Autor Tópico: A luz dos grandes artistas  (Lida 3370 vezes)

Claudio Barros

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Online: 21 de Julho de 2016, 21:42:59
Andei estudando um pouco sobre os grandes pintores do passado, tais como Da Vinci, Rembrandt, Michellangelo, Van Goght, Monet e existem muitos outros.
Será que eles inspiram os fotógrafos de hoje em dia?
Rembrandt eu sei que existe esquema de luz que representa a sua capacidade de enxergar a luz, mas e os outros tem a mesma influencia?
E onde posso encontrar referencias sobre essas influencias, tais como livros?
Grato


bruno_sfc

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Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2016, 21:57:16
Andei estudando um pouco sobre os grandes pintores do passado, tais como Da Vinci, Rembrandt, Michellangelo, Van Goght, Monet e existem muitos outros.
Será que eles inspiram os fotógrafos de hoje em dia?
Rembrandt eu sei que existe esquema de luz que representa a sua capacidade de enxergar a luz, mas e os outros tem a mesma influencia?
E onde posso encontrar referencias sobre essas influencias, tais como livros?
Grato

Inspiram, naturalmente. Mesmo que de maneira subjetiva; inspiram.

Dificilmente você encontrará referências específicas e diretas sobre o assunto, mas você poderá estudar/ler sobre os movimentos artísticos de cada época para tentar incorporar e entender a maneira que cada um traduzia o mundo para suas obras.

Van Gogh é impressionista, mais contemporâneo (século XX). Na sua época a fotografia estava começando a ser mais explorada por pessoas ao redor do mundo. Sendo assim a percepção da luz era fundamental no desenvolvimento da sua linguagem.

Da Vinci e Michelangelo são renascentistas, considerados mais clássicos e idealizavam mais o mundo na sua linguagem.

Rembrandt fez parte de um "time" chamado de "Velhos Mestres Holandeses", e viveram na época de ouro da Holanda no século XVII. Apesar de todos eles terem sido de certa forma influenciados pelo renascentistas, sua linguagem explorou o lado menos idealizado e mais banal da vida das pessoas. Claro que cada artista tem sua característica, estou tentando resumir, mas não quero generalizar.
Algumas pessoas acreditam inclusive que muitos deles foram diretamente influenciados por uma nova (na época) tecnologia que era chamada de "Câmara Escura"; existe um documentário chamado "Tim's Vermeer" sobre (claro) o Vermeer, e o documentário explora basante este assunto, é muito curioso. Segue o link abaixo do trailer.

https://www.youtube.com/watch?v=CS_HUWs9c8c
« Última modificação: 21 de Julho de 2016, 22:00:29 por bruno_sfc »


Humberto Yoji

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Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2016, 22:32:43
Olha, principalmente para fotógrafos retratistas, influencia muito sim. Dos nomes que mais ouço falar como referência são Rembrandt e Caravaggio, realmente dois mestres da luz e sombra. Eu, mesmo sem ser um especialista em artes plásticas, sempre que vou a museus gosto de perder um bom tempo admirando pinturas de grandes mestres, e certamente isso tem alguma influência nas minhas fotos mesmo que seja inconsciente.



Wesley Rodrigues

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Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2016, 23:52:12
Ao meu ver, tem os dois lados da moeda nesse quesito inspiração. Para aqueles que pesquisam a história da arte em busca de complementação na fotografia (composição e etc.), sim. No outro pólo, existem aqueles que buscam inspiração somente nos fotógrafos antigos - talvez aqui ainda exista de forma indireta -  e/ou contemporâneos, e se considerarmos somente essa última opção, acho que não.

Eu me interessei bastante pelas obras de Frans Hals, Tintoretto, Jan Van Eyck, Jacques Louis David, Ingres, além dos outros já citados no tópico.

Mas como o colega forista já informou acima, algo em específico seja mais complicado encontrar, porém é mais fácil pesquisar os períodos e movimentos artísticos, assim a busca por referencias torna-se melhor.

Você citou sobre a questão da luz nas pinturas e pelo que percebi numa pesquisa recente sobre a historia da arte, houve essa influência por artistas de diferentes períodos.

Aliás, cadê o CROIX pra elucidar mais sobre o assunto?!  :assobi:
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Humberto Yoji

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Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2016, 08:29:29
Aliás, cadê o CROIX pra elucidar mais sobre o assunto?!  :assobi:


x2  ;)


Brupikk

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Mr. Hyde

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Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2016, 09:04:38
Bicho, se até os flahes de memória de uma noite regada a álcool olhando as luzes noturnas da cidade através do para-brisa orvalhado do carro pode influenciar nossa estética fotográfica, quem dirá os maiores pintores da história da humanidade!?!?!

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=influence%20painters%20in%20photography

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Claudio Barros

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Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2016, 09:09:48
Muito boa colocação de todos.

Bruno muito boa sua resposta.

Vou procurar mais também sobre estilos e épocas artísticas.


bruno_sfc

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Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2016, 09:37:42
Muito boa colocação de todos.

Bruno muito boa sua resposta.

Vou procurar mais também sobre estilos e épocas artísticas.

Como linguagem imagética a fotografia começou a ter uma característica mais independente (aí extrapola sua pergunta) mais na década de 50. No começo ela era mais pictórica, mimetizando mais a linguagem dos pintores clássicos, como a Frances Benjamin Johnston e o Edward S. Curtis, por exemplo.

Recomendo você fazer o curso do MoMA (se souber inglês), pois ele dá um panorama geral sobre a história da fotografia — mas claro, dando ênfase ao trabalho do museu. O curso começa dia 8 de agosto, tem um material de apoio incrível. Segue o link: https://www.coursera.org/learn/photography

Ah, achei que fossem comentar aqui, mas só por curiosidade, o Sebastião Salgado comumente fala sobre sua influência dos pintores românticos (agora me foge o nome, se é que ele cita algum) nas suas composições e na busca de luz e sobra em sua obra fotográfica. Se não me engano ele fala um pouco disso no (lindíssimo) filme do Wim Wenders produzido com o filho do Sebastião, O Sal da Terra:

https://www.youtube.com/watch?v=djTFzYLiAw0


Claudio Barros

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Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2016, 16:48:16
Como linguagem imagética a fotografia começou a ter uma característica mais independente (aí extrapola sua pergunta) mais na década de 50. No começo ela era mais pictórica, mimetizando mais a linguagem dos pintores clássicos, como a Frances Benjamin Johnston e o Edward S. Curtis, por exemplo.

Recomendo você fazer o curso do MoMA (se souber inglês), pois ele dá um panorama geral sobre a história da fotografia — mas claro, dando ênfase ao trabalho do museu. O curso começa dia 8 de agosto, tem um material de apoio incrível. Segue o link: https://www.coursera.org/learn/photography

Ah, achei que fossem comentar aqui, mas só por curiosidade, o Sebastião Salgado comumente fala sobre sua influência dos pintores românticos (agora me foge o nome, se é que ele cita algum) nas suas composições e na busca de luz e sobra em sua obra fotográfica. Se não me engano ele fala um pouco disso no (lindíssimo) filme do Wim Wenders produzido com o filho do Sebastião, O Sal da Terra:

https://www.youtube.com/watch?v=djTFzYLiAw0

Parece bem interessante o filme


nandoespinosa

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Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2016, 17:45:56
existe um documentário chamado "Tim's Vermeer" sobre (claro) o Vermeer, e o documentário explora basante este assunto, é muito curioso.

Esse documentário é fenomenal.. O Tim é doido de pedra.. Mas conseguiu na loucura dele reproduzir obras fantásticas usando um geringonça que deve ser a precursora das câmeras fotográficas...
Vale muito a pena ver. Tem na NETFLIX.  :ok:

Sobre o assunto real do post.. Esses autores renascentistas talvez tenham sido os primeiros a documentar técnicas de composição calculada - um misto de arte e ciência - que ainda se busca muito na fotografia moderna.
Vermeer provavelmente desenvolveu uma "caixa escura" para fazer suas pinturas, DaVinci usava matemática até para ir ao banheiro... Enfim, todos são fontes de inspiração constante para os fotógrafos.


Tupiniquim

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Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2016, 20:59:10
« Última modificação: 22 de Julho de 2016, 21:01:08 por Tupiniquim »


cfcsosa

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Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2016, 21:18:28
(Cadê o Croix...) + 1

Está ocupado selecionando fotografias pra sua nova conta do Flickr.


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C R O I X

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Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2016, 19:58:09
Andei estudando um pouco sobre os grandes pintores do passado, tais como Da Vinci, Rembrandt, Michellangelo, Van Goght, Monet e existem muitos outros.
Será que eles inspiram os fotógrafos de hoje em dia?
Rembrandt eu sei que existe esquema de luz que representa a sua capacidade de enxergar a luz, mas e os outros tem a mesma influencia?
E onde posso encontrar referencias sobre essas influencias, tais como livros?
Grato
Luzes usadas nas pinturas eram baseadas em luz natural. Muitas delas, quando aplicadas na fotografia, virao um batalhao de pessoas dizer que esta errado ou ruim.

A busca que vcs se referem deve ser a de pintores retratistas.

Eu ate ja pensei varias vezes em abrir um topico, mostrando algumas pinturas e perguntando que se fosse uma foto, julgariam a luz como boa ou ruim.

Eu tenho alguns exemplos proprios mas no momento estou no celular, estao fica para depois.

Ja muitos pintores da epoca de Monet tem influencia da fotografia, principalmente em poses, ambientacao e enquadeamento, chegando ate a pintar meio rosto e meio corpo para fora  da margem da tela.

A camera obscura eh dita ser conhecida ha centenas de anos atras. Mas eh no renascimento que ela passa a ser usada na pintura, pq eh a epoca em que buscam o desenvolvimento mimetico da arte visual. Assim como o uso de linhas dimncionais e contraste de luz e sombra, para criar sensacao de profundidade e distancia dentro da imagem. Assim como a tinta a oleo.

Os maiores financiadores desses artistas e desses desenvolvimentos renascentistas vem da damilia Medici, como forma de propaganda e influencia politica. Depois com a Igreja quando um Medici se tornou o papa.

E a busca minetica da arte visual vem da busca da visao mais materialista e ostentacao do mundo renascentista, epoca que os Europeus comecaram a enriquecer fazendo comercio e explorando terras pelo mundo a fora. Logo, a experiencia mimetica da arte visual passa a serem busca da experiencia material do representado, a principio aquilo que representa opulencia financeira, como forma de legado memorial para seus descendentes ou propaganda politica.

Antes dessa epoca as obras vosuais nao tinham o intuito ou ambicao em trazer a experiencia material atravez do visual,  mas somente transmitir ideias.


Claudio Barros

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Resposta #14 Online: 26 de Julho de 2016, 13:05:15
Luzes usadas nas pinturas eram baseadas em luz natural. Muitas delas, quando aplicadas na fotografia, virao um batalhao de pessoas dizer que esta errado ou ruim.

A busca que vcs se referem deve ser a de pintores retratistas.

Eu ate ja pensei varias vezes em abrir um topico, mostrando algumas pinturas e perguntando que se fosse uma foto, julgariam a luz como boa ou ruim.

Eu tenho alguns exemplos proprios mas no momento estou no celular, estao fica para depois.

Ja muitos pintores da epoca de Monet tem influencia da fotografia, principalmente em poses, ambientacao e enquadeamento, chegando ate a pintar meio rosto e meio corpo para fora  da margem da tela.

A camera obscura eh dita ser conhecida ha centenas de anos atras. Mas eh no renascimento que ela passa a ser usada na pintura, pq eh a epoca em que buscam o desenvolvimento mimetico da arte visual. Assim como o uso de linhas dimncionais e contraste de luz e sombra, para criar sensacao de profundidade e distancia dentro da imagem. Assim como a tinta a oleo.

Os maiores financiadores desses artistas e desses desenvolvimentos renascentistas vem da damilia Medici, como forma de propaganda e influencia politica. Depois com a Igreja quando um Medici se tornou o papa.

E a busca minetica da arte visual vem da busca da visao mais materialista e ostentacao do mundo renascentista, epoca que os Europeus comecaram a enriquecer fazendo comercio e explorando terras pelo mundo a fora. Logo, a experiencia mimetica da arte visual passa a serem busca da experiencia material do representado, a principio aquilo que representa opulencia financeira, como forma de legado memorial para seus descendentes ou propaganda politica.

Antes dessa epoca as obras vosuais nao tinham o intuito ou ambicao em trazer a experiencia material atravez do visual,  mas somente transmitir ideias.


Muito obrigado CROIX pela sua resposta. Me ajudou muito a melhor selecionar o momento da história que eu posso estudar.

Obrigado