Autor Tópico: Perspectiva eh uma das coisas que faz um bom fotografo  (Lida 5169 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 26 de Agosto de 2016, 10:55:13
Muitas vezes conhecendo bem o local, sempre tem um cantinho inexplorado ou uma perspectiva nova possivel.

Como falaram fe expectativas, acho que isso eh o que mata a criatividade. Chrgar em um local esperando as comducoes que espera encontrar e nao ver tais condicoes. Por mais que nao atingida, apos chegar e tentar fazer fotos como pode, no fundo sempre ha resquicio de recuperar a expectativa que esperava ter do local.

Acredito que o ideal eh nao ter expectativas nenhuma e chegar no local com o anceio explorativo e o pensar as possibilidades. Sem expectativa ficamos mais atento as possibilidades.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #16 Online: 26 de Agosto de 2016, 11:10:32
Eu confesso que gosto de conhecer o local antes, nem que seja bem superficialmente, e construo previamente o que vou buscar na hora da foto. Acho que aqui já é um exercício de criatividade. Se mitiga ou não a criatividade em comparação a não criar essa expectativa prévia, é como tenho feito e me sinto mais a vontade.

Mas sempre mantenho a cabeça aberta para novas ideias na hora das fotos. As vezes o resultado passa tão longe da expectativa e essa ideia inicial muitas vezes nem se concretiza.

Essa foto era pra ser no por do sol, cheguei no local de 16h, mas não saiu nada conforme imaginei. Então insisti no local, aproveitando que tinha levado flash e tripé, fiquei até a noite, quando então fiquei satisfeito com essa as 19h:
Árvore à noite by Kleber Cordeiro, no Flickr

Outras vezes consigo foto que imaginei logo de cara e limpo a mente para as novas possibilidades.

Acho que o segredo é ser resiliente e dançar conforme a música, deixando a cabeça bem aberta mesmo com esses entraves.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 26 de Agosto de 2016, 12:15:09
Curiosamente vi uma matéria hj com alguns exemplos de que um bom enquadramento, uso da luz e tratamento fazem toda a diferença em locais comuns:
http://www.zupi.com.br/pessoas-comuns-vs-fotografos-projeto-mostra-quao-diferente-mesmo-local-pode-parecer/


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Agosto de 2016, 12:15:50
Sendo bem franco, eu me sinto menos pressionado, mais a vontade e criativo quando vou fazer foto em locais comuns. Inclusive, chego a priorizar esses locais quando vou fotografar.

A minha foto mais favoritada no Flickr parece ter sido feita num cenário de sonhos, onde pessoas costumam fazer piqueniques para aproveitar a beleza, mas nem de longe foi isso.

Golden hour by Kleber Cordeiro, no Flickr

Não passa um terreno para um loteamento, somente com areia dura  e pedra e esse único cajueiro no local. O matinho seco não é tão denso assim. Mas eu sabia que conseguiria somar todos os fatores num único quadro. Deixei a lente em 250mm para restringir o enquadramento, fiquei bem rente ao chão pra dá mais volume ao capim seco e esperei a luz dourada a baixa do fim do dia.

Quando as pessoas vêem esse tipo de foto já vão perguntando onde foi feita, com claro interesse em conhecer o local ou fazer fotos lá também e quando dizemos a cara de surpresa é impagável.

Ótimo exemplo. :clap:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #19 Online: 26 de Agosto de 2016, 12:49:30
Curiosamente vi uma matéria hj com alguns exemplos de que um bom enquadramento, uso da luz e tratamento fazem toda a diferença em locais comuns:
http://www.zupi.com.br/pessoas-comuns-vs-fotografos-projeto-mostra-quao-diferente-mesmo-local-pode-parecer/

Que belos exemplos. hahah.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 26 de Agosto de 2016, 15:34:43
Basicamente eh isso. Perspectiva. Quando se tem vc nao precisa ir longe, nem depende de locais ditos bonitos, para se fazer uma boa foto.

Em outras palavras, usar a camera como ferramenta criativa e nao como uma ferramenta de registro. Ou a fotografia como atividade criativa e nao meramente como atividade de registro.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #21 Online: 26 de Agosto de 2016, 15:38:59
Curiosamente vi uma matéria hj com alguns exemplos de que um bom enquadramento, uso da luz e tratamento fazem toda a diferença em locais comuns:
http://www.zupi.com.br/pessoas-comuns-vs-fotografos-projeto-mostra-quao-diferente-mesmo-local-pode-parecer/

Esse exemplo que vc postou ilustra exatamente o que eu estava tentando dizer em um outro tópico, quando defendi que pode ser possível fazer uma boa foto em qualquer lugar, qualquer luz, qualquer situação.
Basta saber observar o que é digno de nota.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:42:13
E se nos tentarmos postar nosso proprio exemplo. Uma foto que vc tenha feito onde o local nao parecia nem um pouco interessante ou atrativo, e com apenas uma mudanca de angulo, enquadramento, dicao, etc, obteram algo bonito e atrativo. Descrevendo como o fizeram assim como o Kleber fez.

Alguem?


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:53:20
E se nos tentarmos postar nosso proprio exemplo. Uma foto que vc tenha feito onde o local nao parecia nem um pouco interessante ou atrativo, e com apenas uma mudanca de angulo, enquadramento, dicao, etc, obteram algo bonito e atrativo. Descrevendo como o fizeram assim como o Kleber fez.

Alguem?

É uma boa, vou tentar alguma coisa e posto aqui.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 26 de Agosto de 2016, 17:19:49
É uma boa, vou tentar alguma coisa e posto aqui.

Nao precisa fazer uma foto so para postar aqui. Pode pegar uma que vc ja tenha.


Essa que eu fiz por exemplo:



Na realidade nao passa de um corrego de agua minusculo ao lado de uma trilha. A primeira vista parece que nao ha nada de interessante ou bonito a ser fotografado por ali. Mas eu me proximei e fiquei olhando o corrego de agua em diferentes direcoes e angulos, ate achar esse que acreditei valer uma foto.

Principalmente quando estou em um parque ou floresta, quando eu sinto que posso achar alguma perspectiva interessante em algo, fico um bom tempo andando em volta e procurando um angulo interessante a ser apreciado. E so depois de achar que eu tiro a camera da mala.


Ja essa segunda foi feita na parede de um morro bem estreito e alto. Eu avistei la de baixo o tronco quebrado subi a trilha ate o topo do morro e fui "escalando" para baixo ate chegar proximo, e conseguir o angulo para captar o morro ao lado no segundo plano.

a foto demorou por volta de 30min para ser feita. Deixei a camera la fazendo a exposicao e fui dar uma volta, pq eu tinha certeza que ninguem ia escalar a beira do morro e mexer na camera. :D

Mas esse tronco quebrado visto de baixo ou de cima do morro, muitos nem dariam importancia. Apesar dessa foto nao apelar ao gosto da maioria, eu acho ela extremamente bonita e agradavel de se apreciar.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #25 Online: 26 de Agosto de 2016, 19:43:37
Eu acho que tenho mais alguns exemplos.

Essa outra foto não é nada mais, nada menos que um matinho que cresceu num esgoto a céu aberto. Não leram errado, esgoto mesmo. hahah

IMG_7415 by Kleber Cordeiro, no Flickr

Pena que não tenho um registro com enquadramento aberto.

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Agosto de 2016, 20:42:25
Entre 0:15 e 0:24 nesse trailer:


https://youtu.be/14BCXs8YIkc?t=15


Você consegue mudar o significado de uma imagem pela forma como decide enquadrar ela.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 27 de Agosto de 2016, 04:09:40
Você consegue mudar o significado de uma imagem pela forma como decide enquadrar ela.

Exato. Enquadramento e angulo. So isso vc adiciona e elimina elementos na imagem, como tambem organiza a composicao dos elementos na imagem sem tocar nos elementos em si para fazer a foto. Em resumo, trabalhando na composicao da imagem.

Por isso o titulo: Perspectiva eh uma das coisas que faz um bom fotografo. Se o local nao eh atraente, bonito ou interessante a primeira vista, cabe ao fotografo trabalhar o angulo e enquadramento para achar uma perspectiva e composicao bonita, atraente ou interessante.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 27 de Agosto de 2016, 07:32:18
Exato. Enquadramento e angulo. So isso vc adiciona e elimina elementos na imagem, como tambem organiza a composicao dos elementos na imagem sem tocar nos elementos em si para fazer a foto. Em resumo, trabalhando na composicao da imagem.

Por isso o titulo: Perspectiva eh uma das coisas que faz um bom fotografo. Se o local nao eh atraente, bonito ou interessante a primeira vista, cabe ao fotografo trabalhar o angulo e enquadramento para achar uma perspectiva e composicao bonita, atraente ou interessante.

 :clap: :clap:, isso e composiçao
Basico no nosso trabalho.
Os apertadores de botao, tal vez fiquem surpressos, :hysterical:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #29 Online: 29 de Agosto de 2016, 17:08:10
Citar nossos ex:

Um dia comum, um lugar comum, uma luz comum....basta procurar, algo interessante há de ter.