Autor Tópico: problema no foco?  (Lida 1702 vezes)

joao_xavier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 23 de Julho de 2016, 23:01:37
Pessoal boa noite, é meu primeiro tópico aqui,
Então, tenho uma t3i faço o foco no ponto central(as vezes é ate difícil encontrar o foco no ponto central mesmo estando focado), porém quando tento recompor o ele apaga o luz do ponto que estava focado e também a bolinha verde no canto inferior direito do viewfinder, as vezes ate acendendo novamente em outro local o ponto de foco, minha duvida é isso é normal, ou ao travar o foco o ponto de foco e/ou a o bolinha verde deveriam ficar acesos?, já que o foco está travado.
 
 


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2016, 11:06:54
Você usa Back focus ou botão de disparo para fazer foco?

E qual o modo de foco? Se for no AI Focus ou AI Servo o ponto ver não vai ficar acesso, pois o foco muda constantemente.

Eu não estou com a câmera na mão, mas eu creio que a luz somente fica acesa se o ponto de foco selecionado estiver no objeto focado.



Canon 5D MK III - Sony A7III


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2016, 14:39:22
Vc tem que alterar o modo de foco para o One Shot e tentar refazer o que está tentando. Provavelmente vai resolver teu problema.
Essa da luz vermelha ficar acesa, depois a verde, tem cara de AI Focus. Particularmente não gosto, pois nunca se sabe se está certo.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


joao_xavier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2016, 09:54:34
O modo está one shot, e mesmo assim não fica aquela bolinha verde acesa, como nunca tive contato com um dlsr não sei se é assim mesmo ou é problema da lente ou câmera, talvez seja assim mesmo, porém me apeguei a palavra travar, quando dizem que no sinal sonoro a câmera trava o foco.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2016, 10:21:50
Se você estiver no modo One Shot, mas tirar o dedo do botão de disparo ou não deixar ele com a pressão no meio (meia pressão no botão), o foco se perde e ao tentar recompor e pressionar o botão de disparo novamente a câmera vai tentar estabelecer o foco novamente.

Se mantiver a meia pressão e recompor, o motor de foco não vai ser acionado novamente.

Acontece que o sistema de foco da maioria das DSLRs somente vai acender a luz verde quanto o ponto de foco estiver sobre o objeto em que o foco foi travado. Ou seja, só se voltares para a posição original é que a bolinha volta a acender.

Para testar isso é só manter o disparo meio pressionado, fazer foco num objeto e mover-se para frente e para trás com os olhos no visor. Você verá que ao passar pela mesma posição em que você adquiriu foco pela primeira vez, a bolinha verde vai acender de novo, ao passar para frente ou para trás do ponto, ela se apaga.

Dá para fazer o mesmo teste usando o foco manual. Essa técnica é bastante usada por quem tira fotos de macro. Você bota o foco no manual e balança o corpo devagar para frente e para trás até chegar no ponto de ponto. Quando a bolinha acende, tira-se a foto.
Canon 5D MK III - Sony A7III


joao_xavier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2016, 20:21:59
Obrigado pessoal, agora consegui entender o funcionamento deste recurso.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2016, 09:52:05
João,
Embora isso já tenha sido dito milhares de vezes aqui no fórum, leia o manual de sua câmera.
Todo. Vá lendo com ela junto e verificando se entendeu o que ele informa.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva