Autor Tópico: Ooooolha as novidades!!!!!  (Lida 14314 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #45 Online: 25 de Julho de 2016, 13:08:48
Já foi solicitado alguns pontos para ser revisto, como:

* Fotos responsivas
* Rolagem na barra lateral
* Opção de ocultar e desocultar a barra lateral manualmente

Mas a grande e ótima novidade é o layout ser responsivo.

 :shock:

Acho que eu sou a única boçal do fórum... o que significa uma foto / layout ser responsivo ??????!!!!!!


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #46 Online: 25 de Julho de 2016, 13:11:48
Ficou mow legal, eu aprovo 100% a mudança.  :ok:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #47 Online: 25 de Julho de 2016, 13:21:22
Aqui em 1366x768, a barra ocupa um espaço maior (+- 1/5 da tela). Para deixar com a mesma proporção que a sua, tenho que baixa o zoom do navegador para 80% (que dá uma boa melhorada, mas as letras ficam  minúsculas), mas mesmo na sua imagem, da pra ver que a barra lateral tem +- um dedo de "vazio". Nos meus testes com o zoom, acho que dava pra barra ocupar apenas 1/7 da tela e ter uma boa visibilidade (porém se eliminar um pouco dos espaços).

Leo o novo Layout foi projetado e otimizado para desktop, exatamente para a resolução da sua tela. Quase 50% dos usuários do fórum têm telas com essa largura. Nela, a ocupação da barra em relação às larguras máximas das imagens e tudo mais, fica perfeita, não há compressão de imagens, não há cortes de informações, efetivamente nada.

Pessoal, vocês dizem que a barra rouba espaço, mas isso só acontece de fato em telas com resolução menor que 1024 pixels (que são raras). Nas demais, a barra ocupa menos espaço que as barras laterais anteriores e todas as fotos dentro das regras do fórum aparecem certinhas, sem compressão. Na verdade há uma otimização da navegação, visto que ficou muito mais fácil voltar ao início.

Quanto a outros fóruns não usarem esta estrutura, não vejo isso como um problema. Até porque a maior parte dos outros fóruns ainda usa estruturas da década de 1990, são retrógrados em vários aspectos. Ainda usam até mesmo a mesma tabela de cores em praticamente todos eles. Eu, particularmente, não vejo essa idéia de parar no tempo com bons olhos... Por isso que o mundo fotográfico sempre foi pioneiro neste sentido e este pioneirismo sempre foi a marca de nossa comunidade que reune um pessoal mais moderno, mais inovador e mais descolado que as demais comunidades. Tanto que desde o princípio éramos uma das comunidades mais adiantadas em termos de discussões sobre fotografia digital.
Um dos nossos objetivos é manter esta marca (que não foi bem representada no último layout que além de não trazer a mudança conceitual que desejávamos ainda ficou aquém do que gostaríamos em termos de ajuste à realidade das plataformas móveis). A idéia é, novamente, modernizar até mesmo o conceito de fórum que está muito aquém de outras formas de interação que temos hoje, como as redes sociais que investem milhões em serviços e layout.
As barras laterais, como esta que propusemos, vão neste sentido. Elas são a base dos layouts das comunidades mais modernas e mais bem estudadas da atualidade. Estão presentes em sites como Facebook e o Google Plus que realizam pesquisas bastante competentes sobre interação e navegabilidade.
Lógico que não temos as condições destes grandes sites, mas a idéia é trazer as novidades que sempre marcaram nossa comunidade e conseguir estar preparado para o novo público que está surgindo e está acostumado com uma nova realidade nas comunidades WEB. Sei que o impacto de uma mudança sempre é um pouco chocante, mas procuramos manter a base da navegação dos tópicos com quase nenhuma alteração, para o trauma não ser tão grande e tenho certeza que a adaptação será bem mais rápida do que foi nas alterações anteriores e que, em pouco tempo, perceberão a facilidade e a agilidade que a barra lateral trás para a navegação.
« Última modificação: 25 de Julho de 2016, 13:40:44 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #48 Online: 25 de Julho de 2016, 13:28:59
:shock:

Acho que eu sou a única boçal do fórum... o que significa uma foto / layout ser responsivo ??????!!!!!!
Não, foi a única com coragem de perguntar. Também num faço a menor ideia.  :shock:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.624
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #49 Online: 25 de Julho de 2016, 13:34:16
Não, foi a única com coragem de perguntar. Também num faço a menor ideia.  :shock:

Basicamente a foto ou Layout do site se adaptam á resolução da sua tela, sem dar barra de rolagem horizontal, por exemplo.
Independente do tamanho da sua tela ou sua resolução, o site se adapta à ele pra não estragar o layout

(explicação meio leiga até, quem manjar melhor pode complementar)

Faz um teste, pega a janela do navegador e vai redimensionando ele, pra ver como o layout vai se ajeitando
« Última modificação: 25 de Julho de 2016, 13:35:12 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.624
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #50 Online: 25 de Julho de 2016, 13:38:48
Quanto à barra lateral, pra mim está ótima.
Usando uma tela de 23" com resolução 1920x1080 a barra é menos de 1/7 da tela (uso zoom de 100% no chrome), isso mal dá 15% da tela. Pra mim está ótimo dessa forma.

Se aumentar o zoom do navegador aí sim ela fica grande, mas aí não é problema do layout, é de quem usa dessa forma. Garanto que uns 90% dos sites conhecidos vão ficar ruins dessa forma
« Última modificação: 25 de Julho de 2016, 13:39:50 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 25 de Julho de 2016, 13:40:17
A barra deveria ser retrátil. Mesmo num monitor 1920x1080, a barra incomoda. Qual o sentido da barra aparecer o tempo todo na lateral da tela? Não consigo entender...

Num monitor Full HD:



Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #52 Online: 25 de Julho de 2016, 13:48:25
Quanto à barra lateral, pra mim está ótima.
Usando uma tela de 23" com resolução 1920x1080 a barra é menos de 1/7 da tela (uso zoom de 100% no chrome), isso mal dá 15% da tela. Pra mim está ótimo dessa forma.

Se aumentar o zoom do navegador aí sim ela fica grande, mas aí não é problema do layout, é de quem usa dessa forma. Garanto que uns 90% dos sites conhecidos vão ficar ruins dessa forma

Cara, mas esse é o tamanho bom que eu falei!
Como Leo Terra disse que quase 50% dos usuários utilizam a resolução igual a minha (1366x768), quase metade dos usuário deste fórum não está tendo o mesmo privilégio que você.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.288
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #53 Online: 25 de Julho de 2016, 13:52:28
parabéns pelo novo layout, ficou top.

Sinto falta do botão que me dava todos os posts não lidos e sem respostas...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #54 Online: 25 de Julho de 2016, 13:54:40
A barra deveria ser retrátil. Mesmo num monitor 1920x1080, a barra incomoda. Qual o sentido da barra aparecer o tempo todo na lateral da tela? Não consigo entender...

Num monitor Full HD:



Bom, vamos aos fatos. Primeiro, se ela não estivesse ao lado, estaria em cima, o que seria muito pior, pois o espaço superior é bem mais restrito do que o espaço lateral. O prejuízo de visibilidade é bem maior.
A barra carrega o logo e toda a estrutura de interação do fórum, além da busca, login etc. Para tiramos ela, voltaríamos ao layout anterior, com problemas similares nas plataformas móveis que hoje são significativas para os visitantes. Para colocarmos ela de acordo com as novas demandas da WEB e mantendo o padrão de navegação, teríamos um espaço de cerca de 160 pixels tomados na altura da página. Como a altura é muito mais crítica do que a largura para visualização e fotos (visto que a maior parte das telas é Wide) optamos por sacrificar largura em detrimento de altura.
Para você ter uma idéia do que significa este prejuízo, em seu monitor com 1080 de altura, como o seu, a barra, somada ao menu do navegador, faria com que você não conseguisse ver uma foto de 800 pixels de altura inteira na tela. Isso em uma das maiores resoluções que temos. Então entre sacrificar 270 pixels na largura que permite 97% das telas verem uma foto com 800 pixels de largura sem cortes, deixando livre para que mesmo telas pequenas tenham pouco problema visualização de imagens retrato em full screen e sacrificar 160 pixels em cima, fazendo com que praticamente todas as telas tenham problemas com retratos e apenas 3% tenham ganho em paisagem, ficamos com a primeira opção.

Porque ela aparece o tempo todo? Porque a logo e toda a estrutura de interação estão ali. Não há a menor possibilidade de tornar ela retrátil se não for encontrada, no mínimo, uma solução para que a logo fique permanente no fórum. Afinal, os usuários precisam saber onde estão entrando.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #55 Online: 25 de Julho de 2016, 14:03:29
parabéns pelo novo layout, ficou top.

Sinto falta do botão que me dava todos os posts não lidos e sem respostas...

Está abaixo do seu nome.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #56 Online: 25 de Julho de 2016, 14:04:22
Bom, vamos aos fatos. Primeiro, se ela não estivesse ao lado, estaria em cima, o que seria muito pior, pois o espaço superior é bem mais restrito do que o espaço lateral. O prejuízo de visibilidade é bem maior.

Existe algo chamado scroll vertical justamente para isso. Quanto mais simples o layout, melhor a navegação e a usabilidade.
Continuo achando que um menu em cima, bem feito dá de dez na barra lateral, que nesse caso acho ineficiente. Aliás sempre detestei barras laterais para isso.


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #57 Online: 25 de Julho de 2016, 14:05:12
Bom, vamos aos fatos. Primeiro, se ela não estivesse ao lado, estaria em cima, o que seria muito pior, pois o espaço superior é bem mais restrito do que o espaço lateral. O prejuízo de visibilidade é bem maior.
A barra carrega o logo e toda a estrutura de interação do fórum, além da busca, login etc. Para tiramos ela, voltaríamos ao layout anterior, com problemas similares nas plataformas móveis que hoje são significativas para os visitantes. Para colocarmos ela de acordo com as novas demandas da WEB e mantendo o padrão de navegação, teríamos um espaço de cerca de 160 pixels tomados na altura da página. Como a altura é muito mais crítica do que a largura para visualização e fotos (visto que a maior parte das telas é Wide) optamos por sacrificar largura em detrimento de altura.
Para você ter uma idéia do que significa este prejuízo, em seu monitor com 1080 de altura, como o seu, a barra, somada ao menu do navegador, faria com que você não conseguisse ver uma foto de 800 pixels de altura inteira na tela. Isso em uma das maiores resoluções que temos. Então entre sacrificar 270 pixels na largura que permite 97% das telas verem uma foto com 800 pixels de largura sem cortes, deixando livre para que mesmo telas pequenas tenham pouco problema visualização de imagens retrato em full screen e sacrificar 160 pixels em cima, fazendo com que praticamente todas as telas tenham problemas com retratos e apenas 3% tenham ganho em paisagem, ficamos com a primeira opção.

Porque ela aparece o tempo todo? Porque a logo e toda a estrutura de interação estão ali. Não há a menor possibilidade de tornar ela retrátil se não for encontrada, no mínimo, uma solução para que a logo fique permanente no fórum. Afinal, os usuários precisam saber onde estão entrando.

Ok, mas não é possível deixá-la com a mesma proporção  (1/7 da tela) na resolução 1366x768? Nas imagens postadas pelos colegas, ficou bem melhor.
Olha o meu que diferença:

« Última modificação: 25 de Julho de 2016, 14:05:47 por Leo P »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.949
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 25 de Julho de 2016, 14:05:53
Essas opções poderiam estar acima e ficaria bom do mesmo jeito e não atrapalharia nada e nem ninguém. Não sei a dificuldade de implementar, mas seria isso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.949
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 25 de Julho de 2016, 14:08:19
Layou responsivo é a característica que permite que o serviço opere bem em qualquer plataforma. Neste caso o site se adequa ao uso nos dispositivos móveis, coisa que não ocorria antes. Isso foi uma bela melhoria, no entanto, gosto mais de poder usar pelo Tapatalk. :ok:




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk