Autor Tópico: wide -> tele  (Lida 4529 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 26 de Julho de 2016, 01:54:06
gif legal  :ok:

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2016, 08:13:44
Realmente muito legal!
Interessante de se ver :ok:
Canon


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2016, 12:47:42
Mto legal, so poderia ser um pouqinho mais lento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2016, 12:53:12
Mto legal, so poderia ser um pouqinho mais lento.

2x


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2016, 13:13:51
Por causa de gif como esse é que se dissemina o mito que lente tem perspectiva.

A diferença entre essas imagens se dão unicamente pela distancia da câmera ao modelo, que mudou em cada DF usada.
A DF em si não tem influencia nenhuma.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2016, 13:24:57
Vejo essa discussão desde que me cadastrei no forum. Entendo que o que muda é a distância da câmera ao modelo, e não a perspectiva da lente (ou a distância focal, no caso). Mas na prática, se já temos o enquadramento pretendido que seria o de preencher o frame com rosto e busto, não acho errado simplificar e dizer que tal lente (ou distância focal) causará tal efeito na perspectiva, pois estaria implícito que o que estamos variando é a distância da câmera para o fotografado.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2016, 13:30:19
Vejo essa discussão desde que me cadastrei no forum. Entendo que o que muda é a distância da câmera ao modelo, e não a perspectiva da lente (ou a distância focal, no caso). Mas na prática, se já temos o enquadramento pretendido que seria o de preencher o frame com rosto e busto, não acho errado simplificar e dizer que tal lente (ou distância focal) causará tal efeito na perspectiva, pois estaria implícito que o que estamos variando é a distância da câmera para o fotografado.

Essa inocente simplificação tem efeitos catastróficos  :hysterical:

Por não entender o que acontece, surgem os absurdos associados aos sensores que que tem fator de crop.
E as pessoas são levadas ao erro, por exemplo, de pensar que uma m/43 de 50mm não vai ter o mesmo resultado de uma 100mm em sensor 35mm.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2016, 13:48:20
Sim, acho isso importante sempre lembrar. A diferença se dá pela distância em relação ao assunto. A gente consegue os mesmos resultados se usar uma lente só e ir cropando a imagem pra manter o mesmo enquadramento conforme se afasta do assunto.

O GIF poderia vir a informação da distância em relação ao assunto, além do comprimento focal utilizado. Mas é um GIF bem bacana de se visualizar, sem dúvida!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2016, 16:14:44
O GIF poderia vir a informação da distância em relação ao assunto, além do comprimento focal utilizado.

Perfeito! Esse é o ponto chave, ao meu ver!  :ok:
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2016, 16:25:49
Vou fazer um gif de 28mm até 200mm, sem me mover, e fazendo crop para manter o enquadramento. :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2016, 16:48:28
Vou fazer um gif de 28mm até 200mm, sem me mover, e fazendo crop para manter o enquadramento. :hysterical:

Um "gif estático"?  :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2016, 16:55:47
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2016, 19:22:25


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2016, 19:52:30
Por causa de gif como esse é que se dissemina o mito que lente tem perspectiva.

A diferença entre essas imagens se dão unicamente pela distancia da câmera ao modelo, que mudou em cada DF usada.
A DF em si não tem influencia nenhuma.

Isso já é interpretação errada das pessoas. Não é da lente e sim da posição, como vc bem disse.

Porém vc sempre vai querer fazer o enquadramento com "o mesmo preenchimento de espaço". Vc não quer a pessoa mais longe ou mais perto. Isso acarreta nesse tipo de efeito se vc quer ter o mesmo enquadramento na composição.

Mas é bom que deixe esclarecido mesmo  :assobi:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2016, 19:54:21
Vejo essa discussão desde que me cadastrei no forum. Entendo que o que muda é a distância da câmera ao modelo, e não a perspectiva da lente (ou a distância focal, no caso). Mas na prática, se já temos o enquadramento pretendido que seria o de preencher o frame com rosto e busto, não acho errado simplificar e dizer que tal lente (ou distância focal) causará tal efeito na perspectiva, pois estaria implícito que o que estamos variando é a distância da câmera para o fotografado.

Seria bom não falar que é a lente que faz isso. Está implícito pra quem conhece  :D Pra quem não conhece, não é tão óbvio mesmo
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com