Autor Tópico: Comparando o TStop das lentes 24-70mm f/4, F/2.8L I e 24-105mm F/4L no DXOmark  (Lida 820 vezes)

Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Bom dia pessoal!

Há algum tempo, quando estava escolhendo uma zoom com bom custo/benefício, comparei o TStop das lentes Canon 24-70mm f/4L, 24-70mm f/2.8L (a primeira) e da 24-105mm f/4L no DXOmark, que informava 4, 3.4 e 5.1, respectivamente.
Acabei optando pela 24-70mm f/4L (não apenas por isso) que, segundo o site, é 2/3 de stop mais clara que a 24-105mm. Achei muita diferença. Alguém já comparou alguma dessas lentes? É isso mesmo? TStop pode variar conforme o exemplar da lente?

Obrigado
« Última modificação: 22 de Julho de 2016, 11:06:29 por Leo P »


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Rapaz...
Pergunta um tanto cabreira.
Se o processo de fabricação for bem seguro e constante, com materiais de padrão contínuo (esquecendo qualidade momentaneamente), em teoria toda lente produzida seria igual. Porém, a gente vê em outras indústrias, tipo de piso, tinta, papel e outras que o lote, a data de fabricação, a própria fábrica (se existir mais do que uma) influencia no resultado final. É bem provável que tenha lentes com diferenças sutis entre uma e outra.
Se o processo for ruim... ai é que nem o comercial do índio... senta e chora, senta e chora...

Relativo a diferença de Tstop, o DxO deve ter uma metodologia de medição que consegue extrair a informação fotográfica e extrai em números o resultado obtido, pq só olhando vai ser opiniões de uma pessoa dizendo que sim, pra outra não. Só o fato de o olho de cada pessoa não receber luz e cor exatamente igual de outra já compromete o resultado. Eu ficaria com os resultados do DxO mesmo, parecem ser sérios.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
jtitton, obrigado pela resposta.

Me parece, como leigo, que medir a quantidade de luz que passa pela lente é mais fácil que os outros testes que eles fazem, deixando pouca margem para duvidar da metodologia.
Minha dúvida principal é quanto a variação no TStop em diferentes exemplares de um mesmo modelo. Ainda no achismo, penso que a quantidade de luz que passa deva variar menos que a definição, ou seja, quando pegar uma exemplar ruim, será menos nítida, mas não mudará tanto o TStop. Como não tenho certeza de nada, espero que alguém possa me elucidar sobre isso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Todo processo de fabricação é sujeito a variações. Para isso existem os processos de controle de qualidade, que podem ser por amostragem ou total.

A maioria das vezes é por amostragem. Selecionam-se alguns exemplares de um lote para controle, e se eles estiverem dentro da tolerância permitida, o lote é aprovado, caso contrário rejeitado.

O problema com a amostragem é que pode ter um item fora de especificação no meio de 500, e calhar de ele não ter sido selecionado na amostra de controle. Aí o ítem fora de especificação acaba no mercado. E isso é bem comum, principalmente em linhas de grande volume, o que é óbvio.

Já os produtos inspecionados um a um, tem esse problema reduzido quase a zero. Mas isso aumenta, e muito, o custo final de produção.

Quanto ao T-Stop eu não sei, nunca me preocupei com isso, mas são relativamente comuns problemas de colimação. Outros problemas mecânicos também acontecem, como no mecanismo de abertura e do zoom.

Quanto ao DxO Labs e o Photozone, eu sou meio cabreiro com eles, pois os testes que eles fazem são geralmente feitos com um único exemplar de uma lente, o que não significa NADA em termos estatísticos. Por exemplo, pode pegar uma lente horrivel de um lote ou mesmo o inverso, uma lente ótima no meio de mil estranhas.

Se os caras testassem algo como dez exemplares, provenientes de lotes diferentes, aí sim.


P.S.

O T-Stop pode ser afetado por diferenças no coating por exemplo ou na composição do vidro.
« Última modificação: 22 de Julho de 2016, 14:18:19 por AFShalders »