. O cliente não vê fotos minhas sem edição.  :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2016, 17:50:30
Vejo que hoje em dia tem várias formas que as pessoas usam. As mais comuns:

- Entrega TODAS as fotos pro cliente, pede pra ele selecionar um número X, aí trata essas X e as entrega (odeio isso)
- Entrega TODAS as fotos pro cliente tratadas (geralmente pra entregar todas o cara faz uma pós bem nas coxas)(também odeio isso)
- Faz uma seleção, as trata e entrega essas pro cliente (faço assim e acredito que a grande maioria também. Nesse caso o cliente não vê foto não-tratada)

O maior motivo pra usar essa terceira forma, é que o meu trabalho não é só clicar (qualquer um com uma câmera vai lá e clica). O que eu entrego vai muito além disso, compõe meu atendimento, meus cliques, minha pós e minha visão de quais fotos contam melhor a história do evento.

Tive um caso recente onde um cliente não gostou da seleção que eu fiz (entreguei umas 150 de 900). Nesse caso em especial eu peguei TODAS, fiz uma nova seleção mas agora muito maior (umas 600, excluí fotos inútilizáveis e irrecuperáveis ou muito repetidas), tratei e mandei pra eles de volta. Aí se eles não gostarem dessa nova seleção eu já não sei dizer o motivo deles terem me contratado, afinal eles conheciam meu portfólio e sabiam o que esperar de mim.

Nesse caso prefiro ainda ficar do lado do cliente, pq mesmo não gostanto tanto do resultado, mesmo eu não atingindo a expectativa deles, ainda tenho grandes chances deles me indicarem  :ok:
« Última modificação: 21 de Julho de 2016, 17:56:29 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2016, 18:10:19
Vejo que hoje em dia tem várias formas que as pessoas usam. As mais comuns:

- Entrega TODAS as fotos pro cliente, pede pra ele selecionar um número X, aí trata essas X e as entrega (odeio isso)
- Entrega TODAS as fotos pro cliente tratadas (geralmente pra entregar todas o cara faz uma pós bem nas coxas)(também odeio isso)
- Faz uma seleção, as trata e entrega essas pro cliente (faço assim e acredito que a grande maioria também. Nesse caso o cliente não vê foto não-tratada)

O maior motivo pra usar essa terceira forma, é que o meu trabalho não é só clicar (qualquer um com uma câmera vai lá e clica). O que eu entrego vai muito além disso, compõe meu atendimento, meus cliques, minha pós e minha visão de quais fotos contam melhor a história do evento.

Tive um caso recente onde um cliente não gostou da seleção que eu fiz (entreguei umas 150 de 900). Nesse caso em especial eu peguei TODAS, fiz uma nova seleção mas agora muito maior (umas 600, excluí fotos inútilizáveis e irrecuperáveis ou muito repetidas), tratei e mandei pra eles de volta. Aí se eles não gostarem dessa nova seleção eu já não sei dizer o motivo deles terem me contratado, afinal eles conheciam meu portfólio e sabiam o que esperar de mim.

Nesse caso prefiro ainda ficar do lado do cliente, pq mesmo não gostanto tanto do resultado, mesmo eu não atingindo a expectativa deles, ainda tenho grandes chances deles me indicarem  :ok:
Acho que esta é a forma mais utilizada mesmo... Creio que o ideal seja esclarecer tudo nos "mínimos detalhes" antes de fechar o contrato. Pois assim não vai ter brecha para o cliente dizer "não sabia que era assim".
Afinal se o cliente confia no fotógrafo para clicar também tem que confiar na hora de escolher as melhores fotos...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2016, 08:30:38
O fotógrafo faz uma pré seleção daquilo que entende como minimamente aceitável para seu grau de exigência técnico/estético e apresenta para o cliente escolher o produto final.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mikagoncalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2016, 10:51:02
Faço uma pré seleção, trato as fotos. Mando para a escolha com marca d'agua. Cliente escolhe. Finalizo as fotos no photoshop arrumando detalhes e entrego.
Nikon D90 || 35mm f/1.8 || 18 - 105 mm f/3.5 5.6G


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2016, 11:00:56
Faço uma pré seleção, trato as fotos. Mando para a escolha com marca d'agua. Cliente escolhe. Finalizo as fotos no photoshop arrumando detalhes e entrego.

Em ensaios ?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2016, 11:22:37
Em ensaios eu costumo selecionar as melhores tratar todas (faço um preset e alguns ajustes individuais) , pois são relativamente poucas dependendo do cliente (umas 200, até menos) ai mando para ele escolher a quantidade contratada e as escolhidas eu termino o tratamento caprichando pra valer e tirando espinhas e outros detalhes.

Agora em eventos não dá pra tratar...é deletar as piores, as vezes faço um preset e largo nelas o cliente escolhe e eu entrego elas devidamente tratadas. Quando faço fotos artisticas do evento eu trato com carinho, agora fotos de convidados e afins é só o preset.
Já fiz um pesquisa com alguns amigos que tiveram a experiência de não poder escolher as fotos e só receberam o material pronto e não gostaram muito do método. Em cidade pequena o pessoal tem um pouco de aversão a isso. :ponder:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2016, 16:45:47
No caso da minha esposa (a profissional lá de casa)

Faz a seleção inicial, descarta as que estão tecnicamente ruins (por qualquer motivo, desde flash que não disparou até desfoque).

Se houver número de fotos combinados no contrato, depende do cliente, claro, apresenta as fotos com tratamento expresso, o cliente escolhe e o tratamento mais refinado é realizado.

Se não houver, apresenta para o/a cliente as selecionadas pela fotógrafa, todas que ficaram boas.
Canon 5D MK III - Sony A7III


mikagoncalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Nikon D90 || 35mm f/1.8 || 18 - 105 mm f/3.5 5.6G


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2016, 17:21:32


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2016, 02:46:31
Acho "roubada" entregar todas as fotos, no meu caso prefiro menos é mais.
Tem cliente que quer um montão, quer 500 fotos, não entrego (só se pagar todas), entrego apenas imagens tratadas.
Nenhuma sai da câmera sem edição e tratamento.

Por que isso? Bem, imagine que o cliente sem noção poste fotos suas sem edição, sem sua assinatura visual, sem tratamento e as pessoas pensem: Nossa, umas fotos bonitas e outras zuadas, que cara preguiçoso...
Vão pensar que você tirou 20 fotos bonitas (tratadas) e 480 imagens fodidas.

Por isso já aviso, quer todas? Sem problemas, tratarei todas e lhe entrego, caso contrário, nem a pau.
Perder tempo editando e tratando imagens para serem escolhidas, não faz sentido...
« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, 02:48:49 por Macrolook »
Comida é arte.