Autor Tópico: Perspectiva eh uma das coisas que faz um bom fotografo  (Lida 5101 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 25 de Julho de 2016, 19:31:29
Vcs sao do tipo que precisam de um lugar bonito para fazer fotos bonitas ou boas, mesmo que isso signifique percorrer grandes distancias. Ou sao do tipo que gostam de explorar o potencial de onde quer que seja, mesmo que a primeira vista nao pareca atraente?

https://scontent.fbfh1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/13177531_1847135675523470_5737185115709399950_n.png?oh=a6e3324444388675f216da477f716287&oe=58132DF6
 


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2016, 22:04:23
Seria bom fazer os dois, ne?

cara. Que assinatura gigante  :hysterical:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2016, 22:08:25
Eu confesso que tenho que me esforçar muito pra não destruir fotos em lugares bonitos. Já fotos de still eu acho mais "fáceis" de fazer.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2016, 03:11:45

cara. Que assinatura gigante  :hysterical:

Eu ja pedi para voltarem com o layout antigo, mas nao me deram ouvidos...  :D

Eu arrumo a assinatura quando tiver mais tempo.

Sim, estou sem tempo e postando aqui.  :assobi:


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2016, 08:22:50
Croix,

Eu digo que fazer fotos em locais lindos e cinematográficos é uma moleza.
Nem precisa pensar muito.
Fazer boas imagens no dia a dia e em locais sem atrativos é uma arte. E nos deixa mais realizados.
Uma vez li uma matéria que dizia: já fotografou seu banheiro hoje?
Ela falava disso; em encontrar algo interessante em locais aparentemente sem nenhum atrativo.
Eu tento fazer isso, mesmo porque falta tempo e $ para viajar o quanto gostaria.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2016, 08:46:54
Gosto de fazer em ambos e cada um tem sua dificuldade.

Ando o tempo todo procurando coisas interessantes para o meu olhar no dia a dia, o que exercita bastante a criatividade, mas muitas vezes tentamos tirar leite de pedra e não conseguimos. Agora que troquei todo meu equipamento para algo mais leve pretendo fotografar mais ainda dessa maneira.

Ao contrario do que as pessoas podem pensar, locais lindos são bem difíceis de fotografar pois não me contento com fotos comuns que todos fazem (apesar de faze-las rsrs). O ideal é sempre trabalhar a criatividade nesses locais e buscar uma foto única, o que mostra quão bom fotografo você pode ser.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2016, 10:15:03
Eu digo que fazer fotos em locais lindos e cinematográficos é uma moleza.
Nem precisa pensar muito.

Você acha que não é necessário pensar? Pois eu digo que saber colher o potencial daquilo que vc está vendo as vezes é bem difícil, basta ver a quantidade de fotos horríveis que se vê por ai de lugares e momentos que são verdadeiros cartões postais. Eu já chorei por ter feito cagada e perdido momentos épicos.

Eu defendo que qualquer lugar ( qualquer mesmo ) - e que venham as pedras! - pode render fotografias interessantes, basta saber enquadrar, enfatizar ou cropar aquilo que realmente tem valor.

Você precisa saber dividir o que está vendo, afim de enxergar somente aquilo que realmente tem potencial, e ai saber como fazer da melhor forma.

É como diz Rob Sheepard em seu livro sobre fotografia de paisagens, um livro que muitos consideram meia boca mas que ensina muito: Vc está diante de uma paisagem incrível e pensa " não tem como errar, essa luz, esse local, esse momento...". Faz as fotos e quando ve em casa fica deprimido, pois o que o cérebro assimilou vai muito além do que o que a camera vê.

Vc precisa entender como a camera vê para conseguir o resultado esperado.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2016, 10:17:42
Outro dia lendo um livro sobre fotografia de paisagens o autor mencionou que às vezes você vê aquele lugar lindo mas a foto não sai como você vê ou gostaria por uma série de fatores.

Ele diz que nesse momento o melhor é apreciar o lugar lindo, guardar ele na memória e tentar obter outras imagens de ângulos que lembrem o lugar ou que tenham uma melhor composição. Segundo ele nem tudo dá uma boa foto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2016, 15:13:52
Você acha que não é necessário pensar? Pois eu digo que saber colher o potencial daquilo que vc está vendo as vezes é bem difícil, basta ver a quantidade de fotos horríveis que se vê por ai de lugares e momentos que são verdadeiros cartões postais. Eu já chorei por ter feito cagada e perdido momentos épicos.

Eu defendo que qualquer lugar ( qualquer mesmo ) - e que venham as pedras! - pode render fotografias interessantes, basta saber enquadrar, enfatizar ou cropar aquilo que realmente tem valor.

Você precisa saber dividir o que está vendo, afim de enxergar somente aquilo que realmente tem potencial, e ai saber como fazer da melhor forma.

É como diz Rob Sheepard em seu livro sobre fotografia de paisagens, um livro que muitos consideram meia boca mas que ensina muito: Vc está diante de uma paisagem incrível e pensa " não tem como errar, essa luz, esse local, esse momento...". Faz as fotos e quando ve em casa fica deprimido, pois o que o cérebro assimilou vai muito além do que o que a camera vê.

Vc precisa entender como a camera vê para conseguir o resultado esperado.

Em resumo eh isso mesmo.

As pessoas ja conhecem bem o jargao "O fotografo eh quem faz a foto" quando se referem que nao basta apenas apertar o botao da camera. Mas quase sempre falam isso dizendo que nao eh a camera que cria o olhar. No caso aqui, podemos dizer o mesmo, mas nos referindo que nao eh o Local que cria o olhar.

Locais bonitos e atrativos, inspiram pelos seus elementos. Eh dever do fotografo buscar o olhar atravez dessa inspiracao, pensando na composicao, angulo, simbolismo, enquadramento, etc.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2016, 15:21:38
Outro dia lendo um livro sobre fotografia de paisagens o autor mencionou que às vezes você vê aquele lugar lindo mas a foto não sai como você vê ou gostaria por uma série de fatores.

Ele diz que nesse momento o melhor é apreciar o lugar lindo, guardar ele na memória e tentar obter outras imagens de ângulos que lembrem o lugar ou que tenham uma melhor composição. Segundo ele nem tudo dá uma boa foto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu entendo a questao do nem tudo faz uma foto boa.

A frase eh verdade, no sentido que, quando as pessoas veem uma cena bonita e esperam registrar exatamente o que veem. A frase seria mais acurada se fosse, nem tudo da para registrar e apreciar visualmente na fotografia exatamente como vemos com os olhos.

Mas quando a pessoa deixa de lado em querer registrar a apreciacao que teve com os olhos (que seria fazer uma mera copia da cena), e passa a querer a criar, usando o local bonito como inspiracao, acredito que eh possivel fazer foto boa quando menos se espera.

Em resumo, nao eh pq o local eh bonito que significa que o fotografo nao precisa ser criativo (no sentido de criar algo da cena) para fazer uma foto boa do local. Essa questao de meramente copiar a cena sem criar nada eh que detona a foto.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2016, 06:18:25
Art is idea. It is not enough to draw, paint, and sculpt. An artist should be able to think.~ Gurdon Woods.


Arte eh ideia. Pintar, desenhar, esculpir nao eh o suficiente. O artista deve ser apto a pensar.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2016, 09:27:34
Você acha que não é necessário pensar? Pois eu digo que saber colher o potencial daquilo que vc está vendo as vezes é bem difícil, basta ver a quantidade de fotos horríveis que se vê por ai de lugares e momentos que são verdadeiros cartões postais. Eu já chorei por ter feito cagada e perdido momentos épicos.


Claro que não há como fazer algo funcionar sem pensar... foi o modo de falar.  :D 
E só não erra quem não faz.
O que eu quis dizer é que é bem mais difícil extrair algo de bom de um ambiente onde se olha à primeira vista e não se vê nada bonito, legal ou interessante. Esses locais precisam de mais olho, de mais criatividade. Quando se consegue captar algo de bom, o resultado é ótimo.
O que não quer dizer que um local bonito não precise, mesmo porque uma mesma cena pode ser vista de infinitos ângulos, e é só a luz mudar, uma nuvem passar para deixar tudo diferente. Às vezes o sol direto é o ideal, às vezes uma nuvenzinha pequena tira o excesso de luz dura e difunde na medida para construir aquela imagem maravilhosa.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2016, 09:34:42

 nem tudo da para registrar e apreciar visualmente na fotografia exatamente como vemos com os olhos.


Concordo plenamente.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2016, 09:48:44
Vcs sao do tipo que precisam de um lugar bonito para fazer fotos bonitas ou boas, mesmo que isso signifique percorrer grandes distancias. Ou sao do tipo que gostam de explorar o potencial de onde quer que seja, mesmo que a primeira vista nao pareca atraente?

https://scontent.fbfh1-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/13177531_1847135675523470_5737185115709399950_n.png?oh=a6e3324444388675f216da477f716287&oe=58132DF6

Sendo bem franco, eu me sinto menos pressionado, mais a vontade e criativo quando vou fazer foto em locais comuns. Inclusive, chego a priorizar esses locais quando vou fotografar.

A minha foto mais favoritada no Flickr parece ter sido feita num cenário de sonhos, onde pessoas costumam fazer piqueniques para aproveitar a beleza, mas nem de longe foi isso.

Golden hour by Kleber Cordeiro, no Flickr

Não passa um terreno para um loteamento, somente com areia dura  e pedra e esse único cajueiro no local. O matinho seco não é tão denso assim. Mas eu sabia que conseguiria somar todos os fatores num único quadro. Deixei a lente em 250mm para restringir o enquadramento, fiquei bem rente ao chão pra dá mais volume ao capim seco e esperei a luz dourada a baixa do fim do dia.

Quando as pessoas vêem esse tipo de foto já vão perguntando onde foi feita, com claro interesse em conhecer o local ou fazer fotos lá também e quando dizemos a cara de surpresa é impagável.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2016, 10:39:26
Sendo bem franco, eu me sinto menos pressionado, mais a vontade e criativo quando vou fazer foto em locais comuns.

Tenho pensado o mesmo.

Talvez pela expectativa criada sobre o que poderia ser feito em comparação com o que se traz de volta efetivamente, e ai se vc vai a algum lugar fotogênico, além do peso, ha que se fazer o exercício de fugir das centenas de fotos comumente feitas ali, ou seja, a responsabilidade ( pessoal, claro ) é maior, e facilmente vc pode se decepcionar bastante com o que produziu.

Já um lugar comum te deixa livre de tudo isso, vc relaxa e pensa o que poderia fazer, como fazer, experimenta, testa, cria...e se surpreende fácil com qualquer resultado que for além do comum, caso não tenha a luz de fazer algo realmente extraordinário, o que tbm é possível.

Acredito que existem duas situações que se confrontam, pois são o oposto, mas ambas podem gerar resultados interessantes:

* Nunca ter ido ao local - Vc se deixa levar por tudo contido nele, as situações, luz, ângulos, e pode assim fazer algo novo e interessante. O novo e o inusitado te dão gás pra vc construir algo bom.

* Conhecer bem o local - Vc já sabe o que quer fazer, sabe aonde ir, em qual ponto e com qual luz ou situação atingirá o que pretende.

Eu particularmente faço mais a segunda opção, inclusive tenho uma lista de cenas que sei que são possíveis, a partir de algumas situações e pontos, mas a maioria delas até hj nunca realizadas por conta do clima.