Autor Tópico: Quanto cobrar num ensaio fotográfico?  (Lida 28516 vezes)

Nelin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 28 de Julho de 2018, 20:52:28
Oi, galera.
Há uns 3 anos eu me apaixonei pela fotografia quando comprei meu primeiro celular com uma câmera razoável. Eu postava fotos "aleatórias" e as pessoas sempre me incentivavam a comprar uma câmera profissional/semiprofissional. Mas eu sempre enrolava, achava que iria gastar em vão com equipamentos. Só que de um tempo pra cá eu fui pesquisando mais sobre o mercado fotográfico, edição e tals e me interessei bastante. Depois de muita enrolação e luta pra conseguir o dinheiro eu finalmente comprei a câmera semana passada, pois pretendo seguir com esse trabalho.

Minha câmera é uma Canon T5 e as fotos que tiro são com a lente do kit. Ando vendo muita vídeo aula de noções de luz na hora de fotografar, configurações manuais da câmera, ISO, velocidade de disparo, edição, etc. Ontem fiz um "ensaio teste" com um amigo e postei algumas fotos editadas (também comecei a mexer com o Photoshop há uns 5 dias). Daí muita gente apareceu me perguntando o preço pra fazer books externos (não tenho estúdio), porém, eu não faço ideia de quanto cobrar. Tenho receio de estipular um valor muito alto pois estou começando agora com uma câmera, sendo que antes eu só usava o celular pra fotografar por hobby mesmo. Mas também não quero cobrar um valor muito barato, pois tem toda a questão de deslocamento, passagem, carga horária de trabalho, etc.

Devo cobrar por quantidade de foto? Se sim, qual a média de fotos e qual o preço indicado pra tal quantidade.

Envio as editadas ou todas que eu tirar?

O melhor método é enviar por email ou pôr num CD?

É isso. Peço que me norteiem nessa questão. Tô um pouco perdida kkkkk

Vou postar algumas fotos que que ando tirando com a câmera (inclusive umas do ensaio de ontem) pra vcs terem noção do meu nível e, se puderem, me deem dicas em algo que devo aperfeiçoar.

Obrigada desde já

Enviado de meu SM-J500M usando o Tapatalk



erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.187
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2018, 22:55:47
Citar
Ontem fiz um "ensaio teste" com um amigo e postei algumas fotos editadas (também comecei a mexer com o Photoshop há uns 5 dias). Daí muita gente apareceu me perguntando o preço pra fazer books externos (não tenho estúdio), porém, eu não faço ideia de quanto cobrar. Tenho receio de estipular um valor muito alto pois estou começando agora com uma câmera, sendo que antes eu só usava o celular pra fotografar por hobby mesmo. Mas também não quero cobrar um valor muito barato, pois tem toda a questão de deslocamento, passagem, carga horária de trabalho, etc.

Desculpe a sinceridade Nelin, mas você comprou a sua câmera semana passada, acha que já se sente preparada para trabalhar, mesmo que seja com pequenos ensaios? Começou a "mexer" no photoshop a 5 dias? Geralmente quando o pessoal que está começando chega aqui pedindo dicas eu dou a maior força, mas você literalmente acabou de comprar a câmera.... Mas... não vou te julgar... acho que você deveria investir muito em conhecimento primeiro, cursos, etc...
Geralmente EU cobro hoje 300,00 por 40 fotos em DVD ou E-mail, 1 hora de ensaio... Se você não tiver confiança suficiente no que está fazendo, não cobre...


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2018, 01:30:57
Desculpe a sinceridade Nelin, mas você comprou a sua câmera semana passada, acha que já se sente preparada para trabalhar, mesmo que seja com pequenos ensaios? Começou a "mexer" no photoshop a 5 dias? Geralmente quando o pessoal que está começando chega aqui pedindo dicas eu dou a maior força, mas você literalmente acabou de comprar a câmera.... Mas... não vou te julgar... acho que você deveria investir muito em conhecimento primeiro, cursos, etc...
Geralmente EU cobro hoje 300,00 por 40 fotos em DVD ou E-mail, 1 hora de ensaio... Se você não tiver confiança suficiente no que está fazendo, não cobre...
Concordo
Aqui em minha cidade os ensaios variam entre 250 -450 reais dependendo do tipo de ensaio. 1 hora, 30 fotos tratadas em dvd/site.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2018, 10:51:09
Vou dizer algumas palavras que podem parecer duras ou arrogantes, mas a intenção não é essa, e sim tentar ajudar de alguma forma.

Apesar de ver muita porcaria sendo cobrada "Facebook a fora" (valores ridículos é claro), eu acho que você não deveria cobrar ainda, a sua fotografia está muito "crua", precisa melhorar em todos os aspectos para se ter um minimo de qualidade para que se possa cobrar.

Estude o básico, aprenda a usar sua câmera, faça ensaios com amigos (as) sem cobrar e pegue experiência, ouça opiniões de profissionais (aqui mesmo se postar e pedir opiniões a galera sempre ajuda), e só depois que estiver em um nível razoável comece a cobrar.

O mercado de ensaios é um nicho completamente prostituído, mesmo tendo um trabalho diferenciado não é fácil cobrar mais. Os meus preços estão longe de serem ideais, mas vou deixar aqui para você ter uma base.

15 fotos em dvd = R$350,00
30 fotos em dvd = R$490,00
45 fotos em dvd = R$650,00

O que mais vendo é o de 15, mas quando mando as provas, muitos clientes acabam mudando para o de 30, então no geral eu daria um empate técnico para os dois nas vendas. O de 45 raramente sai.

Se tiver curiosidade
https://www.facebook.com/RobertoDellanoFotografia/

E aqui uma aula básica sobre Velocidade/Abertura/ISO
https://www.youtube.com/watch?v=lz4UbfEIaGo&lc=z233jd45fquqhp5ai04t1aokgws03h1hicfblgxnfcnyrk0h00410

Espero ajudar.

 :ok:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2018, 11:27:39
Vc ta chegando agora no mundo das cameras e da fotografia a sério. Sugiro estudar bastante e até a praticar fazendo ensaios, mas faz de graça, ou cobra apenas os custos.
A fotografia vai muito alem da camera, eu pensava igual a vc, a fotografia sempre foi um hobby que estou tornando trabalho. Hoje depois de 5 anos fotografando eu sei que não sei é nada. Se quer se destacar tem que fazer diferente, vc só faz diferente quando sabe o que faz, e ai só estudando. :ok:

A foto que sai da camera é só 50%, a pós produção é outro 50%, eu "mexo" com PS e LR a anos e ainda não sei porra nenhuma. o programa é só uma ferramenta, vc precisa saber o que buscar naquele ensaio em especial. Por isso que saber mexer no  PS não é saber fazer tratamento de imagem.

Estuda, faça ensaios pra aprender aquele técnica, estuda mais, faça mais fotos. Mas não saia fazendo trabalhos sem saber o que fazer pq uma hora da uma merda e vc nunca mais volta pra fotografia (profissional). com as notícias ruins o boca a boca funciona muito melhor que o seu bom trabalho.

Aqui no fórum tem muita gente disposta a ajudar, já fez bem entrando aqui. 70% do que aprendi foi através do fórum.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2018, 11:49:16
Assumindo que seu investimento é só a câmera, vamos colocar o valor dela em 2 mil reais.
E que a câmera vai desintegrar em 03 anos, dividimos 2.000 reais por 36 meses.

Temos uma depreciação de 55,55 reais por mês.
No fim dos 03 anos você precisa recuperar esses 2 mil reais e ter 2 mil livre para comprar uma nova camera.

Logo temos um custo mensal de 111,00 reais.

Vamos colocar que você quer se remunerar com um salario minimo, 1.000,00 reais.

Vamos traçar uma meta de 04 ensaios por mês, 1.111,00 divido por 4 da um custo de 277,75.

Colocando o custo de deslocamento por ensaio + um mídia em dvd, podemos colocar o valor minimo do seu ensaio em 300,00 reais.

Agora você olha pro seu mercado e verifica se está caro ou barato.
Caso esteja caro você não tem onde cortar custo, unica saída é aumentar a quantidade de ensaios por mês.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2018, 12:31:32

Eu tenho 70 anos , 50 dedicados à fotografia .
Tenha certeza , APRENDO todos os dias .
Há uma enormidade de informações , novidades em equipamentos , reviews etc e tal , mas a tecnica continua a mesma . Tenho uma pequena empresa com 3 funcionarios , eu , a esposa e a filha caçula. Pretendo me aposentar em mais 6 meses , e deixar tudo com as duas funcionarias  ....  :hysterical:
Eu cobro 1.000 reais pelo dia de 12 horas , independe a que horas comece , num raio de ate 100 km ( ida e volta ) para até 40 fotos , escolhidas dentre um universo limitadas a 70 , entregues em dvd para escolha .
NÃO tenho clientes todos os dias , mas NÃO me faltam clientes .
Na empresa fazemos todo tipo de serviço  fotografico , incluindo impressão , montagem em quadros etc e tal . Investi metade do que ganhei ao longo desses 50 anos em materiais e equipamentos . NEM TUDO é de ponta , mas pode ser considerado de primeira .
Esse foi o meu lado da historia ...

Vamos ao seu ...
ANTES DE MAIS NADA , fotografia é e sempre será uma arte .
Quanto mais se sabe , mais se DEVE saber , estudar sempre é o BÁSICO do BÁSICO.
Minha filha estuda computação gráfica e fotografia há cerca de 6 anos e TODOS OS DIAS me mostra uma novidade interessante .
QUANTO MAIS voce estudar melhor será para você.
NUNCA PENSE que sabe tudo , voce certamente se decepcionara .

Quanto à cobrança pelos seus prestimos , isso depende muito da cidade , do serviço,  da entrega do material e principalmente da entrega dos resultados aos seus clientes .
NÃO cobrar seria meio frustrante NÃO é mesmo ... ?
Voce deverá decidir por si mesma quanto à isso , e pessoalmente , acho extremamente dificil alguem aqui te estipular esse valor .

A intenção de TODOS é te ajudar , tenha certeza disso , mas NÃO nesse quesito .

Seja muito bem vinda ao universo da fotografia , dos profissionais , amantes ou amadores  aqui todos temos paixão por essa ARTE fantastica .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2018, 13:17:01
Eu cobro 1.000 reais pelo dia de 12 horas , independe a que horas comece...

bjorn, seu relato me deixou curioso, pode me tirar algumas duvidas?

Presumo que você fique 12 horas a disposição do cliente, e durante esse tempo faça pausas para lanche, etc. Seria isso?
Suponhamos que esteja em uma locação a 30km da sua "base", quem paga os gastos com alimentação (almoço, lanche, café, etc)?
Quanto tempo você fica em locação com crianças e gestantes?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2018, 02:23:42
Meu periodo são de 12 horas .
Se o cliente quiser encerrar antes , será por opção dele , se quiser estender haverá um acrescimo proporcional . Está definido no contrato . Algumas noivas me pedem para fazer fotos no nascer do sol , outras no por . Em ambos os casos , combinamos o horario das fotos e a hora de sair da empresa . As 12 horas iniciam - se na empresa . Se houver qualquet problema da minha parte eu assumo o prejuizo ( tipo um defeito no carro por exemplo ) ou marcamos para o dia seguinte . Eu NÃO ando em carro de cliente , tenho uma van para leva - los . O trajeto maximo são de 50 km para ir , e os 50 para voltar , porisso falei 100 km . Se houver intervalo , qualquer intercorrencia será culpa do cliente , tipo ... vamos parar para almoçar ali no restaurante tal ... essa interrupção constará das 12 horas , o relogio NÃO para de contar . TUDO descrito minuciosamente no contrato , sem letras miudas .

Crianças  .... dificilmente conseguirão ficar na locação ou no estudio por mais de 4 horas . NÃO importa , está dentro das 12 .

Eu sempre levo lanche e bebidas na van .
Minha patroa fez um curso bem estensivo de maquiagem ( nas outras , ela mesma NÃO usa praticamente nada ) , oferecemos sem custo adicional maquiagem basica leve .

Minha filha está sempre junto como a numero dois .
De vez em quando aproveita e tambem faz suas fotos , e ja por diversas vezes vendeu para os clientes , fora as minhas é claro , os seus resultados .

Sempre levo meu equipamento em redundância  , e a filha o dela ( são de fabricantes diferentes ) ...

Casamentos faz muito tempo que NÃO faço , mas a esposa e a filha tem em media um por mes . Nesse caso o valor será diferente e o periodo serão de cinco horas . Tenho na empresa um ambiente para fotos pré / pós  cerimonia . Tambem alugo carro da noiva , se quiserem . Tambem tenho buffet ( junto com uma cunhada )  e loja de flores ( com uma outra cunhada ) .... tudo separado , fotografia , transporte , arranjos , buffet , e tudo com contrato .

Enfim , procurei me cercar de todas as opcoes possiveis , a fim de melhorar meus servicos .
Chego inclusive a oferecer um servico medico , minha filha mais velha , pois sempre tem fortes emoções e gente de idade nesse eventos , mas sem cobrar . Só isso já me dá um retorno monstro na clientela . Já fiz casamento de 3 gerações de uma mesma familia .

Enfim , procuro oferecer o melhor que posso .
Começou a dar certo de uns 35 a 40 atras atras , se bem que antes seria muito dificil conseguir a esposa , a filha medica , a filha mais nova etc e tal ...   
« Última modificação: 31 de Julho de 2018, 02:39:10 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2018, 02:33:40

POREM ... só consegui um nivel razoavel porque tenho outra atividade profissional , da qual ja me aposentei e , porque conforme disse , sempre investi metade do que ganhava para retorno dessa minha pequena empresa .

NÃO SEI se teria conseguido somente com a fotografia , mas sempre soube separar uma atividade da outra , e principalmente a renda gerada por uma e por outra .

ADMIRO quem vive SOMENTE da fotografia , eu sempre tive duas profissões por uma questão de sobrevivência mesmo . Quando uma ia mal , a outra ajudava . Nem tudo foi um mar de rosas em qualquer atividade .

Espero ter respondido à sua pergunta .... velho sempre fala muito  (  :hysterical:  )
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2018, 21:16:18

Chego inclusive a oferecer um servico medico , minha filha mais velha , pois sempre tem fortes emoções e gente de idade nesse eventos , ...


 :hysterical:  .... gente , foi uma piada , depois que re li minhas respostas dei boas risadas , pois chegou a ser cômico mesmo ....

certa vez fiz um casamento ( neta ) juntamente com bodas de ouro ( avós ) e levei minha filha mais velha que é medica , me acompanhando , ela tambem era uma convidada .
Fomos cumprimentados e alguem disse , .... " .... o sr tras até medico junto heim ... " .... dai ficou a piadinha que até serviço medico de graça eu ofereço  ....  :hysterical:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2018, 04:49:57
[...] dai ficou a piadinha que até serviço medico de graça eu ofereço  ....  :hysterical:

Fotografo prostitui ate o mercado da medicina.  :D


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2018, 08:37:18
Fotografo prostitui ate o mercado da medicina.  :D


São as durezas da vida seu Croix  ....  :hysterical:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !